Prática da confiança

Prática da confiança

Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei [Salmo 56.4]

Texto básico: Hb 11.8-12, 17-19

Textos de apoio:
Nm 23.19
Sl 40.4
Sl 46.10
Is 26.3
Rm 4.18-21
Tt 1.2

A plena confiança não surge de uma hora para outra. É gradativa. Vai crescendo aos poucos, vai se apoderando da pessoa, vai se avolumando, vai preenchendo a distância entre Deus e o homem.

A prática da confiança se faz a partir da primeira resposta aos apelos de Deus e às promessas da sua Palavra. Ela precisa crescer ao ponto de aprender a esperar contra a esperança, isto é, a ter fé e esperança mesmo quando não há o menor motivo para crer, como aconteceu com Abraão. Este é o clímax da confiança.

1. Para entender o que a Bíblia fala

a) Responda, de acordo com Hebreus 11.8-12 e 17-19:
>> Quais os feitos de Abraão baseados em sua confiança em Deus? (Observe que todos eles iniciam com a expressão “pela fé”.)
>> Com base na resposta anterior, como é possível observar um crescendo na vida de Abraão, com relação ao grau de dificuldade daquilo em que ele deveria crer?

b) Às vezes somos tentados a pôr nossa confiança em pessoas e em promessas que Deus nunca fez. Em que não devemos confiar?
>> Pv 28.26
>> Jr 17.5
>> Sl 146.3
>> Jr 7.8
>> Pv 11.28
>> Is 31.1

c) A prática da confiança tem “grande galardão”, como diz enfaticamente a Palavra de Deus (Hb 10.35).
Descubra os produtos ou galardões da confiança nas seguintes passagens:
>> Sl 40.4
>> Is 26.3
>> Sl 125.1
>> Sl 56.4

Hora de avançar

A prática da confiança é a arte de colocar em Deus toda a capacidade de crer, em qualquer lugar, em qualquer tempo e em qualquer situação, mediante a negação da incredulidade própria e a afirmação da onipotência divina. É a capacidade de amarrar-se a Deus, e não aos problemas que tolhem a alegria de viver.

2. Para Pensar

Entre o chamado de Abraão e o que aconteceu na terra de Moriá, quando Deus o pôs à prova (Gn 22.1-19), passaramse talvez 40 anos. Nesse período, a confiança de Abraão cresceu poderosamente, não sem erros (como o caso de Ismael) e alguns fracassos (como o uso de expedientes escusos para proteger-se contra Faraó e Abimeleque).

A confiança em Deus é especialmente válida em circunstâncias adversas e em situações difíceis. É preciso confiar em Deus “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte” (Sl 23.4), “ainda que um exército se acampe contra mim” (Sl 27.3), “ainda que as águas tumultuem e espumejem” (Sl 46.3), “ainda que a figueira não floresça” (Hc 3.17), ainda que…

O que disseram

Deus faz “santas e fiéis promessas” para que nos tornemos participantes da natureza divina. Portanto não há lugar para o vazio.

O Deus que faz as promessas “não pode mentir”. Portanto não há lugar para a desconfiança.

O Deus que faz as promessas e que não pode mentir é extremamente dadivoso. Portanto não há lugar para a ansiedade. O Deus que faz as promessas, que não pode mentir e que é extremamente dadivoso tem todo o poder no céu e na terra, sobre tudo e sobre todos. Portanto não há lugar para o medo.

3. Para responder

a) A sua confiança em Deus tem crescido gradativamente ou está estagnada?

b) Como o salmista e o profeta, faça uma oração mencionando situações difíceis por que você está passando. Inicie cada frase com “ainda que” e termine com uma afirmação sincera de confiança em Deus.

Você e Deus

Permita que sua confiança seja fortalecida:

1) Por meio da comunhão com Deus.

2) Por meio da oração. É perfeitamente correto e válido confessar diante de Deus a pequenez de sua confiança e suplicar uma confiança mais ousada.

3) Pela leitura da Palavra de Deus, que alimenta o espírito e transmite valores extraordinários.

4) Por meio dos notáveis exemplos de confiança plena em Deus de vários personagens da Bíblia e da história. Procure conhecê-los.

5) Por meio de sua própria experiência.

Aprenda a confiar, não desanimar com as crises de falta de fé, levantar-se depois da queda, quantas vezes for necessário, e seguir adiante.

>> Estudo bíblico a partir do capítulo 13 do livro Práticas Devocionais. Editora Ultimato.

>> Leia também Fé nem sempre significa confiança, no Blog da Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

11 Comentários para “Prática da confiança”

  1. Ângela 20 de agosto de 2014 at 22:50 #

    Obrigada eu preciso confiar mesmo mais em Deus!!!!

  2. antonio ricardo 17 de dezembro de 2014 at 5:49 #

    Ótimo estudo, muito edificante

  3. Natalia 4 de Janeiro de 2015 at 22:23 #

    Esta palavra confiança e a palavra que mais tenho escutado nestes 6 meses
    Pedi uma direcao para Deus em uma semana quando eu acordava fica na minha cabeça um salmos quando eu abria estava la confiança, foram assim por uma semana um capitulo de salmos qnue vinha na minha mente falava de confiança, eu fiquei pasma.. Nunca tinha acontecido antes eu nem sabia que estas palavras estavam ali.. E nao parou por ai recebia devocional, pregaçoes novamente a palavra confiança, na virada de ano a palavra tambem muito falada confiança… No pao diario hj a palavra confiança!! Alem dos diversas palavras ja ouvi nestes ultimos tempos vieram ate mim!!
    Estou procurando aprender a confiar… Nao é facil eu preciso da graça de Deus!!!

    • natália 23 de Fevereiro de 2015 at 19:32 #

      Também me chamo Natália e necessito da Graça do Senhor sobre a minha vida. Estou passando por uma prova extremamente difícil, onde me encontro abatida e com muito medo, e sei que é necessário confiar e manter a confiança em Deus, só assim darei a ele toda a liberdade para agir na minha vida e realizando em mim a vontade dele e não a minha, e que certamente me dará bençãos melhores do que as minhas melhores expectativas. Estamos em busca do único Senhor capaz de fazer milagres em nossas vidas.

      • Lucilaine 27 de julho de 2016 at 11:38 #

        Natalia, o Senhor só estava esperando vc clamar por ele, você tem algo tremendo nas mãos, a oração, pode ter certeza quando você sobra seu joelho e chama por ele, Ele vêm em seu favor, não pare de lutar, não desista em meio as dificuldade!

        Um abraço,

        Lucilaine Cunha,

  4. Cristina 8 de Fevereiro de 2015 at 9:14 #

    TENHO PEDIDO A DEUS CONFIANÇA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES. ESSE ESTUDO VEIO CONFIRMAR

  5. Ezequiel Gomes 1 de julho de 2015 at 9:28 #

    Querido irmão saúdo todos com a paz do senhor..
    Venho com muita dificuldades de confiar nos planos de Deus para a minha vida. O senhor vem me mostrando saídas mas mesmo assim, encontro dificuldade. Amo esse Deus mas caio sempre em pecado. Fico muito triste por saber que não estou agradando a ele da forma certa!!!!

  6. Lucilaine 27 de julho de 2016 at 11:36 #

    A paz do Senhor Jesus, a palavra confiança fala muito ao meu coração, quando se trata de confiar em alguém muita das vezes temos dificuldades, pois já fomos decepcionados algum dia, mas, quando se tratar de confiar no Senhor Jesus, não temos o que temer, pois Ele sabe o que precisamos, sendo assim podemos fechar nossos olhos e deixarmos ser guiado pela palavra, pelo Espirito Santo. Não pode-se dizer que será fácil, mas quando colocamos a fé em ação tudo muda e que confiar no Senhor é maravilhoso, não gera ansiedade e as coisas fluem naturalmente.

    Lucilaine Cunha,

  7. Jandilce 13 de setembro de 2016 at 2:17 #

    Ótima palavra, foi uma resposta de Deus em apenas 1dia. Coloquei minha vida nas mãos de Deus é confiei.

  8. Noemi 6 de Fevereiro de 2017 at 23:25 #

    A mais ou menos 6 meses estou tentando me firmar na graça de Deus mas as fraquezas sao tantas que hoje de manha eu estava tao angustiada por nao conseguir superar as fraquezas que pensei em desistir e pela primeira vez ouvi uma voz em meu coraçao dizendo” noemi nao desista pois se fosse pra ser facil nao haveria tantas barreiras e se fosse pra conseguir de um dia pro outro ninguen pensaria em desistir” começarei a me lembrar dessas palavras sempre que bater o desanimo e saberei que Deus é comigo. Louvado e glorificado seja o Santo nome do Senhor para todo o sempre Amem.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estudos bíblicos para terminar e começar bem o ano | Blog da Ultimato - 20 de dezembro de 2017

    […] > Prática da Confiança […]

Deixe um comentário