O que significa ser discípulo?

O que significa ser discípulo?

SÉRIE REVISTA ULTIMATO
Artigo: O que significa ser um discípulo de Jesus?, do pastor Ed René Kivitz

Texto básico
Mateus 10.1-42

Textos de apoio
Lc 14.33
Lc 22.39
Jo 8.31
Jo 13.35; 15.8
Gl 4.19
Ef 4.13

Introdução

“Você quer ser igual a mim?” Na tradição judaica, quando alguém era convidado por um rabino para segui-lo era como se ouvisse esta pergunta instigante. Teria sido esta a mesma questão que ressonou na mente e no coração dos doze primeiros discípulos de Jesus? E, um pouco mais tarde, na mente e no coração do apóstolo Paulo? Para eles, sem dúvida, tratava-se de um chamado radical – imitar o rabino Jesus. Quais eram as exigências, os deveres, os estímulos, as dificuldades e as recompensas de ser um discípulo de Jesus? É o que vamos estudar a seguir.

Para entender o que a Bíblia fala

a) Em Mateus 10.1, Jesus dá autoridade àqueles que ele havia chamado para ser seus discípulos. Que tipo de autoridade era esta e para que servia?
b) Logo a seguir, Jesus afirma que “o discípulo não está acima do seu mestre” e que “basta ao discípulo ser como o seu mestre” (versos 24-25). Como podemos ser iguais a Jesus? Veja também 1 Coríntios 11.1 e Gálatas 4.19
c) Que dificuldades enfrenta um discípulo de Jesus? Veja os versos 34 a 39 e Lucas 14.33. Quais dessas dificuldades você já enfrentou? Compartilhe com o grupo.
d) Como você entende as recompensas do discipulado de acordo com os versos 40 a 42?
e) Um discípulo é alguém que permanece na palavra do seu Mestre Jesus (Jo 8.31), tem amor aos outros discípulos (Jo 13.35) e dá muito fruto (Jo 15.8), até chegar à maturidade, à plenitude de Cristo (Ef 4.13). Como e em que grau estas características têm marcado sua jornada de discipulado?

Hora de Avançar

“O que é seguir, senão imitar?” – Santo Agostinho

Para pensar

Mateus 10 talvez seja um dos capítulos da Bíblia mais importantes sobre o que significa ser um discípulo de Jesus. O capítulo começa com Jesus tomando a iniciativa, convocando os doze primeiros discípulos, investindo-os de autoridade para fazer as coisas que ele, o Mestre, fazia (versos 1-4). Após o convite para vir a ele, segue-se o envio, com diversas instruções (veros 5-15). Paul Bendor-Samuel comenta que “o fato de o convite para vir preceder a ordem para ir é um lembrete de que o ministério flui da intimidade”. Depois Jesus dá a eles alguns conselhos e palavras de encorajamento (versos 16-33), que serão essenciais diante das dificuldades por que passarão (versos 34-39). E fecha com a promessa das recompensas – a vida (v. 39) e o galardão, que nunca se perderá (versos 40-42). O início do capítulo seguinte também é muito interessante, porque relata que Jesus passou a ensinar e pregar nas cidades daqueles discípulos (Mt 11.1). Que privilégio!

O que disseram

“Não se trata simplesmente de um estado ontológico, uma questão de ter tomado uma decisão em um dado momento e pronto. Ser discípulo é um estado ativo de aprendizado e crescimento.” (Paul Bendor-Samuel, em Ultimato, set.-out. 2012, p. 50.)
“A razão de quase todas as nossas falhas é a facilidade que temos de esquecer nossa identidade como discípulos.” (John Stott, em O discípulo radical, Editora Ultimato)

Para responder

> Se Jesus aparecesse pra você agora e lhe fizesse a pergunta-convite, “Você quer ser igual a mim?”, o que você responderia?
> A que você tem renunciado para ser um discípulo de Jesus? Compartilhe sua resposta com um amigo ou com o grupo.
> Como a esperança de se tornar um dia 100% igual a Jesus o encoraja a prosseguir na caminhada cristã?

Eu e Deus

“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4.18.)
“Segue-me!” (Mt 9.9)

Autora do Estudo Bíblico: Délnia Bastos
Este estudo bíblico foi desenvolvido a partir do artigo O que significa ser um discípulo de Jesus?, por Ed René Kivitz, publicado na edição 338 da revista Ultimato.

Print Friendly

Tags: , , ,

30 Comentários para “O que significa ser discípulo?”

  1. JOSÉ JAIME BARBOSA 1 de agosto de 2013 at 23:16 #

    Prezados irmãos
    Que bom poder contar com estudos tão maravilhosos, inspirados, equilibrados, coerentes com a Palavra, e não tendenciosos no que tange a grupos ou subgrupos cristãos, ou evangélicos.
    Em Cristo.
    José Jaime – servo e irmão

    • antonio jose goncalves 11 de julho de 2015 at 17:31 #

      Olha que bom ver cometarios sobre os ensinamentos de Jesus como ser um discípulo ser igual ao mestre pois e a coisa mais maravilhoso ser igual a Jesus pois podemos ajudar muito com o tratamento no campo e fazendo mais discípulos

    • VAMIR PEREIRA 21 de janeiro de 2016 at 19:48 #

      GOSTARIA QUE O IRMAOS ME RESPONDESSE A PERGUNTA :O QUE SIGNIFICA A PALAVRA DICIPULO,POR FAVOR AGRADEÇO MUITO SE PUDER ME AJUDAR.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS.

      • Ítalo Siqueira da Silva 16 de outubro de 2016 at 14:06 #

        Discípulo: aprendiz, aluno, seguidor, imitador. Ex.: Discípulo de Platão.

  2. marlene lima de lira 5 de novembro de 2013 at 16:08 #

    temos que ser discípulo e nos preparar pra termos díscipulo pois temos que ser cuidado mais tambem temos que cuidar de outra pessoas

    • mauricio fiuza 4 de abril de 2015 at 8:34 #

      muito bom dia, e com muito amor que eu te pergunto baseado em lc 14-33 aquele que nao renuncia a tudo nao pode ser meu discipulo, como vc pode ter seus discipulos? com certeza vc esta sobre ensinamentos do G 12,

  3. ANA CLAUDIA 12 de janeiro de 2014 at 6:38 #

    Muito revelador e pratico

  4. stephanie alves 18 de junho de 2014 at 16:36 #

    que bom aprender mais da palavra de deus que nos venhamos fazer dicipulos como diz a palavra

    • Ambrosio Campos 30 de janeiro de 2016 at 11:16 #

      Maravilha e sermos cheios da sabedoria do Senhor.

  5. carlos 30 de agosto de 2014 at 17:23 #

    Um discípulo se faz na caminhada. Assim foi quando jesus chamou os discípulos, depois de prepara-los, a cada um deu a missão de pregar o evangelho.

  6. Gabriel Batista Ferreira 19 de setembro de 2014 at 8:50 #

    Jesus Cristo não só tinha os doze discipulos mais 70, todavia ele em sua divina inspiração,selecionou 11 mais 1, porquê isto?Ele queria doze tipo de Seguidor diferentes para trabalhar em cima deles continuamente até dizer está pronto: O professor tem o aluno e o mestre seus discipulos, e qual a diferença, o primeiro ensina e seus aluno no futuro pode ter muito mais conhecimento e linha de pensamento diferente do seu professor, enquanto o discipulo aprende tudo do seu mestre e continua sendo seu seguidor perpertuamente, sem mudança e sem outra visão a não ser a do mestre. “Oque o mestre mandar faremos todos.

    • JOSIVALDO NESTOR 29 de maio de 2015 at 19:51 #

      muito bem , gostei de seu comentário

    • Paulo karam de moraes 2 de janeiro de 2017 at 15:55 #

      Entendo que o mestre nos convida a sermos reconhecedor de nosso lugar,(servos) podemos ter livres arbitrios de pensamentos,creio que nosso mestre entende nossa liberdade de pensamentos,sem problemas.So nao devemos querer crescer pra cima do mestre e querer ser melhor que ele e ate ocupar o lugar dele….Creio que esta e a rasao pela qual nao devemos ser maior e sim igual,ou menor…Pense Nisso !!!

  7. CARLOS ALBERTO 27 de setembro de 2014 at 10:29 #

    A FALTA DE PRATICAR O QUE CRISTO NOS OUTORGOU É QUE ESTA LEVANDO A IGREJA BRASILEIRA PARA UM ABISMO ENTRE A VERDADE DE CRISTO E O QUE É VERDADE SEGUNDO OS PRECEITOS DOS HOMENS, ESTE ASSUNTO EM QUESTÃO DEVERIA SER A BASE DE TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE SE INTITULAM SEGUIDORES DE CRISTO, DESDE JÁ QUERO PARABENIZAR A IRMÃ PELA LISURA COM A QUAL USASTE COM ESTE ASSUNTO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A IGREJA DE CRISTO, QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA.

  8. Danielly da S. Ferreira. 1 de novembro de 2014 at 19:12 #

    Gostei do estudo.Eu estou aprendendo e estou com muita dificuldade sem orientação. Descobri que sou discípula (sou pedro). Ainda estou confusa com tudo isso.

    • Jady Leal 5 de dezembro de 2014 at 23:15 #

      Oi Danielly, quais são as dúvidas e as dificuldades? Podemos ajudar uma a outra, mande um e-mail. (:

  9. Danilo A. Pianezzola 11 de novembro de 2014 at 20:29 #

    Colocando sempre Jesus em primeiro lugar, todos os dias e em tudo o que nós fazemos, Jesus é o centro de tudo, carregando cada um sua cruz e seguir os passos de Jesus até a vida eterna. Acreditar, confiar abrindo nosso coração para Jesus entrar. Para ele poder, agir,conduzir, proteger, guiar, iluminar e nos livrar de todo e qualquer mal. Para isso temos que amar a si mesmo a vida o proximo a família se eu realmente viver no amor, com certeza estarei amando Jesus.

  10. Paulo Nunes 12 de novembro de 2014 at 18:32 #

    Bendito seja Deus, baptizar os filhos de Deus também com a nossa dedicação, nosso tempo, com o Seu Espírito e Sua palavra, também é ser Seu discípulo. Amen!

  11. francisco das chagas eduardo 3 de dezembro de 2014 at 17:49 #

    ser discípulo não e ser apena um membro de uma igreja ,e muito mas que isto ser discípulo, ser como Cristo ,fazer o que ele fazia ,tem muito irmao nas igreja com raiva de outro ,com magoa,com odio,com inveja,e muito mas nos devemos ser com Cristo nos estruiu a ser´´devemos procurar ser mas cristao do que religioso religizidade nao salvara ninguem[

  12. Eliseu Aparecido Andrade 19 de maio de 2015 at 9:57 #

    Irmãos eu tinha dificuldade para entender,mas agora eu pude ver que ser discípulo,é muito mais do quer evangélico,ou até mesmo crente. ser discípulo é imitá-lo, ao seu mestre.

  13. Rosely 14 de fevereiro de 2016 at 14:27 #

    Eu tenho muita dificuldade para entender o que Deus quer falar comigo na palavra

  14. nilton luis 27 de fevereiro de 2016 at 12:47 #

    este estudo sobre diçipulos e nuito de Deus

    nuito bom esse dicipulos

    • EVERALDO OLIVEIRA 16 de março de 2016 at 8:51 #

      ESTA É A VISAO DE JESUS, FAZER DISCIPULOS, ÓTIMO ESTUDO.

  15. Celso lopes 22 de abril de 2016 at 23:10 #

    Não tem nada melhor do que se igual a JESUS, como é bom aprender coisas que ensina como se um discípulo, porque é maravilhoso servi a JESUS.

  16. Allan Novaes Silva 26 de agosto de 2016 at 23:15 #

    ser dicípulo nada mas e ser igual a Jesus ou imitar seus feitos MT:10:25 ou receber o conselho de Paulo quando diz em 1 corintos 11:1 sede meus imitadores como eu sou de cristo

  17. clementino cunha franca 10 de setembro de 2016 at 20:54 #

    Ser Dicípulo de Jesus, é uma grande responsabilidade, não é fácil, mas não é impossível, porque Jesus é contraditório. Primeiro temos que ir aprendendo com ele, depois ser vencedor de nós mesmo, renunciando a tudo, carregar a nossa cruz, seguir Jesus até o fim.

  18. claudice 9 de novembro de 2016 at 16:34 #

    As mulheres pode ser doze da pastora

  19. Victorino Pedro. 11 de novembro de 2016 at 8:18 #

    Victorino. cristo seja louvado com a vossa exposição a palavra do senhor. aprendi muito acerca do assunto. mas quero deixar um acrescentar. vejamos Lc14; 33 as palavras deste verciculo parecer simples mas é algo tao grande, a qui anotasse um diisciplo de Jesus. com base o verciculo sera que você pode dizer que sou um discípulo de Jesus? oque nós aprendemos na Biblia sara isso k fizemos??. se a Biblia diz que pedro deixou de ser pescador de peixe e se tornou pescador dos homens. o que nós deixamos e nos tornamos hoje???

  20. Flavio Luiz de Almeida sant"Anna 3 de dezembro de 2016 at 11:23 #

    Hoje apredemos com Espírito santo.
    Que nos revelar a mesma palavra de revelou os apóstolos e a igreja.
    E revela a todos que são nascidos de novo.
    Não existe revelação partícula.
    Somos hoje discípulos de Jesus .
    Ele mandou o consolador e o próprio Jesus em Espírito.
    Que nós transforma a casa dia para parecemos com o nosso Mestre Jesus.
    Os homens podem até parece com Jesus mas quem faz esta transformação e a vontade de obdecer a palavra e ser guiado pelo Espírito santo.
    Amém! !!!
    Somos discípulos da palavra de Deus.
    Somos discípulos de Jesus.
    Não temos referência de homens para ser seus discípulos porque as suas carateriscas evangelisticas não se parecem com a Jesus.
    Que veio para busca e salva os perdidos.
    Temos que respeita e honra os nossos líderes mas são homens falhos.
    Graças a Deus somos falhos se não todos estavam querendo ser Jesus.
    Ninguém e igual .
    Temos que imitar os líderes nas características de Jesus porque o Espírito santo faz esta transformação.
    Amém! !!!

  21. pr/ osmario gonçaves 18 de janeiro de 2017 at 15:33 #

    dou graças a Deus porque ainda a homens com amente de cristo.homens que se preocupam com a vertdade . com emssinamento sinsserio para alcançar as almas perdidas que Deus abençoi e ilumine sua mente para continuar falando a verdade

Deixe um comentário