Semana do Meio Ambiente | Estudo 2: Imitadores de Jesus

Estudo 2: Imitadores de Jesus

Tudo por ele e para ele…

Especial: Série Meio Ambiente

Texto básico: João 1.1-5

Leituras semanais:
Segunda-feira: Pv 8.22-31
Terça-feira: Cl 1.13-20
Quarta-feira: Hb 11.3
Quinta-feira: Ap 1.14
Sexta-feira: Hb 2.10
Sábado: Ap 4.11
Domingo: Lc 8.22-25

Reflexão

Se, como seres humanos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, como cristãos, somos exortados a ser imitadores de Jesus (1Ts 1.6; cf. 1Co 11.1) e crescer na “estatura da sua plenitude” (Ef 4.13). Ou seja, Jesus é o nosso referencial, o nosso modelo. Mais que isso, ele nos possibilita seguir os seus passos, estar nele (2Co 5.17)! Perguntamo-nos, então: qual é a relação de Jesus com a criação? As Escrituras dizem que tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1.16; Ef 1.9-10; Ap 3.14). Na cruz Jesus “reconciliou” toda a criação e, assim, já anunciou o evangelho a ela (Cl 1.23)!

Se somos seguidores de Jesus, nossa tarefa é contribuir para que a criação seja para Jesus. Isso significa que: 1) devemos agir como Jesus em relação à criação; 2) a nossa postura em relação à poluição ambiental, ao desmatamento, ao aquecimento global etc. deve ser aquela que agrade a Jesus e o honre como o Criador de todas as coisas.

Lemos nos Evangelhos que o ministério de Jesus consistia em pregar, ensinar e curar. O seu ministério de cura indica alguma valorização da criação? Qual?

Tarefa para discussão

Divida a classe em dois ou mais grupos. Cada grupo deve fazer uma lista de ocasiões em que Jesus lida com a criação (exemplos: o vento, Lc 8.22-25; os peixes, Jo 21.6,11; um jumento, Lc 13.15; Mt 6.26; parábolas etc.). Em cada caso, responder à seguinte pergunta: como o tratamento da criação por Jesus serve de exemplo para nós?

Em seguida, peça que façam uma lista de alguns dos maiores desafios ecológicos hoje. Apresente o grande desafio: “O que Jesus diria a você como indivíduo, e a nós como igreja, em relação a tais desafios? O que devemos fazer?”

Ação

O que você pode fazer pessoalmente para crescer na estatura da plenitude de Cristo no que se refere à forma como Jesus lidava com a criação?

Aprofundamento

Sobre os desafios de hoje e o que podemos fazer, veja:

> BORGES DE BRITO, Paulo Roberto, MAZZONI-VIVEIROS, Solange Cristina. Org. Missão Integral: Ecologia & Sociedade. São Paulo: W4Editora, 2006.
> SCHAEFFER, Francis. Poluição e a morte do homem. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. Capítulo 6.
> VAN DYKE, et al. A criação redimida. São Paulo: Cultura Cristã, 1999. Capítulos 7 e 9.
Discovery Brasil
Ecoterra Brasil
Envolverde
Cronologia sobre o aquecimento global
Céus e terra

Leia Mais:

Jesus e a Terra – a ética ambiental nos evangelhos; James Jones. Editora Ultimato.
Assim na Terra como no Céu – experiências socioambientais na
igreja local
; Gínia César Bontempo. Editora Ultimato.
Surpreendido pela Esperança; N. T. Wright. Editora Ultimato.
Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos; John Stott. Editora Ultimato.
A Rocha; Peter Harris. ABU Editora.

SUGESTÕES PARA PROFESSORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Despertando o interesse

1. Brincadeira do espelho. Escolha algumas duplas para que, ao seu comando, um aluno faça gestos e o seu par – o seu “reflexo” – o imite. Você pode também combinar com uma pessoa que entre na sala e comece a imitar os alunos, e você, como se fosse um “reflexo” ou uma “sombra” dessa pessoa, a imita.

2. Converse sobre o que devemos ou não imitar de outras pessoas. No caso dos adolescentes, ressalte a tendência de ser como determinadas pessoas (estilo de roupa, cabelo, gosto musical…) para conseguir a aceitação do grupo.

Refletindo juntos

1. Mostre que somos chamados para imitarmos o Senhor Jesus, suas atitudes, seu estilo de vida, a maneira como ele se relacionava com as pessoas e com a sua criação. Alerte os alunos que o fato de Jesus ser Deus não nos isenta da responsabilidade de seguirmos seu exemplo, como somos desafiados na Bíblia (1Ts 1.6; 1Co 11.1 e 1Pe 2.21).

2. Selecione um ou dois desses versículos, escreva-os em tiras de papel, recorte as palavras e as esconda na sala. Peça que os alunos encontrem as palavras e formem os versículos.

3. Em seguida, mostre algumas figuras com referências bíblicas. Exemplos: tempestade (Lc 8.22-25); pães (Jo 6.10-13); jumenta e jumentinho (Mt 21.2 e 7)

a. Para adolescentes: divida a turma em grupos para estudar os textos e descobrir como Jesus se relacionava com a criação nessas passagens.

b. Para crianças: narrar e dramatizar os três fatos enfatizando a autoridade de Jesus sobre a natureza, sua preocupação quanto ao desperdício e quanto ao bem-estar dos animais.

Um passo a mais

1. Como eu posso imitar Jesus como aquele que cuida da sua criação e a preserva?

Atividades

1. Imagine Jesus no século 21! Se ele tivesse vindo à terra nos dias atuais, como seria a sua relação com a criação? (Exemplos: ao acabar de mascar um chiclete, ele o jogaria no chão, ou o colaria embaixo da carteira ou do banco da igreja? Ele separaria o lixo para reciclagem? Como ele usaria a água para escovar os dentes e tomar banho? Será que ele deixaria comida no prato? Se ele tivesse um animal de
estimação, como o trataria?)

2. Peça aos alunos que expressem suas opiniões através de dramatização, cartazes e/ou textos.

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Se possível, mostre os mini-filmes da página www.discoverybrasil.com/descubraoverde, para identificar outras atitudes que podemos ter em relação aos recursos naturais que temos à nossa disposição.

Autor: Timóteo Carriker
Estudos publicados originalmente pela revista Ultimato, no Caderno Educação Ambiental e Mobilização Social nas Igrejas Evangélicas Brasileiras, produzido pela A Rocha Brasil, em parceria com a Editora Ultimato.
Adaptação para professores de crianças e adolescentes: Márcia Barbutti

Para mais informações acesse A Rocha Brasil

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Um comentário para “Semana do Meio Ambiente | Estudo 2: Imitadores de Jesus”

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