Justiça e generosidade: a justiça vai lhe custar algo

Série “Viva com Justiça” | Estudo 7

“Se as nossas doações não nos apertam ou causam inconveniência, devo dizer que elas são pequenas demais. Deveria haver coisas que gostaríamos de fazer e não podemos, porque o nosso compromisso em doar não nos permite.”

– C. S. Lewis

“Não é uma questão de quanto doamos, mas de quanto amor colocamos em nossas doações.”

– Madre Teresa

Texto base: Isaías 58:4-10

 

Perguntas para discussão

  1. Está claro em Isaías 58 que Deus quer que nos “despojemos” de nós mesmos; isso significa dar de nós mesmos. Como você define o ato de dar de uma forma sacrificial?
  2. O que esta passagem descreve como sendo os benefícios de viver generosamente?
  3. O ato de jejuar costuma ser considerado uma forma de adoração que demonstra grande devoção. O que o capítulo 58 do livro de Isaías nos ensina sobre os atos de justiça como adoração?
  4. O que Deus está lhe dizendo, e como você vai responder?

Trabalho em grupo

A generosidade começa em nosso coração. Quando nos damos conta de como Deus tem sido generoso para conosco, isso nos permite ser generosos com as outras pessoas. Em grupo, façam uma lista de como vocês tem experimentado a generosidade de Deus. Examinem a lista e agradeçam por servirem a um Deus generoso e amoroso.

Em seguida, tendo isso em mente, pratiquem juntos a generosidade. Estas são duas ideias de como fazer isso, e sugerimos que vocês escolham a que melhor se adapte à sua comunidade:

  • Formem pares e, revezando-se, passem cinco minutos proferindo palavras de amor, afirmação e bondade um para o outro. Cinco minutos obrigam o “doador”, neste exercício, a realmente pensar nas qualidades e no caráter de seu par, e permitem que o “receptor” experimente o calor e a benção do coração generoso de outra pessoa. Talvez seja culturalmente mais apropriado formar duplas de duas mulheres ou de dois homens.
  • Pensem em um projeto da sua comunidade para o qual vocês poderiam doar coletivamente. Sugerimos que mantenham anônimos os valores doados por cada um e informem apenas o montante total.

Trabalho individual

Examine o seu coração. O que está impedindo-o de dar generosamente e de uma maneira sacrificial? Passe um momento orando e ouvindo. Pode ser uma questão de confiança, uma sensação de propriedade sobre o seu dinheiro e o seu tempo, um desejo egoísta de ter cada vez mais etc. Anote as barreiras que você enfrenta em relação a doar. Como você pode doar de si mesmo de uma maneira sacrificial e criativa daqui para a frente? Defina de uma a três promessas ou ideias para o seu plano de ação relacionadas a doar mais de si mesmo: seu dinheiro, seu tempo e/ou a sua energia. Continue a trabalhar em sua expressão criativa.

Oração

Senhor, desafia-me a ser tão generoso(a) como tu és, a dar livremente do que tenho, porque tudo o que tenho me foi dado por ti.


PARA SABER MAIS

 

Definições

Doação sacrificial: Doar intencionalmente algo considerado por você como precioso ou caro, como um ato de adoração ou devoção. Doar a partir das nossas posses, em vez da nossa abundância. Doação sacrificial é a decisão de abrir mão de algo que possa lhe proporcionar conforto ou alegria em benefício de outras pessoas que precisam. 


A generosidade do coração em ver a todos

Por Daniel Solano Maldonado

Um domingo de manhã, há alguns anos, eu e alguns amigos estudantes decidimos servir café da manhã para pessoas desabrigadas em um dos bairros mais perigosos da cidade. A polícia tinha aconselhado as pessoas a não se aproximarem daquele lugar, mas nos sentimos guiados pelo Espírito Santo a irmos até lá.

Ficamos chocados com o que encontramos. Vimos pessoas famintas, sujas e embriagadas. Encontramos crianças drogadas e incapazes de se moverem. Entre o cheiro e o caos, estava um bebe recém-nascido. Aquilo partiu o nosso coração. Um homem veio até nós. Inicialmente, tive medo e preconceito porque ele cheirava a álcool, estava drogado e tinha feridas por todo o corpo. Começamos a conversar e passei a ver além do que estava na superfície. Ele começou a me contar um pouco da sua história e que não costumava morar na rua. Ele já havia feito parte de uma igreja e chegou até mesmo a ser batizado. Uma série de decisões ruins e circunstâncias difíceis fizeram com que morar na rua fosse a sua única opção. Conversamos com outras pessoas, que também compartilharam seu passado. Ouvimos histórias de estupro, abuso e vício.

As vezes pode ser difícil ver além do cabelo e do rosto sujos, do cheiro e da embriaguez, mas cada pessoa que vive na rua tem uma história. Todas as pessoas são feitas a imagem de Deus, de um modo assombroso e maravilhoso, e são amadas por ele.

Este único encontro me inspirou a fazer mais do que apenas dar-lhes dinheiro. O projeto cresceu, e formamos uma equipe de até dezoito pessoas para servir café da manhã pelo menos uma vez por mês para as pessoas que vivem na rua, passar algum tempo com elas e organizar passeios para o interior.

Quando vejo bebes, crianças, jovens e adultos nas ruas, muitas vezes penso em mim, em meus irmãos e em minhas irmãs, em meus sobrinhos e em minhas sobrinhas. Poderia ser um de nós, deitado com fome e sem esperança. Penso em como Deus tem sido misericordioso comigo, dando-me abrigo, alimentos e uma família amorosa. Quero ser parte da obra de Deus e obediente ao seu chamado para alcançar os pobres e os que sofrem. Quero ajudar porque Deus merece cada centavo do meu dinheiro e cada segundo do meu tempo.


>> Acesse mais recursos aqui e aqui.

>> Para acessar todos os estudos da série, clique aqui.

>>> Estudo bíblico retirado da Sessão Sete do livro Viva com Justiça, de Tearfund e Desafio Miqueias. Reproduzido com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: , ,

2 Comentários para “Justiça e generosidade: a justiça vai lhe custar algo”

  1. pedro 23 de novembro de 2018 at 13:53 #

    obridado irmaos estudos otimos palavras edificadoras paz de deus

Trackbacks/Pingbacks

  1. Justiça e relacionamentos: os relacionamentos autênticos são a essência da justiça | Estudos Bíblicos - 5 de outubro de 2018

    […] >> Confira o estudo 7 – Justiça e generosidade: a justiça vai lhe custar algo. […]

Deixe um comentário