Jesus é o nosso exemplo para a missão

Jesus é o nosso exemplo para a missão

Neste estudo vamos examinar a vida de Jesus e o que ele nos mostra sobre a natureza da missão de Deus.

Leia Lucas 4:14–21. – Pense sobre o tipo de ajuda que Jesus afirma que veio trazer e como seria oferecer essa ajuda.

Para discussão

  • O que esta passagem nos diz sobre quem é Jesus e a natureza de sua missão?
  • O que você acha que significa para Jesus trazer as boas novas aos pobres?
  • Onde mais nos Evangelhos você viu exemplos de Jesus realizando tais mudanças na vida das pessoas?
  • Como esses exemplos mostram Jesus amando as pessoas, atendendo às suas necessidades e buscando restaurar seu relacionamento com Deus?

Leia Levítico 25:8–13. – Em Lucas, Jesus lê Isaías 61. Isaías, por sua vez, estava se referindo a Levítico. Esta passagem em Levítico é parte de um longo capítulo no qual Deus dá leis a Israel sobre como estabelecer sua sociedade a fim de limitar a injustiça.

Para discussão

  • O que é o ano da bondade do Senhor?
  • Quando Jesus se refere a esta passagem, o que ele está dizendo sobre seu papel na história de Deus – sobre a sua missão?
  • Pensando sobre o Ano do Jubileu, o que você acha que são as boas novas e o que significaria trazer as boas novas?

Para reflexão

  • Como Jesus sabia o que fazer como parte de sua missão?
  • Poderá ser-lhe útil ler Lucas 4:1-13 e pensar sobre o que Jesus estava fazendo antes de ir à sinagoga para ler esta passagem.
O que esta passagem nos diz sobre quem é Jesus e qual é a natureza de sua missão?

Nesta passagem, Jesus diz àqueles que o ouviam que fazia parte da sua missão restaurar nosso relacionamento com Deus libertando-nos do pecado e libertando-nos da dor e da opressão aqui e agora. A menção de Jesus ao Ano do Jubileu nos mostra que isso inclui acabar com a pobreza extrema.

Se for possível, seria útil você mostrar este vídeo: This is integral mission: Part 2 (Isto é missão integral – Parte 2, em inglês). Nele, David Westlake (antigo Diretor Internacional da Tearfund) discute esta passagem e explica o que Jesus está dizendo ao povo na sinagoga.

De que forma você acha que Jesus trouxe as boas novas aos pobres?

Encoraje o grupo a discutir o que são as boas novas e como se “traz as boas novas”. Tente fazer os participantes falarem sobre como Jesus inclui todas as coisas que ele enumera nos versos 18 e 19 como parte das boas novas.

Onde mais nos evangelhos você notou exemplos de Jesus realizando essas mudanças na vida das pessoas?

Encoraje o grupo a trazer exemplos do ministério de Jesus e falar sobre como esses exemplos mostram Jesus amando as pessoas, atendendo às suas necessidades e buscando restaurar seu relacionamento com Deus. Fale sobre como Jesus se adapta a cada situação. As possibilidades poderão incluir:

  • Curas: a mulher com hemorragia; a filha de Jairo; o homem paralítico baixado pelo telhado.
  • Milagres: a alimentação dos cinco mil; a transformação da água em vinho.
  • Conversas: a mulher no poço; Maria e Marta; Zaqueu; Nicodemos; o jovem rico.
O que é o Ano do Jubileu?

O Ano do Jubileu era o ano em que a sociedade de Israel era “restabelecida”, quando as dívidas eram canceladas, os escravos libertos e as pessoas podiam retornar às suas famílias e às terras que lhes haviam sido dadas no estabelecimento de Israel na terra prometida. Israel podia assim ser outra vez a sociedade que o Senhor pretendia que fosse. O Ano do Jubileu era uma época de celebração e adoração.

Quando Jesus se refere a esta passagem, o que ele está dizendo sobre a parte dele na história de Deus – sobre sua missão?

Lembre ao grupo sobre a história da Bíblia, que vai desde a criação até a vinda da nova criação, e encoraje os participantes a pensar sobre a parte de Jesus em tornar possível uma nova criação. Jesus está dizendo que ele é a “solução” para a incapacidade de Israel de cumprir a sua parte na aliança estabelecida no Êxodo e ser uma “sociedade do Jubileu”. As boas novas que ele traz restauram uma forma de relacionamento com Deus, significando que nós podemos participar na construção de uma sociedade justa. Estas são boas novas para nós agora, bem como para quando morrermos.

Como Jesus sabia o que fazer como parte de sua missão?

Pergunte ao grupo porque é importante que esta cena venha imediatamente após a descrição dos dias que Jesus passou no deserto (Lucas 4:1-13). Encoraje o grupo a pensar sobre como Jesus sempre procurou passar tempo com Deus. Ele tinha também que agir e tomar decisões no mundo, mas sua capacidade de fazê-lo estava enraizada em seu relacionamento com Deus.

Para oração

Agradeça a Deus por ter enviado Jesus para cumprir sua missão de restaurar a criação, permitindo-nos ter um relacionamento com ele. Peça-lhe que lhe mostre algo do que significa ser enviado – como Jesus foi enviado (João 20:21).

Notas para o líder de grupo

Ao final deste estudo, o grupo deve ter compreendido que a missão de Jesus era trazer as boas novas, e as boas novas são que Jesus tornou possível a nós e a toda a criação sermos restaurados a uma relação plena com Deus. Os participantes deverão entender que o ministério de Jesus nos ensina que compartilhar as boas novas significa demonstrar o amor de Deus para com todos, aqui e agora, da forma mais apropriada para atender às suas necessidades. O relacionamento com Deus oferecido nesse ministério torna-se possível eternamente através da morte e ressurreição de Jesus.

>> Estudo publicado originalmente no site da Tearfund. Usado com permissão.

Leia mais
>> Século I – A Reconstrução
Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , ,

Um comentário para “Jesus é o nosso exemplo para a missão”

  1. Valdeci De Sousa vasconcelos 3 de julho de 2018 at 20:20 #

    Muito maravilhoso esse texto, amei de verdade

Deixe um comentário