Deus nos convida a participar de sua missão

Deus nos convida a participar de sua missão

Neste estudo, vamos examinar a história que a Bíblia conta do Gênesis ao Apocalipse, e o que isso tem a nos dizer sobre a missão de Deus.

Leia Efésios 1:3–10.

  • O que você acha que a história da Bíblia nos diz sobre Deus e sobre a missão? Como esses versículos resumem essa história?
  • Qual é a narrativa dessa história?
  • Quais são os principais momentos dessa história?

Pense sobre a história que é contada quando você lê a Bíblia de capa a capa – o que Deus está fazendo?

Examinar as passagens abaixo poderá lhe ser útil, porque elas mostram momentos-chave na história. O que elas nos dizem sobre a missão de Deus?

  1. Gênesis 1
  2. Gênesis 3:8-19
  3. Gênesis 17:1-22
  4. Isaías 9:2-7
  5. Mateus 28:16-20
  6. Romanos 8:19-30

Para discussão

  • Como você se sente ao saber que a missão de Deus é tão grande? É algo que o(a) assusta, ou algo que libera você da pressão de fazer tudo?
  • Por que você acha importante o fato de que Jesus chamou Simão e os outros discípulos pessoalmente para se juntar a ele e participar da missão de Deus?
  • Você acha que Simão compreendeu inteiramente o que estava fazendo?
  • Como o fato de Jesus ter chamado você para se unir a ele o(a) encoraja a fazer parte da missão de Deus?
  • Como isso faz a diferença na maneira pela qual você quer viver?

Para reflexão

Chris Wright sugere que devemos viver dentro da história da Bíblia, ao invés de aplicar a Bíblia à nossa vida. Até que ponto você acha que estamos preparados para viver dentro da história bíblica?

“Nós somos parte de uma história maior: os primeiros discípulos sabiam o que era essa história, já que tinham suas raízes nela…” (A Missão do Povo de Deus, p. 36)

Os primeiros discípulos de Jesus conheciam a história e a fé de Israel. Eles sabiam que seu povo fora chamado por Deus e que o Messias havia sido prometido como aquele que viria para salvá-los. Na igreja, algumas vezes não sabemos a história da Bíblia tão bem assim, ou porque não crescemos frequentando a igreja, ou porque nossa igreja não se concentra na Bíblia como um todo.

  • Até que ponto você acredita que está enraizado(a) na história de Deus? Como pode aprofundar suas raízes?
  • Pense sobre a promessa bíblica que temos de que o Reino de Deus virá. Como isso afeta o que você quer fazer com sua vida?
Qual é a narrativa da história, e quais são seus momentos principais?

Tente manter essa discussão relativamente breve – você não precisa gastar muito tempo em cada passo ou aprofundar muito a discussão. É mais importante que as pessoas entendam o enredo da história. Existem seis “atos” nessa história:

  1. Criação
  2. A queda – relacionamentos quebrados entre os humanos, Deus e a criação
  3. Deus faz uma aliança com Abraão – o estabelecimento de Israel
  4. Promessa e salvação em Jesus
  5. Igreja: a Grande Comissão, a igreja primitiva
  6. Esperança de uma nova criação – redenção e glória final.

Fomos criados para existir em um relacionamento com Deus, vivendo em harmonia com Deus, uns com os outros, a criação e nós mesmos – mas estes relacionamentos foram quebrados na queda. Deus começou a consertar as coisas construindo relacionamentos, fazendo alianças e promessas aos seres humanos. Abraão foi o primeiro destes, e Deus chamou-o e a Israel para serem uma luz para o resto do mundo, mostrando a todos como era viver com Deus. A missão de Deus para alcançar toda a humanidade culmina com a vida, morte e ressurreição de Jesus, redimindo-nos e fazendo-nos voltar para Deus. Jesus chama a igreja para assumir o papel de Israel e compartilhar as boas novas com todo o mundo. Nossa vida e a vida da igreja é no aguardo esperançoso da volta de Cristo, da nova criação e da revelação completa do Reino de Deus.

Como você se sente ao saber que a missão de Deus é tão grande?

É possível que ser parte de uma história tão grande possa fazer as pessoas sentirem-se insignificantes, com uma participação irrelevante. Encoraje o grupo a refletir sobre a ideia de que eles fazem parte de um cenário maior, e que cada um de nós e a parte que desempenhamos são importantes para Deus. Portanto, não é verdade que não somos necessários, ou que Deus não sabe quem somos ou não se importa conosco – a verdade é que nós não somos responsáveis por fazer tudo sozinhos e que estamos livres para fazer a nossa parte da melhor forma que pudermos.

Se o grupo está lutando com essa ideia, encoraje-os a pensar sobre uma história (um livro, um filme ou até mesmo a Bíblia) com um personagem menor sobre quem eles gostariam de saber mais. Pergunte-lhes por que eles gostariam de saber mais e como eles imaginam que o personagem é, como ele age fora da história original. Explique que, apesar da nossa parte parecer pequena dentro do grande cenário (e precisamos lembrar disso), Deus também está interessado e ciente dos detalhes da nossa vida.

Por que você acha importante Jesus ter chamado pessoalmente a Simão e aos demais discípulos para o acompanharem e participarem da missão de Deus?

Encoraje o grupo a pensar sobre como esse chamado mostra que Simão e os discípulos são preciosos para Jesus e que ele quer que sejam uma parte da missão muito maior de Deus. Pergunte-lhes se isso os tranquiliza sobre o seu valor e sua contribuição. Você pode perguntar-lhes se acham que Simão Pedro compreendia, nesse ponto, em que história ele estava entrando, ou se tudo só começou a fazer sentido mais tarde, em retrospectiva. Encoraje os participantes do grupo a pensar se perceberam no que estavam entrando.

Para reflexão

Somos chamados para seguir a Jesus e a participar da missão de Deus, colocando-o, e não nós mesmos, no centro da nossa vida. Quando é difícil não colocar a si mesmo(a) no centro de tudo? Você é capaz de pensar em formas para lembrar-se de que Deus está no cerne do universo?

Para oração

Agradeça a Deus porque ele sempre nos amou e sempre teve um plano para restaurar seu relacionamento com toda a criação, mesmo quando os seres humanos o desobedeceram. Peça-lhe para ajudá-lo(la) a estar ciente do seu valor como ser humano criado à imagem de Deus – não importa o quanto se sinta trivial ou mesmo indigno(a) – e para lhe mostrar a parte que ele deseja que você desempenhe na missão divina.

Notas para o líder de grupo

No final desta sessão, o grupo deverá entender que, tal como Deus é parte de nossas vidas, nós também somos parte de uma história muito maior – a história da missão de Deus para reconciliar toda a criação com ele, como diz a Bíblia. Encoraje o grupo a pensar no fato de que não existe forma alguma pela qual possamos salvar ou mudar o mundo sozinhos, mas que nós temos um papel a desempenhar, e devemos fazê-lo da melhor forma que pudermos.

Como este estudo examina toda a história da Bíblia, há diversas passagens para ler. As pessoas podem conhecer grande parte delas. Você pode pedir ao grupo para ler essas passagens com antecedência, ou que cada um leia uma passagem e venha pronto para falar sobre ela. Se você tiver equipamento para mostrar vídeos, poderá usar este vídeo para apresentar ao grupo a narrativa global da Bíblia. Ele resume bem a história bíblica: God’s heart for mission (O coração de Deus para a missão, em inglês).

>> Estudo publicado originalmente no site da Tearfund. Usado com permissão.

Leia mais
>> A Visão Missionária na Bíblia
Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário