Leite ou alimento sólido?

LEITE OU ALIMENTO SÓLIDO?

 

Texto Básico: Efésios 4.15

Leia a Bíblia diariamente
Segunda 1Coríntios 3.1-9 Deus é Quem dá o crescimento
Terça Efésios 4.11-16 Crescendo no conhecimento de Cristo
Quarta 2Timóteo 3.10-17 Crescendo no conhecimento da Palavra
Quinta 2Timóteo 2.11-18 Crescendo no manejo da Palavra
Sexta 2Timóteo 2.19-26 Crescendo para toda boa obra
Sábado Romanos 8.28-39 Crescendo pelo sofrimento
Domingo Hebreus 6.1-12 Crescendo em direção à maturidade

Você prefere leite ou alimento sólido?
Qual o mais nutritivo? Qual a diferença entre ambos?
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15).

 

Introdução

“Leite materno, crianças fortes” é o título de um artigo da revista sobre saúde, que traz orientação às mães sobre a necessidade de amamentar seu recém-nascido. O aleitamento materno preenche as necessidades orgânicas do bebê. Contém proteínas, imunoglobulinas e substâncias imunizantes que protegem a saúde do bebê. Além disso, ele não será obeso e receberá anticorpos que lhe proporcionarão melhor saúde.

Entretanto, à medida que a criança cresce, além do leite, outros alimentos começam a fazer parte da sua alimentação, pois o organismo necessita de outros nutrientes. São necessários alimentos dos vários grupos: construtores, energéticos e reguladores. A criança passa a consumir alimentos mais sólidos que estarão construindo seu corpo, dando-lhe energia e regulando as funções orgânicas. Para se ter uma vida saudável, a alimentação deve conter tudo o que o organismo necessita: carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e outros nutrientes. Sendo assim, a criança passa a se alimentar de carnes, legumes, verduras, frutas, ovos, massas, doces e leite também.

O escritor da Carta aos Hebreus viu um paralelo entre a alimentação de um bebê e a condição espiritual dos cristãos. Eles são reprovados por não terem crescido na vida cristã, por continuarem sendo como criancinhas recém-nascidas que necessitam de leite, não suportando ainda alimentos sólidos, ou seja, um ensino espiritual mais profundo. Eles não têm progredido na fé (Hb 5.11-14).

Agora, você. Responda: Como são os cristãos que se alimentam de leite? São diferentes os que fazem uso de alimento sólido?

Você deu um passo decisivo quando aceitou a Jesus como ________________. Nasceu de novo e começou uma nova ________. Como criancinha espiritual, precisou do genuíno __________, ou seja, do ensino básico da fé, que lhe deu o crescimento inicial, mas, agora, Deus espera pelo seu desenvolvimento espiritual (2Pe 3.18; Ef 4.15). Ele espera, nada menos, que você chegue a ser conforme a imagem de Seu __________ (Rm 8.29). Você, que já conhece os princípios básicos da vida cristã, siga em frente a partir daí.

I. Resultado de uma dieta somente com leite (Hb 5.11-13)

1. Indisposição espiritual –
“vos tendes tornado tardios em ouvir” (Hb 5.11).

A epístola aos Hebreus mostra alguns perigos para a vida cristã. Um deles se encontra no final do verso 11, do capítulo 5: “_________ _____ ______”. No grego, a expressão significa “preguiçoso, lento, descuidado”. Nesse versículo, o escritor reprova os cristãos por serem “duros de ouvidos” para com as coisas espirituais, ou seja, eles custavam a entender e praticar o que ouviam da Palavra.

A expressão “tardios em ouvir” significa enfraquecimento da capacidade espiritual, falta de energia espiritual, indisposição de espírito para receber, compreender e aplicar os ensinamentos espirituais. Infelizmente, essa indisposição espiritual, esse enfraquecimento da capacidade espiritual, ainda hoje, caracteriza a vida de muitos crentes.

Saiba mais. Uma tarefa para você: leia outros textos que falam desse enfraquecimento: Mateus 13.13; Lucas 12.56; João 8.43; Atos 28.27, Romanos 3.11; 2Timóteo 3.7.

2. Insuficiência no crescimento –
“Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres” (Hb 5.12).

A carta foi escrita para pessoas que já haviam sido salvas há algum tempo, o suficiente para terem crescido. Todo aquele tempo deveria ter sido aproveitado para aprendizado e progresso na vida cristã, mas isso não aconteceu. Eles até poderiam ser professores de Bíblia, entretanto, continuavam sendo alunos primários, crianças no conhecimento, na percepção das coisas de Deus e na prática dessas verdades. Que pena!

3. Inexperiência na Palavra –
“Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra” (Hb 5.13).

Os hebreus não haviam progredido no conhecimento da Palavra. Eram bebês espirituais cujo desenvolvimento foi tolhido porque recusaram a instrução mais aprofundada das verdades bíblicas. O leite é nutriente para criança, mas aqueles crentes, não sendo crianças, eram incapazes de receber alimento sólido e, com isso, se tornaram sem habilidade nas Escrituras. Não sabiam colocar em prática, na vida diária, o que aprendiam na Bíblia; não tinham destreza no manejo da ___________.

Paulo aconselhou Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus ___________, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a __________ da verdade” (2Tm 2.15).

4. Infantilidade espiritual – “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança” (Hb 5.13).
Crente criança é crente imaturo. Eis as características do crente bebê:

• incapacidade em se aprofundar na doutrina (1Co 3.1-2), consegue apenas entender as verdades mais simples, o “leite” (1Co 3.2);

• instabilidade na fé, é levado pelos ventos de doutrinas (Ef 4.14);

• desinteresse pelas coisas espirituais, encontra mais prazer nas atrações do mundo do que nas coisas de Deus;

• temperamento sensível e egoísta, ofende-se facilmente e quer tudo a seu modo;

• falta de frutificação, é apenas espectador e não-participante na igreja em que congrega (Hb 10.25).

Que tal? Como se sente? Uma indisposição espiritual, um crescimento insuficiente, sem experiência na Palavra, um infantil espiritual, tem sintomas de fraqueza espiritual? Urgente! Mude de dieta! Você não é mais um recém-nascido espiritual, e a ordem agora é CRESCER. Deixe de desperdiçar tempo e oportunidades, e torne-se um professor de Bíblia.

II. Resultados de uma dieta com alimento sólido (Hb 5.14)

1. Maturidade espiritual –
“Mas o alimento sólido é para os adultos” (Hb 5.14).

Na Bíblia, “alimento sólido” bem como “leite” são figuras de linguagem usadas para facilitar o entendimento. A palavra “leite” indica os ensinamentos básicos, os rudimentos da fé. “Alimento sólido” indica os ensinamentos mais profundos sobre a Palavra de Deus; indica o discernimento das verdades espirituais.

A maturidade espiritual requer um crescimento cultivado com disciplina, com esforço consciente e constante. Você deve buscar essa maturidade através da santificação, do crescimento no conhecimento da Palavra, da oração, da participação na igreja local, do serviço cristão, pela prática do amor, que é o vínculo da perfeição (Cl 3.14).

2. Experiência –
“Para aqueles que, pela prática” (Hb 5.14).

O alimento sólido é para aqueles que, praticando os ensinamentos bíblicos, chegam ao discernimento do que é certo e do que é errado, do que convém e do que não convém. Na busca pela maturidade cristã, a obediência é questão de suma importância. É a prática da Palavra de Deus que conduzirá o cristão à maturidade. Quanto mais se pratica a Palavra, mais as raízes da vida vão se fortalecendo, e, assim, fica mais bem preparado para suportar as provações da vida (Mt 7.24-25). O cristão maduro pratica a Palavra e é, por isso, bem-aventurado (Tg 1.22-25).

3. Discernimento –
“Têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hb 5.14).

O que leva você à maturidade cristã é o anseio pela santidade, é a consciência sensível que deseja discernir entre o bem e o mal, é o coração que busca o conhecimento e a prática da vontade de Deus. Que é discernimento? É a capacidade de separar o certo do errado, o verdadeiro do falso, a luz das trevas. Discernir é “tirar o cerne”. O cerne é a essência, o núcleo, o âmago, a parte central. Hebreus 5.14 deixa claro que o propósito principal do discernimento é fazer distinção entre o bem e o mal.

É nessa direção que Jesus quer levá-lo. Se você tem desejo ardente de santidade, se procura a obediência, se lê, estuda e medita em toda a Palavra de Deus, você é um crente maduro. Muito bem! Continue na mesma dieta. Agora, cuidado! Entre o discernir o bem e o mal é preciso estar com os sentidos bem exercitados para poder discernir entre “a boa doutrina” e a “má doutrina”. Há muitos lobos que se passam por ovelhas.

Saiba mais. Leia Mateus 24.24; 2Coríntios 11.13-14; Efésios 4.14; 5.6. E fique esperto!

Você concorda com o ditado popular: “Você é o que come”? Na vida espiritual, isso é uma verdade importante. Para ficar espiritualmente saudável, é necessário cuidar bem da alimentação. O seu crescimento depende do seu desejo pelo alimento sólido encontrado nas Escrituras Sagradas. Cresça em todos os aspectos da vida e em todas as boas coisas.

Agora, você. Responda: Você prefere o leite ou o alimento sólido? Qual é o mais nutritivo?

Qual a diferença entre ambos?

Conclusão – Hoje, você aprendeu

1. Um dos perigos da vida cristã é tornar-se “tardio em ouvir”.

2. O tempo depois da conversão deve ser usado no aprendizado e progresso na vida cristã.

3. No Novo Testamento, o leite é símbolo dos ensinamentos básicos, os rudimentos da fé e, para os membros da igreja, indica imaturidade espiritual.

4. O crente criança é imaturo, tem a vida espiritual caracterizada pelo comportamento infantil.

5. Alimento sólido é símbolo dos ensinamentos mais profundos das Escrituras Sagradas e indica o discernimento das verdades espirituais.

6. O crente adulto é capaz de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre a boa doutrina e a má doutrina.

>> Estudo publicado originalmente pela Editora Cristã Evangélica, na revista “Crescendo na Vida Cristã”, da série Novos Convertidos. Usado com permissão.

 

Print Friendly, PDF & Email

20 Comentários para “Leite ou alimento sólido?”

  1. Walter Monteiro 22 de julho de 2014 at 21:03 #

    O senhor nosso Deus certa vez enfatizou; suas palavras foram duras para mim isto mostra que nós dizemos coisas que não deveria como aconteceu com Jesus durante o julgamento ao lado de Barrabas, muitas das vezes reclamamos por acontecimentos em nossas vidas que não podemos entender porque aconteceu e então lançamos culpa a alguém ou a algo que nada tem a ver com a nossa falha, certamente o desejo de que tudo seja como o leite suave e alimento completo, vai contra o poder da criação, a grande necessidade do alimento sólido é o poder criativo que este nos dá de presente normalmente desejamos que tudo fosse como nossos planos tudo tem que acontecer do jeito que queremos se não: está errado, quando a advertência é quando chegares a uma festa não se adiante, pois pode acontecer do anfitrião estar aguardando alguém importante e terá de lhe pedir que vá para traz e isto é vergonhoso! Portanto ao chegares aguarde lá traz e o anfitrião ao vê-lo o chamara e isto é honroso; ninguém em sã consciência pode dizer que estas palavras não são de uma exatidão incontestável como toda boa palavra o é, o leite e o alimento sólido é um ensinamento de vital valor que não há como negar que até satanás fez acusação sob o fator de que alguém pode favorecer ou bajular a outrem somente pela razão de que tudo lhe corra bem; que seus desejos seja pleno de êxito mas se houver algo contrário ele o nega lhe lançando culpa; satanás apostou na fraqueza humana diante da riqueza material.
    Em Ml 3/13-14 este fato é de uma clareza exemplar

  2. Armando Dionisio da Silva 9 de dezembro de 2014 at 0:00 #

    Foi muito bom, ler sobre LEITE SÓLIDO apredi que demos que está sempre crescendo na palavra, dia e noite.

  3. Klebson vieira da silva 13 de dezembro de 2014 at 17:56 #

    Preferimos o “leite”, porque este nos é dado diretamente na boquinha sem que haja nenhum esforço de nossa parte. O Alimento Sólido pelo contrario requer de nos esforço e é exatamente o que não queremos. Há preços a serem pagos por aqueles que querem se aprofundar mais no conhecimento de Deus.

  4. aldivino cunha junior 24 de março de 2015 at 11:37 #

    gostei muito do estudo vocês poderiam me mandar por email muito proveitoso para usar no nosso dia a dia

  5. Mirian 1 de abril de 2015 at 10:28 #

    Con certeza, este estudo trouxe um claro esclarecimento aos que estão vivendo uma vida cristã mediocre ou uma vida cristã verdadeira.

    Jesus vai salvar só os santificados!!!

    Ficamos alertas!

  6. Francisco Freitas Oliveira 10 de junho de 2015 at 10:30 #

    Muito bom seu comentário gostei muito…Realmente acabei de comer uma feijoada. …kkkk
    Parabéns que o senhor Cristo Jesus abençoe ricamente o seu ministério!

  7. OLIMPIA DONIZETH OTAVIO DE PAULO 20 de novembro de 2015 at 9:49 #

    Gostei,mas gostaria de me aprofundar mas.

  8. marcos jorge do nascimento 19 de janeiro de 2016 at 6:57 #

    muito bom me ajudou muito numa pesquisa que DEUS possa cada dia iluminar vcs

  9. Tomas guanja muchanga 23 de março de 2016 at 11:35 #

    Maturidade na vida de um crente e muito necessario

  10. Nilza Ferreira Alves Fernandes 13 de abril de 2016 at 12:51 #

    Tenho me preocupado com a falta de maturidade espiritual nas igrejas de forma geral nos dias de hoje. E organizando um encontro com os jovens pensei de dar o tema. Maturidade Espiritual. Quando fui pesquisar encontrei esse precioso estudo da revista Ultimato. Excelente estudo. Deus abençoe.

  11. Nilza Ferreira Alves Fernandes 13 de abril de 2016 at 12:54 #

    Deus abençoe.

  12. Lúcia Vanda 23 de junho de 2016 at 22:28 #

    A paz do Senhor! Gostei muito,mas eu vejo que não é tempo de está dando leitinho pra novo convertido as almas que entregar a vida a Jesus tem que saber que servir a Deus não é fácil até porque à Bíblia não diz não é tempo de passar a mão na cabeça de ninguém é sim sim não não JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO.

  13. Gabriela Dm. 11 de outubro de 2016 at 17:29 #

    Deus me tocou com essa palavra hoje duas vezes. Esse é o dever do cristão verdadeiro, comer do alimento sólido, ter fome da verdadeira palavra. Artigo muito esclarecedor e completo ! grata.

  14. Paulo 19 de outubro de 2016 at 21:08 #

    Mto obrigado por essa postagem. Foi tremendo Deus abriu meus olhos e vejo q tenho mto q aprender. Louvado seja o Senhor pela vida de vcs…

  15. Luciano Rezende Pereira 2 de novembro de 2016 at 10:48 #

    Sou pastor e como este material me ajudou a trabalhar com minha equipe de louvor,no ministerio de louvor tem muitas imaturidade,Deus abencoe vcs,fica na paz!!!

  16. Eunice Costa 15 de novembro de 2016 at 8:36 #

    Esse estudo .me fez refletir.ainda tem muitos Cristão querendo ficar so se alimentado de leite.pq e carnal.pq e inexperiente na palavra da justiça.

  17. carlos alexandre 13 de julho de 2017 at 15:39 #

    Sim. Leite faz mal e infelizmente muita gente toma no ocidente. Os casos de câncer de mama e no ovário tem estreita relação com o cosumo de lactose. Na China praticamente é zero os casos em relação ao ocidente, pois as mulheres e homens não consomem leite por lá.

  18. Tomas Guanja Muchanga 3 de setembro de 2017 at 16:33 #

    Estou Grato Com Este Estudo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Perseverança e Fé em Tempo de Apostasia – Francisco Barbosa - EBDWeb - 9 de fevereiro de 2018

    […] na fé (Hb 5.11-14)”. (Leite ou alimento sólido, Revista Online Ultimato. Disponível em: http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/igreja/leite-ou-alimento-solido/. Acesso em 5 fev, […]

Deixe um comentário