Como superar a ansiedade e o medo

Como superar a ansiedade e o medo

Texto básico: Filipenses 4.2-8

Texto devocional: 2Crônicas 20.3-12

Versículo-chave
Então, Josafá teve medo, e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá… e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (2Cr 20.3,12).

Alvo da lição

Você perceberá que todos nós estamos sujeitos a momentos de ansiedade e medo e, como o rei Josafá, precisamos aprender a colocar sempre os nossos olhos em Deus.

Leia a Bíblia diariamente

SEG Sl 121.1-8
TER 1Jo 4.17-18
QUA Mt 8.23-27
QUI Sl 46.1-11
SEX Is 41.10-13
SÁB Sl 40.1-4
DOM Js 1.6-9

Introdução

Ainda que tenhamos recebido a Cristo como Salvador, e com Ele o perdão de todos os nossos pecados (1Jo 1.7), continuamos vulneráveis em nossos sentimentos e emoções. Já somos novas criaturas (2Co 5.17), mas a nossa velha natureza ainda é suscetível às circunstâncias que nos advêm. Sendo assim, não é anormal ficarmos ansiosos, com medo, desanimados e abatidos. O próprio apóstolo Paulo experimentou tais sentimentos em sua vida cristã (2Co 6.4-10; 7.5-6). Mesmo o Senhor Jesus, nos Seus últimos dias, revelou a nós a tristeza do Seu coração (Mc 14.34); contudo, essa tristeza não provém de uma velha natureza no caso de Jesus e nem havia vulnerabilidade Nele.

Qual de nós não se sente ansioso e com medo diante de uma enfermidade, do desemprego, de uma crise familiar, da violência que nos cerca, dos desafios que temos que assumir ou mesmo diante das lutas pelas quais a nossa igreja passa?

O terapeuta cristão Gary R. Collins faz uma distinção entre a ansiedade normal, que é uma reação natural diante dos perigos e ameaças, que é controlada ou diminuída quando as circunstâncias exteriores se modificam; e a ansiedade aguda ou neurótica, que desenvolve sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo é inexistente. Para ambas Deus providenciou recursos para nos ajudar nestes momentos. No texto de Filipenses 4, a partir do versículo 2, notamos que a igreja ou alguns de seus membros estavam em crise de relacionamento. Aparentemente, as irmãs Evódia e Síntique andavam em desacordo. Tal desavença estava entristecendo demais os irmãos. Paulo, então, pediu a um obreiro amigo que promovesse a reconciliação (v.3) e à igreja que, resolvida a questão, voltasse a se alegrar no Senhor (v.4). Vejamos, nos versículos 6 e 7, o apóstolo Paulo ensinando o que fazer para vencer a ansiedade e o medo.

I – IDENTIFICAR A CAUSA DO PROBLEMA

Talvez a dor dos irmãos e a sua ansiedade tivessem como origem a briga das duas irmãs (v.2), e Paulo foi direto ao ponto de tensão. Ou seja, descobrir a causa da ansiedade dá início à solução do problema. Através da observação, reflexão, autoanálise, leitura da Bíblia, aconselhamento, podemos descobrir o que de fato nos preocupa. Às vezes, não é fácil esse exercício, mas pode nos fazer muito bem, se feito adequadamente. Você sabe bem as causas da sua ansiedade quando a sente? Davi, certa vez, pediu que Deus vasculhasse o seu coração e fizesse aflorar os males que ali estavam (Sl 139.23-24).

II – CONSIDERAR A AJUDA DE UM IRMÃO EM CRISTO

Depois de descobrirmos a causa de nossa ansiedade, devemos atacá-la. O apóstolo Paulo não teve dúvida, repreendeu as irmãs e as admoestou a pensarem concordemente no Senhor.

Para ajudar na resolução do conflito, pediu ajuda de um obreiro. Não sabemos quem era esse “companheiro de jugo” (v.3), mas o certo é que a sua ajuda foi muito importante naquela hora. Todo crente deve ter os seus companheiros de jugo, aquelas pessoas que, em momentos difíceis, ajudam-no em oração e aconselhamento. Esse apoio fraternal é de especial significado quando o problema é o tratamento do medo e da ansiedade. A Bíblia afirma que o “perfeito amor lança fora o medo”. Collins, já citado, afirma que o inimigo do medo é o amor. Especialmente, demonstrar o amor de Cristo é ajudar também aqueles que sofrem de ansiedade e medo. Pregar o evangelho do Salvador com paciência e amor é a melhor maneira de levar outros a expulsar de sua vida o medo e a ansiedade.

III – ALEGRAR-SE SEMPRE NO SENHOR

Possivelmente a crise de relacionamento das duas irmãs estava tirando a alegria da igreja. De fato, toda divisão no corpo de Cristo traz consigo uma tristeza imensa. Talvez seja por isso que Jesus orou tanto pela unidade de Seus filhos ( Jo 17.11).

No entanto, em meio às lutas, os irmãos foram exortados a se alegrar no Senhor (v.4). Por  maiores que sejam as lutas sempre haverá no Senhor, motivo de alegria. No versículo 6, no meio da ansiedade e medo, deveria, ainda assim, haver ações de graças. Se olharmos somente para os problemas, ficaremos mais ansiosos ainda. Se olharmos para alegrar sempre Nele.

Segundo Collins, alegrar-se, para os cristãos, é uma ordenança permanente do Senhor, pois Ele disse que jamais nos deixaria. Temos ainda a expectativa de Sua volta e da vida com Ele num lugar especialmente feito para nós, Seus filhos. Baseados nessa promessa, podemos viver livres do medo. Precisamos conhecer a palavra do Senhor para que sejamos consolados e fortalecidos!

IV – CONFIAR EM DEUS EM ORAÇÃO

Em Filipenses 4.6, está escrito que a oração é o melhor remédio à ansiedade e ao medo. Foi em oração que muitos dos heróis da Bíblia aprenderam a confiar no Senhor.

Jó orou muito durante a sua crise existencial. Foi crescendo tanto em confiança em Deus que, no final de suas provações, ele declara: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” ( Jó 42.5). Ana, por sua vez, foi embora contente após ter orado com tanta dedicação ao Senhor e ouvido as palavras do sacerdote Eli (1Sm 1.9-18). Asafe se mostrou confiante na soberania de Deus após entrar no santuário e orar (Sl 73.17-28). À medida que confiamos mais no Senhor em oração, menos a ansiedade e o medo habitam em nós. Em Mateus 6.25-34, o Senhor Jesus ensina que não devemos ficar ansiosos com a nossa vida. O que devemos fazer é buscar o reino de Deus e a Sua justiça (v.33). A oração vence a ansiedade. Quem ora bastante vive bem.

Conclusão

O texto de Filipenses começa relatando uma crise de relacionamento (v.2), mas termina com uma promessa de paz (v.7). É possível ter a paz de Cristo ocupando o lugar do medo e da ansiedade em nossa mente e coração, mesmo que as circunstâncias externas não mudem.

O que determina a paz no barco não é a ausência da tempestade lá fora, mas a presença de Jesus do lado de dentro (Mt 8.23-27). Jesus nos prometeu uma paz que o mundo não pode dar ( Jo 14.27), no entanto, afirmou, também, que no mundo teríamos aflições ( Jo 16.33). Paz não é a ausência de problemas e aflições, mas é uma dependência completa do cuidado de nosso Pai Celeste. Que os recursos espirituais citados neste texto nos ajudem a vencer a ansiedade e o medo. Que o Espírito Santo aplique em nosso coração Filipenses 4.2-8, o que nos fará muito bem. Faz-nos bem refletir esta estrofe de um hino que diz: “Com Tua mão segura bem a minha, e pelo mundo alegre seguirei. Mesmo onde as sombras caem mais escuras, Teu rosto vendo, nada temerei” (H.M. Wright).

Autor do Estudo: Pastor Luiz Cézar Nunes de Araújo
>> Estudo publicado originalmente pela Editora Cristã Evangélica, na revista Conflitos da Vida, da série Vida Cristã. Usado com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: ,

86 Comentários para “Como superar a ansiedade e o medo”

  1. Samuel batista mesquita 8 de setembro de 2013 at 13:06 #

    Q Deus venha a nos alegrar sempre, Aleluia

    • Carla 16 de janeiro de 2017 at 9:37 #

      Amei o estudo! Era tudo que eu precisava ouvir e ler. Deus abençoe ricamente
      O Pastor, o Senhor seja um canal de benção na vida de outras pessoas. Abraço fique com Deus!

  2. vanderlando 14 de setembro de 2013 at 10:44 #

    bom dia como posso superar a ansiedade, esse mal que venho enfrentando alguém mim resposta por favor.

    • Rubinho 9 de agosto de 2014 at 17:08 #

      Pode sim, muitas pessoas tem ansiedade, umas mais outras menos. A bíblia relata que teve vários personagem ansiosos. E todos venceram, pois o Senhor diz não andais ansioso por coisa alguma. Em Filipenses 4;6 diz que o melhor remédio é a oração, aprender a confiar no Senhor.

    • DONIZETE DE OLIVEIRA PINHEIRO 26 de novembro de 2014 at 15:22 #

      COMO SUPERAR A ANSIEDADE.
      PRIMEIRO E TER CONSIENCIA QUE SÓ VC PODE VENCER VC MESMO .E QUE OS PROBLEMAS SÃO PASSAGEIROS .
      E O PRINCIPAL É CER NO SENHOR JESUS E ESTAREIS SEGUROS.
      2 CR- V 20.

    • Alan david de almeida 7 de dezembro de 2014 at 21:37 #

      Olá vanderlando. Siga todas instruções citadas no texto acima. Busque a deus com todo coração. E mais uma vez digo. siga as intruções que estão no texto acima. Abs

    • paulo 6 de junho de 2015 at 15:39 #

      em izaias c.60 v.1 esta escrito levanta-te e resplandece pois ja vem a tua luz. pois bem o problema da ansiedade esta, na ausencia de confiança pois o centro das emoçoes chamada de alma busca incansavelmente algo que preencha o seu vazio ,mas a vida aqui na terra é impossivel o homem sentir-se realizado,pois tal realizaçoes so pode ser alcançada pela presença de jesus , esta escrito em joao c.15 v.5b sem mim nada podereis fazer. no entanto se voce entregar e confiar so em jesus teras vitorias sobre a ansiedade .

    • Deusdete 2 de agosto de 2015 at 20:00 #

      só existe um jeito, colocar nossas vidas, não 99 mais 100 por cento nas mãos de Senhor, meditando diariamente versículos de salmos, de proverbios e acreditar plenamente no Senhor de todas as coisas. Cante, louve, ore e confie no amor de Deus e sempre quando acordar a noite, ore e entregue tudo nas mãos do pai, até que se torne um hábito, necessidade mesmo, viu. Paz de Jesus! Procure imagens com versículos da palavra de Deus na internet, publique no faceboock, divulgue e liberte-se em nome do Senhor Jesus. Amém! Xau.

    • Ulisses 6 de abril de 2016 at 8:46 #

      Em Romamos 10:13 diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. A maioria dos irmãos quando lêem esse veersículo está só relacionado com a salvação do espírito. Também, mas veja bem esse nome é doce, amavel, ele nos traz satisfação. Tudo o que precisamos está nesse nome. Jeremias disse que da profunda cova invocou o seu nome Ele o ouviu e o livrou, assim você vai ver vário exemplos na bíblia. A ansiedade é um problema da alma, quanto mais invocamos esse nome mais somos libertos das ansiedades. Repitas vária vezes no seu dia. Oh! Senhor Jesus! De preferencia feche seus olhos e lá do fundo do seu coração repita esse nome. Envista primeira 5 minutinhos do seu dia para isso certamente suas ansiedade irão embora. Espero ter ajudado. Amém!

  3. José Guimarães (Contos e Estudos Bíblicos) 17 de novembro de 2013 at 17:10 #

    Há uma grande preocupação nas pessoas devido ao que ouvem ou veem diariamente, nos meios de comunicação.

    Talvez, uma dica para ficar pouco ansioso seja deixar de assistir a determinados programas sensacionalistas. Pois eles deixam as pessoas amedrontadas e imaginando o pior para elas mesmas e seus familiares.

    Devemos orar com mais assiduidade e ler livros de autoajuda sobre como combater a ansiedade.

    Em Jesus

    • viviane 8 de julho de 2015 at 11:07 #

      desculpe-me,mas se temos a biblia,já é livro de auto ajuda mais exato ja escrito ate hoje.As noticias só irão piorar ate que Jesus volte,devemos olhar para cruz ,nela estão todas as respostas.

    • Isabel Jandira Pimenta 16 de dezembro de 2015 at 20:32 #

      Concordo plenamente com você. O inimigo preparou está sociedade com muitos males para destruir a mesma. Mas o nosso Senhor é maior e sairemos Vencedores em Cristo Jesus nosso Senhor! !

    • wall 23 de abril de 2016 at 9:15 #

      Concordo plenamente, esses programas só pioram nossa situação, estou nesse quadro de transtorno de ansiedade, não posso ouvir nenhuma noticia ruim, nem assistir essas coisas….só Deus na minha vida. Orem por mim

  4. julia 3 de junho de 2014 at 22:07 #

    Achei ótima essa lição de hj pq assaltaram minha ksa e os bandidos moram perto de mim e estou com muuuito medo… Mas deus está conosco não é?

  5. Cristina 22 de junho de 2014 at 20:19 #

    Em meio a tudo isso temos uma grande lição para aprender de Deus, ele vem e faz o que não conseguimos, ele mostra que somente ele é quem controla tudo, ele trabalha a nossa fé,pq é em meio a situações que perdemos o controle que somos chamados a uma grande oportunidade de confiar, não é facil, mas é possivel!

    • Maria Zélia de Freitas Pereira 19 de novembro de 2017 at 23:08 #

      Eu sou muito ansiosa e tenho um medo que me acompanha Esso faz com que eu fico muito triste sou uma mulher de oração mas passo por.esse problema não entendo eu amo a Jesus e fico infeliz ! O meu esposo é muito agitado ! e ansioso isso me em encomoda fico sem paciência não sei o que fazer nós oramos muito mas ele continua a mesma coisa preciso de ajuda uma palavra que vem de encontro ao meu coração estou precisando muito!!!

  6. waldirene Donizeti Correia 6 de agosto de 2014 at 12:51 #

    quero mais informaçoes sobre o medo como vencer

    • kris 14 de agosto de 2014 at 23:12 #

      Jesus lança fora todo o medo e a melhor maneira de perder o medo é substitui-lo pela confiança! Deus é grande, maior do que eu possa dizer e ele promete cuidar de nós, nos dar a paz que excede todo o entendimento. Busque a Jesus em oração sempre que sentir-se assim.

      • Flavia 23 de novembro de 2015 at 0:07 #

        Obg.Li sua mens. E irei segui la

  7. Rose Tavares 28 de outubro de 2014 at 12:17 #

    Discuti c minha enteada e estamos meio arranhadas de sentimentos, estou anciosa por medo de perder o seu amor, não sei o q fazer!

    • Maria solange 28 de outubro de 2014 at 21:18 #

      seja sincera com ela, ore ao Senhor,chame-a para uma conversa e seja humilde.Contenda nenhuma resiste a um coração humilde.

    • viviane 8 de julho de 2015 at 11:09 #

      Ola Rose,não faça nada alem de falar para Deus sobre seu coração,o momento certo Deus estará preparando para que voce comprtilhe seu coração com ela.Tudo isso faz parte da nossa natureza humana.

  8. vanderlei venceslau rodrigues 1 de novembro de 2014 at 12:44 #

    Só muito ansioso ,mim preucupo com o q vai acontecer no futuro,trabalho,filhos,minha fé em deus.só uma pilha muito nervoso,estreso sem motivo.tomo um monte de remédio mesmo assim sofro muito.q devo fazer mim ajuda ai.

    • viviane 8 de julho de 2015 at 11:10 #

      Ola Vanderlei,precisa primeiro de receber a verdadeira salvação em Cristo.
      Depois voce enxergará tudo de outra forma.

  9. Claudio 6 de novembro de 2014 at 21:47 #

    Ótimo artigo !!! Enfrentar sozinho as ansiedades e medos não é facil, precisamos buscar ajuda no Altissimo, entregando a ele todos os nossos temores, ler a palavra , orar com sinceridade e confiar que Ele sempre estará conosco e no seu tempo nos trará a vitória.

  10. Caroline Victório Sensi 20 de dezembro de 2014 at 16:07 #

    Rogo a Deus em minhas orações para eliminar meus medos, preciso dessa libertação.O medo de ficar só sempre esteve presente.A minha mãe era epilética os desmaios eram frequentes..Aos 9 anos minha mãe morre,fui morar com minha irmã em outra cidade.Meu pai por ser “das antigas” não me queria por ser mulher,e teria que ficar sózinha pois ele teria que trabalhar.Achei que o medo havia passado.Mas, não minha irmã era cardíaca(válvula mitral) isso nos anos 70.era um risco imenso.Muitas vezes fomos ao hospital Matarazzo ppara fazer avaliação médica.O medo continuava.Meu cunhado foi=se (saiu de casa, como ele mesmo disse queria viver) resumindo sempre houve perdas em minha vida..Mãe(1969), pai(1978),cunhado(1978),irmã(1982),Marido(2004).Hoje continuo….só,
    Orem por mim.Em nome do Senhor Jesus isso passará.EU CREIO.

  11. eunice 26 de dezembro de 2014 at 8:40 #

    me chamo eunice tenho 40 anos e a um mes sofro com um transtorno de ansiedade e medo tenho orado a DEUS para que ele me ajuda eu estou pessima mas crendo no senhor preciso de ajuda obrigada…esse mesdo domina eu nao sei o que fazer acordo tremendo com frio na barriga toda hora tremenddo eu tenho orado muito mas parece que nao some se alguem pode me ajuda eu agradeço sou missionaria e por uma traicao do meu esposo que era pastor foi embora com uma mulher casada com outro tbm tem dois anos ja isso e so agora eu sinto reflexo disso naõ sei se espiritual pois ja fiz varios exames e nao deram nada mas o medo a ansiedade persiste agradeç se alguem poder me ajudar obrigada

    • Emilia 7 de abril de 2015 at 18:46 #

      Querida,
      Estou passando por situação de medo também,mas o que eu fiz foi entregar esse problema para Deus.Decidir confiar nele e creio que um dia vou vencer isto pela fé.Faça uma oração sincera mesmo para Ele,conte o que você sente,o que se passa com você.A oração sincera tem poder.Diz isto e tenho melhorado,pois deixei em Suas mãos.Busque ler a palavra de Deus e deixe ele falar com você!
      A palavra dele acalma e nos renova a esperança para continuar a lutar.

    • Roberio 24 de abril de 2015 at 13:26 #

      A Paz do Senhor minha irmã em Cristo, sei como você se sente, acordar cansada, tontura, dor no estômago, medo do que possa acontecer, vários sintomas também sinto. Sou diácono da casa do Senhor e sei como é difícil estar lidando com tudo isso, mas sabemos o Deus a quem servimos, vamos continuar lutando pois o o nosso inimigo quer ver nossa derrota, mas é nesses momentos que devemos ser fortes. Leia Joel 3.10
      A Paz do Senhor!!!

    • Roberta 6 de agosto de 2015 at 17:25 #

      Irmã Eunice sei o que sente vc já procurou um medico para tomar remédio pergunto porque tinha um preconceito em tomar remédio mas deus deixou os médicos para nos ajudar.Estive um tempo bem sem tomar remédio mas agora voltou tudo, e sinto necessidade de procurar um, jamais penso que jesus nao vai me curar so acho que existe tempo para tudo debaixo do céu .

    • Jéssica 28 de novembro de 2016 at 12:10 #

      Eunice eu tive crise de ansiedade mas até descobrir q era isso tds os dias acordava com o coraçao acelerado, falta de ar e tremendo
      hj eu tomo calmante, tem quase dois meses mas te digo q não se apegue a remédios, se apegue a Deus, esses remédios não curam, só enganam seu cérebro ma a cura não traz
      como eu estava tendo crises fui obrigada a tomar se não nem trabalhar poderia mas se for tomar, imagine logo q só é temporário enquanto vc ora à Deus
      hj eu to conseguindo tomar metade do comprimido, ainda sinto meu coração acelerado ai tento levar meu pensamento a Deus e vou acalmando.
      e tenta ocupar seu dia com coisas que te agradam, tbm irá ajudar.
      A paz do Senhor!

  12. evandro 4 de janeiro de 2015 at 19:14 #

    descobri que tenho um nódulo grande na tireóide, mas descobri por acaso fazendo exame para verificar outro problema, que graças a Deus não deu nada, mas a partir desse dia comecei a sentir varios vamos dizer sintomas, dificuldade de engolir, sensibilidade na garganta, e varios outros sintomas, e comecei ficar com medo e muito ancioso, que agora é dificil de me desligar desses sintomas, o que fazer.

  13. ernesto freire 7 de janeiro de 2015 at 18:42 #

    Tenho sentido uma ansiedade muito grande que consequentemente traz o medo e preocupações. Lendo o Salmo 37, fiz uma oração e entreguei a minha vida ao Senhor para que ele tome conta. Leio diariamente a Bíblia e oro regularmente todos os dias. Tenho pedido muito para que esta ansiedade passe e tens dias que ela está mais forte. Creio no Senhor e tenho a certeza que se continuar insistindo nas orações e nas leituras e ouvindo a palavra tudo isto vai passar com a graça de Jesus.

  14. Paulo andrade 12 de janeiro de 2015 at 23:43 #

    Deprecao, ansiedades e medos , hoje afetao muitas pessoas no mundo , e aí a medicina vem trabalhando com vários remédios controlados aos quais o paciente deve ir ao médico para ele fazer um acompanhamento do remédio receitado e saber do paciente apóis o uso estipulado para o tratamento esta dando resultado.
    Deus esta em tudo que existe para ajudar os seus filhos , por isso deu aos médicos a autoridade da medicina e esta presente na fabricação de remédios e de tudo o que for necessário para ver seus filhos com saude e paz.
    Acredito se os remédios existem e porque Deus permitiu , hoje vemos pessoas que só estão vivas por fazerem uso de remédios todos os dias e sao pessoas normais e felizes que vivem agradecendo a Deus pelo cuidado de cada segundo de vida que o senhor nos dar .
    Resumindo va a um médico se trate , tenha Fe em Deus por ele te colocado médicos usados por ele para ter dar uma vida na paz do senhor.
    E a oração deve ser feita o máximo que puder não só nos períodos dificios mais concerteza nos momentos de bênçãos , alegrias e de gratidão por poder falar com Deus o que quiser ele estará te ouvindo mesmo que as palavras não saião de tua boca mais sabe o que esta no seu coração , tenha Fe e Deus vai ter curar das enfermidades isso vai passar pois sabemos que ele tem o poder de curar o impossível aos homens.

    • Therezinha de jesus mchado mello 22 de março de 2017 at 21:25 #

      esse texto e muito lindo ,nos faz refletir no problema citado.

  15. Marcelo José da silva 22 de janeiro de 2015 at 12:35 #

    Quem nunca teve depressão,com certeza absoluta um dia terá.O verdadeiro sentido de se libertar da ansiedade ou depressão,é indubitavelmente você recorrer à Bíblia.Nela,você encontrará a verdadeira resposta para tudo o que você precisar saber.Existe o médico dos médicos que é DEUS.Clame à DEUS e ele responderá ao teu clamor, a tua súplica.

  16. Francisco Vilmar da Silva 22 de janeiro de 2015 at 21:09 #

    gostei muito do estudo, pesso oração para minha sogra que tem muitos problemas com o medo.

    • Lili 7 de fevereiro de 2015 at 0:48 #

      Fiz

  17. Pedro 21 de março de 2015 at 19:38 #

    Muito bom Obrigado, acho que vai me ajudar muito este estudo!

  18. Nicolly 25 de março de 2015 at 15:00 #

    Sou evangelicia , e agora estou com muito medo de sair de casa por causa de assaltos ja fui 4 veses , e eu não aceito que satanas leve tudo que Deus me deu , estou frustada sou adolescente , ate um emprego bom que conquistei , que Deus me abençoou estou pensando em larga , por favor me ajudem em oração , oro todos os dias , passo olho ungido e meu medo não passa , não sei oque fazer …

  19. alessandra caitano 27 de março de 2015 at 21:16 #

    confiando somente no senhor venceremos tudo e a todos…

  20. CAMILA 31 de março de 2015 at 18:29 #

    perdi 8 parentes, morreram.
    tenho enfrentado o medo da morte, todas foram muito traumáticas para mim. foram doenças, mas….para piorar tenho um filho de 3 anos…cristo amado! luto constantemente contra esse sentimento tao forte, ao ponto de ter tido TAG…
    medo de ir tambem e meu filho ficar, sabe? é horrivel….essa reflexão me ajudou, ja perdi a conta de quantas vezes oro por dia, Deus tem me ajudado muito.

  21. Aled 14 de junho de 2015 at 23:55 #

    Eu me chamo Alef , tenho 11 anos , e estou com muito medo , porém não tenho medo de ficar sozinho,e só sinto esse medo de noite , meu pai e minha mãe são separados , moro com minha mãe,e meu pai e EVANGELISTA , eu já pedi para ele orar por mim , ele orou dormi tranquilho , más agora o medo do escuro volto , não sei a razão desse medo mais peço que orem por mim ,leio a bibl não todo dia , más oro todos os dias porém o medo continua por favor oré por mim

  22. Regina Lucia Siqueira Domingos 1 de julho de 2015 at 21:35 #

    Esses tipos de distúrbios podem atrapalhar a nossa vida.Mais eu acredito que a solução de tudo,está na Palavra de Deus,só ela tem poder para nos libertar do domínio do mal,estou convicta de que Jesus através do seu sacrifício nos libertou de toda prisão,podemos enfrentar a ansiedade, na certeza de que não permaneceremos nela,sairemos libertos e vencedores.” Porque somos mais do que vencedores por aquele que nos amou primeiro .”

  23. vitoria 6 de julho de 2015 at 15:38 #

    DEUS TIRA O NOSSO MEDO MEUS IRMAOS

    • Ana 14 de julho de 2015 at 19:23 #

      Ana, 14 de julho de 2015

      Já sofri bastante com ansiedade e medo, mas graças a Deus estou conseguindo vencer a cada dia esses males, através da minha devocional: leitura da palavra e oração. Recomendo o livro de Augusto Cury: Ansiedade- Como enfrentar o mal do século, ele me ajudou bastante. Com a nossa total confiança e dependência em Deus venceremos!!

    • Flavia 23 de novembro de 2015 at 0:22 #

      Amém!!!

  24. Elias crispim 14 de julho de 2015 at 11:40 #

    Paz! O estudo sobre a ansiedade está sendo de grande valor principalmente pq os meios de comunicaçao tem bombardeado os lares brasileiros instigando ao consumo exagerado e muitos tem esquecido de colocar a confiança em Deus e tem sofrido as consequencias por está focado nos bens materiais (Hb.12:02).

  25. Ana Clara 6 de agosto de 2015 at 16:49 #

    “E se o medo vir,comigo tu estas
    Se a solidão vier, amigo só tu es..eu sinto teu abraço me envolvendo e me fazendo descansar e essa noite escura eu sei que logo vai passar”
    queria compartilhar esse refrão com vcs, ela sempre fala ao meu coração..tbm estou passando por momento de ansiedade(já afetou ate minha saúde) mas eu confio no Senhor Jesus..oremos!!

  26. Roberta 6 de agosto de 2015 at 17:17 #

    Estou também nesta situação, creio que Deus vai me libertar, quero aprender a li dar com minhas emoções, tenho 3 filhos minha vontade de ficar bem e maior que esta ansiedade, vamos vencer irmãos!!!!!!

  27. Cristiane Mendonca 19 de setembro de 2015 at 1:22 #

    Sinto medo de várias coisas a muitos anos…sinto q estou perdendo pessoas e oportunidades na minha vida…isso faz de mim uma pessoa muito triste…as vezes acho q estou sozinha de verdade…sem ninguém pra me ajudar,só pra me criticar e falar de mim…até mesmo meu pai e minha irmã…sei muito bem o q é ter medo e sofrer cpm isso

  28. Gabrielly 24 de setembro de 2015 at 0:31 #

    Realmente não é fácil.. eu sou jovem de 19 anos e estou desempregada a meses, só trabalhei por pouquíssimo tempo, alem de nao ter habilidades sociais, quase nao ter amizades, é difícil, tenho estado mal fisicamente por causa da ansiedade, estresse, insegurança.. mas estou aprendendo a confiar mais em Deus, preciso de uma mudança na minha vida

  29. GENIVALDO 18 de outubro de 2015 at 17:08 #

    Amém

  30. Cesar 16 de novembro de 2015 at 16:50 #

    Muito bom. São inúmeras pessoas que se prendem aos remédios para o corpo, esquecendo-se da mente, tão ou mais importante. E muitas vezes têm uma Bíblia próxima, e sequer cogitam em lê-la.

  31. jose burlamaque 23 de novembro de 2015 at 11:24 #

    oseias cap 4 ver 6 a palavra fala o meu povo

    foi destruido por que li falto conhecimento

    não são poucos os crente que por não conhecerem

    a palavra de Deus estáo sendo destruidos pelos

    costumes mundanos

  32. Silvia 23 de novembro de 2015 at 23:58 #

    Ola irmãos. Bom sou uma mulher de 29 anos…nascida e criada em uma igreja adventista…mas depois de anos no caminho do senhor…me desviei..passei a fumar..beber..sem controle… Apos 16 anos fumando decidi parar de fumar.apos um proposito com Deus..tive um problema de saude e fiz esse proposito que se eu ficasse boa me livraria dakilo q mais me afastava de Deus..o vicio..primeiro passo para uma mudança em minha vida..com essa parada..vieram mtos problemas em minha vida..financeiros. Ansiedade…angustia..uma tristeza sem fim..estou a 4 meses sem fumar…passando por mtas tribulaçoes…hj tive uma crise de choro durante o dia todo…e pensei..vou voltar a fumar pq é por isso q estou assim..mas ai me veio uma vontade de procurar ajuda aki…e ler td q tinha escrito sobre oq eu estava sentindo…isso me ajudou mto…cada depoimento de vcs ..casa ajuda é de mta importância… Nem imaginam o qnto…mas as familias tem q ajudar tbm…hj so de ouvir meu marido dizendo…tem alguma coisa q posso fazer pra vc se sentie melhor ja foi mto importante pra mim..e ele nem sabe.irmaos fikem firmes na palavra de Deus..vamos orar..se quiserem podemos formar um grupo de auto ajuda no whatsapp..um dando a mao e uma palavra amiga ao outro.

    • Reinaldo Souza 22 de abril de 2016 at 11:48 #

      Ola minha irma Eu li seu comentario hj
      Tambem estou passando por momentos de ansiedade extrema e medo
      Isto ja afetou minha saude devido ao meu trabalho ser de forte tensao e pressao
      Sou sozinho e as vezes penso que vou morrer acordo de noite e demoro a dormir mas tenho orado muito a Deus e ansiedade vai embora
      Deus tem colocado no meu coracao a vontade de interceder por aqueles que sofre, do mesmo mal ansiedade e medo
      Vamos sim criar este grupo do whats up eu com todo amor irei orar por mim e por todos nos e se desejar estarei a disposicao meu whats 012 9 9783 5313 abraco e fique na Paz de DEUS pois ele nao falha e nunca ira nos abandonar Amen !!!

  33. André de Toledo 4 de dezembro de 2015 at 4:37 #

    Obrigado por está palavra vou colocar em prática estou passando por tempo de ansiedade mais vou superar essa palavra falou muito comigo obrigado

  34. sandra 5 de dezembro de 2015 at 15:30 #

    Separei do meu marido quero muito voltar com ele já fiz de tudo para voltarmos estou tentando a messes mais ele fala que tem medo de me fazer sofrer, me confundi quando ele fala que quer muito voltar mais tem medo fala que não tirar arruma ninguém que quer só ficar comigo,mais esse medo dele nos separam e mminha ansiedade e muito grande peço todos os dia a Deus que ele volte pra mim estar muito difícil.

  35. sandra 5 de dezembro de 2015 at 15:33 #

    Não aguento mais essa ansiedade e esse medo de perder ele, mais eu vou ser forte e esperar o tempo de Deus.

  36. Silvio Jose 8 de dezembro de 2015 at 15:59 #

    MÊS PASSADO FUI AO TERMINAL, TINHA UM HOMEM ME OBSERVANDO, NÃO CONHECIA,FEZ VÁRIAS PERGUNTAS, FICOU PERTO DE MIM E FOI EMBORA, NO MESMO MÊS FUI ATÉ A FEIRA DA COHAB, TINHA UM CARA COM UM CELULAR NA MÃO, FALANDO COM OUTRA PESSOA, E ME OBSERVANDO, AI FUI EMBORA, ONTEM A MESMA COISA, FICOU ME OLHANDO, VIGIANDO E ME SONDANDO, TIVE QUE SAIR, SEM COMPRAR NADA, FIQUEI COM MUITO MEDO MESMO, MAIS EU CONFIO EM DEUS, TUDO QUE SE PASSAR NA MENTE E NO CORAÇÃO DESSAS PESSOAS, EU ENTREGO A DEUS, EU DESCANSO EM DEUS, ELE TOMARÁ CONTA DESTE FARDO,DESTE MEDO,DESTE PROBLEMA, DESCANSO EM DEUS, EM ISAÍAS 41:10 E ISAÍAS 54;17, POIS O MEU DEUS É GRANDE E MARAVILHOSO, POIS DEUS É COMIGO, AMÉM!!!

  37. Thiago Araujo 9 de dezembro de 2015 at 15:18 #

    Boa Tarde !!

    Gostaria de saber como vencer os conflitos de minha mente, sou batizado, acredito em Deus, mas as vezes minha mente quer me convencer que não acredito em Cristo e coloca outros medos em minha mente, as vezes com pouca e as vezes com mais frenquência, peço a Misericórdia e proteção de Deus todos os dias, mas as vezes me pego pensando em algum medo que infelizmente guardei na mente.
    Eu tenho que mudar isso porque uma família que precisa que eu seja forte, mas essa batalha está difícil.
    Podem me orientar em algo que eu possa fazer ?

  38. Isabel Jandira Pimenta 16 de dezembro de 2015 at 20:20 #

    Estou maravilhada por ter lido está palavra, foi sem sombra de dúvidas um remédio para a minha vida. Desde sempre fui uma pessoa que muito influenciável, ao ver o telejornal, os programas de saúde. Se alguém dissesse que tenho esta doença, eu achava que o tivesse. Todos os males eu achava que também tivesse. Tornei-me muito ansiosa e medrosa. Medo de viajar, de conduzir, de ficar sozinha , de morrer e de perder meus familiares. Mas tive que me posicionar. Comecei com o trabalho de oração e creio que o Senhor Jesus Cristo, me libertará.

  39. Aninha 13 de fevereiro de 2016 at 21:40 #

    Te peço que me ajude por favor não sei mais o que fazer , estou bem na mesma hora começo a pensar muitas coisas ruins e não consigo controlar essa ansiedade

  40. Joelson 16 de março de 2016 at 19:19 #

    Boa noite a todos.!!! Me chamo Joelson ,ando softendo dessa ansiedade. Orem.por mim . e com o nosso senhor Jesus .conseguiremos passar por todas as dificuldades e com elas sermos mais fortes
    Tenham fé em em Deus!!!!

  41. Joziane 13 de abril de 2016 at 13:57 #

    Oi meu nome é Joziane tenho 28 anos sou evangélica, estou morando aqui em Santa Inês do Maranhão vim de Parauapebas já faz 4 mese. Bom desde que cheguei aqui tenho vividos dias de angústia, tenho meu esposo e 2 filhos um de 6 e uma menina de 4. Tudo começou quando fui um dia deixar meu filho na escola e no caminha senti uma tontura desde esse dia então comecei sentir muitos outros sintomas como aceleramento do coração, insônia embaçamento da vista. Eu fiz uns exames falta pegar os resultados dia 18 e até então não durmo direito pensando besteira que posso ter doenças graves que vou morrer. Agora mesmo estou com febre a garganta tá inflamada. Aí mas esse problema eu fico só pensando besteira não consigo dormi direito o coração acelera os pensamentos ruins não me deixam em paz.
    O que fazer. Sei que devo orar mais, mais me encontro tão fraca sem ânimo. Orem por mim. Obrigada.

    • Reinaldo Souzaj 22 de abril de 2016 at 11:59 #

      Josiane
      Nada e maior que o,poder e amor que Deus tem por vc
      Mal algum ira tocar vc e sua casa se vc permanecer firme na presenca de Deus
      Se tranque no quarto ou algum lugar onde nao possa ser interrompida e feche os olhos converse com Deus e fale tudo oque esta sentindo e mesmo antes que as palavras possam sair de sua boca Deus ja estara agindo naquilo que mais lhe traz medo. Vc ira vencer em nome de Jesus e a cada dia na perseveranca se tornara mais forte pois sua confianca em Deus so ira crscer quando conseguimos deixar que Deus seja Deus em nossa vida que Deus possa lhe abencoar e lhe traga noites de sono com tranquilidade e Paz. Amen !!!

  42. Ana Paula Nunes dos santos 29 de maio de 2016 at 3:48 #

    Graça e paz amados.
    Quando tomei a decisão de não mais dar crédito aos sintomas, visto que no corpo não se manifestou nada. Alimentei minha mente com afirmações do tipo:
    “Nova criatura sou”
    “Ele tomou sobre si todas as infermidades”

    A maioria dos testemunhos partem do mesmo princípio:
    1 – Conhecíamos a palavra
    2 – Tomávamos posse da palavra
    3 – Nos distanciamos
    4 – Perdemos a intimidade
    5 – Abrimos uma larga brecha para o mal se manifestar e nos enverginhar.

    Depois que juntei estes pontos estou com mais temor ao Senhor e recuperando a paz de espírito que a 2 anos havia sumido.

    Amo a vida de cada um de vcs e vamos manter a corrente de oração.

  43. Elba 13 de julho de 2016 at 18:22 #

    Gostei muito dessa leitura que o pastor fez. To passando por momentos de muita ansiedade. Mas não vou desistir de lutar. To orando muito sei que muito em breve o Senhor virá ao meu encontro.

  44. janaina Rangel 29 de julho de 2016 at 14:28 #

    sofro com esse mal.Nesse exato momento estou tendo uma crise de ansiendade, dor no peito, falta de ar, medo de morrer sensação de estar fora da realidade, estou tomando remédio, oro a Deus pra me libertar

  45. Adailton Alves Barcelos 27 de agosto de 2016 at 11:43 #

    A paz do senhor queridos.

    A palavra do senhor em Romanos 14 vcs 17 diz que o reino de Deus e justiça paz e alegria no Espirito santo. Um dia questionado pelos discípulos quando viria o reino de Deus, Jesus lhes responderam que o reino de Deus não vem com vivível aparência mas ele está dentro de nos .

    A palavra do senhor é clara ao dizer que fomos transportados do império das trevas para o reino do filho do seu amor.

    A palavra também nos diz que todos quantos o receberam, deu lhes o direito de ser chamado filhos Deus.

    O próprio senhor jesus nus prometeu que ele é o nosso pastor. e dá a vida pelas suas ovelhas.

    Portanto irmãos se você já entregou sua vida verdadeiramente ao senhor jesus( ARREPENDER ,ACEITAR JESUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE SENHOR E SALVADOR,SEPULTAR A VELHA CRIATURA E NASCER DE NOVO NAS ÁGUAS DO BATISMO SE ENCHER DO ESPIRITO SANTO E SE TRANSFORMAR EM UMA NOVA CRIATURA)é momento de vc descansar no senhor e deixá-lo conduzir a sua vida .Esse é o tempo de se deixar levar por aquele que criou todas as coisas e é responsável por cada segundo de suas existência.Irmão o proposito de Deus é a nossa santificação ¨sede santos porque sou santo¨ somos cheios de defeitos e limitações , somos totalmente dependentes do direcionamento do senhor, tudo que acontece é necessário aos olhos daquele que conhece o seu futuro. vc precisa ser moldado, quando o vazo está com muitas imperfeições precisa ser quebrado, passar por um processo de regeneração para se tornar um ser aperfeiçoado. tudo que está acontecendo na sua vida queira vc, ou não é para que seu futuro sejo glorioso. primeira coisa irmão a partir de hoje vc vai compreender que sua vida não lhe pertence mais .. a sua vida é de cristo jesus .a palavra diz que ele nos comprou não com coisas corruptiva como ouro e prata, mas pelo seu precioso sangue derramado na cruz do calvário. vc pertence a ele, se alegre por isso irmão nada pode mudar o curso da sua vida, miguem pode te jugar muito menos condenar ele te ama , ele morreu para que vc se tornasse mais do que vencedor . quando vc duvida vc trata Deus como mentiroso .¨sem fé é impossível agradar a Deus¨vc sofre tanto é porque não sabe quem vc é .. a palavra diz que vc não é desse mundo, vc pertence ao céu, para isso Jesus veio para dar a vc o acesso ao céu. vc ta com medo de morrer? aprenda a desejar o som da trombeta .. esteja sempre na expectativa de ser arrebatado. ¨SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS NESSE MUNDO SEREMOS OS MAIS INFELIZES ENTRE OS HOMENS¨(1 CORINTIOS 15 VRS 19) deseje no seu coração ter o mesmo pensamento que ouve no aposto paulo que mesmo de ante da morte não se desesperou mas escreveu palavra de esperança e confiança . mas se vc não entregou verdadeiramente a sua vida a Jesus aí meu amigo e amiga a coisa realmente e desesperadora .. a palavra diz que o diabo veio para matar roubar e destruir . e matar não é só a carne, mas também a alma.
    provérbios 3 vrs 5.confia no senhor de todo teu coração não se estribeis no teu próprio entendimento ,reconhece ele em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas.

    irmão deixe sua vida ser levada pelas aguas do espirito, nem vc, ninguém, nada, pode te conduzir com tamanha perfeição .. o choro pode durar toda noite mas a alegria virá pela manha..
    quero horar com vc ..

    Senhor te exaltamos e te glorificamos pois tu es soberano eterno e em tí está todo fonte de poder. te damos graças pois tem nos dado o privilegio de conhecer um pouco da sua grandeza ,te damos graças porque sabemos que o senhor está no comando de nossas vidas, sabemos que ninguém nos ama como tu, pois só o senhor morreu por nos sendo nos ainda pecadores. pai estamos certos que a nossa suficiência vem do senhor, e que todo vazia está sendo preenchidos pelo teu espirito santo ,podemos sentir a tua paz operando em nossas mentes. em nome de Jesus dou uma ordem a todo espirito opressor que saia dessas vidas agora, para nunca mais voltar .EM NOME DE JESUS ,AMEM E AMEM.SEJA ABENÇOADO AGORA EM NOME DE JESUS, SEJA CHEIO DO ESPIRITO SANTO AGORA EM NOME DE JESUS.

  46. Cláudia 31 de agosto de 2016 at 11:40 #

    Eu vivo com esse medo e essa ansiedade exagerada, mas em Cristo Jesus eu vencerei, em oração, confio no senhor e sei que ele está comigo nesse barco, então ñ cairei, em nome de Jesus.

  47. Eliana 31 de agosto de 2016 at 17:53 #

    Boa tarde gente, A paz do senhor! Venho sofrendo com esse problema e tenho orado muito pra que o senhor me livre desse mal.os sintomas são diários agora muita dor muscular,dor de cabeça,palpitações…
    Sem falar no medo de sair de casa! Procurando ajuda na internet encontrei essas belas palavras e vou coloca-las em prática vou orar mais colocar nas mãos do senhor Jesus.vamos nos ajudar gente,vamos orar pra que nosso grande Deus retire da nossa vida esse espírito de ansiedade e medo.

  48. Dayara 19 de setembro de 2016 at 9:39 #

    Há três anos comecei a sentir medo de até ficar sozinha em casa o que desencadeou sindrome do panico com ansiedade generalizada oro muito pra Deus me liberta disso ligo e horrível.

  49. Natalia 17 de dezembro de 2016 at 4:36 #

    Sofro com ansiedade ha 3 anos.Gostaria muito de ajuda por favor.Não aguento mais.

  50. Vagner 30 de janeiro de 2017 at 15:11 #

    Ótimo artigo, me ajudou bastante, esclarecendo várias dúvidas. Já sofri demais com esse mal.

  51. Fabio Mesquita 7 de fevereiro de 2017 at 23:33 #

    Ótimo Artigo reconfortante
    Paz de Cristo

  52. MICHELE BICALHO 23 de fevereiro de 2017 at 8:40 #

    Parabéns Pastor pelo estudo!
    Minha alma foi edificada !
    Deus o abençoe sempre.

  53. Tarsso 22 de março de 2017 at 3:38 #

    Olá, Que Deus abençoe a todos!!!!

  54. Jacy Carla 18 de abril de 2017 at 0:47 #

    A paz do Senhor Jesus, eu tenho muito medo quando estou sozinha em casa e quando vou ora, não aprendir a lidar com isso…

  55. Mulher 24 de abril de 2017 at 23:28 #

    Muito bom,
    estava procurando a frase bíblica que dizia isso mesmo sobre a ansiedade…

    Abraços,
    Dani

  56. venci a anciedade 13 de junho de 2017 at 22:56 #

    muitas pessoas tem gastado dinheiro com remédios e tempo em clinicas de tratamento, quando na verdade a cura está muito perto delas e elas não ligam. Depois que conheci a palavra de Deus e seus desígnios em minha vida, nunca mais vivi ansiosa nem nervosa por besteira. Parabéns pelo trabalho missionário deste blog e que Deus abençoe.

  57. Josué Machado 10 de setembro de 2017 at 19:08 #

    Boa noite…sofro de Síndrome do Pânico há mais de 09 meses….fiz vários exames e não deram absolutamente nada. Deus sempre me alertou através de pessoas e sonhos que eu deveria segui-Lo, porém sempre segui ao mundo…essa crise veio pra me converter…quebrantar meu coração orgulhoso e hoje tenho total dependência de Deus….não tenho mais as crises tem uns 05 meses após minha conversão…mas luto todos os dias claro contra esse sentimento maligno que se chama ansiedade. Todas as vezes que me pego com os sintomas físicos, de imediato, paro e vou orar a Deus citando sempre Filipenses 4: 8…e ponho nas mãos de Deus…Sei que um dia, em nome de Jesus ficarei livre definitivamente, mas se não ficar…Deus continua sendo Deus e soberano na minha vida…nós “ansiosos” devemos aprender a confiar em Deus…Aleluias ao Cordeiro!!!!

  58. Ligiane 9 de outubro de 2017 at 1:22 #

    Ola pessoal,tenho 30 anos … estou lendo esse estudo sobre ansiedade e medo pois ja passei por isso tbm. E sei que nao é facil. Senpre fui ansiosa desde pequena..sofria ate mesmo na escola. Mas quando me converti ao Senhor com 19 anos, minha vida foi transformada… Ja nao sentia nada que me trouxesse medo ou ansiedade. Foi entao qie com a idade de 23 anos mais ou menos ,quando eu tive a minha segunda filha. Comecei a ter crises de ansiedade,pois na epoca meu esposo estava desempregado e eu tinha muito medo de passar nescessidade com os pequenos. Mesmo sabendo que Deus nao nos deixaria desampararados. O medo e a ansiedade eram maiores do que a minha fe… Eu nao entendia como eu poderia ter fe em Cristo e estar sentindo que parecia que meu chao tinha saido debaixo dos meus pes.
    Tinha medo de coisas pequenas.. Depois comecei a ter medo de ficar louca…e acabar internada,pois a sensaçao era horrivel… Fui varias vezes parar no postinho com a pressao alta por causa da ansiedade…e coraçao acelerado.
    Tinha medo de contar para os outros ,com medo do que iam pensar… Enfim…tudo me deixava com medo.
    Foi quando comecei a meditar na palavra de Deus e orar,e falar abertamente com Deus ..contar pra Ele como eu me sentia…e acabava sempre chorando e aquele peso saía. ..comecei a procurar na internet livros que me dessem alguma base do que eu eatava pasaando. Todos com teor cristao e base biblica. Etbm comecei a psquisar os sintomas,pq quando ia no posto me diziam qu era uma crise de stress….
    Bem, na busca ao Senhor…tive muitas respostas,Deus usava pessoas ate na rua pra falar comigo… Em sonhos tbm… E eu comecei a ver que o que eu estava passando era uma especie de prova ..vamos dizer assim… Eu precisava ser provada pra depois ser aprovada! Conforme aquela palavra qie diz que Todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus…eu comecei a me perguntar o pq daquilo e o que o Senhor queria me ensinar…
    Lutei,muito,
    Tinha dias que eu so queria chorar pq pensava que nao tinha jeito. Mas sempre me deparava com alguem q precisava de conforto e consolo mais fo que eu… Assim eu entendi o meu chamado. Sorrir com os que sorriem e chorar com os que choram…
    Venci a batalha no nome do Senhor Jesus!
    Pedi ajuda para um pastor que me ajudou muito com verdades biblicas ….coloquei a armadura de Deus e entrei na guerra.
    Decidi enfrentar esses medos e ansiedades… Toda vez que quetiam vir.. Eu usava o escudo da fe! Com o qual podemos apagar os dardos inflamados do maligno. Que se aproveita de nossa fraqueza nesse momento….mas a vitoria e certa pra quem confiar em Cristo.
    Lia a palavra de Deus todos os dias.
    Orava todos os dias e apresentava meu problema pra quem pode resolver (Cristo).
    Li esses livros e recomendo.
    O poder da pressão. De whatmanee.
    A arma secreta de Deus. Pr. Humberto schimit vieira.
    Nossas palavras tem poder.
    Ansiedade . de whatmanee.
    Jesus o maior psicólogo dos tempos.

    Esses sao os que me ajudaram… Na internet encontramos todos em pdf.

    Sempre me envolvi com as coisas do alto,mesmo quando senti medo… Eu ia igual….usando verciculos biblicos na mente.. Rebatendo os pensame tos negativos.
    Por fim… Orar com autoridade de Cristo, rejeitando os maus pensamentos em Nome de Jesus. ..

  59. Ligiane 9 de outubro de 2017 at 1:33 #

    Eu fiquei muito tocada com tdos esses Comentarios e sei o q passamos. Mas olhem pra Cristo. Ele nao nos abandona jamais. Ainda que pareça que estamos sos no barco. Na verdade ele esta la conosco…

    Usei biblias com referências sobre medo e ansiedade. E aparece todas as passagens que falam sobre esse assunto.
    Use a sua fe! Ela move as montanhas…
    Escute hinos de adoraçao.
    Se possivel converse com alguem que seja uma pessoa que vai lhe instruir pela Palavra. ..

    Entenda que outras pessoas estao pasaando nesse momento por muitas dificuldades … Quem sabe vc foi chamado pra abraçar tbm…
    O verciculo chave pra mim é. ..lançai todas as vossas ansiedades aos pes do Senhor.. Pq ele tem cuidado de vcs!
    2 pedro 5. (Se me lembro)..esta foi a bala de cannhao que eu usei…

    Lembrem se nessas horas.. Jesus ama vcs. O coraçao fica aquecido.
    Espero ter ajudado alguem…em Nome de Jesus.

    Se vc me perguntar como estou hj.. E

    Posso lhe dizer que conheço as armas e estou usando ate hj… Se alguma coisa quer me preocupar e eu sinto que entrou no meu campo de batalha. Meto bala nele(pensamento) com a palavra de Deus.
    Ja posso respirar aliviada!
    Deus abençoe a todos nossos irmaos.

Deixe um comentário