A missão da igreja

A missão da igreja

Até agora estivemos conversando sobre a missão de Deus e sobre como começamos a participar dela seguindo o exemplo de Jesus. Neste estudo, falaremos sobre como a igreja foi criada para continuar a missão de Jesus no mundo. Vamos também considerar os diferentes dons concedidos à igreja.

Para discussão

Leia Atos 1:3-11 e 2:1-8.

  • Qual foi a missão que Jesus deu a seus discípulos antes de deixar o mundo?
  • Por que foi importante que eles recebessem o Espírito Santo?
  • Como era a igreja primitiva? Que tipo de comunidade ela era?
  • O que ela dizia e o que fazia?
  • Como realizavam a missão que Jesus mostrou a seus discípulos?

Leia Romanos 12:1-8.

  • O que esta passagem nos diz sobre como a igreja deve apresentar-se ao mundo exterior?
  • Você acha que todos na igreja devem ser parecidos ou fazer a mesma coisa? Por quê?
  • Por que a imagem do corpo é útil aqui?
  • Como esta compreensão da igreja como uma comunidade amorosa de pessoas com diferentes dons e funções esclarece como pensamos sobre a missão?

Para reflexão

  • Qual é a diferença entre unidade e uniformidade?
  • Paulo usa a imagem do corpo para explicar esta diferença. Que outras ilustrações você poderia usar para descrevê-la?
Qual foi a missão que Jesus deu a seus discípulos antes de deixar o mundo?

Nos dois últimos estudos examinamos o que significa a missão de Deus e a forma pela qual nós crescemos como discípulos para podermos fazer parte dessa missão. Encoraje o grupo a falar sobre como essas coisas afetam nossa compreensão do que significa ser cristão e realizar a missão.

  • Qual é o objetivo da nossa missão?
  • O que nossa vida diz às pessoas sobre o que significa ser um discípulo?
  • De que maneira o nosso jeito de realizar a missão ajuda outras pessoas a tornarem-se discípulos?

Ajude o grupo a entender que ser testemunha não implica somente em contar às pessoas sobre Jesus – envolve também mostrar-lhes como nosso relacionamento com ele mudou a nossa vida e prepará-las para o mesmo tipo de discipulado.

Nós escolhemos usar o início de Atos para falar sobre a missão da igreja neste estudo. Se isto for ajudar o grupo, você poderia ler Mateus 28:16-20 (a Grande Comissão) e pedir-lhes para pensar sobre o que significa ser enviado para “fazer discípulos de todas as nações”.

Por que é importante receber o Espírito Santo?

O Espírito Santo nos permite ter um relacionamento com Deus, apesar do fato de Jesus ter deixado o mundo. O Espírito nos dá orientação e o poder de que necessitamos para participar na missão de Deus. Encoraje o grupo a relacionar isto ao número de vezes que vemos Jesus despendendo tempo em oração durante seu ministério.

Examine os primeiros capítulos de Atos. Como era a igreja primitiva? O que fazia?

Peça ao grupo para pensar sobre a natureza da comunidade da igreja (Atos 4:32-37), bem como sobre os milagres realizados pelos discípulos. Encoraje-os a pensar sobre o que a igreja primitiva tinha a dizer às pessoas sobre a possibilidade de um relacionamento com Deus, e como podia mostrar ao mundo a transformação e a alegria que vêm quando entramos nesse relacionamento, permitindo que Deus faça a diferença em nossa vida.

O que esta passagem nos diz sobre como a igreja deve olhar para o mundo exterior?

Concentre-se em Romanos 12:2. Encoraje o grupo a refletir sobre o que significa ser transformado, de forma que você não é simplesmente moldado por sua própria cultura e sociedade, mas por Deus e pela cultura do Reino de Deus. Peça-lhes para sugerir como isso se daria em sua igreja e em sua sociedade.

Como esta compreensão da igreja como uma comunidade amorosa de pessoas com diferentes dons e funções esclarece nossa maneira de pensar sobre a missão?

Leve o grupo a pensar que o fato de pessoas diferentes terem dons diferentes significa que elas também têm papéis diferentes na missão da igreja.

Se o grupo estiver pronto para ir mais fundo, aqui estão algumas perguntas adicionais.

  • Em sua experiência de igreja, em que área você sente que o corpo de Cristo não está cumprindo toda a missão de Deus?
  • Como você poderia encorajar sua igreja para acolher uma abordagem mais holística e integrada para a missão?

Para reflexão

Há uma diferença entre unidade (que ocorre quando um grupo de pessoas se reúne por um motivo comum) e uniformidade (que ocorre quando se espera que as pessoas no grupo sejam todas do mesmo tipo e façam o mesmo tipo de coisa). Encoraje o grupo a pensar sobre esta diferença e a discutir em que aspectos eles veem a igreja pressionando as pessoas a serem uniformes, ao invés de unidas – e o que causa isso. Você pode pedir para que reflitam sobre se eles tendem a esperar que as outras pessoas na igreja sejam exatamente como eles – é mais fácil fazer isso do que pensamos.

Para oração

Agradeça a Deus pela criação da igreja e pela forma como ele a chamou e lhe deu poder para continuar a sua missão. Peça que ele lhe conceda seu Espírito e seu amor para com os outros, pois você vive nessa comunidade e testemunha o sentido da vida, morte e ressurreição de Cristo. Ore pela capacidade de apreciar e celebrar toda a diversidade que vemos na igreja.

Notas para o líder de grupo

Ao final deste estudo, o grupo deverá entender que a igreja foi criada para ser o corpo de Cristo na terra. Seu papel é continuar a missão que ele tinha de mostrar às pessoas o amor de Deus e fazê-las saber que é possível entrar em um relacionamento com ele. O grupo deverá entender que isso envolve explicar o que Jesus fez, incluindo a importância da cruz, bem como mostrar como é ter um relacionamento com Deus e permitir que este relacionamento transforme vidas. Seria útil ao grupo reler os primeiros capítulos de Atos antes do estudo.

>> Estudo publicado originalmente no site da Tearfund. Usado com permissão.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário