Desde que você nasceu, eu o tenho carregado; sempre cuidei de você. E, quando ficar velho, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de você quando tiver cabelos brancos. Eu o criei e o carregarei; eu o ajudarei e salvarei (Is 46.4).

Celebramos a vida e a memória do pastor de muitas gerações de cristãos espalhados pelo país. Algumas de suas marcas podem ser vistas ou lidas nestas páginas.

Você é nosso convidado para também deixar sua palavra ou lembrança sobre o pastor Elben César no Livro de Visitas.

  1. Graças a Deus pela vida do Sr. Elben. Entra agora para a galeria dos gigantes na fé. Seu trabalho através da revista e de seus escritos abençoaram pessoas em número impossível de contar. Paz e alegria ao familiares e amigos que ficam.

    • “Custa muito ao SENHOR ver morrer seus fieis”. Salmos 116.15KJA.
      Conheci anos atrás o Reverendo Elben e muito impressionada fiquei com o seu testemunho de fé e dependência do Senhor. Deus console toda a família nessa separação temporária, e que se alegrem pela preciosa vida que tiverem no convívio por aqui, cuja luz fará falta nesse mundo, mas que em breve todos estarão gozando da alegria da Vida Eterna!

    • Antes de escrever fiquei a pensar o que poderia escrever sobre ele. Na minha concepção se traduz como alguém que conseguiu transitar no universo acadêmico, devocional, eclesiológico e teológico sem deixar ranhuras, manchas e sim, uma profunda percepção sobre a verdade do evangelho, aliada a uma piedade simples, mas profunda; tão em falta hoje no universo religioso do qual fazemos parte. Acredito sim, que haja pessoas insubstituíveis, e ele é uma dessas personagens, pois as suas peculiaridades podem ser imitadas, porém, nunca terá o seu toque que o diferenciou, sem ser superior nem inferior a ninguém. Deus é soberano e nas suas linhas que hoje, principalmente para a família, são linhas que produzem lágrimas, o Pai será sempre louvado pela sua ousada intervenção na história de chamar para si alguém que ninguém queria que fosse tão repentinamente.
      Enfim, fui muito edificado através de cada artigo e crônica escrita por Elben César e que continuarão a edificar a tantos outros.

    • Pastor Gildasio Vasconcelos

      Gratidão eternas e principalmente uma dívida eterna. Obrigado. Fui por muitos dias pastoreado, mesmo à distancia por este pastor e por sua Ultimado. Desde jovem até agora aos 53 anos e continuarei a sê-lo. Elbem dentre outras coisas foi um verdadeiro Pastor de Pastores.

    • Simone Regina de Sousa

      Com certeza, este servo de Deus contagiou, encorajou, consolou, ensinou através de sua fé inabalável no Senhor Jesus Cristo. Glórias a DEUS por sua vida! Que o Espírito Santo possa consolar e confortar os familiares como tão somente Ele sabe & pode!

    • Martinho Lima Cunha Filho

      Não tive a honra de conhece-lo pessoalmente, mas Deus me deu o prazer de conhece-lo um pouco através de seus escritos que me abençoaram muito.
      Pr. Martinho Lima Cunha

    • Que bom ser chamado pelo Senhor e poder dizer: Combati o bom combate…guardei a fé. Seus escritos continuarão a ministrar a muitas gerações, com a preciosa palavra de Senhor. Que Ultimato continue o legado desse homem de Deus

  2. Jony Wagner de Almeida

    O Reve me fez amar mais a Deus com sua companhia amiga, seu pastorado, seu exemplo, sua alegria, sua fé, suas mensagens… Foi muito bom todo o tempo de convívio. Deus seja louvado.

  3. A vida e a obra do Pr. Elben foram instrumentos nas mãos do Senhor para nos fazer repensar os erros, corrigir direções, aplainar caminhos. Nos fizeram ajoelhar de arrependimento, exultar de alegria pela salvação e glorificar ao Deus que nos olhou com Graça. Ele nos fez “compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” do amor de Cristo.

    Meu Deus, que falta nos fará! Que Deus tenha misericórdia da sua família, da família Ultimato e da igreja cristã brasileira.

  4. verônica Soares de Paula Morais

    O misto de tristeza e alegria invadem o meu coração. Seus concelhos nos faram falta, mas a alegria da vitoria sobre a morte nos faz regozijar em Cristo Jesus. Uma grande abraço a todos vocês. Que Deus em sua infinita misericórdia os abrase.

  5. Rayane Cristian Ferreira Silva

    Viçosa me deu a oportunidade de conhecer o Reverendo Elben César. Um dia, em uma reunião de jovens em que ele nos contava sobre a importância do evangelismo, cada estudante foi se apresentando, dizendo quem era, qual curso fazia… Ele foi o último a se apresentar. E de forma simples disse: “Sou Elben. Pecador redimido pelo sangue de Cristo!”. Isso me marcou profundamente, pois estava esperando ele dizer “Sou pastor da IPV, diretor da Ultimato, escritor…” Mas não! Ele apenas reconheceu que sem Cristo ele não passava de um pecador. Naquele dia, com toda a sua simplicidade e sabedoria ele me inspirou. Agora ele descansou! Mas como o ouvi dizer um dia, essa tristeza que estamos sentindo por sua perda é passageira, pois “Cristo matou a morte”. E graças a isso temos a Esperança da Cruz!

  6. Que Deus console a família. Foi um vaso especial que Deus usou na motivação, aconselhamento e exemplo pra todos. Ultimato continua sendo o melhor veículo evangélico publicado no Brasil, isto foi um papel importante desse servo.

  7. A vida preciosa do nosso querido Reve me impactou, me ensinou e me alegrou. O seu empenho com a palavra bíblica, com o evangelho, sua sabedoria, disposição, simplicidade e simpatia ao estar com as pessoas, são poucas de suas muitas qualidades que nos ficam agora na lembrança. Certamente ele nos deixou um legado rico com toda obra que realizou. Mas nessas qualidades, eu guardo a lembrança de seu exemplo, como pessoa. Humilde servo, moldado por Deus. Obrigado, Pai, pela vida dele. Continue tua obra em nós.

  8. Luciano Pereira Vergara

    Sentiremos sua ausência com a expectativa de que voltaremos a nos encontrar na eternidade prometida pelo Senhor. Que Deus nos dê paz e lucidez para os nossos dias sobre a Terra, afim de que a glória futura seja partilhada na companhia de todos aqueles e aquelas que viveram e vivem pela fé.

  9. Agradeço a Deus a vida e existência do seu servo. Obrigado oi.exemplo de amor e dedicação a obra de Deus; sua paixão pelo Mestre Jesus; sua luta pela Palavra escrita com qualidade e verdade tanto na revista como nos seus livros que guardarei com carinho. Nosso abraço a familia e querida Klenia amiga de longos anos. Deus os console pelo seu Espírito Santo. Receba abraço minha família e da Igreja Batista Niterói. Canoas. RS.

  10. Meus sentimentos a toda família César e Ultimato, da qual tive o privilégio de participar por 8 anos e conviver com o Reve, muito sábio em suas palavras, mas também muita leveza e simplicidade. Lembro que no meu casamento a oração que ele fez, ficou marcada, ” amor , esse sentimento tão estranho”. Agradecemos a Deus pelo seu legado, por todo seu ministério, de caráter íntegro, vai deixar saudades!

  11. Que saudades vai deixar esse grande homem de Deus! Tristeza sim por não ter mais sua doce companhia, mas profunda alegria e gratidão por tudo que ele semeou do Evangelho bendito, por seu amor a Jesus e por seus escritos inspiradores que nos lembravam verdades simples do Evangelho e nos faziam trilhar com mais segurança o caminho da fé. Seu jeito simples fazia dele um pastor fácil da gente se aproximar e abrir o coração. Aprendi muito com esse servo de Deus e vou continuar aprendendo, através dos seus escritos e da lembrança do seu testemunho. Obrigada bondoso Deus por nos permitir conviver com o querido Reve e através dessa convivência amar mais a Jesus, para quem ele apontava sempre. Eu e Toninho estamos tristes mas profundamente gratos a Deus pela vida do Reve. A Deus demos glórias pela vida do Reve! Até um dia!

  12. Ana Cristina Wagner Cordeiro de Azeredo

    Ele não me conhecia, mas fez parte da minha vida. Me surpreendi com a emoção que senti pela sua partida… Sei que está na Glória, mas doeu… Grande amigo do meu pai. Me referia a ele como tio Elben nas conversas em casa. Que Deus console os que ficam. Grande abraço. Ana Cristina Wagner Cordeiro de Azeredo

  13. Eu o chamava de “Doce pastor de almas”, um servo bom e fiel! Colaborou comigo na Biblia Missionária de Estudo, com os comentários dos livros de Oseias a Malaquias. Deixou um legado de paz e testemunho de que Deus existe e é galardoador dos que O buscam!

  14. Roseli Soares Ferreira

    Fui abençoada por ter conhecido o pastor Elben.. nosso querido reve…e ter tido a oportunidade de ser sua ovelha por seis anos enquanto vivi em Viçosa. Homem de Deus… e agora está com Ele de forma plena… Que Deus abençoe seus queridos amigos e familiares que sofrem sua ausência temporária… pois um dia estaremos todos juntos… gozando da presença uns dos outros… no lindo lugar onde Jesus está preparando.

  15. Maria Aparecida silveira

    Das vezes que esteve na Quarta Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, ao ouvir suas ministrações, minha alma se fartava e transbordava com tanta sabedoria vindo diretamente do trono de Deus. Com certeza um vaso precioso nas mãos do Senhor. A dimensão da sua obra só o Senhor o sabe. Eu faço parte disso.Que o Senhor console os nossos Corações.

    • pastor maricelio lima

      lamento profundamente a partida do amado pr Elben. por muitos anos fui assinante da revista Ultimato, participei tambem de um congresso da igreja presbiteriana onde ele foi preletor. homem discreto, sabio, escritor e notava em seus escritos um amor singular pelo nosso SalvadorJesus. condolencias a família enlutada, pois perdemos um mourão na família presbiteriana . que todos os seus discípulos sigam suas pegadas e sejam também exemplo como ele foi em vida.

  16. Keila Siqueira de Lima

    Queridos familiares do amado Pr Élben César,
    Sempre morei na Zona da Mata Mineira e nunca fui visitá-los. Faria isto este ano, pois era uma admiradora do Reve, como os irmãos carinhosamente o chamavam. Infelizmente, não pude concretizar este propósito. Mas Deus já providenciou este encontro: na eternidade, quando todos estaremos alegremente juntos, sem dor nem sofrimento, em doce comunhão.
    Meu abraço a todos vocês. Sua família representa muito para a cristandade no Brasil, e saibam que minha fé é solidificada ao ler o Reve e ao saber do empenho pelo Reino de Deus que vocês tem.
    Em Cristo, Keila

  17. Apenas uma vez eu o encontrei pessoalmente, em um lançamento de um livro, sua simplicidade me marcou.
    Sempre o acompanhei pela Ultimato, com certeza Deus o usou imensamente para abençoar a igreja no Brasil, agradeço a familia por dividir com tantos uma pessoa tão querida. Sei que Deus esta derramando sobre vocês todo o consolo, Ele é fiel.

  18. Que inspiração e simplicidade! Deixa uma lacuna. Tenho ótimas lembranças de suas aulas sobre práticas devocionais, sua amizade e seu entusiasmo pela obra do Reino.
    Meu abraço a toda a família César e Ultimato.

  19. Não conheci o Rev. Elben pessoalmente, que pena, mesmo assim minha vida foi influenciada positivamente por ele através da revista Ultimato, a qual não deixei mais de ler depois que a conheci. Louvado seja Deus, Senhor e Salvador nosso pela vida deste servo que procurou viver o conselho do apóstolo Paulo: ” Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
    2 Timóteo 2:15
    Em oração pela sua família.
    Presbítero Tony – IPBsb

  20. MARCOS EDUARDO CORREA CASTRO

    Quero registrar minha profunda tristeza e gratidão a Deus por me ter dado o privilégio de conhecer esse homem de Deus. Fui muito impactado pela sua doce e amorosa liderança e autoridade, expressa num abraço sincero e acolhedor que me fez submeter imediatamente a suas palavras num breve encontro na ultimato. Rogo a Deus por Seu próprio Espírito Santo que preencha essa grande lacuna, nos corações dos familiares, parceiros de ministério e no meu próprio! Sl.25.14

  21. É, cabeça branca… a gente não estava preparado pra te perder ainda não!!! Por isso que o coração tá doendo tanto… Mas como sou grata a Deus pelo seu exemplo pra minha vida!!! Como sou grata a Deus pelo legado por você deixado e que, em vários momentos, mudaram tanto o meu caminhar! Sei que você agora está feliz, nos braços do Pai! A gente fica aqui, com essa saudade que, com o tempo, de doída se fará serena, até o dia em que poderemos te dar “aquele abraço” gostoso de novo! Vai, vai fazer festa no céu! Em breve a gente se vê!!! <3 <3 <3

  22. Emma Erben de Castro

    Me uno para celebrar la vida de quien fue nuestro queridísimo Reve, a quien tuve la oportunidad de conocer y con quien aprendí mucho durante mi paso por el CEM en 1988 – !999.
    Su ejemplo de vida cristiana autentica, sin querer ser Super Héroe, apenas siervo, sencillo, humilde y autentico, es una de las marcas que viene a mi memoria al recordarlo.
    Su contacto, mirándonos a los ojos siempre que nos encontrábamos en diferentes lugares, hacia con que nos sintiéramos siempre acogidos con su cariño.
    Que su legado nos inspire siempre a soñar, a trabajar, a servir y a disfrutar de la vida que Dios nos da, hasta el día que también partiremos para vivir la eternidad con el Padre.
    Abrazo a la familia, familia Ultimato y familia del CEM.
    Desde Long Island, NY, USA
    Emma y Cornélio

  23. Que o Senhor nosso Deus possa consolar a todos vocês familiares e pessoas próximas ao Rev. Tive a alegria de conhecê-lo pessoalmente. Para mim ele foi e sempre será um exemplo a ser imitado.

  24. “Naquela mesa está faltando ele e a saudade dele está doendo em mim”. Recorro à nossa cultura popular para traduzir o que todos nós, alunos e discípulos do Rev. Elben e fãs da revista Ultimato sentimos. Lembro-me que ainda seminarista, começamos a ler seus textos. Lembro-me das lições do “mineiro com cara de matuto”. Lembro-me de duas aulas memoráveis dentre tantos encontros e palestras: “contra o racismo” e “a favor do desarmamento”. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança: de que a família César e a Igreja de Cristo continuam a gerar homens e pastores como o Rev. Elben. Agradeço a Deus por sua vida e como no diário de Simonton, registro: as pessoas que mais admiro estão lá, junto a Cristo. Por favor, publiquem uma biografia…

  25. Foi uma imensa honra conhecer o Reve, um daqueles que meu marido e eu chamamos da “Elite do Céu”. Exemplo de fé e eterno professor, dentro e fora de sala de aula. Vou guardar com muito carinho todas as lembranças de suas aulas, tardes de sorvete, várias piadas que o mais engraçado era como ele contava do que a própria piada 🙂
    Consolada pela verdade de que nos veremos todos de novo. Essa partida é apenas um “até breve” e que grande dia será aquele em que todos nós que partimos e ficamos nos encontrarmos de novo.
    Maranata! Vem Senhor Jesus!

  26. Fábio, Valéria e Daniel Lanna

    A vida do “Revão”, além de repleta de propósitos e realizações cristãs (Ultimato, CEM, livros, pregações, palestras, pastoreio, etc), foi de uma riqueza impar em seus relacionamentos pessoais. Sua simplicidade e atenção com as pessoas sempre foram cativantes. Sua firmeza na defesa inabalável dos posicionamentos bíblicos sempre foram acompanhados de muito amor. Que Deus conforte aos inúmeros amigos e familiares pela falta que fará em nossas vidas.

  27. O nosso Mineiro com Cara de Matuto fez sua última viagem nessa madrugada para a Casa do Pai, nosso verdadeiro e Eterno Lar. Posso imagina-lo fazendo as entrevistas, agora ao vivo, com Lutero, Calvino, Simonton e estarão na fila, o apóstolo Paulo, Maria, Pedro, Ana, Daniel, Moisés, Noé… Obrigada, Senhor Deus, por tanto aprendizado que tivemos e vivemos com nosso querido Reve.

  28. Um servo de Cristo, o qual certamente esta dentre “homens (de quem o mundo não era digno)”. Ouvi-lo sempre foi uma experiencia enriquecedora, reflexiva e instrutiva, com mensagem e ensino que a todos tocava. Perda para a liderança cristã brasileira. Deus conforte essa famíla.

  29. Estendo as minhas sinceras condolências à família do estimado Rev. Élben César, rogando as mais ricas bênçãos do Pai celeste e o consolo do Seu divino Espírito, a fim de que Ele supra todos os espaços vazios, encorajando-os a seguir em frente, desfrutando do legado que fica e propagando com a mesma dedicação que ele teve, as verdades que fluem da maravilhosa Palavra de Deus

  30. Durante alguns anos, meu pai, Pb. Edison Aguiar, colaborou com a Ultimato, vendendo assinatura. Quando ainda no formato de jornal. Muitas vezes ouvi mensagens do Rev, como era chamado carinhosamente, na Presbiteriana de Mutuá, aonde seu irmão, Kléos foi pastor. Tive o privilégio de tê-lo na igreja que pastoreei em São Gonçalo e uma vez em Cabo Frio. Sempre com sorriso e com alegria contagiante. Que a família seja reconfortada neste momento. esposa, filhos e seus irmãos. Até logo mais, Rev. Elbem.

  31. Daniel e Silene van Eijk

    Que o Espírito Santo esteja consolando o coração de todos os familiares com a certeza de que trata-se de um “até logo”, pois certamente nos reuniremos a ele no nosso lar celestial, e estaremos para sempre juntos de nosso Deus. Nosso lar é celestial – e que enquanto não somos promovidos, possamos nos espelhar no exemplo do Rev. Élben César, sendo sábios e prudentes para remir nossos tempo aqui na terra, realizando a vontade de Deus com determinação, afinco, competência e muito amor e graça. Que Deus abençoe.

  32. Saul Henrique Filho,

    Eu o conheci em 1999, num curso em Viçosa. Conduzia a turma a uma visita nas oficinas da Ultimato. Exalava vigor e vida! E segundo ele mesmo, ao ser perguntado sobre aposentadoria e velhice: “Eu não sou velho, eu tenho sonhos…”
    Um tempo depois estive pastoreando uma Igreja que o Rev. Elben passara um ano, bem no início do seu ministério… Naquela época (idos dos anos 50) já respirava o projeto de sua revista.
    Deixa legado de uma teologia consciente e comprometida com o Reino de Deus e com Missões transculturais.
    O povo evangélico brasileiro perdeu…
    Saul – Pastor da IPB Filadélfia em Fernandópolis

  33. Lucy F.de Almeida Pezzolo

    Eu orei pela recuperaçao dele,pois precisávamos muito dele como pastor,como cristao,no meio do povo protestante em nosso País – ele foi a referência boa,excelente em nosso meio….mas o legado que o Rev.Elben deixou vai persisitir atraves daqueles que tiveram o privilégio de o conhecer,tanto pessoalmente como atraves do seu árduo e produtivo trabalho,especialmente atraves dos seus escritos….gente,to triste em perde-lo mas ao mesmo tempo feliz,por ter sido agraciada através de sua vida,de tudo o que ele me ensinou através do seu testemunho,escrita,vida….louvado seja o Nome do Senhor! Vai nao so deixar saudades….mas fará muito falta,repito na Igreja Brasileiras–Meu abraço fraterno e cheio de amor a todos os seus amados familiares,que estao sofrendo a dor da separaçao nesse momento. Obrigado Elben Cesar-participe de toda a alegrida da Presença Maravilhosa do Senhor Jesus Cristo,nosso Salvador e Senhor para todo o sempre!

  34. Quero expressar meus sentimentos e orações em favor de toda a família! Louvado seja o Senhor da vida, pelo legado que o querido pastor Elben César deixou. Não o conheci pessoalmente, mas seus escritos e ensinamentos me inspiram e o faz ser conhecido como um homem que viveu o que escreveu. Uma vida em amor para servir e glorificar a Deus! Conforme ele mesmo escreveu, agora é só esperar com fé, amor e esperança o dia da “morte da morte”. Que o Senhor Jesus fortaleça com Graça, bondade e esperança a toda família e a todos os amigos e cristãos, até o Dia da volta de Cristo!

  35. Neste momento existe um misto de tristeza pela perda de um homem tão exemplar, gratidão a Deus pela oportunidade de conhecer o Reve e ser abençoada com sua sabedoria e personalidade, alegria em crer que ele está com o Pai agora, esperança de o revermos na glória e saudade. Desejo que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos e que as boas lembranças e o legado que o Rev deixou continue alegrando todos os corações. Glória a Deus sempre.

  36. Queridos irmãos, que noticia triste. As mensagens do Pr. Elben impactaram minha vida positivamente. Glorifico a Deus por sua obra e sua vida, seu trabalho ainda impactará a vida de muitos.
    Que o Senhor nosso Deus conforte a familia.

  37. Não poderia deixar de manifestar minha tristeza pela partida do pastor Elben César. Conheci pessoalmente numa palestra no seminário Congregacional na Pedra de Guaratiba. Além disso conheci seus livros e li muitas das suas devocionais na revista Ultimato. Suas palavras simples e profundas a respeito da Bíblia sempre me tocaram de forma profunda. Era notória sua intimidade com Deus. Que Deus venha consolar sua família e a todos nós que sempre admiramos esse homem de Deus. Resta-nos a saudade, mas sempre iremos beber de sua rica literatura devocional. Seu testemunho continuará falando aos nossos corações.

  38. Seus escritos inspiraram a minha geração. Partiu um lutador de voz sensata, relevante e profética – definitivamente tinha algo a dizer ao mundo. Louvado seja o Senhor pela sua peregrinação e esforço no anúncio do evangelho da graça. Descanse nos braços do Salvador!

  39. Rev.Labieno Moura Palmeira

    Meus sentimentos sinceros! Louvo a Deus pela vida do Rev. Elben, um amigo sem igual! Amou missões de coração e exalava respeito pelos missionários! Eu provei deste respeito! Meu abraço de consolo a todos os familiares!

  40. O pr. Elben foi um grande exemplo de homem de visão, criatividade e serviço para o Reino de Deus! Teremos muitas saudades!
    Aqui um verso para consolar os familiares:
    Jó 19: 25-27
    Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.

  41. Meu abraço carinhoso à D. Djanira, filhas, genros, netos e bisnetos.

    De tantos ensinamentos que recebi do Reve através dos seus livros, da revista Ultimato, de mensagens, escolas dominicais, reuniões e conversas informais, destaco uma frase dita numa palestra de acampamento, quando ainda adolescente, que ficou impregnada em minha mente:

    “Os prazeres a curto prazo não compensam os riscos a longo prazo.”

    Sou muito grato pelo privilégio da convivência próxima e das influências que eu e minha família recebemos de tão preciosa vida.

  42. Meus sentimentos a toda a família. Graças a Deus pela sua vida. Combateu o bom combate, inspirou muitos e fez jus à missão que recebeu do Senhor. Nunca o conheci, mas conhecia seu trabalho, li muito a Ultimato. Obrigada, reverendo.

  43. Louvo muito a Deus pela vida e legado do Reve. Poucos homens como ele existiram e oro para que os que receberam seus ensinamentos sejam movidos pela mesma fé e abnegação que ele tinha ao serviço do Senhor! Abraço a toda a querida família, amigos proximos ao Reve, colegas do CEM e da Ultimato.

  44. É uma tristeza grande, mas me encontrei com “Reve” no final do ano junto com a minha família, um homem sempre sorridente e com a palavra de Deus em seus lábios. Louvo pela sua vida que fez um grande impacto na minha vida que recém convertido pude ler alguns de seus livros que foram muito inspiradores. Louvo também pelo amor acolhedor que sempre demonstrou pelos meus pais que moram em Viçosa, são membros da igreja em que foi pastor. Minha gratidão e desde já deixo minhas orações para a família, os irmãos da IPV e da Ultimato.

  45. Nossos profundos e sinceros sentimentos de pesar, por um lado, mas também de regozijo, de outro, pois sabemos que os céus festejam mais um vitorioso que enfim desfruta das delícias celestiais. Que o Espírito Santo,o Consolador, conforte a família e amigos. Deus abençoe a todos.

  46. Meu lamento profundo.
    O querido Rev. Élben foi um mestre, pastor, missionário e profeta de milhares de pessoas e de diversas gerações especialmente a partir de seu púlpito e cátedra, a revista Ultimato. Mas não vivia apenas em gabinete. Suas andanças de “mineiro com cara de matuto” mostram sua missão pelo mundo, inclusive em ambientes mais difíceis, como presídios.
    Gratidão imensa a Deus pela vida belamente singular do reverendo. Um canal continuado de bênçãos para a família e incontáveis pessoas no Brasil e pelo mundo. E que vai continuar pelo testemunho de sua vida, especialmente seus escritos. Louvado seja o Senhor por tão maravilhosa pessoa que foi e é Élben César!
    Nossas orações por sua querida família, incluindo Ultimato.

  47. Robson Franco Guimarães

    Agradeço a Deus pela vida fascinante do Rev. Elben, pela sua espontaneidade e fraternidade, pelo “bom perfume de Cristo” que foi exalado durante sua existência entre nós.

  48. Ficamos pesarosos pela perda, confiantes que sua vida e seu trabalho foram frutíferos para o Reino de Deus na terra e esperançosos de que celebraremos juntamente com o Reve no porvir. Nao o conheci pessoalmente, mas deixo meus sentimentos à familia e aos irmãos em Cristo e oro para que o Senhor console nossos corações.

  49. Marcos Augusto Marques da Costa

    Pr Elben César, Homem, Guerreiro, visionário, fundador, encorajador de gerações para as Missões, etc., tive o privilégio de ter sido um desses privilegiados, quando passai pelo CEM, antes de ir ao Campo Missionário além fronteiras, quando li a Ultimato, quando ouvi suas aulas e palestras, quando li e leio seus livros e devocionaidevocionais, dentre outros… eu fui privilegiado pela oportunidade que recebi de Deus para ter em minha caminhada participação direta deste Guerreiro das Missões…! Que Deus, através do seu Espírito, console à família e a todos nós!

  50. O Rev. Elben, foi para mim, um grande escritor que com simplicidade e fidelidade bíblica, expunha o Evangelho. A sensibilidade que adquiri em ler a Bíblia e o tempo, foi um grande aprendizado com a Revista Ultimato, um dos legados deixados pelo pastor à Igreja brasileira. Que Deus conforte a família e a todos nós!

  51. Conheci o Reverendo Elben há pouco tempo, ainda este ano, na Igreja Presbiteriana de Viçosa. Graças a Deus por sua vida. Pude ouvir suas pregações ali e ver Deus em sua vida.
    Agora fica a saudade desse verdadeiro homem de Deus.
    Que o Senhor console toda a família e os que sentem sua falta. O Reverendo com certeza plantou muitas sementes através de seu ministério. Que sigamos o seu exemplo.

  52. Como está sendo este adeus! Difícil. Não estávamos preparado para perda do Sr. Agora vamos aguardar para nós como igreja encontramos na glória!A saudade doí muito. Mas, fica o seus ensinamentos e que devemos permanecer em silencio. Fica o meu abraço a família.

  53. É com pesar que recebo a notícia do falecimento do Rev. Elbén. Lamento muito por essa perda que tivemos, mas, estou certo que Deus continuará nos abençoando, suprindo-nos com outros servos dedicados e piedosos, como foi o Rev. Elbén. Rogo que Deus em sua infinita misericórdia conforte o coração dos familiares.

  54. O Senhor deu o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor. Que o nosso Pai, conforte cada familiar, amigo e irmão, pelo poder do seu Espírito.
    Pela capelania do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro – Rev. João Brilhante – pastor Presbiteriano.

  55. Tive o privilégio de ter sido sua aluna, no CEM. Aprender sobre PRÁTICAS DEVOCIONAIS, foi um marco na minha vida, além dos livros e matérias que me inspiraram. Obrigado por se deixar ser usado por Deus. Sentiremos sua falta, mas o seu legado fica.

  56. Lamentei muito o “passamento” de alguém que, por conta da revista, especialmente marcada pelos artigos e reportagens bastante peculiares do Rev. Elben, parecia muito mais próximo do que, de fato, é. Penso que “passamento” é uma boa palavra porque, conquanto a tristeza possa permanecer por um tempo, já sabemos que, agora, o nosso amado irmão está muito melhor do que antes. Que o Deus de toda a consolação sustente a família e os mais próximos.

  57. Reve, sua fidelidade ao Pai, seu amor, sua criatividade, sua coragem, sua fé, suas palavras, sua família inspiraram todos nós. Chegar em Viçosa e não mais poder encontrá-lo vai ser difícil. Agora é seu tempo de sentar junto ao nosso Deus, olhos nos olhos, e bater um bom papo. Entra no gozo do seu SENHOR!
    O bom é saber que em breve estaremos juntos, mas estou com saudades.

  58. “Não mais a culpa, não mais a morte: Este é o poder de Cristo em mim. Jesus comanda a minha sorte Desde o início até o fim. Nenhuma força poderá De sua mão me arrancar. Até com Ele me encontrar Firme estarei no seu poder.” Querido Rev: com Jesus, o poder da morte se esvai.

  59. Tristes, porém consolados. Agradecemos ao Senhor termos gozado da amizade e presença do Pr.Elben Cesar. Apenas nos despedimos dele, em breve nos encontraremos. Até na Glória do Pai.

  60. Apenas sentimos saudades, de pessoas de que alguma forma fizeram ou marcaram nossas vidas. As vezes marcam com palavras, gestos ou simplesmente marcam pelo seu jeito de viver e marcam por sua própria vida. Tantos artigos deste Homem de Deus me fizeram tão bem. Que Deus console toda a Família e amigos. E com certeza neste momento o amado Pastor Elben está tão feliz. Pr Deiby

  61. A gente pode dizer isto de poucos: “carta viva de Cristo “!
    Usei e uso seus escritos em meu consultório, com meus pacientes, há anos!!! Palavras certeiras quando não sei mais como me expressar!
    Deixa um legado à família e à todos que o conheciam, mesmo que fosse somente através das letras.
    Que Deus abençoe sua família e que seu trabalho continue frutificando!!!

    Psicóloga-Terapeuta de Família e Casais

  62. Tive alguns contatos com ele na década passada, quando atuava como editor de revista cristã voltada ao ministério. De fato, o reverendo César deixou um legado. Faço votos de que os sucessores na Últimato sigam os caminhos por ele pavimentados com sacrifícios, lágrimas e orações. Agradeço a Deus pela existência de homens visionários como ele e rogo ao Deus de toda consolação que conforte o coração dos familiares e de toda equipe.

  63. Morreu o C.S.Lewis do Brasil! Ganho para ele, grande perda para nós!!! Que o Senhor conforte a família e, para nos, levante outro que pode nos alegrar e edificar com sua prosa criativa, muitas vezes divertida, edificante, e sempre Cristocêntrico.

  64. Em nome de todos os salvacionistas do Brasil, apresentamos nossos sinceros sentimentos à família, louvando a Deus pela vida dedicada e ministério do Reverendo Elben.
    Como falamos no Exército de Salvação, ele foi “promovido à glória”!

    Deus os abençoe.

    Comissário Oscar Sanchez
    Chefe Nacional

  65. Que profunda saudade sentiremos do nosso “bom velhinho…”
    Tomarei para mim cada palavra conferida; construirei meu lar, minha família pautada em Deus como sempre me dizia…
    Seus ensinamentos nos levam para perto de Jesus…Obrigada Deus por nos permitir viver ao lado de alguém tão puro e sincero…Servo bom e fiel, servo do Senhor…

  66. Não conheci pessoalmente o reverendo Élben César, mas li muitos textos escritos por ele e o admirava por sua sensibilidade, simplicidade, dedicação a Deus, amor à Bíblia e o desejo de edificar a igreja. Em alguns momentos, houve intercâmbio de publicações de nossas respectivas editoras. Sua influência positiva transcendeu as fronteiras de meu estado de Minas Gerais, adotado por ele e que o adotou, chegando a terras distantes. Neste momento de perda e dor, que a esperança do reencontro no dia da ressurreição e o abraço carinhoso de nosso Pai celestial levem conforto à família! Contem com as nossas orações!

    Marcos De Benedicto
    Redator-chefe da Casa Publicadora Brasileira

  67. Lamentamos a perda de um servo de Deus apaixonado pelo evangelho, chegou a hora da partida. Deixou um legado para todos nós. Minha oração é; Que o Espirito Santo consolador aqueça os corações de todos os familiares.

  68. Hoje é um dia muito triste pra mim. O pastor Elben César não me conhecia, mas sua influência em minha vida sempre será gigantesca!
    Agradeço a Deus por todas as reflexões que ele nos proporcionou!!

  69. Meu consolo é saber que ainda tenho todos os exemplares de ultimato e que quando bater aquela saudade posso me refugiar no silêncio de minha biblioteca e reler seus artigos, como sempre fazia ao chegar a revista, ia correndo provar de cada palavra publicada por este grande e sábio homem. O céu vai esta em festa com sua chegada descanse em paz, pastor querido e muito amado.

  70. é sempre bom recordar. E me recordo bem como se fosse hoje os momentos alegres passados com a presença do carinhoso Reve. Tanto no CEM como na revista Ultimato.
    Estou juntos com vcs, familia do Reve e ultimato triste, mesmo sabendo que há festa no céu hoje. Meus sinceros sentimentos.

  71. Querida Família ! César e Ultimato! Que Deus console seus corações neste momento. O céu está em festa por receber um filho tão querido e especial! Em oração por todos vocês!

  72. Como irmão mais novo do Elben, cunhada e sobrinhos, expressamos aqui nossa tristeza, por um lado, com a perda temporária do Elben, que sempre admiramos e que sempre nos inspirou; e, por outro lado, nossa alegria e gratidão ao Senhor, seu e nosso Salvador, que o capacitou e usou abundantemente para salvar e abençoar muitas e muitas pessoas. Certamente, ele permanecerá em nossas mentes como um exemplo de humilde serviço e amor ao Senhor. Nos reencontraremos no fim dos tempos, quando o Senhor voltar e ressuscitar os que já partiram.

  73. Louvo a Deus pela vida do Rev. Elben. A leitura da Revista Ultimato despertou em mim um profundo espírito crítico e me ensinou a olhar tudo com os olhares de Deus na Palavra. Ajudou-me muito no princípio de minha jornada cristã. A igreja militante perde muito com sua ausência, porém a triunfante o recebe de braços abertos.

  74. Maria Aparecida silveira

    “Então ouvi uma voz do céu dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” Ap. 14:13.

  75. Louvo a Deus pela vida do querido Reve, quando tive o privilégio de conviver com ele em Viçosa durante 8 anos, suas aulas no CEM, as mensagens na hora do café na Ultimato, os encontros agradáveis e a leitura de seus textos e livros. Sempre nos edificam!! Exemplo de cristão, servo, pastor! Agora vive a alegria plena nos braços do Pai! Bendito seja o nome do Senhor! Que o Espírito Santo console tia Deja, as filhas, genros, netos e bisnetos!

  76. Marcelo Barreto (Baiano)

    Alguém que sempre me estimulou a buscar pessoalmente e devocionalmente a face de Deus. A ler a Bíblia com relevância e contextualização. Aprendi com ele a amar mais a Deus, as pessoas e a igreja. Dou graças a Deus por ter conhecido o Reve. Neste momento de despedida, a saudade é natural, sentimento de perda também, mas nossa esperança não se limita à nossa transitoriedade. A Vida em Cristo é eterna.

  77. Essa perda é inestimável para todas as gerações que tiveram o privilégio de receber a influência das palavras de E. César. Deus cumpriu sem bom propósito na vida do Pr. E. César. Louvado seja Deus por toda a sua vida. Que o Espírito Santo console a família enlutados.

    • Cecibel Suárez Cordero

      Conocí al pastor Elben y ciertamente fue un ejemplo a seguir. Era un hombre que siempre brindaba una sonrisa cálida y espontánea. Que a pesar de su grandeza, nunca pasaba por alto al hombre más sencillo para hacerlo sentir el más grande. Necesitamos más hombres de Dios como el pastor Elben, quien en estos momentos ya está gozando de la presencia de su Padre, a quien amó y sirvió con toda fidelidad y alegría. Que el consuelo del Santo Espíritu sea con todos sus familiares y amigos que lo admiraron, respetaron y amaron y que en estos momentos deben decirle hasta luego querido amigo.

  78. Com certeza perdemos hoje um Mourão. Rev. Elben Cesar, muito carinhoso, pastorzão, vai deixar saudade, de uma vida de testemunho, servo é uma família maravilhosa. Que o Espírito Santo de Deus o Consolador, venha consolar a família. Paz.

  79. Revinho, o meu coração até dói de tanto amor que tenho pelo senhor, a saudade é enorme… já. O Senhor Deus e Pai me concedeu a bênção de conviver com o sr. e seus escritos, em 2006, quando tive a honra de ser sua secretária. Durante os anos de 2006 a 2010 foram os anos de maior aprendizado, termos de vida cristã, exatamente pelo seu exemplo que a todos contagiava. A minha convivência com o Reve foi a grande experiência da minha existência. Choro, choro muito de emoção, saudade, amor…. Mas sei que ele estará nos braços do Pai e será recebido com muito sorvete de creme. Que o Senhor Deus console a todos nós e em especial da amada família do Reve e da nossa querida equipe da Ultimato.

    “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” (Sl 116:15)

  80. Reve, esse negócio de morte é uma coisa louca. A gente sabe que ela vai chegar, e às vezes até recebe um aviso mais direto, como foi o caso do sr. Para os que creem na vida eterna, é motivo de alegria, do encontro máximo com Aquele a quem seguimos. Mas ainda assim nos entristece. A saudade e o desejo de que você fosse líder aqui na Terra por mais tempo são enormes. Só mostra mesmo como somos limitados. Bem, obrigada por todas as brigas que o sr. comprou, e por todas as marcas que deixou. Siga bem e interceda por nós com os chefes. Abração.

  81. Conheci Reverendo Elben em um acampamento da ABU no CEM. Fui falar aos jovens estudantes e, na ocasião, visitamos também a sede da Editora Ultimato, seu belíssimo jardim de oração, sua equipe atenciosa. Fomos recepcionados com carinho pelo Reverendo, que partilhou um pouco conosco de seu ministério. Louvo ao Senhor por este legado! Reverendo Elben nos deixou leituras e também uma família querida, que agora tem a preciosa missão de levar adiante a árvore por ele plantada em vida, cujos frutos está com certeza colhendo agora na glória!

  82. Káthia fernandes Muricy Rodrigues

    Homem de Deus que dedicou sua vida honrando a serviço do Mestre. Obrigada pelo legado que deixa em cada um de nós. Fomos muito abençoados com os seus livros e com a editora ultimato. Querida família, Deus os console . Com carinho Pr. Milton e Káthia.Igreja presbiteriana de Goiânia.

  83. Dando muitas graças a Deus pela vida do Rev. Elben, rogo ao Deus de toda consolação que esteja ungindo, agora, as feridas dos corações que ficam, com vinho e com óleo. Sabedores de que não se trata de um adeus, mas de um “até breve, rev.”

  84. Milton Nascimento canta “que todo encontro é também despedida”, graças ao nosso Deus sabemos que em toda despedida temos a certeza do reencontro.
    Creio que todos que tiveram o privilégio de conviver com o Pastor Elben, carrega um pouco do seu jeito de ser e viver a vida cristã.
    Abraços a todos da família.

  85. Francisco Antonio Salerno Neto

    Este foi realmente um servo a serviço do Rei, alguém que cumpriu os desígnios de Deus em sua época.
    Os céus se alegram, estou certo que todos que o conheceram e com ele conviveram e viveram também: preciosa é a morte dos santos à vista do Senhor.
    Reverentemente, oramos pela família certos do consolo e do conforto do Senhor e rogamos que também terminemos nossa corrida fielmente servindo ao Senhor.

  86. Ao Senhor, nosso Deus e Redentor, toda honra e toda glória pela vida, pelo abençoado ministério e pelo testemunho de fé e dedicação do querido pastor Rev. Elben César. Deus conforte toda família.

  87. Tive o privilégio de conhecer e hospedar o Revi em minha residência.Quanta simplicidade,alegria,vigor…
    Louvo a Deus pelo tempo que esteve aqui.
    Meus sentimentos ao Jony,Lênia e a todos familiares.

  88. Queridos, damos graças mesmo ao Deus pela vida do muito querido irmão, colega e verdadeiro amigo Elben. Fará imensa falta para nós e para muitos mas está seguro nas mãos de Deus aguardando junto conosco o dia da ressurreição e salvação final. Receba nosso grande abraço. Timóteo e Marta

  89. lucia de Souza Teixeira Costa

    Para nós que ficamos, uma grande perda, mas para ele, um encontro memorável com o Pai. Oremos para que o Espírito Santo console seus familiares.

  90. A vida e a obra do amado Ravi Elben Cesar continuará nas vidas e nas obras de milhares de pessoas que ele, com seu amor a Deus e carisma pessoal, influenciou para o bem e para o alto durante sua passagem por essa terra. Em breve estaremos todos juntos ao redor da mesa do Cordeiro, felizes para sempre. So long dear Bro! Baruch HaShem!

  91. Respeito, admiração, carinho e muita gratidão, é o que eu sinto por essa maravilhosa pessoa que Deus me permitiu conhecer e de quem aprendi e ouvi palavras de sabedoria e animo, quando eu estrangeira cheguei a um lugar onde eu não sabia falar a língua nem conhecia a cultura ele me recebeu com um sorriso amplo e um abraço singelo.
    O que eu mais admirei dele sempre foi a humildade, sempre disposto pra ouvir e aconselhar, sempre levando a serio os problemas e as questões que se lhe apresentavam, hoje eu tenho lagrimas de alegria porque tive o privilegio de conhece-lo aqui neste mundo e saber que vou re encontrar ele LA! no nosso lar 🙂 Obrigada meu bom Deus por compartilhar o Reve com a gente , agora ele esta contigo. PAZ

  92. Jeverton Magrão Ledo

    Falar do querdido Reve,

    Ao ser comunicado há pouco por um querido amigo a voz embarga, as palavras faltam mas a lembrança está viva e grata pelos momentos passados ao lado do pastor amigo, conselheiro e mestre que com todo o carinho ensinou gerações. A saudade sempre, a certeza do encontro consola.
    Família querida que em Cristo se encontre o consolo e a força para seguir.
    Nossos mais sinceros sentimentos.
    Magrão e Juliana Ledo

  93. Um homem de voz suave e branda, de delicadeza na alma…que se dirijia a Deus com tanta solenidade e intimidade ao mesmo tempo. Uma pessoa que tinha vontade de conversar por horas sem fim. Graças a Deus por tê -lo tornado assim e nos dado a oportunidade de aprender com ele.

  94. A vida e a obra do amado Reve Elben Cesar continuará nas vidas e nas obras de milhares de pessoas que ele, com seu amor a Deus e carisma pessoal, influenciou para o bem e para o alto durante sua passagem por essa terra. Em breve estaremos todos juntos ao redor da mesa do Cordeiro, felizes para sempre. So long dear Bro! Baruch HaShem!

  95. Foi um privilégio pra nós poder estar pessoalmente tantas vezes e em tantas conversas com o reve. Aprendendo e recebendo de sua sabedoria e simplicidade. Tomando café ou conversando sobre coisas triviais sempre éramos edificados. Fica a saudade mas também a certeza de que uma vida sem limites o aguarda de agora em diante. Foi com ele que conheci uma visão fascinate sobre o céu. Um céu do qual já desfruta…

  96. Zaira Siman Saibert Rodrigues

    Aprendi a amá-lo, sem conhecê-lo. Sei que agora o senhor está muito feliz, o mineiro com cara de matuto do lado do PAI ouvindo e contando lindas história, espero que aproveite muito e libere a vaga pra mim quando eu chegar. Passei por isso há dois meses, a mamãe conseguiu partir antes de mim e deve estar aprontando lá em cima. A saudade não tem tamanho … só Jesus Cristo pra sarar e mesmo assim é muito lento. Vai doer muito, mas o consolo divino é incomparável. Deus os abençoe, fiquem em paz.

  97. Meu querido Revê…exemplo de missionário…pastor…mas acima de tudo exemplo de discípulo de Jesus…me ensinou o mais complexo através da simplicidade….esse um ano em Viçosa valeu a pena principalmente por ter conhecido essa preciosidade….

  98. Tive o privilégio de morar em Viçosa e Estudar no CEM, e a honra de ser aluna do Reve, um ser admirável, servo do Senhor. Tenho certeza que a vida do Reverendo marcou a vida de muitas pessoas. O meu desejo é que Deus conforte toda família. A boa notícia é que Ele agora descansa nos braços do nosso Pai Celestial.

    Laura Dantas Gayer

  99. Querido pastor,a quem tive o grande privilégio de conhecer ,homem de Deus cheio de palavras sábias e um coração carregado de amor, amor esse que o levou a adotar minha Elines nos últimos anos, louvo a Deus por te-los colocado na vida dela, ja estamos sentindo muito a
    sua falta, obrigada por tudo, Deus continue abençoando esta querida família!

  100. Gratidão! A única palavra que encontro nesse momento para expressar a saudade que fica de um exemplo de vida cristã, de ética e de moral. Agradeço imensamente a Deus por ter conhecido e por ter sido aconselhado em diversos momentos por esse Homem de fé. Sua vida devocional foi e sempre será um exemplo para mim.

  101. “MINEIRO COM CARA DE MATUTO”. Era assim que o Rev. Elben César ou “REV” fazia sua reportagens para a Revista Ultimato quando participava de grandes eventos ou visitava um país. Partiu para a eternidade meu grande amigo, mentor na área missionária, visionário, criador da Revista Ultimato e do Centro Evangélico de Missões – CEM – em Viçosa, MG. Fui seu aluno em 1992 no curso de Mestrado em Missiologia no CEM na matérias Práticas Devocionais. No boletim do culto da minha jubilação eu o honrei com essa foto, reconhecendo sua influência positiva na minha visão missionária. Seu senso de humor aguçado, sua amizade cordial foram marcantes. Recebia em sua casa os alunos do CEM para aquele delicioso café mineiro. Gostava de dizer que como bom presbiteriano foi encontrar D. Djanira na Presbiteriana Independente e cantava com vibração o “Pendão Real”. Saudade é o amor que fica! Fica muita gratidão e motivação para continuar o ministério tendo como referencial o querido REV. Que o Espírito Santo console a família Ultimato, D. Djanira e toda a família. Valeu REV. Obrigado pelo apoio, amizade e carinho. Fui um privilegiado em partilhar da sua amizade! Até a eternidade! Favor ver foto no face: Paulo Damião

  102. Pr. Heverton F. Mesquita

    A Igreja Brasileira perde mais um grande referencial e contribuinte para a teologia! Deus conforte e console todos familiares e pessoal da Ultimato!

    Pr. Heverton F. Mesquita

  103. Num misto de pesar (por nós) e alegria (por ele), quero registrar os os sentimentos da minha família e comunidade IBEC (SP), à familia Ultimato e aos familiares do querido pastor Elben Lenz Cesar. Peça rara de reposição, que fará muita falta enquanto o Rei não retornar.

  104. Lílian Alves de Souza

    E o nosso querido Reve foi ao encontro do Pai! Fico com a boa lembrança de sua paciência, sua generosidade e seu amor por todos nós! Grandes ensinamentos ele compartilhou conosco. Foi um privilégio para mim conhecer o Reve!
    Deixo o meu abraço a toda a família! O nosso conforto vem da misericórdia do nosso Pai!

  105. João de Souza Filho

    Homem de Deus. Esse fará muita falta. Era um enciclopédia viva, de Bíblia e de História. E tinha uma visão de Reino de Deus, e não de denominação. Estando em conversa com ele, a gente queria que o relógio ficasse parado. Ainda bem que deixou a nova geração Ultimato bem preparada para continuar.
    Estarei orando nos próximos dias para que Deus console a família Ultimato.

  106. Saulo Marcos de Almeida

    Deixo meu abraço e sinceros sentimentos à família do REVE e Ultimato. Elben por sua obra relevante, mas, sobretudo, por sua simplicidade marcou a vida de todos quantos puderam com ele conviver. Perde o protestantismo brasileiro, perde o universo católico que lia e reconhecia o Reve como irmão de fé e caminhada. Minha sincera gratidão ao Reve.

  107. Paulo Roberto de Souza Marques

    Elben César foi o homem de palavras sábias, um prudente de fala mansa, simples e sensata. O conselheiro que emitia na voz a mensagem da certeza da graça de Deus, de forma firme, bela, tênue e tenra; de acordo com a/ e na /e da experiência de vida e da vida pessoal. Enfim o mineiro de botas esteve entre nós e eu tive a felicidade e a graça de me deleitar com as suas palavras e os ensinamentos ministrados. Meus profundos e sinceros sentimentos á família e á editora Ultimato.

  108. Para um grande amigo.
    Estou profundamente triste. Sentimentos sao emoçoes que nao podemos fugir ou esconder. Sao momentos distintos de tristeza e alegria. Chorar nao vem do exterior e sim do coracao. A dor nunca e escondida quando se ama. Para o meu paizao, irmao e amigo a lembrança de um ” joao Batista, amado. Como vai? ” Estarao em minha mente pra sempre. Estas eram as suas palavras quando me via. Agradeço a Deus porque conheci um verdadeiro e real amigo. Das vezes q nos nos encontravamos era uma festa de memorias sempre agradaveis. Sei q posso dizer com convicçao com a minha familia que sempre amarei. O Revao meu paizao sempre me ensinou a ver a vida positivamente diante de Deus. E a sua familia que tambem posso dizer que e minha mostraram este mesmo carater de adoçao. Tenho sempre palavras para expressar o q sinto e neste momento de saber q o Rev esta na presença do nosso Pai eterno me dá mais paz q estaremos juntos novamente. O q o Reve sempre me falou foi NAO PERCA JESUS DE VISTA. Palavras de um irmao para outro irmao. Para a minha familia que ja os conheco a 31 anos, aos meus amados da Igreja e a todos que tiveram o mesmo privilegio de estar um minuto c o Rev Elben e a marca eterna do aprendizado do amor, carinho e atencao de um servo de Deus. Saudades?… Enormes, mas com um ate breve meu irmao e amigo.
    Joao Batista (amado) Foi ele quem comecou a me chamar assim.

  109. ALBA SOLANGE BARBIERI SILVA

    LAMENTO PROFUNDAMENTE A PARTIDA DO AMADO PR ELBEN, QUE CONHECI EM 1973 EM UM ACAMPAMENTO NUMA ESCOLA DE JUIZ DE FORA. FICARAM MARCADAS EM MINHA MEMÓRIA SUA ALEGRIA CONTAGIANTE, CARISMA EXCEPCIONAL E ADMIRAÇÃO PROFUNDA DE UM AMOROSO PASTOR. APESAR DE NÃO VÊ-LO HÁ MUITOS ANOS, SEMPRE O ACOMPANHEI ATRAVÉS DA REVISTA ULTIMATO, DA QUAL SOU ASSINANTE E ACHAVA INCRÍVEL “MINEIRO COM CARA DE MATUTO” COMO ELE TINHA DISPOSIÇÃO P/ VIAJAR E FAZER COM DEDICAÇÃO A OBRA DE DEUS. QUE O ESPÍRITO SANTO CONSOLE OS NOSSOS CORAÇÕES, DA FAMÍLIA E DE TODOS A QUEM CONQUISTOU COM SEU AMOR. COM CERTEZA SEU GALARDÃO O ESPERA P/ SUA LINDAS OBRAS REALIZADAS NA TERRA. PAZ DO SENHOR. ALBA SOLANGE. JF/MG

  110. A Igreja Presbiteriana de Sapopemba agradece a Deus pela vida desse servo de Deus. Ele continuará abençoando vidas até a volta do Senhor Jesus. Podemos , com certeza declarar que ‘Eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas. As tuas palavras tem sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado’
    Jo 4.3-4 e nem mesmo durante seus últimos dias ‘se enfadou ou se perturbou. Estamos, cerca de dois meses estudando com os membros da Igreja “Praticas Devocionais” e hoje veremos a ‘Prática da Introspecção’ Cap. sete.
    Deus continue confortando toda a família, de sangue e da fé.

  111. Em meu nome e em nome de meu pai, Rev. Cyro Cormack, lamentamos o passamento deste grande servo de Deus, empreendedor, que tanto fez pela causa do Evangelho, quer a frente das igrejas as quais pastoreou, quer a frente do periódico Ultimato, por ele fundado e dirigido até enquanto Deus assim o permitiu.
    Que o Espírito Santo console os corações hoje tristes com a partida do nosso pastor Élben César.

  112. Oziel Domingos da Silva

    Eu Reverendo Oziel Domingos da Silva, família e Igreja Presbiteriana do Brasil em Cosmópolis SP nos unimos a dor da família César e Ultimato e agradecemos a Deus pelo prazer de tê-lo conhecido pessoalmente bem como o de ser ricamente abençoados pelo frutífero ministério desse homem de Deus.

  113. Wadislau Martins Gomes

    Entre os “homens dos quais o mundo não era digno”‘, o Rev. Élben nos deixa com mais saudade do céu. Sua vida de esperança em Cristo consomem os familiares de casa e da fé. Wadislau

  114. Querida família e equipe Ultimato, recebam nosso abraço neste momento de grande perda! Elben foi um discípulo radical do Senhor Jesus e com isto nos encorajou a seguir o Mestre mais de perto. Que o Eterno console os corações, dê paz e renove o ânimo. Ele está na casa do Pai, no esplendor de Deus, sobre o qual ele tanto escreveu e nos ensinou. Com carinho, Ronaldo e família.

  115. Gisele IPGrajaú - RJ

    Há pessoas que a gente ama, há aquelas que a gente ama e admira, há as que a gente ama, admira e contempla. O Reve era assim para mim. Amor, admiração e contemplação. Eu contemplava o Reve, adorando a Jesus por tão preciosa vida e ao Santo Espírito por seu testemunho. Ficava bebendo de sua sabedoria, sua autoridade, seu conhecimento, sua simplicidade, sua humildade. Sua vida sinaliza o Deus Eterno, o senhorio de Jesus Cristo. Ele foi um exemplo e será sempre inspiração. Reve mostrou com sua vida como o ser humano deve ser. Um indicativo do que Deus tinha em mente ao nos criar. Meus sentimentos aos familiares de sangue, da Ultimato, do CEM, da IPV. Saudades e gratidão ao Senhor por sua vida. Gisele Sousa Gutzmer Borba

  116. João Marcos Caixeta Franco

    Quantas vezes nutriu minha fome de palavra e de opiniões em Ultimato! Já o conhecia por sua obra e de ouvir falar! Quatro dos meus irmãos mais velhos rumaram para Viçosa antes de mim. Pr Elben nos recebeu muito bem. Sua alegria e paciência jorravam naturalmente. Foi muito querido por meus pais, Sônia e Severo. Sempre alegre e animoso! Seu legado permanecerá pois tem firme fundamento: a Rocha Eterna! Deixou bom nome e belo exemplo. Manifestamos nosssos sentimentos e súplicas para que o Consolador possa abraçar toda família nesta hora.
    Eclesiastes 7:1Mais vale o bom nome do que o melhor dos perfumes, e o dia da morte é mais proveitoso que o dia do nascimento.
    De João Marcos Caixeta Franco e família.

  117. Queridos e inesquecíveis irmãos e irmãs em Cristo,

    Fokjelina e eu lamentamos e choramos quando soubemos da morte física do nosso querido Reve. Um dos períodos mais sublimes e alegres de nossas vidas foram os anos passados em Viçosa trabalhando com e desfrutando a companhia do Reve e toda sua família.

    Nosso encorajamento vem das palavras inspiradas de Paulo aos Romanos: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8:18).

    Nosso consôlo também vem das Escrituras. Reve está experimentando a última e eterna alegria do crente: ser apresentado diante do seu Senhor e Salvador face a face.

    “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação [mega alegria], imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos, Amém.” (Judas 1:24-25)

    Com saudades,

    Elias e Fokjelina Medeiros,
    Çlinton, Mississippi, USA

  118. Meu querido Reverendo. Imagino o q vc esta vivendo agora, sem dor, lagrimas ou sofrimento, cantando Glorias ao nosso Deus e recebendo o convite do Pai, “Vem bendido do Pai”, meu Deus! cantando c os anjos Hosanas e Aleluias. Meus sinceros sentimentos a familia desse homen de Deus.

  119. Severino (Bill Crente)

    Tenho uma grata lembrança dele quando o conheci na Ultimato por ocasião do seu aniversário e cantamos uma música do Sal da Terra “Que lugar bonito, é pra lá eu vou” com certeza ele já esta lá.

    Que o Espírito Santo console a família.

  120. Pr. Renato R. Pereira

    Ao Eterno toda honra e louvor pela vida e ministério desse abnegado servo. Serei eternamente grato ao Senhor por ter um dia ainda em minha adolescência lido um artigo do Rev que me fez conhecer a Revista Ultimato. Parafraseando o Apocalipse, o Rev. descasou dos seus trabalhos e suas obras o acompanharão.
    A família do Rev e a família Ultimato, nosso carinho!

  121. Agradeço imensamente a Deus por ter me proporcionado conhecer, conviver e até ser pastoreado pelo Reve. O que ele me ensinou com seu jeito humilde de ser, vai ficar pra sempre!

  122. Carlos Rogério Silva

    Que Deus os conforte. Sabemos da dor da saudade que ficará deste homem de Deus, servo e líder exemplar. Eu tive o privilégio de conhecê-lo e ser edificado por sua vida e conselhos.

    Carlos Rogério Silva – Pós G. Missiologia no CEM.

  123. Uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Ele se foi, mas seu exemplo de vida permanecerá. Grande homem de fé, servo humilde, apaixonado pela palavra de Deus.

  124. Weslley Kendrick Silva

    Há mais de 20 anos atrás eu li o livro do Pr. Elben, “Desça do elevador”, ainda na minha adolescência e ajudou a moldar meu caráter. A ultimato com a sua revista e suas publicações influenciaram o nosso país e os ministérios que faço parte…
    Tive o privilégio de recentemente conhecer este homem sábio e piedoso pessoalmente em “casa” e ouvir muitas boas histórias…
    Uma semente vive, floresce e produz fruto e vida com abundância; assim foi o Pr. Elben Lenz Cesar, e que agora, com a sua morte, este legado siga dando muito mais frutos por muitas gerações…
    Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer; dá muito fruto” (Jo 12.24)
    Que Deus conforte e console toda a família e que Seu Espírito Santo renove a força e a esperança!

  125. Acompanhava de longe a longa trajetória ministerial desde gigante da fé. A Ultimato é um primor que a nós tanto edifica, fruto de um ideal de um homem fora do seu tempo.
    Cansado de viver no mundo da canseira e enfado voltou para a sua Pátria, a celestial. Vá encontrar com gente da sua envergadura – Moises, Abraão, Elias… Pede para nosso Advogado continuar intercedendo por nós, que aqui ficamos.
    Rev. Luciano Roberto – Brasilia

  126. Sentimos a perda e nos entristecemos, mas ao mesmo tempo nos alegramos porque o Pastor Elben alcançou o alvo, ganhou o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Meus sinceros sentimentos à família e peço ao nosso DEUS que os console e conforte.

  127. Eu o conhecia só de ouvir falar. Mas pela revista Ultimato, talvez ele seja um dos pastores mais conhecidos do país. Nós deixou um legado importante que é a Editora Ultimato, e com certeza foi um exemplo de Fé e trabalho. Hebreus 11:4 – mesmo depois de morto ainda fala. Saudades. Deus console a família

  128. Conheci o pr. Élben em março, na sede da editora Ultimato, a fim de entrevistá-lo pro meu trabalho de conclusão de curso da faculdade. É com muita angústia que recebo essa notícia, mas também com paz, por saber que ele descansa nos braços do Pai. Que Deus conforte toda a família e a equipe Ultimato. Que o ‘trabalho no Senhor’ iniciado por ele se fortaleça a cada dia mais. Minha admiração por ele resultou num TCC que guardarei com muito carinho. Foi muito especial tê-lo conhecido!

  129. Francineide Salesiano Abreu

    Tive a oportunidade de conhecer o profeta “mineiro com cara de matuto” (acho que em 2008).
    Nunca vou esquecer de sua delicadeza e lucidez.
    Seus textos na Ultimato me edificavam.
    Hoje é um dia triste aqui. O céu até ficou gris. Valeu, pelas cores que você me ajudou a descobrir na caminhada cristã.
    Obrigada mesmo.

  130. Conheci o Rv. Elbén a partir de seus livros. Ouvi-lo com seus conselhos e recomendações era certamente um alivio no meio de um mundo que está deixando cada vez mais a Bíblia em segundo plano. Saber que agora está com o Senhor, desfrutando da comunhão eterna com o Pai nos alivia a alma.
    Que Deus conforte toda a família.

  131. Obrigada, Deus! A gratidão por ter me permitido conhecer este homem é sem tamanho. O coração está miúdo e as palavras escapam neste momento. Mas não posso deixar de reconher que foi grande a tua bondade, ao nos emprestar esse raro senhor. Ainda escuto a sua voz me perguntando, após mostrar um texto? “Acha edificante?”. Deveras ele se esforçou diligentemente para edificar o teu povo. Porém, nos deixou muito mais do que linhas escritas. Obrigada, Deus, pela simplicidade ímpar, a sabedoria discreta, a reverência, a piedade, a doação completa, a integridade, o testemunho. A história do teu povo certamente foi marcada por esse senhor de sandálias e bermuda, sorriso amigo, gestos tão amáveis, todo prosa. Nós te somos profundamente reconhecedores pela dádiva que recebemos. Permita-nos imita-lo, como ele imitou a Cristo. E ajuda-nos a completar a carreira e guardar a fé, como ele o fez. Obrigada, Deus, muito obrigada.

  132. CEM. O pouco tempo em que tive contato com o Pastor Elben me deixou ensinamentos sólidos. Ele deixava a impressão que já nos conhecíamos a anos. Um homem que transmitia a vivência do servo de Deus. Alegre, jovial, cheio de planos, humilde, atencioso, inteligente, culto, mas acima de tudo isso, um homem dependente de Deus, que transformava pequenos momentos em uma grandiosa festa de louvor a Deus. A toda a família Elben e a Editora Ultimato, os nossos sentimentos. Silvio Carneiro e família.

  133. Rev. Celso Dias Alves

    É um gigante da obra do Senhor que partiu. As lembranças que temos da serenidade, humildade, carinho e amor dele para com os alunos do CEM foi uma característica marcante nos nossos tempos de Viçosa. Louvamos a Deus por termos tido a oportunidade de conhece-lo e pelo tempo que Deus permitiu que vivesse entre nós sendo uma grande bênção, especialmente através dos seus escritos no Ultimato. Que Deus conforte a sua família.
    Rev. Celso Dias Alves – Pastor Presbiteriano e Missionário da APMT em Portugal.

  134. Meu querido pastor Elben, homem de visão, ele foi um marco na minha vida e na minha decisão para a obra missionaria, tive o privilégio de conviver com ele e sua familia 1 ano em Viçosa quando cursei o CEM, esta agora na gloria desfrutando o seu merecido repouso. Deus seja louvado por sua vida

  135. Certa vez o Pr. Elben escreveu que esperava que um dia Viçosa fosse realmente Viçosa…
    Ao saber da triste noticia de sua morte fiquei a refletir o quanto este homem de Deus contribuiu com seus escritos e pregações, e, especialmente com seu caráter cristão, para que esta cidade se torne mais agradável, pacífica e verdadeiramente se torne uma Viçosa…
    Temos certeza que este “Bandeirante de Cristo” – primeiro pastor a chegar em Viçosa – descansa no Senhor . Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem ( Apocalípse 14:13).
    Que o Senhor conforte a toda a família.

    Valdeir G. de Almeida

  136. #159 Sou muito grata a Deus por ter tido a honra de conhecer e fazer parte da vida do Vô Elben. Sempre muito gentil, com palavras belas e aconchegantes. A frase q sempre dizia “oh meu pai”. Descanse paz!

  137. Gratidão pela exemplar vida do querido pastor Elben, inspiração como genuíno servo do Altíssimo. Que Deus console e conforte o coração da família. Abraço.

  138. Um servo bom e fiel da cidade de Viçosa (MG), do qual muitos diziam bem! Fundador da primeira igreja protestante nessa cidade, fundador da Revista Ultimato e do Centro Evangélico de Missões (CEM). O pastor Elben deixará uma lacuna! Mas é bom e confortador saber que ele, mais do que nunca, está com O Cristo, o qual ele tanto amava! Minhas condolências a todos!

  139. Liliana Souza da Silva Silveira

    Um pastor de ovelhas, que olhava para o povo de Deus com ternura e amor. Foi um privilégio conhecê-lo. Seus escritos preciosos muito nos edificam. Deixamos com todos os familiares e amigos o nosso abraço carinhoso.
    Liliana Souza Silveira – Vice-presidente da CNSAFs para a Região Sudeste.

  140. João Batista de Freitas neto

    Eu o conheci quando tinha 10 anos(1979) Me converti na igreja presbiteriana, Aprendi muito com este Homem através dos sermões e dos seus livros. com toda certeza ele Cumpliu com sucesso sua missão.

  141. Quando em sua estada aqui na Colônia de Férias do Mackenzie em Campos do Jordão o Rev Elben e minha filha Gabriela subiram nas cadeiras do teleférico, a alegria e o sorriso dele eram contagiante, essa é a lembrança que temos e sempre teremos guardadas em nossa mente e em nosso coração, grandes pessoas são para serem sempre lembradas mesmo depois de terem partido para a glória. A família os nossos sentimentos e nosso carinho.

  142. Marcia Severino da Silva

    Somos assinantes do Ultimato desde o seu primeiro número! Leitura agradável, instrutiva e edificante. Creio que sua família, inspirada por ele, Gande Jornalista da Fé, vai continuar esta obra. No momento só podemos pedir que o Bom Deus enxugue todas as lágrimas e prencha o vazio com felizes recordações. Paulo e Marcia Severino da Silva – Igreja Presbiteriana de Botafogo, RJ

  143. Grato a Deus por ter há muitos anos conhecido o Mineiro com Cara de Matuto na Revista Ultimato e tê-lo encontrado pessoalmente uma vez quando pude comprovar seu valor. Como fui edificado com o ministério desse homem de Deus. A toda família o meu abraço e a certeza de um breve encontro.

  144. ALEX ESTEVES DA ROCHA SOUSA

    Conheci o amado Rev. Élben em 1996, quando fui estudar na UFV. Cito algumas passagens: (1) o Rev. Élben recebeu do Pr. Key Yuasa pedido para que pastoreasse minha esposa e sua irmã, que chegavam para estudar (“Cuide de minhas ovelhinhas!”), e o Reverendo levou isso muito a sério; (2) tive o prazer de conversar várias vezes com o Reverendo, especialmente por conta da ABU e dos meus vínculos de amizade na Presbiteriana; (3) cheguei a conversar e orar com ele naquele escritório cheio de livros; (4) quando fui embora de Viçosa, fiz um lanche na cozinha da casa do Reverendo, com ele e a irmã Deja; (5) foi o Reverendo que, com muita disposição, conseguiu o transporte para minha mudança, quando eu deixava a cidade de Viçosa; (6) certa vez, prestes a registrar, por fotografia, nossa turma do Grupo Pentecostal de Evangelização Universitária, ele parou, olhou para mim e disse: “Não fique tão sério!”; (7) por volta de 2011, telefonei para a Ultimato e consegui conversar com o Rev. Élben, para matar saudade. Então, ele me prometeu enviar a edição que tratava do Centenário das Assembleias de Deus – e o fez. O pastor Élben é uma das principais referências cristãs que tenho em minha vida. Lamento não ter podido vê-lo por tantos anos, desde que saí de Viçosa, em 2001.

  145. Descansa no Senhor um excelente soldado de Cristo que nunca se rendeu ou depôs suas armas. Rev. Elben deixa uma marca na minha vida ministerial desde as primeiras Ultimatos. O “mineiro com cara de matuto” vai deixar uma profunda saudade. Oramos que as doces consolações do Espírito Santo seja com toda a família, e a todos de Ultimato e CEM.

    Pr. Antonio Donizeti Romualdo
    Assembléia de Deus
    Tampa – Florida

  146. Que Deus Console a todos os familiares e amigos e que todos reflitamos, conforme o que está escrito em 2.Timóteo, capitulo 04, versiculos 7 e 8.

  147. Rev como carinhosamente o chamávamos marcou muito a minha vida. No ano de 1986 morei em viçosa e tive o grade prazer de conviver com ele e família. Louvo a Deus por sua vida. Que nos conforte a cada dia.

  148. Gratidão por fazer parte da minha infância e ser responsável pela minha base cristã, sempre com uma palavra fortificante e acolhedora, que DEUS conforte a todos da família.

  149. Muito triste para nós esta notícia, mas não para o nosso Senhor, Ele se deleita em ter os seus filhos amados junto a si, pois “ Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos” (Sl 116:15).
    O Reve sempre foi um servo bom e fiel, por este motivo o Senhor lhe disse : “Muito bem, servo bom e fiel! (…) Entra e participa da alegria do teu senhor!” Mateus 25:23.
    Saudades do amado professor das praticas devocionais.
    Rosenil G. Machado
    Cachoeiro de itapemirim-ES

  150. Janete Garcia de C. Pinheiro

    Homem de vida relevante para o Evangelho…Parabens! Guerreiro vc foi promovido ao Céu, deixando-nos na saudade.
    Que o Senhor console familiares. ..

  151. Rev. Elben, homem íntegro que escolheu ser obediente a DEUS. Com dedicação de sua vida e atitudes virtuosas em Viçosa e em todos os cantos do mundo transmitiu a obra do PAI. O conheci ha pouco tempo, aprendi muito com suas palavras ditas e escritas. Sempre à frente do tempo, mas com amor divino mantendo sua humildade. Confiamos que já se encontra no gozo dos braços do PAI. Que o Senhor nos permita sentir sua falta e continuar seu exemplo de bom servo. Aos familiares, nossos sentimentos.

  152. Em 81, ainda garotão, com vinte e poucos anos, trabalhei numa dessas organizações evangélicas que se instalavam naquela Galeria da 24 de Maio, lembro-me bem dele com sua maquina fotográfica Olimpus em uma das mãos e um gravador na outra, perguntando se eu não iria anunciar naquele mês na Ultimato. Eu dizia:”Pastor, nós não temos dinheiro! E ele sorrindo com aquele sotaque mineiro dizia: “Meu irmão, eu faço teu anúncio e vocês pagam quando e como puderem,venho buscar a arte amanhã”. Ele entrevistava, fazia as matérias, vendia anúncios, cobrava, etc,etc. Parceiro, amigo e de verdade Pastor, aprendi muito com esse “Mineiro com cara de matuto”, sds

  153. Uma parte do corpo da igreja brasileira se vai, e graças a Deus que ele cumpriu o seu papel, nos edificando com suas mensagens e escritos.
    Descanse em paz, servo de Deus.

  154. Homem simples, cheio de esperança e vida, aliás uma vida dedicada a proclamação da palavra.
    Deixa de contar suas histórias, aqui em nosso meio, mas as conta nesse momento para o nosso Pai.
    Até breve Elben!

  155. Um dos momentos mais aguardados durante a minha vida em Viçosa era a expedição do ULTIMATO. O brilho nos olhos do Reve Elben a cada novo número que chegava era algo que nos ensinava a viver. Colar etiquetas e enviar Ultimato na sede antiga na casa do Reve com cafezinho e bolo da Tia Deja…inesquecível. Hoje nosso coração está em lágrimas porque nunca pensávamos que o Reve partiria um dia… mas sua marca está em cada um que pode sentir o amor desse ser humano para com o outro que atravessava seu caminho… sou feliz por ter desfrutado desses momentos!

  156. Tive poucos encontros com o Rev. Elben. O primeiro deles foi no casamento do querido Lissânder, em Viçosa e o outro foi quando ele veio para um tempo de desncanso e reflexão na base da missão ALEM em Brasília.

    Nesta última ocasião ele nos brindou com conversas, exemplares da revista (é claro) e cópias do livro “Discípulo Radical” de John Stott.

    Assim como muitos, o impacto da vida deste Mineiro com Cara de Matuto não foi através da presença pessoal, mas através dos seus escritos. Tenho certeza que a igreja brasileira foi ricamente abençoada pelas suas realizações.

    Resta-nos agora, levantar este arado e continuar seguindo, carregando seu legado adiante, sem olhar pra trás. A hora é de lamentar a perda, mas precisamos nos esforçar para continuar o trabalho que ele desenvolveu com tanto amor.

    Que o Senhor console a família e os queridos da Editora Ultimato.

  157. Amados amigos, Djanira e família.

    Sentiremos a falta do nosso tão amado Reverendo Elben, mas sabemos que ele sempre deu o seu melhor para todos que convivemos com este incrível homem de Deus.
    Para os que o conheceram através de seus livros e obras o Reverendo Elben deixa um legado para os anos que ainda virão.
    Que Deus conforte a nós todos por esta perda que deixa o mundo mais triste.

    Beijos de seus afilhados
    Cacilda, Dionizio e família

  158. Queridos da família e da Editora. O Pr. Elben Cesar deixou em todos nós uma marca de amor pela Palavra de Deus. Um homem que terminou a sua carreira aqui e nos deixou um legado de fé e de simplicidade. Serviu ao Mestre Jesus com dedicação e lutou para criar e manter todo esse trabalho maravilhoso que alcança milhares de leitores no Brasil e no mundo.
    A toda a família nossos sentimentos e nosso carinho.
    Pr. Nasser e Vera Lígia.

  159. Amados amigos, Djanira e familiares.

    Sentiremos a falta do nosso tão amado Rev. Elben mas sabemos que ele deu o seu melhor àqueles que conviveram com este incrível homem de Deus.
    Para os que o conheceram através de seus livros e obras, o Rev. Elben deixa um legado para as próximas gerações.
    Que Deus conforte a todos nós neste dia onde o mundo fica mais triste.

    Beijos de seus afilhados,
    Cacilda, Dionizio e família

  160. Mauricio Manoel da Silva

    Chorei, lamentei porque eu amava seu trabalho eu gostoso ler seus textos,mas eu chorei porque de certa ele é insubstituível!
    fará muita falta no mundo evangélico. ”De hoje em diante” sentirei sua falta…..Que abençoe a família enlutada e a console!

  161. A equipe da Lifewords/Projeto Calçada louva a Deus a vida do Rev. Elben, e pela parceria de tantos anos, que tornou possível o crescimento do Reino na nossa missão comum. Que nosso amado Pai, dono de toda consolação, conforte toda a familia, equipe da Ultimado, irmão na fé e amigos, na saudade que sentirão dele.

  162. O bom filho, torna a casa do PAI Eterno.
    O “Pai” Elben: Homem de muita sabedoria e fiel ao Senhor. sua visão de evangelização, transcende e muito a nossa compreenção de evangelismo. Seus escritos eram iluminados pelo Poder do E.Santo.
    Obrigado Senhor pelo tempo do “Pai” Elben conosco.

    Que o nosso Deus de toda a Paz, console a família.

  163. Elvimar Gonçalves Leite

    Homem do céu. Conheci pessoalmente o Reverendo. Estou triste, pois ele é um marco para a Igreja brasileira. Uma fala dele que jamais vou esquecer: “Precisamos perceber a beleza que há na Pessoa, Obra do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Minhas condolências aos familiares. Obrigado Reverendo pela sua contribuição à Igreja do Brasil.

  164. Miriam Kaori Utida Sousa

    O Reve marcou positivamente as pessoas que tiveram o prazer de conviver com ele. Tão gentil, tão amigo, tão alegre, e muito sério na dedicação a Deus. Quando parti de Viçosa levei comigo o seu exemplo de fé e amor a Jesus. Além disso, a sua constante exortação em perseverar na Palavra nos lembrava sempre em que direção devíamos olhar – para Cristo. Que Deus console a família amada e os amigos.

  165. Silvana de Andrade Brisola da Cunha

    Meus sentimentos à família pela perda do Rev. Elben. À família Ultimato também. Que o Senhor lhes dê o consolo e conforto nesse momento de dor. Quanto a mim, certamente sentrei falta das palavras do servo de Deus, que fez parte da vida do meu pai , depois da minha.. Mas resta o consolo que agora o nosso irmão descansa nos braços do Pai.

  166. Marcelo Eliziário Vidal

    Tive a oportunidade de vê-lo em duas gratas ocasiões. Uma na Igreja Presbiteriana Luz do Mundo e na outra na Igreja Presbiteriana de São Cristóvão. Ambas pastoreadas pelo seu irmão, Éber, meu eterno pastor e amigo. Fica para nós o exemplo de apresentar o Evangelho com simplicidade e amor, mas com firmeza e fidelidade. Rogamos a Deus o consolo e o conforto à família por parte de Seu Santo Espírito.

  167. Adhemar Duarte Monte Alto

    Reverendo Elben, Homem de Deus, incansável, sensato, honrado, enfim, todos os predicados de um verdadeiro crente! À família pessoal, e do Ultimato, que Deus conforte a todos!

  168. Conceição Monte SImões

    E o Senhor guardou mais um dos baluartes da fé que influenciou gerações de pastores e líderes. Que marcou a igreja evangélica brasileira. Grande legado, exemplo de crente.

  169. Fiz o Curso de Formação de Consciência Missionária no CEM, em sua primeira turma, o que tanto me acrescentou e muito me honrou…
    Estar perto deste homem de Deus e absorver um poco se dus sabedoria e Graça marcou minha vida para sempre. E nunca esqueci.
    Que o Espírito Santo conforte e console a irmã Djanira,seus filhos, netos, bisnetos, parentes, amigos, funcionários da Ultimato (que acompanho desde o lançamento), professores e alunos do CEM e com certeza grande parte da cidade de Viçosa que reconhecia nele um homem ilibado e temente à Deus, é a minha oração.
    Que a Paz de Jesus Cristo nos fortaleça.

  170. Muito poderia ser dito aqui do exemplo de fé desse homem de Deus tão sóbrio em meio a tanto desequilíbrio que nós, evangélicos, carregamos. Mas reproduzo aqui a oração simples que minha filha (4 anos) proferiu hoje antes do café , depois de saber da notícia: “Papai do Céu, obrigado pelo Reve que ta aí no céu”. Amém.

  171. M. Leni/Rev.Rogerio Assimos

    Rev Elben deixará saudades. Sempre nos lembraremos desse servo do Senhor que guiado pelo Espírito Santo nos abençoou com suas mensagens e dos momentos desfrutados em nossa casa, quando por sua visita aos EUA. Deixamos aqui o nosso abraço a família Cesar. Que a Paz do Senhor esteja com todos vocês assim como o Seu Consolo!

  172. Tive o prazer de assistir a uma palestra sobre missão integral de Elben César em minha cidade e me lembro de quão enriquecido sai por suas palavras densas (em conteúdo) e ao mesmo tempo leves e bem-humoradas sobre o papel da igreja no cotidiano da sociedade. Que Deus o receba nos céus de braços abertos. Todos nós sentiremos eternas saudades.

  173. Grande Homem, grande exemplo de pastor vocacionado! Momento que não temos muitas palavras, só nos resta dizer, com um nó na garganta, Bendito seja o Deus que dá e tira a vida! e que Este Bendito Deus, console toda a família do Rev. e nos console também!

  174. Gostaria de demonstrar minha gratidão pela vida do Reve. Foi um homem usado por Deus e que sem dúvidas influenciou muitas vidas a se aproximarem de Cristo. Não o conheci com proximidade, mas me sinto grato pela sua obra. Agora nosso irmão passa a conhecer a verdadeira Pátria.

  175. Certa vez escrevi um e-mail para a redação de Ultimato sobre um tema abordado pela revista. Para minha surpresa recebi uma carta em papel escrita muito cordialmente pelo próprio Rev. Elben, sinal de que ele teria dado uma atenção pessoal ao meu contato. Uma pena não tê-lo conhecido em vida, mas fica para mim o exemplo de como alguém pode ser um instrumento para melhorar o mundo pela Palavra e pela palavra. Abraços para a família.

  176. Nosso coração se entristece mas se alegra ao mesmo tempo. O testemunho da fidelidade do pastor Elben, e toda a sua grande obra construída com suor e trabalho em prol do Reino serão legados eternos deixados a todos.
    Oro pela família e pelos funcionários de Ultimato, que encontrem consolo no Espírito Santo.

  177. Sergio Paulo Martins Nascimento

    Nestes dias temos nos entristecidos com a notícia da promoção ao céus de preciosos irmãos incansáveis na obra do Senhor. Fico a pensar no encontro de Elben e Edson que maravilha. Homens dos quais certamente o mundo não foi digno da presença deles. Que o Senhor de todo consolo, conforte a família e todos nós órfãos destes homens de Deus.

  178. Durante os anos em que estudei na UFV tive a oportunidade de, congregando na IPV, ouvir os ensinamentos do Reve e aprender com seu exemplo de fé. Que tempo precioso! Agradeço a Deus pela vida dele e oro para que a paz de Cristo conforte e guarde o coração de todos.

  179. Li alguns livros do Rev. Elben já na adolescência, e depois tive a oportunidade de ouví-lo na Missão Praia da Costa. Era um homem muito simples e inteligentíssimo. Extremamente inspirador. Sabemos que ele está com o Pai agora. Que o Senhor console a família e os amigos de jornada.

  180. Minta tristezas e ao mHeriberto Reátegui, a tia Binha por acaso alguma vez discutiu o que sabia do pai (biológico) dela? (Sônia Carvalho Reátegui, por favor transmita a pergunta ao Heriberto se ele não estiver usando muito o Facebook).Lamentamos profundamente a partida de um irmão na fé tão amado por nós. Ao mesmo tempo agradecidos a Deus pelo legado espiritual que ele deixou por todo lugar por onde passou no mundo todo, através também de ULTIMATO . Fica agora a saudade . Que o Senhor complete a obra, de confortar a grande família César, mui especialmente a querida Djanira e filhas Júnia, Lênia, Klênia, Délnia e Jínia. ( esposa e as 5 filhas). Com amor Sônia e Heriberto.

  181. Que privilégio tive, durante as aulas no CEM, de ouvir o Rev em sua doçura e sabedoria nos conduzindo nos momentos de devocional. Depois que o conheci pessoalmente tornou-se impossível ler um livro seu sem ouvi-lo narrando cada palavra. Era como se ele estivesse ao meu lado lendo o livro. O Rev é daquelas pessoas que a gente queria que fossem eternas aqui mesmo na terra, pra nunca ter que se despedir, mesmo que momentaneamente, enquanto aguardamos o novo encontro na presença do Pai. Que exemplo de humildade e sabedoria! Agradeço a Deus por me permitir conhecer e aprender com ele. E peço que console a todos que hoje choram de saudade.

  182. Valeria Lamim Delgado

    Meus sinceros sentimentos a todos os da família e da editora.
    Sintam-se abraçados e acolhidos por nossas orações. Que Deus console a todos.

  183. O céu anda movimentado esses dias… muita gente boa partindo, Deus chamando seus servos para a eternidade… Como será o encontro dessa turma toda por lá?! De qualquer forma, a dor da saudade é sempre grande, pois não era pra ser assim. Morte e separação. Pedindo a Deus agora que os console, queridas Delnia, Klênia e familia, com a paz que excede o entendimento. Graças a Deus, graças a Deus!!! pela vida do Rev Elben, por quem foi e pelo que realizou. Por aqui, seguimos juntos, na mesma trilha, pela mesma causa

  184. Samarone Carlos Monjardim de Souza

    Grande homem. Tive o privilégio de ter divido o quarto com ele em um retiro da Primeira Igreja na década de 80, ainda me lembro quando levantava bem cedo e saia carregando um banquinho e sua bíblia para orar em uma mata próxima. Uma homem que realmente projetava a imagem de Cristo. Está neste momento nos braços do Pai

  185. Palavras….
    Quem nos deixou tantas palavras. Palavras escritas, palavras de apoio. Quem tinha tanta dedicação pela Palavra. Hoje, nos deixa sem palavras para expressar o que sentimos neste momento. Sem palavras para agradecer o carinho… enfim, sentiremos saudades das devocionais, da sua voz pela manhã, do seu bom dia!……………..

  186. Que o Senhor conforte os quw ficam. Um dia, por meio de um curso missionario, tivemos o privilegio de irmos a casa dele. Passamos a tarde na varanda da casa dele q dava vista ao quintal. Ele sentado numa cadeira, numa serenidade inexplicavel, ensinava mos com humildade um pouco dis seu farto conhecimento na caminhada com Jesus. “Jesus e imatavel” dizia ele naquela tarde de outubro. Va em paz, Pastor.

  187. Acredito que agora já está fazendo refeições diárias com Jesus, discípulos, etc. Grande homem. Deixa grande legado escrito e em nossos corações.

  188. Macel Guimarães Gonçalves

    Tive o prazer de conhecer o Reve em 2006, meu 1º ano em Viçosa. Depois, trabalhei na Editora Ultimato entre 2007 e 2008 e tive muitos momentos de aprendizado com ele e toda a família, em especial com a Klênia, a quem dedico um carinho especial. Reve sempre foi exemplo de fé. Sempre impactava as pessoas com o testemunho diário. Homem sábio, de palavras firmes, verdadeiras e abençoadas. Inúmeros foram os textos, bilhetes, emails, notas e lembretes escritos por ele a mão que eu digitava e encaminhava aos remetentes durante meu trabalho na Editora. Saudade daquela época. Que Deus console a todos da família, da Editora e da IPV neste momento difícil.

  189. Que saudades já sentia, meus sentimentos a toda família e a família da IPV, ele foi com certeza um apoio no tempo que morei em Viçosa, na época ele era um dos professores dos adolescentes, nos orientou na profissão de fé, trouxe lembrancinhas das viagens que o Mineiro com cara de matuto fazia, trouxe o vinho de, Jerusalém para nossa profissão de fé, contava histórias de vida com Deus, exemplo de fé e força, impossível eaquecer, mas nos encontraremos na glória para ouvir mais histórias.

  190. A família externo os meus sentimentos e afago, por conta de tão grande leveza e simplicidade inspirativa do vovó Elben, que partiu para experimentar todo o gozo jubiloso, que há na companhia eterna em Jesus Cristo. O nosso consolo e conforto e que, um dia de novo estaremos juntos Louvando e Glorificando Yahweh !!!!

  191. marco aurelio alves vicente

    Com tristeza recebi a noticia do passamento de nosso irmão Rev. Elben, mas ao mesmo tempo me lembro da pessoa simples, amavel e piedosa que era o Reverendo. Que o Senhor conforme a sua familia e a todos que tiveram a alegria de conviver com esta pessoa maravilhosa. A sua vida, gestos e exemplos repercutem pela eternidade…

  192. Tia Dja, meninas, minha tia e primas, sei o quanto é dolorido , vcs todos e meu tio estavam comigo , quando meu pai, se foi. Eu não poderei estar aí fisicamente, mais em pensamento estou. Minha mãe e irmã estarão e junto c elas o meu carinho e amor. Meu tio foi e sempre será um sorriso lindo, um olhar doce e acima de tudo alguém que sempre me aceitou exatamente com
    o sou, assim como meu pai, né tia. O Joãozinho, como vc o chamava. Só agradeço muito ter convivido com meu tio. Um beijo em cada uma de vcs.

  193. A Igreja Cristã Evangélica do Brasil se une a todos os evangélicos de nosso país nesse dia de dor, resignação e consolo do Senhor. Certamente vamos sentir falta desse herói da fé, referência para todos nós. Que o Senhor console essa preciosa família, toda a equipe de Ultimato e todos nós, que tivemos o privilégio de sermos alcançados pelo ministério do Pr. Élber César.

  194. DOÇURA! Esta é a primeira palavra que me vem à mente quando penso no Reve! Eu o conheci pessoalmente no curso Formadores em Jul/2012. Tive o prazer de conhecer sua família, pois minha mãe, Gabriela Leite que viria a falecer pouco mais de um ano depois, era nora de Waldo Lenz César, primo do Reve. Foi maravilhoso estar mais tempo com ele naquela semana e ser tocada pelo seu jeito singular de expressar a TODOS o AMOR que ele havia aprendido a ter pelas pessoas… aprendido do Pai! Ano passado voltei a vê-lo no EMEP e foi inesquecível sua última ministração, relatando-nos como deveria ter sido a “Cerimônia de envio de Jesus Cristo”!! Meu Deus!! O que foi aquilo??!! Hoje o céu está em festa, porque mais um filho querido chegou em casa!
    Obs.: Quem tiver algo escrito ou áudio dessa Cerimônia de envio que comentei e pudesse compartilhar conosco, seria eternamente grata! Meu e.mail é aleleitelore@hotmail.com e whatsapp (11)98659.2143. Obrigada.

  195. Agradecemos a Deus por ter nos dado um homem de coragem. Se apenas uma de suas qualidades for destacada, fico com essa, pois o Rev foi pioneiro da comunicação do evangelho de maneira contextualizada ao mundo pós-moderno. Que o Senhor da misericórdia console sua família pela dor da ausência, e os ajude a manter essa revista e editora como tributo vivo à sua obra pessoal à causa do Cristo ressurreto. Amém!

  196. Terezinha Rosa de Aguiar

    “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” Salmos 116:15
    Triste por saber que perdemos um homem tão sábio que ainda poderia nos ensinar tanto. Feliz por saber que ele cumpriu brilhantemente sua carreira cristã aqui nesta terra. Não sabemos muito sobre a morte, mas creio que há festa no Céu para recebê-lo. Meus sentimentos a toda a família.

  197. Muito triste por essa grande perda!
    Muito feliz por tudo que pude receber e ouvir do Rev. Ele fez diferença na minha forma de ver e viver a espiritualidade.
    Deixo meu abraço a toda querida família e aos meus ex-colegas da Ultimato.

  198. Lucy Luz ( A baianinha)

    Conhecer Reve marcou minha vida! Fui adotada por ele e sua família no período que vivi em Viçosa, cercada com muito carinho. Aprendi com ele, não apenas lendo Ultimato, ouvindo suas aulas no CEM, ou pregações na Igreja do Vale do Sol, onde o acompanhava mas, acima de tudo, aprendi com ele ao observar a sua maneira modesta de viver, seu jeito de ser, deixando o amor e o bom humor predominar, sua fé, sua disciplina devocional! É… Hoje cedo sua hora com Deus foi ao vivo com Ele…Que Deus nos console.

  199. Jamais me esquecerei da primeira vez que estive com o Pr Elben… foi no CBE de 2003 e pude estar à mesa com ele. compartilhar e ao mesmo tempo sendo abençoado por sua simplicidade e atenção… que a paz de Deus, que excede todo entendimento fortaleça e console a família… Obrigado Senhor pela vida de Teu servo… que agora suas palavras continuem nos animando e consolando… até breve irmão…

  200. “Dor dividida é dor diminuída”. Com estas palavras, o Rev. Elben foi usado por Deus para consolar o meu coração em um momento de profunda dor. Estávamos no mesmo Congresso de Teologia da Vida Nova, em Águas de Lindoya, quando, por providência divina, Rev. Élben pediu para assentar-se à mesa comigo para almoçarmos juntos; eu estava só naquela mesa. Ele era o pregador responsável pelas devocionais. Com espírito fraterno, Rev. Élben ouviu o meu lamento e produziu consolo ao meu coração – de pastor para pastor. “O Senhor o deu, o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”.

  201. Como admiro esse homem, exemplo de simplicidade, servo de Deus e grande Figuraça. Lembro de umas caronas que peguei com ele, acho que num premio vermelho do CEM, onde eu morei por um tempo, até a UFV.
    Meus sentimentos a Dona Djanira, filhas, netos, todos a sua volta.

  202. Dourados 06 de Outubro de 2016.

    Nossos sentimentos aos familiares do amado Rev. Elben César que o Senhor chamou para Si. Seu legado à igreja Brasileira é inegável. Seu exemplo a nós com Pastores da IPB é muito marcante. Rev. Elben foi um missionário que nunca deixou o posto. Escritor inteligente que sabia como ninguém abordar temas polêmicos da eclesiologia brasileira sem ofensas e nem ódio. Através revista Ultimato ele levou a mensagem do Evangelho a muitos lugares não convencionais. Pude conduzir o culto de sua Jubilacão, como então presidente do Sínodo Leste de Minas e ali ver como era um homem honrado e estimado na sua cidade… Viçosa MG. Aos familiares nossos sinceros sentimentos, sabendo que é preciosa aos olhos do Senhor a morte de seus santos…. Do quarto do Rev. Edgar…. Juntamente com ele e a sua esposa Diana. Rev. Ildemar Berbert

  203. Sempre li os livros do Pr. Elben, e também seus artigos na Ultimato, mesmo não o conhecendo pessoalmente sei que perdemos um homem de Deus, servo do Senhor, mas os céus ganharam…!
    Ele voltou ao seu lar.
    Descanse em paz amado irmão.
    Deus console toda família.

  204. Que Deus, nosso Pai o receba em festa e que a tristeza de familiares e amigos seja aplainada, abrandada e acalmada com o doce sopra do Espírito Santo de Deus.

  205. Fui numa palestra, em que ministrou um texto de Paulo à Timóteo que me impactou muito. “Lembra-te de Jesus Cristo”, carregarei estas palavras por toda vida. Homens como ele, ” o mundo não era digno”.

  206. Aurora Heringer Braga Barbosa

    Boas lembranças de acampamentos abençoados, livros e revista Ultimato, deixando um maravilhoso exemplo de homem de Deus. Que Deus console e fortaleça a familia para dar continuidade a este abençoado legado.

  207. Que Deus, nosso Pai, o receba em festa e que a tristeza de familiares e amigos seja aplainada, abrandada e acalmada com o doce sopro do Espírito Santo de Deus.

  208. Das muitas recordações que trago do “Reve”, duas me saltam a memória:

    Com a edição 291 da Ultimato em mãos, sendo todas as matérias de capa até então da sua autoria, lhe perguntei na varanda da sua casa: de onde vem tanta inspiração? “Das minhas leituras bíblicas devocionais”, respondeu ele de imediato. “E vou lhe contar um segredo: a fonte ainda não secou, ouviu?”

    Lembro de quando ousei lhe perguntar: qual o caminho para depois de ter alcançado tanta graça de Deus manter o coração humilde? “A esta não vou responder, para não dar a impressão de estar concordando com essa insinuação infame, ouviu?” Este era o “Reve”…rs.

    E há poucos meses, creio que já com seus 86 anos de idade, nos enviou uma mensagem com planos de visitar trabalhos missionários entre indígenas da Amazônia.

    Saudades. Muitas saudades. E também muita gratidão pelo privilégio de tê-lo conhecido.

  209. Não o conhece pessoalmente como gostaria, mas certamente tenho uma boa impressão sobre a pessoa do Rev: liderança espiritual, visionária, simples. Uma benção para a igreja brasileira! Deus abençoe a família e a igreja local do Rev.

  210. Lamentamos a perda de um servo de Deus, tão honrado e usado pelo Espírito em seus textos e livros para nos abençoar. Que Deus console toda a família e que Ultimato continue o legado deixado pelo pastor Elben em sempre publicar reportagens e textos inspiradores a nossa fé.

  211. PAULO DE SOUZA JUNIOR

    Nas décadas 60/70, o Rev. Elben foi nosso co-Pastor quando pastoreou a Igreja de Barbacena – MG, na ausência do Rev. Denoel Nicodemos Eller, era ele quem nos assistia na IPB Central de Barroso.
    À Familia Lenz César e a toda Família Ultimato os nossos sinceros sentimentos, que o Espírito do Eterno Deus conforte e console os corações enlutados !! Abraço fraterno !!

  212. Deus tem prazer na morte dos seus santos…
    Mais um grande homem de Deus que vai para o céu. Ele deixou marcas profundas em mim, mesmo o conhecendo tão pouco.

    Nunca me esquecerei do dia que tive o prazer de conhecer sua biblioteca pessoal, ouvir suas memórias, seus jeitos de escrever livros a mão.

    Meus sinceros sentimentos a toda querida família. E que vocês prossigam o belo ministério que ele deixou em Viçosa.

  213. Pastor Elben foi uma inspiração tanto na minha adolescência, quanto na juventude, meu tempo de seminarista, minha vida devocional se tornou mais consistente, minha compreensão de assuntos polêmicos no meio eclesiástico foi acrescentada sempre, pois ele não fugia das bolas divididas. Cumpriu sua missão aqui na terra, deixará saudades. Minhas condolências à família e equipe Ultimato.

  214. Falar do Rev. Elben é uma honra para mim, o conheci pessoalmente e já tive o prazer de ouvi-lo algumas vezes. Era um homem de Deus, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Transmitia o amor de Jesus de uma maneira bem singela. Era uma pessoa que não falava só de JESUS, vivia JESUS e quando estávamos perto dele, realmente sentíamos a presença de JESUS ali. O mundo perdeu um grande homem. Mas era esperado, pois o mundo não o merecia.
    “Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. Dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. Hebreus 11:37,38.

  215. Vida e obras dedicadas a Deus. um exemplo de servo. Quão preciosa é aos olhos do Senhor a morte de um justo. Cumpriu a missão e deixou um legado. Feliz, pois o Seu servo acabou a carreira e guardou a fé. A saudade, ela nos apertará profundamente e as boas leituras nos abraçará. Descanse em paz!

  216. Os seus escritos e a sua vida me inspiraram inúmera vezes em minha caminhada. Certamente seu exemplo de firmeza nos preceitos do Eterno alcançou uma multidão de pessoas. Que o Espírito Santo console e cuide da família que momentaneamente sofre com sua partida. Que a esperança na eternidade renove suas vidas. Obrigada por nos presentear com ensinamentos tão valiosos todos esses anos.

  217. Rômulo Quaresma Nóbrega

    Não conheci o Pr. Elben pessoalmente, porém, desde a minha juventude quando fui apresentado a revista ULTIMATO tenho sido edificado pelos seu testemunho, seus escritos. Certamente deixará um vazio muito grande para uma Igreja tão necessitada de homens voltados para Deus. Que Deus continue confortando o coração da família.

  218. Deixo aqui meu abraço para todos os familiares. Tive a alegria de estudar com o Reve e ver através da sua vida simples o amor a Deus e à sua Obra. Exemplo de vida. Que a paz continue reinando nesse momento de despedida.

  219. Deixo aqui expresso meus sentimentos, que Deus console e conforte toda a família neste momento.
    Fui aluna do CPM 2015 no Vale da Benção e tive a honra de ter o Rev. Elben César como professor. Homem de intimidade com Deus, clareza, mansidão, sabia como ensinar o homem a se achegar a Deus. Fidelidade a Deus era a sua palavra.
    Nunca vou esquece-lo. Hoje está tendo festa no céu, e aqui na terra um grande vazio, mas que um dia nos veremos novamente e serei feliz por ver aquele sorriso tão gostoso e amável que só ele tinha.

  220. Faleceu hoje em Minas Gerais o Rev Elbem M. L. César.
    Para além de ter sido o fundador da Revista Ultimato, Centro Evangélico de Missões, em minha história ele foi usado por Deus em diversos momentos.
    Seu primeiro pastorado foi na igreja onde nasci, a Igreja Presbiteriana de Ubá, MG, que ele iniciou com apenas três crentes presbiterianos, sendo um deles a minha querida mãe.
    Jesus me encontrou e me salvou através da Igreja Presbiteriana de Viçosa, MG, pastoreada pelo Rev Elbem.
    Dele recebi influência para o pastorado e para missões.
    Batizou uma das minhas filhas.
    Por seu convite fui para o CEM fazer o mestrado em missões, e por sua indicação fui para África, onde permaneci com minha família por 11 anos.
    Por sua influência amo a história da igreja, amo a Igreja de Cristo, amo a Palavra de Deus, amo a Jesus.
    Há quem diga que ainda tenho alguns dos seus “trejeitos”.
    É, ele fará falta…
    “O SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.”
    Até breve révi.

  221. É com sentimento de pesar que recebemos a notícia do falecimento de nosso irmão em Cristo, Elben Lens César. Por muitos anos ele nos abençoou com publicações preciosas de textos que falam sobre a centralidade de Cristo e como o evangelho se relaciona com a vida no mundo. Seus dons foram dispostos por meio do pastoreio e do jornalismo. Seus textos, livros, devocionais e pastorais mais que informação nos trouxeram formação. Seus escritos nos lançam aos pés de Cristo e por meio das Escrituras nos recordam da nossa pecaminosidade perdoada por tão graciosa salvação em Cristo e apontam para o desfeche da história.
    Sentimos junto com a família, amigos e todas as pessoas que foram alcançadas por seus escritos. Celebramos o tempo em que foi missionário no Sul e em Minas. Celebramos o tempo de pastoreio em Viçosa e cada história contada por amigos e familiares que testemunham seu amor por Cristo. Celebramos ainda pelo longo alcance do ministério Ultimato, que foi semeado por ele e permanecerá como uma marca da coragem, do diálogo e do interesse por compartilhar de Jesus Cristo para cristãos e não cristãos.
    Como parte do corpo que chora e sente a perda de um irmão em Cristo e a perda de uma voz lúcida em meio ao conturbado cenário brasileiro, desejamos que Deus cuide da família e frutifique as sementes que foram semeadas.
    Em Cristo Jesus,
    Pr. Fernando Coêlho Costa

    Igreja Evangélica Congregacional de São Luis
    Instituto Teológico Basileia – ITEBAS.

  222. Djanira e filhas, meus sentimentos pelo passamento do Elben e meu abraço de conforto. Sou irmã de Maria Luiza e trabalhou na Missão Caiuá e convivi na infância com a família César em Campos dos Goytacazes.

  223. Rev. Elbem deixa um grande legado à Igreja Evangélica Brasileira, e por que não dizer, a todo o nosso País, com palavras sempre de sabedoria, amor e esperança. Sempre atual, com as palavras e sabedoria do passado.
    Deus abençoe a família, amigos e a editora Ultimato.

  224. Gisele da Rocha Celestino

    Eu vi Cristo no Reve. Foi um grande privilégio ter podido aprender com ele no CEM, tê-lo escutado em cultos e devocionais, ter podido trabalhar com ele na Editora Ultimato. Quanta bondade de Deus para comigo!
    Hoje eu chorei, orei e agradeci por sua vida e pedi que o Senhor console aos queridos que ficam, pois o céu está mais alegre e bonito hoje, mas aqui sobra saudade.
    Obrigada, Senhor, porque em todo tempo sentimos o seu amor imenso, incondicional, que não tem fim!

  225. Oscar e Melina van Eijk

    Tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente o Pr. Élben e sua esposa. Deus nos deu o privilégio de poder encontrá-lo por algumas vezes e nestas poucas vezes que nos encontramos e convivemos com ele, sempre nos inspirava. Cheguei a pensar uma vez: quando crescer quero ser igual ao Rev.
    Que vida inspiradora, radiante, exemplar. Quanta sabedoria, amor pela igreja do Senhor, pelos não salvos. Que conhecimento, mas acima de tudo, que vida de temor a Deus!
    Sei que o Senhor tem dado a paz a vocês, familiares e família Ultimato, mas oramos para que o Espírito Consolador lhes conforte na dor da perda, na saudade do pai, do marido, do avô, do bisavô, do sogro, do pastor, patrão, amigo.
    O grande consolo e alegria é a certeza de saber que agora o rev. está junto Daquele, pela qual ele viveu e dedicou a sua vida, Jesus Cristo, o Senhor! Glória a Deus!

  226. Antes de escrever fiquei a pensar o que poderia escrever sobre ele. Na minha concepção se traduz como alguém que conseguiu transitar no universo acadêmico, devocional, eclesiológico e teológico sem deixar ranhuras, manchas e sim, uma profunda percepção sobre a verdade do evangelho, aliada a uma piedade simples, mas profunda; tão em falta hoje no universo religioso do qual fazemos parte. Acredito sim, que haja pessoas insubstituíveis, e ele é uma dessas personagens, pois as suas peculiaridades podem ser imitadas, porém, nunca terá o seu toque que o diferenciou, sem ser superior nem inferior a ninguém. Deus é soberano e nas suas linhas que hoje, principalmente para a família, são linhas que produzem lágrimas, o Pai será sempre louvado pela sua ousada intervenção na história de chamar para si alguém que ninguém queria que fosse tão repentinamente.
    Enfim, fui muito edificado através de cada artigo e crônica escrita por Elben César e que continuarão a edificar a tantos outros.

  227. Como ele dizia, quando em lamento:
    “Ah meu Pai…!!!”
    O Reve sempre foi pra mim, um exemplo de um homem de oração em busca, contínua, de pureza e santidade!
    Com sentimento terno e carinhoso, podemos fazer das palavras de Jó, as nossas hoje:
    “O Senhor deu, o Senhor tirou. Louvado seja o nome do Senhor”!
    Assim que recebi a notícia do falecimento do Reve, escrevi uma pequena homenagem:

    Hoje o dia acordou cinza.
    Mas, de uma coisa tenho certeza,
    Dele, foi-lhe tirado toda beleza
    Para colorir o caminho de um amigo de Deus.
    Hoje tem festa no céu!
    Então, fico feliz…
    Que meu dia continue cinza!

    Até logo, Reve!

  228. O sinceros sentimentos a família. O Senhor Deus os console! O pastor Elben, conhecido através de suas obras deixa a sua marca de cristão perseverante e que combateu o bom combate. Um verdadeiro exemplo a todos que trilham pelo caminho e pela verdade da Palavra.

  229. Tchau, Reve!…
    É com lágrimas que eu e minha família nos despedimos. Sabemos que o veremos novamente, mas não aprendemos a nos despedir sem tristeza.
    Peço a Jesus para lhe dar um abraço bem apertado, aquele que não pudemos lhe dar.
    A tia Deja, as filhas, genros, netos e netas deixamos todo nosso carinho.
    Com amor…

  230. O Senhor levou para junto de si o nosso querido Reve. Homem piedoso de Deus, “pai” da revista Ultimato. Tivemos a honra de tê-lo em nossa casa em Curitiba. Oramos e jantamos juntos, que noite mais linda. De sobremesa a Patricia Calze serviu sorvete de baunilha, o reve sorriu e agradeceu. Que o nosso Deus conforte e consola a família.

  231. Meu coração lamenta e dói com esta notícia. Quando conheci a Ultimato fiquei maravilhada com o conteúdo e a proposta que eu ainda não tinha encontrado em nenhum veículo cristão. Dessa minha admiração pela Revista, nasceu o meu desejo por estudá-la em meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade. E que privilégio conhecer um pouco dessa história e saber que por trás dela havia um homem de Deus, sábio e disposto a levar o Evangelho através da comunicação. Recebi todo apoio da Editora, necessário para concluir a minha pesquisa, inclusive as revistas para análise. Tinha um sonho de conhecer o Pastor Elben César e as instalações da Ultimato, e poder falar o quanto ela me incentivou e norteou. Obrigada, Pastor Elben. Obrigada por ter sido tão usado por Deus para abençoar vidas, e eu sou uma delas. O seu legado deixou muitos frutos. Sei que um dia ainda vou conhecer o senhor.

  232. Os escritos do Pr. Elben me acompanham desde a minha juventude, quando herdei do meu pai o gosto pela leitura de Ultimato, que sempre me ajudou na minha caminhada cristã. Fica a saudade…os ceus em festa e nós com o sentimento de orfandade.

  233. Aos familiares do P Élben…. Reconfortai vos pois somos todos peregrinos nesta terra em direção à jornada maior vindoura…certamente nosso Pai o acolherá em sua imensa Graça e vós acompanhará todos em suas lides, alegrias e dores. Na Confiança neste Pai, desejo lhes paz e tranquilidade no coração, serenidade em tudo que estiver à vossa frente.. Na confiança em sua Graça Fraternalmente….P Rubens Ruprecht.

  234. Meus sentimentos à familia. Que Deus os ajude a passar por esse momento. Bom… estava liderando o treinamento da Kairós quando conheci o rev. Elben. Ele veio para dar um curso sobre devocional. Até hoje me lembro das aulas que ele deu, não na sala, mas no seu quarto, de joelhos, conversando com Deus, intercedendo por nós todos. Ele era o próprio curso personificado. Me alegra saber que um dia vou encontra-lo novamente, e poderei lhe dar um grande abraço. Até breve…

  235. marcos fidelis ribeiro

    Preciosa a vista do Senhor a morte dos seus santos. Essa familia deixou um grande legado de fé. Sou da cidade de Campos dos Goytacazes, cidade onde seu pai o Rev. benjamim cesár fundou o trabalho presbiteriano. Descansa em paz homem valente. Deus conforte os vossos corações. Amém

  236. Obrigado pela vida inspiradora e pela apresentação de tão ricas vidas e pessoas dedicadas a Cristo por meio da Ultimato.
    Saudade. Que o Espirito Santo dê o Consolo à família enlutada.

  237. simone gomes da silva

    Mesmo não o conhecendo pessoalmente lamento por sua morte, mais ao mesmo tempo feliz por tudo que fez como Pastor, que Deus console o coração de sua família e nos de a esperança de que breve estaremos com ele na Glória

  238. Wagner Oliveira dos Santos

    Como assinante, leitor de Ultimato por muitos anos, li muitos
    artigos, escritos do Pr. Elben. Meus sentimentos para toda família Ultimato! Deixará muitas saudades!

  239. Eu nasci quando ele tinha 40 anos. A partida dele doeu muito e a saudade vai ser imensa…Me lembro dele contando essa história quando celebrava meu casamento e pedindo permissão ao noivo para dar um beijo na noiva e explicou o por quê…ele contou que quando os pais dele, Rev Benjamim e D Elvira, então recém-casados, foram morar em Campos (RJ) no início da década de 20, foram recepcionados pelo meu bisavô e pela minha avó Georgina, ainda criança. Seu pai foi o pastor da Igreja de meus bisavós, dos meus avós e consequentemente de meu pai e de seus irmãos. Essa família sempre foi muito presente em nossas vidas, e quando meus pais foram estudar em Viçosa, já na década de 60, o Reve já era pastor da IPV e acolheu meu pai e minha mãe de uma forma especial. E assim se foi por todos esses anos até esse dia que Deus o chamou…Quando meu pai faleceu, esse homem maravilhoso e sua família deu a nós todos o apoio de que precisávamos. Tive o privilégio de conviver com ele na IPV por muito anos e sou grata a Deus porque por meio dele, por meio de sua vida e de seu testemunho de fé, a minha fé hoje é inabalável. Foi ele quem me batizou, quem ministrou a minha profissão de fé e quem me casou. Vou me lembrar dele com seu jeito sempre alegre, sorriso no rosto, suas palavras sábias, seus estudos e textos maravilhosos. Hoje Deus o chamou e, apesar das lágrimas e da saudade, só tenho motivos para agradecer pela vida dele, para dar glórias a Deus por tudo que ele representou na vida de muitos. Tenho certeza de que o céu está em festa e ele está agora no lugar que sempre sonhou estar. Nosso abraço amigo à tia Deja, Júnia, Lora, Lênia, Délnia e Gínia, extensivo aos genros, netos e bisnetos. Nossa eterna gratidão a Deus…

  240. Amado Reve, o sr. me ensinou tanto. Obrigada por ter sido um exemplo pra mim.
    Hoje os céus está em festa com a sua chegada. Comtemple de perto o que o nosso bom Deus preparou para seus filhos amados.
    Hoje os seus olhos estão vendo o que até então nenhum olho viu.não
    É com muita alegria que digo que logo nos encontraremos na glória.
    Com Amor. Elines

  241. Amado Reve, o sr. me ensinou tanto. Obrigada por ter sido um exemplo pra mim.
    Hoje os céus está em festa com a sua chegada. Comtemple de perto o que o nosso bom Deus preparou para seus filhos amados.
    Hoje os seus olhos estão vendo o que até então nenhum olho viu.não
    É com muita alegria que digo que logo nos encontraremos na glória.
    Com Amor. Elines

  242. Amado Reve, o sr. me ensinou tanto. Obrigada por ter sido um exemplo pra mim.
    Hoje os céus está em festa com a sua chegada. Contemple de perto o que o nosso bom Deus preparou para seus filhos amados.
    Hoje os seus olhos estão vendo o que até então nenhum olho viu.
    É com muita alegria que digo que logo nos encontraremos na glória.
    Com Amor. Elines

  243. Pastor Elben trouxe eu e a Nerida em conjunto. Marcou a nossa vida. Seu calor e a seu encorajamento nos animou em Moçambique. Foi um encaminhada juntos de 32 anos, embora que estejamos em outros partes de mundo. Vai fazer falta Pastor Elben, mas somos abençoados e mais ricos por causa de ti

  244. Querida família Cesar
    Estamos certos que nosso querido irmão Rev.Elbém está com o Senhor a quem serviu com tanta fidelidade,mas nós, os que ficamos, com certeza vamos sentir falta dos seus artigos lindos e que sempre nos transmitiram uma lição de vida. Amigo da família Alt,há muitos anos, desde os seus pais, em Campos,continuou a amizade com o nossos pais,Rev.Levi Alt e Ieda Alt, e nós,os filhos.Deus esteja com cada um de vocês, queridos irmãos!Um grande abraço nosso,aqui de Roraima,Iveli Alt e Paulo SilasDiniz,meu esposo,e nossos 3 filhos.

  245. Deus tem nas mãos a chave da vida e a chave da morte. Só se chega a este mundo se Ele der a chave e só de parte dele da mesma forma.
    O SENHOR deu a chave e o reverendo Elber passou pela porta que sempre acreditou adentrar.
    Louvado Seja o nome do SENHOR por premiar o seu servo.

  246. Padre Pio da Cruz, SeP

    Tudo tem seu tempo. 86 anos! E a melhor de os ter vivido foi o modo como o já saudoso Elber fez. Sigamos estas pisadas, por Cristo Rei. A toda a família, nossos sentimentos e orações.

  247. Alderi Souza de Matos

    A partida do Rev. Elben César é uma perda imensa para todos nós que o amávamos e para a igreja evangélica brasileira, pela qual ele tanto fez. Apenas seis dias antes do acidente que o vitimou, eu e outros colaboradores havíamos recebido um e-mail dele sobre um livro que estava escrevendo acerca de Jesus. Foi um belo símbolo de sua preocupação suprema – honrar e glorificar aquele que estava no centro da sua vida e da sua fé. Choro a perda recente de um querido pai, Rev. Alcides Augusto de Matos (22/09), e me solidarizo com os familiares e colegas de trabalho de Elben, desejando que o Santo Espírito os console e sustente nesta hora difícil. Alderi S. Matos

  248. Paulo Fernando Oliveira Pena

    Grande homem de Deus e de destacada humildade. Foi meu professor no Centro Evangélico de Missões em Viçosa na matéria de Práticas Devocionais. Vou revê-lo na eternidade!

  249. Sou muito grata a Deus pelo privilégio que tive de conviver com o Reve e sua família durante 10 anos. Passa um filme na minha cabeça e as palavras sumiram…
    Ele voltou para casa, está com o Pai.
    Abraço bem grandão para querida tia Deja, filhas, genros, netos e bisnetos.

  250. ieda cristina rebouças

    O legado desse homem de Deus ressoe por muitas gerações. Que seu nome,vida de servo, abnegação total e as marcas de Jesus que trazia em sua vida e atitudes sejam lembradas e imitadas por esta geração e tantas outras. Deus console a família e todos que o rodeavam. Obrigado por tudo que nos deixou. Um dia nos encontraremos e a festa será linda.

  251. Cybele Dantas Sathler

    Rev. Elben, homem abençoado, usado para proclamar o reino de Deus através da ULTIMATO. O seu legado não será esquecido! Seus devocionários muito abençoaram minha vida! Que o Espírito de Deus console toda a família!

  252. O Rev foi muito mais que um professor, foi amigo, foi mentor. Homem que marcou a história da minha vida e de quem guardo as lembranças de muitas palavras de sabedoria. Como sinto sua partida e me alegro por ter sido agraciada através da sua vida e simplicidade, das verdades aprendidas, do cuidado recebido e do amor partilhado. Até breve Rev, até breve!

  253. Foi uma graça de Deus conhecê-lo. Aprendi muito e cresci com a sua comunhão fraterna e o seu amor pela Missão. O Senhor da Vida console sua família.

  254. “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21).
    Já consigo escutar o Senhor dizendo essas palavras ao Reve logo que ele chegou ao “portão do céu”. Esse é o nosso consolo, essa é a nossa esperança. Ele não está mais “tão longe da linda pátria”. Até muito breve, querido Reve.

  255. Pastor Elben foi instrumento de Deus para edificar gerações. E continuará fazendo isso por meio de seus livros, seus artigos edificantes, suas meditações. Que Deus console toda a família e que ULTIMATO permaneça com a mesma qualidade e profundidade imprimida por esse Servo de Deus. Isso será certamente um tributo a sua memória.

  256. Núbia de Castro Caixeta

    Tive o prazer de ver o pastor Elben pregar há mais ou menos 15 anos na cidade de Araxa (MG) em um congresso de jovens.Sou assinante da revista Ultimato ha mais de 20 anos e admiro a coerencia ,a seriedade ao escrever sobre as coisas de Deus,bem como o compromisso com o evangelho genuino do Senhor Jesus.”O Senhor o Deus e o Senhor o tomou; bendito seja sempre o Seu Nome”.Que o Senhor da Gloria conforte todos os familiares.

  257. Holiness Macau conhecir pessoalmente o Sr. Pr. Eben Cesar aqui nos cafundos da China em uma das suas viagens o tar de mineiro Matuto,contei-lhe que lia Ultimato desde 1982 na epoca da minha conversao o Sr. Pr. Glaycon Contijo me ofereceu algumas exemplares e foi dai que tive contato com o mundo missionario e um dia tambem me tornei missionario e por onde ando sempre carrego comico alguns exemplares da Revista Ultimato e apesar dos anos seus artigos sempre me renovam na caminhada,na epoca do nosso encontro aqui na China ele me ofereceu alguns exemplares guardo-os com muita estima aqui na China comigo. A cerca de 2 meses alguem do Brasil me enviou uma revista novinha veio direto da Editora e nao sei como fiquei surpreso ao abrir o envelope aquele cheirinho tao peculiar da Revista Ultimato por acaso havia passado um dia de labutas e intrigas o campo missionario tem das suas vivissitudes,mas chegeui em casa renovado e alegre com aquele envelope from Vicosa…Sou muito grato por tudo,nossos sentimentos a familia e Editora Ultimato.

  258. É difícil dizer o que a Ultimato significou pra mim. Me tirou da obscuridade e tirou o que fazíamos em missões ali nos cantões ocultos da Amazônia da clandestinidade. Deu pra nossa jornada um megafone para o Corpo de Cristo no Brasil, promoveu um trabalhinho supostamente irrelevante para o nível de um nov paradigma missionário. Tudo isto graças a visão, a capacidade de enxergar além das aparências e a graça inter-denominacional, e porque não dizer, ecumênica do Rev. Elben. Saúdo a vida que ele teve, a herança e os filhos maravilhosos que ele deixou. O céu ganha hoje, todos nós perdemos.

  259. Tive o grande privilégio de ser aluna do Reve no CEM. O que vivíamos na sala de aula era muito mais do que conhecimento, mas uma vida aos pés do Senhor, uma intimidade incomparável e uma simplicidade digna de um discípulo verdadeiro. As marcas deixadas por este amado servo são inumeráveis!

  260. O Rev. Elben sempre será lembrado por sua figura bem-humorada, profundidade nas mensagens e clareza de seus escritos. Marcou a minha vida e a de muitos crentes, independente da denominação. Tive a oportunidade de ouvi-lo, especialmente em meus anos de seminarista no Seminário Presbiteriano de BH. Nossos sentimentos aos familiares e nossa gratidão ao Senhor pela vida deste querido servo de Jesus.

  261. Somos assinantes da revista Ultimato. Foi com grande pesar que li essa publicação ! Amava tudo o que escrevia! Com certeza sentirei falta dos seus escritos!

  262. Meu ser está abatido com a partida do Reve, mas conheço a promessa de Deus e isso me consola.
    A cidade de Sousa-PB guardará na lembrança sua visita, sua graça, seu testemunho e sua fé!

  263. Que saudades do mestre e amigo. Vai fazer muita falta! As práticas devocionais de sua vida estarão para sempre em meu coração! O Matuto está no céu…chegou antes de nós e está nos esperando com aquele sorriso mineiro! Deus console e fortaleça os familiares!

  264. Tenho boas lembranças do Rev. Élben e de toda sua família quando moravam em Campinas. Sempre vi Rev. Élben com um jeitinho do meu pai, aquele jeitinho carinhoso de “pai”. Perdemos um grande amigo, servo de Deus, mas ele está ao lado do verdadeiro Pai, cantando glórias. É motivo de agradecer a Deus pela vida dele, pois mesmo não o encontrando sempre, ele ensinava através do seus escritos na revista e livros. Ele era muito especial. Já deixa saudades. Eu sempre o admirei e sempre vou guardar boas lembranças do nosso amigo, Rev. Élben. Meus sentimentos para a Da. Djanira e as “meninas”, Junia, Lênia, Klênia, Délnia e Gínia. Um forte abraço. Que a presença do Espírito Santo inunde seus coração com a paz, que só Ele pode dar.

  265. Preciosa e querida família e equipe Ultimato
    O Rev. Élben teve a graça de unir os segmentos da Igreja brasileira, ao redor de suas publicações. Suas crônicas, suas mensagens e sua expressão de vida, transbordava um amor cristão tão sincero e tão contagiante que se tornou um mentor de grandes e pequenos líderes. Um referencial de vida, que se gastou na edificação da Igreja e na expansão do Reino de Deus.
    À família, nossos sentimentos em oração.

  266. Em 1968, menino ainda, já éramos leitor assíduo dos primeiros números do jornal ULTIMATO e apreciamos o seu conteúdo. Posteriormente, “devoramos” a revista e muitos livros da editora.
    Em 2005, por ocasião do Encontro da Consciência Cristã, realizado em Campina Grande, onde residimos, conhecemos pessoalmente o Rev. Elben, conversamos com ele, quando autografava alguns dos seus livros. Informou-nos a sua ligação com a Igreja Congregacional, pois estudara no Instituto Bíblico em Pedra de Guaratiba, RJ, onde se preparou para o ministério.
    Admirávamos a sua criatividade jornalística e o seu ardor missionário. O Brasil evangélico sentirá a sua falta. Louvamos a Deus pela sua vida e nos transmitimos a nossa palavra de solidariedade à sua família. Júlio Leitão de Melo Neto, pastor congregacional, Campina Grande, E. da Paraíba.

  267. Conheci o Reverendo Elben na conferência mundial de missões em Kyoto, no ano 2000.
    Ficamos juntos todos os dias, e ele foi imensamente gentil, atencioso e humilde. Me fez muitas perguntas, como se a pessoa experiente alí fosse eu. Fazia dois que eu tinha chegado ao Japão mas ele me tratou como um veterano.
    Mesmo eu sendo de uma confissão evangélica bem diferente, ele me entrevistou e publicou na revista Ultimato, “sem tirar nem pôr”.
    Me edifiquei muitas vezes com suas mensagens e artigos.

    Com gratidão,

    Ozeas Rossin

  268. O homem que se dedica a missões,é considerado o mais digno de toda honra. Fazer Missões é uma das mais gloriosa missão. Não o conheci,mas nem precisava, pois e um servo de Deus é meu irmão. Sentimos muito,mas ao mesmo alegre por saber que ele já esta nos braço do nosso Pai Celestial. Oramos para que Deus conforte os corações dos familiares.

  269. Desde a década de 60, admirava a revista ULTIMATO e, por meio dela, seu fundador,
    o ilustre jornalista Elben Lenz César, por
    ser uma publicação cristocêntrica, honesta
    e interessante.
    O seu diretor tinha ideias interessantes que
    eram honestas.
    Élben foi um dos intelectuais evangélicos que
    mais quis imitar, por sua fé e retidão.
    Rolando de Nassau – Brasília, DF.

  270. Reve, como foi e será exemplo não só para nós que tivemos o
    privilégio de conviver com o senhor mas para toda uma geração.
    Agradeço a Deus a oportunidade de ter te colocado em meu
    caminho e que de uma forma ou de outra nunca ter saído.
    Sempre foi e será minha inspiração!

  271. Carlos Alexandre Venancio

    “Onde está, ó morte, a tua vitória?” 1Co 15.55

    Como aprendi com este homem de Deus… obrigado. Nunca nos vemos pessoalmente, mas seu relato de como cunhou e em que contexto adotou a palavra ULTIMATO como seu ministério editorial, me emociona muito todos os dias. Quando o mundo me dá um ultimato, eu, como aprendi com Rev. Elben, entrego a Deus…

  272. Não o conheci pessoalmente, mas desde minha conversão em 2010, seus escritos, juntamente com a revista Ultimato fazem parte da minha vida,como disse Bonhoeffer, “a morte para muitos é o fim,mas para nós apenas o começo”. Onde está ó morte a sua vitória?
    Deus abençoe a todos e que a Ultimato continue esse legado brilhante que o Elben deixou…..

  273. Desde a década de 60, admirava a revista “ULTIMATO” e, por meio dela, o seu fundador, o ilustre jornalista Elben Lenz César, uma publicação honesta e interessante.
    O seu diretor tinha ideias interessantes que
    eram honestas.
    Em 06 de setembro, pouco antes do acidente,
    agraciou-me com vários folhetos sobre hino-
    logia.
    Elben foi um dos intelectuais evangélicos que
    mais quis imitar por sua fé e retidão.
    Rolando de Nassau – Brasília, DF

  274. Minhas condolências a toda família!!! Meus primeiros passos na caminhada cristã foram alicerçados no Senhor Jesus de várias formas: uma delas foi a leitura de “Práticas Devocionais”, ainda como estudo e datilografado. Fui muito edificado e ajudei a outros repassando o mesmo estudo sobre as Práticas Devocionais. Agora, ele, Pastor Elben Lenz, está no melhor lugar no qual todo cristão deseja um dia estar: nos braços do Pai.

  275. Tércio Telles de Moraes

    Agradeço a Deus por ter usado a vida do Pastor Élben durante o período de 2006-12 (presença da revista em todos os lugares !). Os textos escritos pelos autores foram fundamentais para a restauração da vida, casamento, filhos, família e comunhão eclesiástica. Louvo a Deus por todos os ensinamentos que vi, ouvi e dos preciosos momentos de convivência. Ele fez discípulos de Cristo, por onde passou ! Ele parecia tanto com Cristo que o Pai o levou ! Combateu o bom combate, completou a corrida, perseverou na fé e receberá a coroa da justiça do Senhor, justo Juiz, porque amou a sua vinda. (II Tm 4:7-8)

  276. Diones Matos de Oliveira

    Embora tenhamos que lamentar a ausência e falta que o Rev. Élben nos fará precisamos apresentar-nos diante do Deus da vida para agradecer o tudo de bom que o Élben como canal nos ofereceu da parte dEle o grande Eu Sou. Portanto à Deus toda honra, louvor e glória pela vida do Reverendo Élben que durante 49 anos foi inspiração para o meu ministério e vida. Rogo a Deus que o Espírito Santo conforte e console os seus familiares e à igreja de Cristo que recebeu deste servo ensinamentos vividos e escritos. Amém.

  277. A pouco mais de um ano o Reve encheu nossa casa com sua alegria, simpatia, amor pelo Reino e paciência.
    Lembro que a mensagem que pulsava em seu coração e saía de seus lábios era de que os grandes homens e mulheres de Deus sobre os quais lemos nos relatos bíblicos eram, na verdade, gente como a gente.
    Em plenos 86 anos, a sua vitalidade e lucidez eram invejáveis. Apesar de ser alguém conhecido por todo o país investiu parte do tempo que passou aqui no SPS em um café com bolo, pão de queijo, e boa conversa com esses simples seminaristas. Porém, mais do que as coisas que ele dizia, seus gestos falaram muito com a gente, trataram muito o nosso coração.
    Tantas vezes a gente, no auge nos nossos vinte e poucos anos reclama da vida corrida, das coisas pra fazer, enquanto ele, aos 80 dava conta de tocar uma revista, escrever, viajar, dar palestras e abençoar tanta gente neste país.
    A quase 30 dias o Rev. Élben Lenz Cézar estava internado por complicações depois de uma queda que tomou em casa. Hoje, não é a nossa casa que está alegre com a sua visita, mas temos a convicção de que ele foi fazer festa na Casa do Pai. Ali, em sua morada eterna, este homem que foi como qualquer um de nós finalmente poderá encontrar o seu descanso.
    O nosso abraço a toda a família Editora Ultimato

  278. Hoje eu queria raspar minha cabeça de novo!
    É uma espécie de ritual, sei lá, uma forma de expressar e tentar colocar num lugar passado a dor. Fiz isso quando o Fábio morreu. Queria fazer isso hoje por causa do Reve.
    Pai é antes de tudo exemplo. Creio que temos muitos pela vida, alguns até escolhidos, outros são presentes de Deus na vida. O Reve foi PAI de muitos, desse tipo: presente de Deus. E hoje ele se foi, já idoso, mas emanando vida divina.
    Queria que pelo menos umas dezenas de meus amigos o tivessem conhecido.
    Estou triste, mas agradecida por ter tido a oportunidade de APRENDER com ele, das coisas mais simples às mais profundas da vida.
    Obrigada Deus por ele ter existido.
    Obrigada Reve por ter sido tanto a presença do AMOR DIVINO no mundo.
    Vai com Deus!
    Fica com Deus!

  279. Jussara Sant' Anna Alves

    Meu pastor deixa saudades e lágrimas. Deixa na minha vida a marca de um grande homem visionário, amoroso e muito inteligente. Oro para que o Consolador cuide da tia Deja e de todos familiares e ovelhas que como eu, sempre o terão no coração.

  280. Mais um General da Fé chamado para compor o exércto Celestial de Cristo. Sentimos, como pastores, tão pequenos diante da grandeza que foi o Pastor Elben Cesar, exemplo de servo fiél, comprometido com o verdadeiro evangelho. Reflitamos o que somos, e o que estamos fazendo na obra do Senhor. Que a lembrança do Pastor Elben, seja sempre a nossa reflexão para espelharmos o nosso trabalho pastoral. Obrigado Pastor Elben pelo grande legado de amor, de compromisso, de sabedoria e de dedicação total a obra do Senhor. Qua o Senhor na plenitude do Seu Amor possa consolar a sua família.

  281. Luís Fernando Nacif Rocha

    Coração apertado por não poder estar na culto de gratidão pela vida do Rev. Élben nessa sexta-feira.
    A minha história passada, presente, e com certeza futura tem marcas profundas do que aprendi do Reve.
    Sua espiritualidade simples, profunda e perseverante, em tudo ancorada na graça de Deus, tem sido uma referência para minha vida.
    Que o Senhor abençoe a família com experiências intensas de consolo e paz do Espírito.
    Abraços a todos.

  282. Tive o privilégio de ter vários
    Momentos devocionários com a palavra do Reve! Docemente nos ensinava a amar Jesus, com todo nosso coração e entendimento, pois era assim mesmo que ele O amava! Incansavelmente mostrou e levou esse amor à muitos pela poder da palavra escrita! O Reve entrou na sala da Glória! Está fazendo sua tão almejada entrevista com Jesus!

  283. Uma humildade e uma acessibilidade nunca vista por mim em outra pessoa. Essas são as marcas que o reve deixa para mim de total dependência de Deus. Sempre com sorriso largo e um abraço amigo. Estou triste por não poder mais contar com isso mas feliz por saber que chegou a hora da redenção dele e certamente ele está muito feliz agora.

  284. JOÃO MARCIO OLIVEIRA

    Que Deus conforte toda a Família desse grande homem. Não o conheci pessoalmente, só pelos seus escritos. Mas agradeço a Deus por isso. Elben esta com o Pai, a revista Ultimato (instrumento que ele usou muito para abençoar e instruir a muitos) continua. A Deus toda Gloria e Honra pela vida desse homem.

  285. Leitora assídua da revista Ultimato,conheci o Rev Élben nos 40 anos da revista e depois em outra oportunidade quando o convidei para vir aqui em Salvador na Igreja Presbiteriana da Bahia. Sempre admirei o seu exemplo de humidade e coerência na vida cristã. Quando tinha oportunidade comentava toda a simplicidade de vida que observei em Viçosa. Deus continue abençoando e confortando toda a familia e amigos mais chegados.

  286. Certamente ele deixou um legado para todos que conviveram com ele, um legado de vida! Não eram apenas palavras em livros que ele escrevia, era seu testemunho contínuo e fiel a Jesus durante toda sua vida!!! Sincero abraço a toda família!!

  287. Marta Schneider Martins

    As palavras escritas do Rev. Elben, por meio da Ultimato, foram para mim essenciais na caminhada de fé. Palavras de sabedoria, ânimo e exortação. Não tive a oportunidade de conhecê lo pessoalmente. Mas sou grata por sua vida e pelo instrumento de Deus que foi em minha vida por longo tempo. Deus console os familiares.

  288. Muito triste com a perda do querido Rev. Elben César, que muito me abençoou com as suas pastorais da Revista Ultimato e com seus livros publicados. A Igreja Presbiteriana do Brasil perde, infelizmente, um dos seus mais importantes pilares e líderes. Entretanto, os frutos de seu ministério são inegáveis e expressam uma vida íntima com Deus, cheia de sabedoria e amor do Senhor!

  289. Marília Hessel :
    Muito triste com a perda do querido Rev. Elben César, que muito me abençoou com as suas pastorais da Revista Ultimato e com seus livros publicados. A Igreja Presbiteriana do Brasil perde, infelizmente, um dos seus mais importantes pilares e líderes. Entretanto, os frutos de seu ministério são inegáveis e expressam uma vida íntima com Deus, cheia de sabedoria e amor do Senhor! Seremos eternamente gratos a Deus por sua vida e abundantemente enriquecidos por todos os seus ensinamentos!

  290. Marília Hessel :

    Marília Hessel :
    Muito triste com a perda do querido Rev. Elben César, que muito me abençoou com as suas pastorais da Revista Ultimato e com seus livros publicados. A Igreja Presbiteriana do Brasil perde, infelizmente, um dos seus mais importantes pilares e líderes. Entretanto, os frutos de seu ministério são inegáveis e expressam uma vida íntima com Deus, cheia de sabedoria e amor do Senhor! Seremos eternamente gratos a Deus por sua vida e abundantemente enriquecidos por todos os seus ensinamentos!
    Deus console toda a família, a Igreja e a equipe da querida Revista Ultimato!

  291. Cristiano Rocha Freitas

    Grato ao Pai por este precioso irmão. Gente que é do Reino, que através de vida e obra me ensinou o contraponto, a difícil mas necessária arte de acolher idéias contrárias, “seguir a verdade em amor”, nisso, realmente me lembra o Stott (ainda preciso tanto aprender). Mas felizmente, alguém conciliador como Barnabé, e, como Paulo, fiel à mensagem da Cruz.
    Que o bom Pai faça cafunés de Sua graça e consolo em toda a família, e, na preciosa família ULTIMATO!
    Ósculo e amplexo.

  292. APROUVE A DEUS CHAMAR A SUA PRESENÇA O MEU AMIGO E IRMÃO QUERIDO REV. ELBEN CÉSAR A SUA PRESENÇA!
    UMA VIDA QUE FEZ DIFERENÇA ENTRE NÓS!
    OS MEUS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS E A NOSSA ORAÇÃO PELO CONSOLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS SOBRE TODA A FAMÍLIA, IGREJA E MINISTÉRIO ULTIMATO!
    PB. DANIEL SACRAMENTO.
    PROGRAMA VERDADE E VIDA

  293. Estér Penteado freitas

    A pessoa mais extraordinária que tive o privilégio de conhecer.
    Com certeza o maior e melhor Escritor cristão brasileiro. Isso contando seus livros, cronicas, editoriais na Revista Ultimato, artigos e entrevistas.
    Sei que nos foi proibido pelo Pai de fazer imagens daquilo que há debaixo do Céu ou acima dele. Mas para mim, foi a pessoa ( fisica e espiritual) no qual eu mais consegui ver o semblante de Deus.
    Inimigo de holofotes, aplausos e confetes, cargos, viagens auto-promocionais e titulos tão em moda nos nossos tempos, ” O Mineiro com cara de Matuto” era humilde e como me disse uma vez; lutava contra seu ego todos os dias em oração, clamando à Deus que nunca o deixasse ser ou ter orgulho daquilo que escrevia e pregava.
    Sou grata ao Senhor pela vida, obra e testemunho do Rev. Elben, que muito abençoou a minha vida e a vida da minha família em particular meu filho Calebe Penteado Freitas que teve a graça de trabalhar com ele e aprender de Deus através dele em dicipulado e aluno.
    Na vida dele cumpre-se a promessa feita em Salmos 37: 37
    “Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade.”
    Que suas filhas, genros e netos, bem como todos que passaram por seu discipulado possam continuar onde estiverem a sua obra e o seu legado.

    Que as ternas Consolações do Santo Espírito esteja com a família, em especial tia Djanira.
    À Deus toda honra e Glória.

    Ester Penteado Cunha de Freitas
    Leme-SP

  294. Lembranças dos momentos importantes de nossas vidas em que o querido Reverendo Elben esteve presente: nosso casamento e o batizado da Vic. Lembro-me da ultima mensagem que ouvimos dele na igreja do Vale do Sol, ele falou com simplicidade e bom humor sobre as surpresas que Deus tem para nós. Somos gratos a Deus pela oportunidade de conhecê-lo e aprender sobre Jesus com ele. Família linda e amada, recebam nosso forte abraço. Walace, Telma e Victória Olzany Silva

  295. Aristoneide Costa Coelho

    So quero deixar meu fraterno abraço aos familiares deste grande homem de Deus, na certeza de que nos encontraremos no céu ao lado do Pai. A revista ultimato continua me ajudando a manter-me firme nos caminhos do Senhor!

  296. Leitor assíduo do antigo jornal e da atual revista ULTIMATO, sempre apreciamos a figura do Pr. Elben M. Lenz César, destacado pela sua criatividade jornalística e pelo seu espírito missionário. Tivemos a oportunidade de conhecê-lo, pessoalmente, em 2005, por ocasião do Encontro da Consciência Cristã, em Campina Grande, quando compartilhou as suas afetivas ligações com a Igreja Congregacional, pois estudara para o ministério no Instituto Bíblico em Pedra de Guaratiba, RJ. O Brasil evangélico perde um grande obreiro, pois, à semelhança de Ábner, o combatente israelita, caiu um grande, tombou um príncipe em Israel. Júlio Leitão de Melo Neto, pastor congregacional em Campina Grande, PB.

  297. SHIRLEI MAMBRINI DE OLIVEIRA

    Que tristeza… que perda…dias tão difícieis… Obrigada pela vida do irmão Elben Senhor, obrigada por sua família, derrama consolo do Alto querido Pai.

  298. Quienes tuvimos el privilegio de conocer a Elben personalmente no podemos menos que alabar a Dios por su vida, su ministerio y el hermoso legado que nos deja, ejemplificado por la revista Ultimato. No me cabe duda de que al llegar el tiempo de su partida él pudo afirmar con el apóstol Pablo: “He peleado la buena batalla, he terminado la carrera, me he mantenido en la fe”. Pido a Dios que el Dios de toda consolación les imparta su consuelo y les conceda la entereza de ánimo para continuar la valiosa labor de este inolvidable discípulo de Jesucristo.

  299. Que Deus console aos familiares e àqueles que trabalharam com o pastor Elben. Tive o privilégio,alguns meses atrás , de conversar com ele sobre a possibilidade de participar do Retiro Espiritual do ano que vem. A resposta foi típica: “gostaria muito e me sinto honrado, mas com 86 anos não é possível fazer planos assim… ” Ele agora está no melhor retiro. Ao lado do nosso Deus… A Deus toda honra!!

  300. Que tristeza… Perdemos um grande e dedicado servo de Deus, contudo, já goza da presença do nosso Senhor. Que Ele conforte o coração dos familiares. Abraço fraternal!!

  301. Rev. Antonio Thomaz da Costa

    Louvo a Deus pela bênção que o Rev.Elben foi para a minha vida – em palestras aqui em Curitiba e através da leitura da revista ULTIMATO. Saiu do nosso convívio para a CASA DO PAI, a nossa Casa. À família e a todos nós que tivemos a bênção e o privilégio de com ele conviver restam as consolações do Espírito Santo.

  302. Luís Otávio Pacheco

    Reve… Um amigo, uma figura íntegra, respeitada, que deixará um vazio imenso em Viçosa. Que fez com o Pastor Jony, a cerimônia do meu casamento. Que sempre me cumprimentava com imenso carinho, perguntando pelos meus filhos e pela Márcia, e, sempre “como vai o netinho?”. Pastor Elben, um Pastor com cara e jeito de avô. Que descanse na Glória do Pai.

  303. Oswaldo Augusto da silva

    Depois de 48 anos lendo os escritos do Rev.Elben, com rápidos encontros,creio que ninguem pode realizar uma obra de tamanho vulto se não for pela direção e poder de Deus.Aos familiares e à equipe Ultimato rogo o consolo do Alto.Oswaldo Augusto-Uberlandia

  304. Um dos meus escritores prediletos hoje descansa em paz.

    Elben César

    Não tive a grande oportunidade de abraça-lo e muito menos agradecê-lo por suas tão belas e desafiadoras reflexões que por muitas vezes me incomodaram.

    Com pesar afirmo que a editora Ultimato não será mais a mesma sem esse, de vários, ilustre escritor.

    Porém, muito me satisfaz saber que hoje o céu recepciona um grande cristão. Que com sua pena moveu o coração de muitos para mais perto de Deus. Hoje amigo, é o seu coração que está mais perto dEle.

    Registro os meus sentimentos e respeitoso luto a todos os familiares e amigos.

    Que Deus o tenha.

    Elben César
    1930 – 2016

    #luto
    #amigoinvisivel
    #ultimato
    #RIP

  305. Um grade homem de Deus, visionário, apaixonado por vidas, íntegro como cristão. Hoje o céu está em festa e nós que aqui ficamos lamentamos sua partida mas nos consolamos por saber que nossa cidadania é celestial e hoje ele foi tomar posse daquilo que lhe é de direito, estar na casa do Pai comendo e Sua mesa contemplando-o face a face na certeza de que combateu o bom combate, completou a carreira, e se apresenta hoje diante de Deus com os seus frutos, muitos frutos. Deus abençoe toda a família! Pr Jaime e Pra Débora ( Missão Palavra Viva) Navengantes SC

  306. Ebenézer Silva (Bené)

    Nesse dia, como eu queria que o lápis e a borracha tivessem, em minhas mãos, a mesma agilidade que tinham nas mãos do Reve (Pastor Élben César), que hoje foi “promovido para a glória eterna”. Depois de tanto escrever e apagar, me dei conta que acabei com quase todo o lápis e só me restou um pedacinho da borracha… Então, escreverei pouco.
    Antes de tudo, o meu abraço carinhoso para D. Djanira e as filhas, genros, netos e bisnetos.
    Foi um grande privilégio, para mim, a convivência com o “mineiro com cara de matuto”. Um dia ele me disse que todos deveriam instalar uma dobradiça no pescoço. Essa dobradiça, segundo ele, era a representação gráfica de Lucas 10, versículo 27: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento (olhar para o alto), e ao teu próximo como a ti mesmo (olhar para o lado)”.

  307. Convivi pouquíssimo com o Pr. Elben Lenz Cesar e por razões profissionais, ele como paciente, eu como médico. Mas o suficiente para saber que eu tratava com um homem íntegro, ético, sábio. A própria gentileza personificada. Fará, certamente, muita falta ao mundo. Mas aqui deixou boas sementes…

  308. Mensagem de Renas para Klênia, família César e Ultimato em função da chegada do pastor Elben César à Casa do Pai
    Querida amiga Klênia, queridos familiares e todo povo de Ultimato, graça e paz da parte de Jesus Cristo, nosso Senhor, que excede todo entendimento e nos consola em toda aflição.
    Nesse ambiente de dor e lamento pela separação física de nosso querido pastor Elben César, reafirmamos nosso carinho e orações por todos vocês, rogando ao Espírito Santo Consolador que guarde seus corações com o bálsamo terno e eterno da misericórdia de Cristo. Pois humanamente sabemos que não é fácil enfrentar essa triste realidade, mas reconhecemos e nos submetemos à Palavra que garante ser “preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Sl 116.15).
    Louvamos a Deus pela vida bonita, preciosa, simples, generosa, sábia, íntegra, altruísta, amorosa, em suma, evangélica, do querido pastor Elben César, por meio da qual, a bênção do Senhor, alcançou a milhares de pessoas, como a nós e a própria Renas como movimento cristão obediente ao ensino de Jesus na promoção da justiça do Reino de Deus.
    Jamais cansamos de render graças ao Senhor por seu ministério, especialmente via Ultimato, que nos legou ensinos preciosos, orientações sensatas, suporte fundamental, apoio decisivo e tantas outras contribuições para que Renas pudesse cumprir sua missão de servir a Deus servindo aos mais pobres em nosso país.
    Já sentimos a falta de sua presença física entre nós e certamente a saudade de sua companhia nos tomará, entretanto, seus escritos e a memória do testemunho elevado de servo fiel nos alentarão na fé e obediência a Jesus Cristo.
    O Senhor nos deu Elben César, o Senhor tomou para si Elben César, bendito seja o nome do Senhor!
    Abraço fraterno e solidário dos Grupos Coordenador, Gestor e Conselheiros em nome de todos os membros e entidades filiadas à da Renas espalhados pelo Brasil.
    6 de outubro de 2016

  309. Quero expressar, por mim e minha esposa, e todos os Bacon, a nossa extrema tristeza e pesar, com a senhora e toda a sua família na passagem do rev. Elben. A sua figura, tão vigorosa, cheia de serviço e atividade pelo seu Senhor, é difícil crer que não está conosco mais. Porém, tinha 86 anos de idade, era uma longa vida de serviço, e agora ele descansa.

    Temos boas lembranças de Elben. Não muito tempo depois da minha chegada no Brasil, passei um fim de semana na casa do rev. Benjamin César, para trabalhos na Igreja dele. A primeira noite, tive forte resfriado, e me retirei cedo; Elben era um rapaz de 12/13 anos. Ele entrou no quarto para perguntar se eu precisava qualquer coisa. Respondi: Se tiverem uns pasteis… Contando depois, ele disse: “Pensei comigo: Pasteis? Mas demos para ele um tão bom jantar!” Logo depois, ele entendeu, e as pastilhas requeridas foram providenciadas. Um incidente desses, ele gostava como divertimento, contou para minha família, e, creio, na minha Igreja.

    No começo da publicação do Ultimato, tive artigos publicados em dois números. Lembro que Elben contou-me de uma carta do seu pai, elogiando as minhas contribuições. Foi publicada uma carta de uma leitora criticando a minha simpatia pelo Israel de hoje. Elben sabia dar os dois lados de uma controvérsia.

    “Alegrem´se na esperança, sejam pacientes na aflição, perseveram na oração” –Rm.12:12.

    Henry Bacon.

  310. FERNANDA BITTENCOURT P COELHO

    Nos últimos vinte e nove dias em que estivemos orando pelo Rev Elben, pude lembrar das vezes que o encontrei, refletir sobre a preciosidade da sua vida e do seu legado para a igreja brasileira.

    Quanto a mim, posso começar dizendo que, desde a minha conversão, +- em 2006, as revistas e livros da editora ultimato foram cruciais para minha formação cristã.

    Tive poucos encontros presenciais com o Rev, mas sua amabilidade e sabedoria os fizeram muito marcantes. Em especial, me abençoou uma fala sua, quando fomos em grupo para conhecer a
    Ed. Ultimato durante o Encontro Missionário Estudantil e Profissional no carnaval de 2011. Ele falou que, se fosse escolher apenas um conselho para aquele grupo de jovens cristãos, seria que a gente priorizasse o nosso tempo devocional com Deus. Por muitas vezes desde então me lembrei desse conselho enquanto buscava aperfeiçoar essa disciplina espiritual.

    Algo que também me lembro achando graça é do seu neto Josué contando que, em Viçosa, as pessoas em geral tinham dois carros: o próprio e o do Rev! Isso porque o carro dele era de domínio público, todos podiam usar, risos… Isso falou bastante ao meu coração como um exemplo de mordomia cristã, de alguém que deixava os bens que o Senhor lhe deu à disposição para servir a Ele e ao próximo.

    No carnaval deste ano, me impactou a energia dele ao compartilhar conosco, no encontro “Alargando as Tendas”, os desafios missionários que ele identificou em viagem com seu neto Davi para a cidade de São Tomé das Letras. Fiquei pensando sobre o tempo de caminhada cristã e ministério pastoral que ele já tinha e como ele não se acomodou. Definitivamente, uma inspiração!

    Creio que a partida do Rev Elben é sentida por inúmeras pessoas além do seu ciclo próximo de família e amigos. Mas com certeza também aponta para o momento do glorioso ápice da nossa caminhada cristã!
    “E logo vamos nos reunir
    No grande encontro preparado que há de vir
    Na glória do Senhor, em todo esplendor,
    Com vinho e pão celebraremos comunhão!”

    Que Deus console vocês, netos, filhas e D. Djanira
    🙂
    Um abraço,
    Fernanda
    ABU-BH, Igreja Batista da Redenção

  311. O mineiro com cara de matuto deixou um legado de humildade, bondade e amor. Sua vida cristã exalava o cheiro de Cristo. Quanta honra poder conhecê-lo e usufruir aos seus pés das palavras de sabedoria. Voltou para casa, e está nos braços do Pai, a quem serviu e amou.

  312. “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o Senhor é reto.”
    Não conheci Rev. Elben pessoalmente, mas são incontáveis os momentos em que Deus falou comigo através de seus textos! Sem falar em quantas vezes já fui abençoado e edificado através do ministério da Rev. Ultimato. Louvo a Deus pela vida e pela obra do Rev. Reve, o saudoso “mineiro com cara de matuto”. Que o Senhor console familiares e amigos!

  313. O senhor do aperto de mão forte, abraço caloroso, voz grossa e afável foi para a casa!
    Que privilégio foi ouvir e ver as histórias, relatos e pregações do Revê nesses 2 anos e meio aqui em Viçosa.
    Que bonito e edificante foi ver/aprender sobre o perdão, humildade, alegria, mansidão, ternura, por meio desse senhor calorento da cabeça branca.
    Que nosso Pai console os familiares e nossa igreja, afim de que continuemos a pregar e viver de forma simples, alegre e unida, assim como Cristo nos ensinou e o Revê tanto frisou!
    Agora ele está onde sempre sonhou estar!
    Nos vemos, eu espero que em breve, querido Elben!

  314. André e Miriam Zanutti

    Todos que conheceram e conviveram com o Reve, tem um pedacinho dele. Se somos alunos do CEM, se ele fez casamento, se ele abriu a sua casa, se lemos a revista Ultimato, se lemos seus livros, etc, etc, etc. Eu e André sentimos a alegria dele ter celebrado nosso casamento. Mas o que nos deixa mais felizes é saber que seu legado não terá fim. Agradecida pela sua última reportagem que foi no tão desejado quilombola. Conversamos muito sobre o assunto e trocamos e-mails até que ele conseguiu cumprir com este propósito. Sua última reportagem me responsabiliza que não posso parar jamais de visitar os quilombos e transmitir a graça do Senhor como o Reve soube transmitir tão bem a nós. Viva o Reve, viva sua família e glória ao Senhor seu remidor.

  315. Lamento muito sua partida.
    Grande perda para nós. Sentirei falta de seus textos tão inteligentes e brilhante.
    Mas sabemos que partiu para os braços do Pai, rumo à vida eterna.
    Que Deus console toda a família.

  316. Célia Romero :
    Lamento muito sua partida.
    Grande perda para nós. Sentirei falta de seus textos tão inteligentes e brilhantes.
    Mas sabemos que partiu para os braços do Pai, rumo à vida eterna.
    Que Deus console toda a família.

  317. Welington Barbosa Nasser

    O Reverendo Elber e toda igreja Presbiteriana de Viçosa MG fizeram parte do início da minha formação espiritual, descanse em paz homem de Deus.
    Welington Barbosa Nasser
    Nova Viçosa BA

  318. Vida que Transborda Vida

    “Homens dos quais o mundo não era digno”. Essas palavras me associam a uma lista seletíssima de homens que conheci, com muito ou pouco contato, e acompanhei o que faziam, e que Deus usou para me edificar por muitos anos. Dentre essas pessoas tem velhinho que em poucos dias de encontros meteóricos que me marcou.
    Era semana de carnaval de 2012, eu e minha hoje esposa e então namorada, fomos para a agradabilíssima cidade de Viçosa, no sudeste de Minas Gerais. Ali haveria um treinamento para profissionais em missões, em um lugar que abrigava duas instituições que há muito tempo queria conhecer: O Centro Evangélico de Missões (CEM) e a Editora Ultimato.
    Naquele ambiente acolhedor, ficamos nos alojamentos do CEM, tendo aulas manhã, tarde e noite, e todos os dias começavam com uma devocional maravilhosa feita pelo homem que confundia sua história com esses lugares. Carinhosamente chamado de “Reve” por todos, Elben Lenz César se mostrou ainda mais profundo e simples pessoalmente que em seus vários escritos que já havia lido.
    O evangelho brotava como o alimento diário essencial na vida do Reve, e nos transmitia isso com muita propriedade. Outro momento marcante foi tomar um café no “quintal” da Ultimato, e o ouvir contar estórias de seu pioneirismo na imprensa de confissão cristã no Brasil.
    A visão de mundo sempre estava à frente do seu tempo. Instalou-se em uma cidade historicamente católica e a fez ser referência protestante. Isso sem ecumenismo, mas com diplomacia, e acima de tudo, amor. Levar o evangelho por meio das edições da revista Ultimato para a população carcerária, quase invisível em nossa sociedade, foi outra porta maravilhosa que ele muito se empenhou.
    Como pastor em formação e jornalista, tenho na figura do Reve, que tão bem desempenhou os dois ofícios, um dos mais belos testemunhos e dedicação para as letras, em especial à Sagrada Letra. Abrir caminhos de expressão da fé, viver o evangelho de modo digno e divulgar isso para quantos forem alcançáveis, são alvos que tenho no meu coração e vi em Élben César essa missão cumprida com abundante graça de Cristo.
    Louvado seja o Senhor, por fazer um seguidor fiel seu marcar tantas vidas, e deixar para nós muito mais que livros, artigos e mensagens. Deixa o testemunho vivo do amor de Deus por nós!
    Paullo Di Castro

  319. Minhas condolências aos familiares do Rev. Elben. Fui abençoadíssimo com seus livros. Mesmo não o conhecendo pessoalmente sinto a perda que a Terra passa, todavia sei que ele agora descansa no Senhor. Ele deixou um impacto profundo em muitos, inclusive em mim. Nos encontraremos naquele Dia. Que o Espírito do Senhor esteja fortalecendo cada um de vocês.

  320. Maria Cristina de Carvalho Batista

    Querida família Lens César, nosso querido pastor foi na frente para o céu , lindo céu ! O nó na garganta, a dor da saudade será tratada pelo Espírito Santo Consolador. Foi uma grande honra conviver com esse Servo entre os pobres, entre os ricos, os intelectuais … Tive o privilégio de ter sido sua aluna no CEM, aprendi com ele as práticas da oração , da leitura da Bíblia, da confiança , da restauração… Nosso querido Rev foi e será um grande exemplo de um homem que verdadeirente não andou nos conselhos dos ímpios, não se deteve no caminho dos pecadores , antes teve o seu prazer na lei do Senhor meditando dia e noite e foi como uma árvore plantada junto a ribeiros e deu frutos, muitos frutos e esses frutos continuarão frutificando . “Oh meu Pai!” Grande abraço tia Deja, filhas , genros, netos . Amo vocês!

  321. Moisés Chagas de Almeida

    Sempre que escuto o nome ultimato lembro do pastor Elben Cézar e como através da revista fui instruído e aconselhado por ele em muitos momentos da minha vida, homem de profunda intimidade com Deus e compromisso com anúncio da palavra do reino de Cristo na terra; por isso um grande sábio e conselheiro de seu povo.
    Saudades meu irmão, mas logo nos veremos junto com nosso mestre!

  322. Flavia Varella Costa

    Fui aluna do CEM, curso de Missão Integral e por dois anos tive o privilégio de conviver com o Reve. No começo, quando cheguei em Viçosa, ouvia as pessoas tecerem elogios sobre ele, e confesso que achava meio exagero… O tempo foi passando e eu percebi que elas estavam cobertas de razão: O Reve é a pessoa mais parecida com Jesus que eu conheci.
    Incrivelmente simples, humilde, quebrantado, servo, amoroso.
    O tipo de pessoa que passa por sua vida e ministra em nós o amor de Deus através de suas atitudes.
    Um caso em especial, lembro-me de uma vez queríamos ir a igreja, que ficava na cidade, e ligamos pra ele para perguntar se ele iria e se poderíamos pegar carona com ele. Ele disse: “não irei meninas, mas podem pegar o meu carro”.
    Nós respondemos que de jeito nenhum, que iríamos nos virar e agradecemos.
    Ele relutante, disse: “de jeito nenhum! Vocês vieram até mim com uma necessidade e eu não posso deixar vocês irem sem resolvê-la.
    Nós dissemos que ele não deveria se preocupar, mas ele na sua maneira Reve de ser, nos enviou um táxi pago para nos levar a igreja.
    Que coração desse homem, quanta generosidade. Jamais esquecerei.

  323. Marcy Elaine Cremona Vasvary

    Tivemos o privilégio de sermos alunos do Reve no Centro Evangélico de Missões (CEM).
    Reve deixará saudades pelo Brasil e pelo Mundo afora onde tem missionários Cristãos que o conheceram no CEM.
    Homem de fé e coração abençoador, somos gratos a Deus por termos convivido com ele enquanto estivemos em Viçosa.
    Deixamos nosso carinho e abraço a família Lenz Cesar.
    Descansou o Servo do Senhor que lutou o bom combate!
    Família Cremona Vasvary

  324. Chegou em casa. Aos outros peregrinos que encontrou nesta viagem de 86 anos repartiu em abundância o amor do seu Pai, ensino, cuidado, bondade, encorajamento — Cristo. Um pai, pastor, amigo. Muita saudade. Doces memórias. Glória a Deus!

  325. Tivemos o sublime privilégio de conhecer esse homem de Deus, quando cursamos pós- graduação em Missiologia na primeira turma do CEM, em Viçosa.
    Não obstante ser ele detentor de uma rarissima inteligência, era ao mesmo tempo um verdadeiro servo de Deus.
    Humildade, simplicidade e fervor por Missões eram marcas registradas desse homem, que desde agora dorme no Senhor e já desfruta do merecidissimo descanso na presença de Jesus, a quem serviu com exemplar dignidade.
    Fica aqui nosso abraço á toda essa amada família.
    Que O Deus Espírito Santo vos console na continuidade da jornada.
    Pr Waldecir Anacleto e Dili.

  326. Karoline Teixeira Pinheiro

    Talvez o Reverendo Élben nem soubesse a real dimensão disso, mas ele teve um papel primordial na história da minha família. Há décadas atrás ele insistentemente pediu uma oportunidade ao meu avô pra falar de Jesus e chegou até ser maltratado por isso. O primeiro folheto de evangelização foi queimado no fogão de lenha sem ser lido RSSs O fato é que ele não desistiu e um dia meu avô ouviu, e quando ouviu, creu. E assim, minha família foi envolvida no amor e cuidado de Cristo e de geração em geração caminhamos assim. Triste pela partida do Reve mas grata a Deus pelo legado que nos deixou.

  327. Joselito Garrido Fernandes

    Tive o prazer de conhecer o Rev. Elben César quando ele veio aqui no sertão da Paraíba ministrar a Palavra. Um homem admirável pelo compromisso firmado com as escrituras. Desde então passei a assinar a Ultimato só para ler os seus textos e aprender mais do amor se Deus. Deixará saudades!

  328. Me uno a tantos, para louvar ao Eterno, pela vida de nosso querido irmão Pr. Élben Lenz César, Na certeza de que em breve todos nos encontraremos. Aos famíliares, oro pelo consolo daquele que de fato consola!

  329. Leio sempre suas publicações, e o admiro pela
    sua integridade, amor a Cristo e a sua obra!
    Que Deus na sua infinita bondade e amor, console
    a todos que o amam.

    Em Cristo

    Solange
    Rialma, Go.

  330. Eu nunca tinha visto pessoalmente nem mesmo por foto o rev. Elben, mas aprendi ama-lo e respeita-lo por suas ricas contribuições ao Reino do ABA, principalmente pela revista ULTIMATO, o que seus olhos agora vem e sua mente prescruta e seu coração agora vibra é o que continuo desejando estando ainda nesta dimensão de morte. Deus seja louvado!!

  331. Aos familiares, meus sentimentos e a Deus minha gratidão pelo cuidado que teve para com seu servo e que perpetuará para com todos os seus descendentes.

  332. Querido Reve muito obrigada por partilhar sua vida conosco. Meu sentimento é de gratidão por viver tantos anos perto de um homem tão apaixonado por Jesus e viver de forma tão plena essa amor. Não tenho dúvidas que o céu está em festa por receber tão amado filho. Obrigada pelos ensinamentos e por fortalecer a minha fé a cada dia. As meninas e a querida tia Deja meu abraço mais afetuoso e continuaremos juntas a combater o bom combate e levar em frente esse legado de amor. Vá aproveitar Reve amado a alegria da companhia do Pai e um dia nos encontraremos no grande encontro que há de vir!!!!

  333. Marcelo Felicio Guimarães

    Agradeço muito por tê-lo conhecido e ser abençoado pelas sua presença, aulas, livros e liderança no Centro Evangélico de Missões. A vida dele nos ensina que é possível ser um discípulo, um pai, um pastor, um amigo, uma pessoa abençoada e abençoadora! Sentiremos saudades do Reve. Agora está nos braços do Pai!

    Pr. Marcelo Felicio Guimarães Ex-aluno do CEM e pastor da Igreja Batista na Sé em SP

  334. Não tem como não estar triste :'( Tive o privilégio de ouvi-lo na Missão Praia da Costa – ES em 12/01/2014 e foi memorável. A mansidão, o amor, a sabedoria naquele lindo rosto que transcendia dezenas de primaveras e com muita lucidez falou de seu amor por JESUS, e de suas próprias adversidades e como as venceu. Pedi que tirasse uma foto com minha filha adolescente. E ele abriu um sorriso, pegou na mão dela com suas duas mãos, com muito carinho e generosidade… e temos essa linda recordação!!! Agora acontece o culto de gratidão à DEUS por sua vida e gostaria muito de estar presente. A todos, esposa, filhas, genros, nestos, bisnetos, irmãos, sobrinhos, amigos, funcionários, discípulos, família do coração… meu profundo sentimento. Como postou o Pr. Mário Henrique Freitas, ele alcançou a entrevista mais desejada… com O Rei Jesus!!! A Paz esteja com todos!!!

  335. Pr. Ricardo Soares Mattos

    Bendito seja o Noso Deus. Só a eternidade poderá revelar a influência exercida por este Homem Grandemente Usado Por Deus. Sabemos que ninguém é insubstituível, mas a vida do Rev é Singular, pois Deus o Escolheu e o Chamou para uma Missão toda especial, apresentar ao mundo o Ultimato de Deus, Relacionando Escritura com Escritura e Escritura com acontecimentos. Trabalhando para criar uma mentalidade bíblica e ensinar a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã.
    Abraços solidários a Toda a Família e Familiares, e a Grande Família que ele formou por este mundo a fora, e por sua filha Ilustre “A Revista Ultimato” quem não ficará órfã.
    Ricardo Soares Mattos

  336. Pastor Elben, o Reve, dedicou todos os seus talentos ao Senhor. Um servo de Deus na sua plenitude. À tia Deja e a toda a família os meus sentimentos e as minhas orações.

  337. Tenho certeza que o Reve ficaria sem graça com tanta homenagem… Na última vez em que o vi, fui me despedir e só consegui dizer “obrigada”. Ele me respondeu com um abraço esmagador e não me deixou continuar.
    Acho curioso como cada um que escreveu aqui tinha uma história do Reve em sua casa ou na casa dele… sim, ele estava sempre de bermuda, sim, ele sempre oferecia tapioca, sim, sua casa, jardim, biblioteca, e alma estavam sempre abertos. Somos milhares de filhos, netos e bisnetos postiços espalhados. Fomos presenteados em algum momento com revistas, livros, doce de leite, pedaços de jornal, bolinho na tapawere, seu exemplo, oração e sua presença… Obviamente a saudade será enorme – já é, mas seu legado é ainda maior. Louvado seja Deus por lhe ter preservado até o fim! Até mesmo a sua morte edifica a igreja de Cristo, Reve… Que vida digna, que convicção na obra da cruz! Choro de alegria ao imaginar seu encontro com o Pai…
    Abraço muito forte na tia Deja, uma das mulheres mais fortes que eu já conheci e nas queridas Lora, Délnia, Juninha, Lênia e Gínia.

  338. Pr. Miguel Arcanjo e Cláudia

    Saudade e sentimento de perda é o que paira em nossas emoções. Sou de tradição pentecostal, mas ao descobri a revista Ultimato me aproximei do Pr. Elben e isso culminou com um convite para que ele fosse o palestrante em uma conferência em 2014 pelos 65 anos de nossa igreja. Ficou conosco durante 10 dias hospedado na praia de Ponta Negra terminando de escrever um livro. Me encanta o quanto ele admirava a história do Rei Davi e como conjugava humildade e paixão pelo conhecimento. Duas coisas identifiquei naqueles dias, dentre muitas, sendo uma eterna e outra transitória, a primeira foi uma espiritualidade profunda e latente demonstrada através da paz e da tranquilidade de uma vida de oração. A segunda foi que ele também tinha um segredo, pois, gostava muito de sorvete mesmo sendo desaconselhado de tomar e me disse “gosto desses artificiais como morango, flocos e chocolate”. Tivemos ótimas reuniões de oração e também tomamos gostosos sorvetes na praia de Ponta Negra. Nossa família e igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil – Natal Rn está em oração pela família do Pr. Elben e pela equipe Ultimato.

  339. Eunecyr Serafim de Oliveira Bragança

    ..E o Senhor levou o nosso querido “Réve”…
    Grata a Deus pelo tempo que foi concedido a ele de viver, pelo privilégio que Ele me concedeu de poder ter conhecido e convivido com o Rev. Élben Cesar e, em especial, por poder ter recebido dele, orientações e conselhos tão sábios que, por certo, me acompanharão por toda a minha vida (me batizou e, com ele fiz a minha pública profissão de fé)..
    Louvo a Deus pelo suporte que sempre foi (juntamente com sua família), aos estudantes que chegavam em Viçosa, onde tudo era novo, distante de casa e da família, inseguros, tímidos, era ele a nossa referência e nosso direcionamento.
    Louvo a Deus pelo exemplo que sempre foi e pelo legado que deixou através de seu incansável, fiel e zeloso ministério de anunciar o evangelho.
    Bem-aventurados são, os que morrem no Senhor pois os filhos de Deus, aqueles que nele creem, nunca morrem eternamente, apenas deixam o corpo para habitar com o Senhor e, partir para estar com Cristo é, incomparavelmente, melhor.
    Nosso sofrimento aqui, por mais intenso que seja, será apenas leve e momentâneo, se comparado com as glórias por vir, a serem reveladas em nós.
    Aos seus familiares e amigos e à IPV nos entristecemos com vocês e rogamos a Deus, o Pai de toda Consolação, que possa continuar a lhes dar força, enxugar suas lágrimas, aliviar a dor de vocês, sustentando e dando lhes coragem e intrepidez para que possam continuar a realizar a obra que ele um dia aqui começou.
    O nosso choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pela manhã!…
    Um abraço bem forte a todos vocês.

  340. Editora Cristã Evangélica

    Louvamos a Deus pela vida do Pr. Elben César, que sempre foi um grande amigo da Editora Cristã Evangélica. Pr. Elben, através dos seus escritos e ações, representava bem a comunidade evangélica no Brasil. Era homem simples no seu andar, mas de profunda experiência com seu Senhor e Mestre. Não esquecemos o grande privilégio de participar na comemoração de 40 anos da Revista Ultimato e ver quase todos os articulistas presentes. Pr. Elben era amado por todos. Deixamos a palavra do autor da Carta aos Hebreus: “Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (através da continuação da sua Revista Ultimato)”. Agora está com o Senhor, a Quem serviu com tanta dedicação.

  341. Muito triste a perda do Reverendo Elben ???
    Uma pessoa pra lá de especial!
    Bênção Amorosa de Aba, para todos q tinham o privilégio de conhecê-Lo.
    Quantas saudades deixará.
    Amo muito este velhinho.
    Um herói da fé !!!!
    Sua vida é digna de um grande LIVRO!

  342. Obrigada Aba, por ter me concedido o privilégio de ter conhecido a doçúra de Seu querido filho Reverendo Elben.
    Tive o prazer de almoçar com ele e seus esposa.
    E.ainda fui presenteada com um de seus livros.

  343. O nosso amado pastor Élben César combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé (2 Timóteo 4:7).
    Hoje, ele está nos braços dAquele a quem amou e serviu por tantos anos.
    Agradeço a Cristo pela unção que derramou sobre esse querido irmão; unção que produziu palavras tão belas e edificantes à alma.
    Que o consolo e o fortalecimento do Espírito de Deus seja com a família, os amigos e irmãos na fé.

  344. Homem que deixa o um grande legado para nós de servir ao senhor com alegria no coração tive privilégio de conhecê-lo pessoalmente e me abençoou muito que o senhor conforte o coração dos familiares

  345. Tomo conhecimento hoje (dia 6) do falecimento do amigo e colega Elben Lenz César. Editor da Revista Ultimato, fundador do Centro Evangélico de Missões, pastor, articulista, escritor, com vários livros publicados. pessoa amada e conhecida em todo o Brasil. Lembro-me que estava no meu primeiro ano de pastorado (1971), em Natal, na Igreja Presbiteriana do Alecrim, quando recebi e conheci esse nobre Ministro. Não imaginei que quatorze anos depois eu estaria em Viçosa, pastoreando a Igreja que ele organizara na década de sessenta, com estudantes da Universidade de Viçosa. A partir daí senti mais de perto o valor, o alcance da obra e da vida do Rev. Elben César. Humilde, simples e sempre bem humorado , esse pastor tornou Viçosa um centro de evangelização no Brasil e em varias partes do mundo, através da Revista Ultimato, do CEM, que é uma fonte de missionários, e de estudantes brasileiros e estrangeiros que passam pela Universidade e frequentaram a Igreja Presbiteriana de Viçosa. Uno-me à família querida, à amada Igreja Presbiteriana de Viçosa e à equipe do Ultimato na dor desta perda e desta grande ausência, mas, consolados, por sabermos que ele, ao chegar no outro lado do rio Jordão, recebeu as Boas Vindas do seu SENHOR: “MUITO BEM SERVO BOM E FIEL, FOSTE FIEL NO POUCO, NO MUITO TE COLOCAREI. ENTRA NO GOZO DIO TEU SENHOR.” Alceu Davi Cunha – Ex-Pastor de Viçosa e Pastor Emérito na IP de SBC – SP.

  346. Lucilane Goncalves Araujo

    Não conheci o Pr. Elben pessoalmente, mas o perfume de Cristo exalava na vida dele por meio das suas histórias com Deus e sua família. Deiixou realmente as marcas de Cristo nesta terra. Já deixa saudades.

  347. Nosso querido Mineiro com Cara de Matuto foi morar no céu. Certamente fará falta na igreja, no CEM, em Ultimato, em nossas casas, nossas leituras e, principalmente, no seio de sua grande família. Mas, certamente, Deus também precisa povoar o céu com pessoas boas como o Rev. Élben César. Que o Eterno console os corações entristecidos mas não desesperados, confiantes, certamente, que o seu querido está nos braços do Pai.

  348. Não conheci pessoalmente o Pastor Elben, apesar de ter estado em Viçosa uma vez. Mas sou grato a Deus pela herança espiritual deixada por ele à igreja brasileira. Se ainda existe alguma coisa lúcida na igreja hoje é, em parte, graças à atuação desse profeta do Senhor e da revista Ultimato.

  349. Iniciamos o dia de hoje com a triste notícia do falecimento desse “Mineiro com cara de matuto” que tanto influenciou minha vida e a de tantos outros irmãos e irmãs entre os mais diversos seguimentos cristãos do Brasil. Influência esta que certamente perdurará por gerações. Um homem de paz, um conciliador! Um dentre aqueles descritos pelo ecritor aos Hebreus como sendo “…homens de que o mundo não era digno!” (Hebreus 11:38a).
    Fará falta entre nós!
    Ultimato faz parte de minha caminhada desde o jornalzinho do final da década de 70.

  350. Rachel M Borges Perobelli

    Fui aluna no CEM em 94/95. Foi quando conheci o Rev. Riso franco e olhinho apertado, sempre registrava os momentos importantes com suas duas máquinas fotográficas, uma para slides e outra para as fotos impressas. Nós já sabíamos, não podíamos sair da pose antes que usasse as duas. Quem se lembra? Marcou nossas vidas com seu amor sincero pelas Missões.

    Querida família, sei que a ausência dele ainda vai doer muito. Mas também sei que o mesmo Pai amoroso que o levou para casa vai abraçá-los com amor profundo consolando-os a cada dia.
    Grande abraço.
    Rachel

  351. Rev. Elben César foi uma inspiração para minha vida através de suas tantas publicações. Quantas estudos bíblicos e mensagens já produzi a partir de seus escritos. A Ultimato me fez um cristão mais maduro e pensante. Obrigado, Deus, pela vida e ministério do Rev. Elben L. César.

  352. Tive o prazer de assistir pregações do rev. Élben, eram palavras simples, mas cheias de sabedoria, palavras que certamente vinham do Espírito Santo, palavras inspiradas por Deus e que inspiravam vidas a servir a Deus. Ele foi morar com o Pai, mas nos deixou obras preciosas tanto na lembrança quando registros escritos. Louvado seja Deus por usar seu valoroso servo para nos agraciar com palavras de copiosa sabedoria.

  353. ELIAS LOPES FERNANDES

    O conheci pelos livros, e pela impressão que tive o Rev. Elben viveu para O que amava, e agora estão juntos na eternidade. Foi estar com Deus que verdadeiramente amava.

  354. Hoje, meu coração está cheio de gratidão e de tristeza. De gratidão pela vida e de tristeza pela morte. O Rev. Elben fará muita falta. Os seus serviços prestados ao Reino de Deus são de valor imensurável. Só a eternidade o revelará. Das poucas vezes que tive o privilégio de conversar com ele, guardarei no coração uma convicção: o Rev. Elben era uma das pessoas mais parecidas com Jesus que já conheci. Que o Consolador abrace todos os familiares e amigos enlutados! Luiz Felipe Xavier, Igreja Batista da Redenção, BH.

  355. Rev. Renê Alves Stofel

    Estamos entristecidos pelo passamento do nosso querido irmão Rev. Elben, contudo, por outro lado, alegres, uma vez que os céus recebem um de seus filhos. Rev. Elben, “dependente de devoção”, na Palavra e na Oração, como ele mesmo dizia numa de suas palestras que ouvi sobre “Práticas Devocionais”.

  356. Nossos sentimentos a todos da família. Sabemos que o Espírito Santo está consolando a todos. O Céu está em festa por receber este Grande Homem de Fé e nós tristes , mas consolados. Somos leitores de carteirinha. Shalom?

  357. O Cem foi a ponte para conhecer o Rev! Tão fácil de ser amado, era a carta escrita por Jesus! Foi tb meu professor, conselheiro e os seus olhos, que olhos, tão azuis … lembravam o Céu!
    Até mais, pastor! Te encontro no Céu, na rua de ouro, perto da Fonte da Vida!

  358. O Grande Rev. transmitia paz em suas falas e uma delas, numa pregação especial que tivemos em Ubá ele disse: ” Jesus é imatável, pois se Ele não deixasse, não teria sido morto. Ele não é imortal, porque morreu. Mas é imatável , por isso venceu a morte.” Nunca ouvi uma palavra ser criada e que fosse tão significativa! Elben César deixou um grande legado: homem de Deus!

  359. Um homem de quem o mundo não era digno. Foi assim que um amigo, também pastor, se referiu ao Reve. Concordo plenamente. E acrescento que ele soube se doar até o fim para que o mundo corrompido pudesse ser alcançado pela Graça maravilhosa de Deus.
    Servo bom e fiel. Hoje gozando da presença de seu Senhor. O que muito nos consola.

  360. Não tive a alegria de conhecer pessoalmente o Reverendo Elben Magalhães Lenz César. Mas, esse mineiro com cara de matuto, ficará para sempre lembrado pelos seus feitos a serviço do Rei e propagação do Evangelho do Reino. Agora, ele conhece ao Rei face a face, e descobre como é conhecido no céu.
    Que Deus console a todos os seus amados irmãos e familiares.
    Que a Editora Ultimato, através de sua Revista, continue a espalhar a Boa Nova de Salvação. Essa é a melhor forma, creio eu, de honrar a memória desse servo bom e fiel, do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  361. Conheci o Rev em 1991. Quando fui estudar no CEM ele e D. Djanira me apanharam na rodoviaria de Vicosa as 2:30h da manha. Rev foi uma das pessoas mais humildes e simples que ja conheci, um homem de Deus. Uma inspiracao. Nunca perdeu Jesus de vista, e agora esta com ele.

  362. Saudades pelo tanto que nos silencio das leituras acrescentou a minha visao de mundo e do homem que depende da Graça!
    Que a riqueza de seus textos possa inspirar a formação de muitos!
    Que sorria ternamente ao lado de Cristo!
    Sentimento a familia,
    Hannar Alves.

  363. Daniel Antônio da Silva

    Lamentamos o falecimento do Rev. Elben. Lamento não ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas alimento a esperança de encontrá-lo na glória. Que o E. S. conforte os corações enlutados. Daniel Silva. Assembleia de Deus de Queimados – RJ

  364. João Pessoa, 07 de outubro de 2016.

    À: Prezada Família,
    “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” “Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.”
    (Jo. 11.25; Apoc. 14.13)

    O Instituto Bíblico Betel Brasileiro expressa seus mais sinceros sentimentos de lamento pela partida do amado irmão Elben César, fundador e redator da revista Ultimato e idealizador do Centro de Missões – CEM em Viçosa/MG, que muito em vida abençoou o Instituto Bíblico Betel Brasileiro com seu grandioso exemplo de solidariedade, amor e respeito a essa obra de fé e ao Reino de Deus, e a saudosa amiga fundadora dessa Instituição, Dna Lídia Almeida de Menezes.

    Reconhecemos a valiosa contribuição prestada por Ele à Sociedade Brasileira, e a Comunidade Cristã Evangélica nacional e internacional com um vasto e rico Material literário da Revista Ultimato, que muito vem edificando, alcançado e fortalecendo vidas ao longo de todos esses anos, bem como no legado para a expansão do Reino de Deus por meio de treinamento e formação de obreiros capacitados no Centro de Missões em Viçosa – CEM.

    Nossa oração em favor de todos os familiares do irmão Elben César é que o Espirito Santo console e fortaleça vossos corações nesse momento de despedida. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2ª Cor. 1.3,4) e saudade.

    Fraternalmente em Cristo Jesus,
    Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto
    Presidente do IBBB

  365. Pastor Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto, Presidente do Betel Brasileiro/PB :
    João Pessoa, 07 de outubro de 2016.
    À: Prezada Família,
    “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” “Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.”
    (Jo. 11.25; Apoc. 14.13)
    O Instituto Bíblico Betel Brasileiro expressa seus mais sinceros sentimentos de lamento pela partida do amado irmão Elben César, fundador e redator da revista Ultimato e idealizador do Centro de Missões – CEM em Viçosa/MG, que muito em vida abençoou o Instituto Bíblico Betel Brasileiro com seu grandioso exemplo de solidariedade, amor e respeito a essa obra de fé e ao Reino de Deus, e a saudosa amiga fundadora dessa Instituição, Dna Lídia Almeida de Menezes.
    Reconhecemos a valiosa contribuição prestada por Ele à Sociedade Brasileira, e a Comunidade Cristã Evangélica nacional e internacional com um vasto e rico Material literário da Revista Ultimato, que muito vem edificando, alcançado e fortalecendo vidas ao longo de todos esses anos, bem como no legado para a expansão do Reino de Deus por meio de treinamento e formação de obreiros capacitados no Centro de Missões em Viçosa – CEM.
    Nossa oração em favor de todos os familiares do irmão Elben César é que o Espirito Santo console e fortaleça vossos corações nesse momento de despedida. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2ª Cor. 1.3,4) e saudade.
    Fraternalmente em Cristo Jesus,
    Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto
    Presidente do IBBB

  366. Quando penso no Rev. Elben, venha à minha mente o que o Apóstolo Paulo disse a Timóteo. Então, parafraseando 2 Timóteo 4.6-8, é possível dizer: “Quanto ao Rev. Elben, foi oferecido em libação, e chegou o tempo de sua partida. Ele combateu o bom combate, terminou a sua carreira, guardou a fé. Desde já lhe está reservada a coroa da justiça, que lhe dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; e não somente a ele, mas a todos os que tiverem esperado com amor sua vinda”.

  367. Rev. Adelson Luiz Garcia

    Apenas o ouvi uma vez pregar. Foi simples e profundo. Mas com certeza não sei quantos artigo li deste dedicado servo de Deus. Obrigado pelos anos juntos com a leitura de Ultimato. Como é próprio dos grandes homens, formou novos escritores na Ultima que continuaram o profícuo trabalho. “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.

  368. Rev. Adelson Luiz Garcia

    Apenas o ouvi uma vez pregar. Foi simples e profundo. Mas com certeza não sei quantos artigo li deste dedicado servo de Deus. Obrigado pelos anos juntos com a leitura de Ultimato. Como é próprio dos grandes homens, formou novos escritores na Ultimato que continuarão o profícuo trabalho. “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.

  369. JOEL TIBÚRCIO DE SOUSA

    Louvo a Deus, e manifesto minha gratidão pela vida preciosa e rica de Elben César. A obra que o Senhor realizou através de seu ministério permanece, e há de continuar abençoando muitas pessoas, particularmente através de Ultimato.
    Que o Consolador esteja com toda a querida família, fortalecendo e manifestando a paz que vem dos céus.
    Abraços:
    Joel Tibúrcio de Sousa

  370. Adna Mendes Gossenheimer

    Meu coração chora por dentro um misto de alegria e de tristeza. As lágrimas que rolam em meu rosto me falam da falta que esse lindo homem de Deus fará aqui na terra. A partir de hoje sobrarão muitas folhas de papel, muitas tintas nas canetas e muitas impressões de artigos. Abri- se um rombo nessa cadeira de autores no nível como o dele.
    Pedi a Deus que fizesse o seu melhor, e foi feito. Sei que o céu ganhou muito. Deus console a todos os familiares.
    Adna Mendes Gossenheimer

  371. Lamento, profundamente, a partida do Pr. Elben César. Não tive a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, mas pelos traços que ele deixou na Revista Ultimato pude desfrutar um pouco da comunhão que ele guardava com o nosso Pai Celeste.

  372. Triste, mas certo de que esse combatente não tombou, mas simplesmente foi encontrar com seu maior comandante, o nosso Senhor Jesus. Elber deixa o seu legado, ontem mesmo eu corri para folear o livro, (A pessoa mais importante do mundo), a obra discorre sobre Jesus Cristo, que foi escrito pelo reverendo, uma bela obra de muitas que ele nos deixou. Conforto e paz para toda a família, em Cristo.

  373. Pr. Washington Machado

    Tive o privilégio de receber o Rev. Elben César em nossa casa aqui em Goiânia, por ocasião de uma palestra ministrada por ele no Fórum de Missões. Conversamos muito e, ao retornar a Viçosa, enviou-me um livro de presente. Sua humildade o caracterizava como servo de Deus. Sua dedicação à escrita literária será sempre lembrada, especialmente por sua fidelidade à Palavra de Deus. Ditosa velhice…

  374. Como ex-aluna do Mestrado do CEM, tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Rev. Elben Lenz Cesar, e de, a cada ida à Viçosa, ser convidada, como todos os alunos, à tarde do café na Editora, com delícias mineiras à mesa, exposição de livros com descontos; outros, ofertados; números da Revista Ultimato, da qual também fui assinante, colocados à nossa disposição! Até oportunidade de convite para festinha de aniversário na família, recebi e tive o privilégio de participar numa tarde de domingo! Um homem de Deus, cheio de fé e sabedoria; simples e extremamente simpático! Um gentleman, que não fazia diferença entre um e outro, mas, em sua nobreza de alma tratava a todos como iguais. Também tive o privilégio de receber aulas e ouvir palestras e mensagens do Rev. Elben na I. P. de Viçosa! Sei bem que a sua ausência será uma grande lacuna, na família, no círculo de amigos, na Editora, na Igreja Presbiteriana, enfim… em todos os que privaram de sua simpática, rica e extraordinária companhia, mesmo que só por uma vez. Deus conforte e console a todos os seus queridos (2Co 1.3,4).

  375. À família do Reve – meu amigo, pai, pastor, colega de profissão,
    Compartilho das suas lágrimas e da sua alegria aqui do outro lado do mundo. Que a graça que alcançou o cabeça branca levando-o para os braços do Pai, alcance também vocês a fim de confortá-los e alegrá-los em Cristo e na esperança viva que compartilhamos!
    A Deus seja a glória pela vida dele.

  376. Deus fez do Rev. Elben um grande servo Seu: humilde, fervoroso, empreendedor, e bom exemplo a ser seguido. A quantas pessoas Deus abençoou através da vida, das palavras faladas e escritas do Rev. Elben! Obrigado, Senhor, porque tu o salvaste, o motivaste a servir a ti e ao próximo, e por fim o recebeste junto de ti. Louvado seja o Senhor!

  377. Descanse em paz querido Reve (Pr. Elben Cesar), foi um grande homem de Deus, foi um Homem Segundo o Coraçao de Deus, simples, mas com seu amor sem igual cumpriu na terra o Ide que muitos não conseguem, meu querido Pastor, ele ministrou minha profissãode fé, aprendi muito com ele quando aos 10 anos de idade o conheci, saudades ficarão, mas…”Se vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, morrer é lucro e viver é Cristo”. Partiu o “MINEIRO COM CARA DE MATUTO”. Festa no céu hoje! Aleluias dou por sua vida!

  378. Meu coração está doendo de tristeza por esta perda. Grande homem, exemplo de cristão, o rev. Elben era um grande amigo da minha família. Realizou quase todos os casamentos dos meus irmãos inclusive o meu. Não poderia ser outra pessoa. Infelizmente não pude ir a Viçosa dar o meu adeus , mas trago nas minhas lembranças a imagem da pessoa alegre, bondosa, carismática que ele era. Que Deus possa consolar sempre aos familiares, principalmente a Djanira, Júnia, Klênia ,Lênia, Délnia e Gínia. Fiquem com Deus.

  379. Enquanto o Rev. Elben estava internado, sob cuidados médicos, clamei a Deus que lhe desse saúde e o deixasse ficar um pouco mais de tempo entre nós. Em toda a minha vida conheci pouquíssimas pessoas que me falaram de Jesus sem abrir a boca. O Elben é uma delas. Deus tenha misericórdia de nós! Deus console D. Djanira, as filhas, genros, netos e bisnetos!

  380. O Reve nos proporcionou por meio do seu trabalho e persistência a IPV, igreja que moldou a minha educação e fé em Cristo, mas não foi somente isso, ele deu exemplo, foi uma pessoa que nos mostrou como Jesus quer que vivamos. Sou Grata a Deus pela vida do querido Reve e de ter convivido com ele aqui em Vicosa.

  381. Louvamos a Deus por mais de 8 décadas de uma vida que soube ser relevante para o Reino de Deus. Fica uma lacuna e faltará uma coluna no ministério na literatura cristã de qualidade.
    Á Deus Rev. Élber.
    Prof. Roberto Alves
    UniEVANGÉLICA, Anápolis – GO

  382. Lamento profundamente esta perda. Pessoa muito querida, admirável e inesquecivel. Vivia o que pregava, seus ensinamentos iam alem das palavras. Autor de reflexões cheias de fé e legitima intimidade com o Pai. Um visionário e exemplo de simplicidade, humildade e generosidade, entre outras virtudes cristã. Dificil conhece-lo e não ser impactado pelo seu testemunho de vida. Cheio da sabedoria, seus conselhos nos guiavam para uma vida devocional. Que Deus conforte a todos, amenizando a cada a dia a dor da saudade. Um carinhoso abraço a toda familia.

  383. Edilson R. Gomes Filho

    Agradeço a Deus pelo privilégio de ter conhecido o Pr. Elben César. A sua simplicidade e mansidão, humildade e comprometimento com o Reino de Deus… entre outros atributos que lembram a Cristo, marcaram e marcam a minha vida.

    A sua história de vida sinalizou ainda mais a Cristo Jesus em minha história! A Deus seja a glória! Pois Dele o Elben veio, por meio Dele o Elben viveu, e, agora, para Ele o Elben volta!

  384. Janete Pedreira de Oliveira

    Grande Pr Elber!!
    Muito triste…tenho orgulho de ter conhecido uma pessoa que muito me ensinou!!
    Por onde passo falo desse grande homem de Deus!!
    Amava esse Pastor amo essa familia linda!!!
    Que Deus nos conforte!!! E toda a família…

    Janete Pedreira

  385. Euro Marques Júnior

    Do Reve me lembro quando me batizou na IPV. Quando me recebeu em sua casa para uma ceia de Natal. Uma greve na UFV me fez passar o fim de ano em Viçosa.

    Me lembro das campanhas evangelísticas. Cruzes em frente às 4 pilastras e o Reve passando de Vespa. Mutirão para construção do CEM. Mutirão para enviar a revista Ultimato.

    Me lembro de uma visita que fizemos a um jovem enfermo. Eu tinha um amigo, estudante de Direito, que ia à igreja para ver o Reve pregar e aprender a retórica. Espero que ele tenha aprendido mais do que isso.

    Para mim o Reve é mais um membro da Galeria dos Heróis da Fé de Hebreus 11, ao lado de Jó e de Abraão. Homens dos quais o mundo não era digno.

    Apesar da tristeza e da dor, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também Deus trará com Jesus os que nele dormem. Onde está, ó morte, a tua vitória?

    Abraços carinhosos para a família do Reve, da minha família (Minha mãe, Asenete, meus irmãos Josino, Amaro e Luciano, minha esposa Emília e meus filhos Gabriel e Isabela)

    Euro

  386. Rev. Elben, ensinou me muito nos dois anos que estudei no CEM. Sempre demonstrando caracter cristão, integridade, amor e alegria. Tive o privilégio de viajar com ele e outros alunos para outras cidades e escutar suas estórias e pregações. Rev. Elben sempre nos encorajou na cunhada cristã com o seu examplo, alegria e palavras de afirmação. Saudades querido Rev. Elben.

  387. Nízia Araújo v Almeida

    Referencia em minha vida tive o privilégio de conviver um tempo com ele como meu pastor!!! Quando o via pensava:: “um anjo vivendo entre nós!’ Com aqueles sempre cabelos branquinhos e olhares tão expressivos!!! Quanta saudade!! MARAVILHOSO o culto de gratidão por sua vida!! O que mais me impressionou: o sorriso tão acalentador com que TODAS as filhas nos receberam e a gratidão da Lora e do Pedro em. nome das filhas e mãe e netos!! Não seria diferente sendo esta família tão amada e especial !

  388. O reverendo Elben é um dos meus maiores referenciais de vida. Desde o momento que cursei agronomia em Viçosa e conheci sua familia ao frequentar a Igreja Presbiteriana, seu bom humor. suas posições firmes, a valorização da familia, e muitos outros atributos o fazem uma das maiores expressões dos evangélicos brasileiros e a “cara’ da melhor revista cristã do país.
    Estive pela última vez com ele em Fortaleza, quando ministrou palestra no Encontro de Literatura Evangélica.
    Sei que o “Mineiro com Cara de Matuto” está com o Senhor, mas a saudade que deixou é imensa.
    Desejo que Deus console a sua familia maravilhosa e que Ultimato continue a ser a bênção que abençoa a tantos leitores.

  389. Tive o prazer de conhecer o rev. Elben pessoalmente durante as celebrações dos 40 anos da revista Ultimato, mas já o conhecia através dos seus artigos. Gostava especialmente das histórias do Mineiro com Cara de Matuto. Ele certamente vai fazer muita falta, não só pelos seus escritos mas pelo seu exemplo de vida cristã. Nunca me esquecerei daquele fim de semana em Viçosa, durante a celebração dos 40 anos da Revista. Eu morava em Campinas e enfrentei mais de 15 horas dentro de um ônibus velho, numa estrada perigosa e cheia de curvas, debaixo de forte chuva. Mas valeu a pena! Foi um fim de semana especial. Lembro que logo que cheguei o rev Elben me recebeu com um abraço carinhoso, perguntando se eu era “a Heloisa de Campinas” (na época eu fazia algumas revisões de texto para a Editora). São lembranças que ficarão para sempre em minha memória. Minha oração hoje é para que o Senhor console seus corações, na esperança de nos reencontrarmos no dia final. Abraços, Heloisa

  390. Dou graças ao nosso Deus por ter Conhecido o reverendo Elben. Homem simples, amável, pronto a ouvir, dentre outras qualidades. Aprendi com ele certa vez, em um culto na assembléia de Deus, que a única coisa que o homem perde, quando descobre que tem é a humildade…. sentiremos Saudades, mas por pouco tempo.

  391. A partida do Pr. Elben César representa uma perda para a igreja brasileira que ganhou nele um exemplo de alguém que ama o Evangelho e consegue explicá-lo com a clareza de quem ensina a pequeninos. Isso o reverendo aprendeu com Jesus! Perdemos um santo na terra e os céus receberam mais um…. Nosso irmão deixará saudades até Aquele Grande Dia!

  392. Diante da importância e da falta que ele fará, não tenho palavras que expressem minha tristeza e dor. Esteve à frente da melhor revista evangélica do Brasil e foi uma inteligência e consagração totalmente dedicada ao serviço do Senhor. Que Deus console a família e anós também que já sentimos a sua falta. Hoje ele está nos braços de Jesus.

  393. Quero expressar meus profundos sentimentos à família do Rev. Elben César e à equipe da revista Ultimato. Sou imensamente grato a Deus pela vida de Elben César: ele influenciou a mim, pessoalmente, e a uma infinidade de pessoas por meio de seus textos sempre bíblicos, equilibrados e voltados para a realidade da igreja brasileira. A revista Ultimato será sempre um marco em meio ao nosso evangelicalismo teologicamente superficial e eticamente medíocre . Que a influência de Elben César continue presente entre nós por meio de seus textos e de seu exemplo de vida: “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7)

  394. Querida família do nosso amado Reve, querida equipe do Ultimato e todos os ex-alunos e professores do CEM, e dos membros, líderes e ex-membros da IPV,
    Eu estava em viagem, sabia da luta tremenda que a família e os médicos travaram pela sua vida, com muito carinho, responsabilidade e dor. Compartilhei dessa dor, e sentia muito estar tão distante. Mas orei constantemente desde o dia 7 de setembro, mas compreendi que ele completou sua carreira, guardou a fé e recebeu a coroa que Deus preparou para ele como servo bom e fiel.
    O que sempre me impactou na vida do Reve foi sua simplicidade, seu amor a Deus e às pessoas, sua humildade, sua sabedoria, sua capacidade de se comunicar com jovens e velhos, com pessoas com ou sem muito nível de instrução.
    Também ele me deu muito valor e assim me encorajou a crescer muito mais do que eu julgava possível. Apesar de ter muita coragem para tratar de assuntos difíceis, sempre compartilhava alguns textos com um pequeno grupo de amigos, pedindo nossa opinião.
    Que Deus console a tia Deja, sua fiel companheira, e toda a família.
    Dou muitas graças a Deus pela sua vida útil e dedicada e espero junto com os outros discípulos ou mentoreados dele seguir o seu exemplo.

  395. Pr Elben? …Homem de Deus, na última vez que o vi, pregou ardentemente o Evangelho aqui em Juiz de Fora, na reunião do Presbitério…tocante. Homem de Deus.

  396. Rev. Silvério Domngos

    Meu coração está partido com a partida do Reve, porém grato e convicto de que ele descansa nos braços do supremo pastor. Sua influência graciosa na minha vida e ministério são imensuráveis. Ele está e estará presente através de seus livros, artigos e reflexões, sua visão de reino, seu coração de pastor. Desde minha conversão em 1986, fui alimentado e pude alimentar a outros com suas ricas instruções através dos estudos bíblicos de bolso, em letras grandes, em Jesus você pode confiar, emfim, como sou grato! Acompanhá-lo com “o mineiro com cara de matuto”, em suas viagens. Tive a alegria de recebê-lo em minha casa e na igreja. Que Deus console o coração de toda família!

  397. Rev. Silvério Domngos

    Desde minha conversão em 1986 tive o privilégio de conhecer o Reve sempre sendo edificado através de seus livros. artigos, reflexões, através de sua presença que preenchia com sua simplidade e sabedoria. Aprendi a admirá-lo profundamente, e a imitar como nos recomenda a Palavra “a homens como estes”. Foi o cristão mais autentico que conheci. Continuarei sendo instruido por seu exemplo, ensino e visão de reino de Deus. Receba o Senhor toda gratidão por tão preciosa vida e console com seu bálsamo o coração da Djanira, cinco filhas, genros, netos e bisnetos, equipe Ultimato, equipe Cem e IPV.

  398. Flavio Ricardo Melo e Santos

    O Rev. Elben foi grande amigo de meu pai, Rev. Raimundo Nunes dos Santos, que se lembra desde a época que o Rev. Elben viajava de lambreta para fazer a obra do Senhor. Rogamos as bênçãos do Altíssimo sobre a família e agradecemos a Deus a vida dele.

  399. Deixo meu abraço à toda a familia e Equipe Ultimato. Sempre gostei de ler o Mineiro com cara de matuto e o Senhor me abençoou muito com a vida desse Seu servo. Sua simplicidade, sua alegria era conhecida até dos que não o conheciam pessoalmente e nunca conviveram com ele ou que tiveram pouco contato, como eu. Ele está com o Pai. Deus seja louvado!

  400. Weiden de Morais Mendes

    Só fiquei sabendo hoje da partida desse grande homem que a todos tem abençoado com sua revista de extremo equilíbrio para o Evangelho. Tive a honra de conhece-lo pessoalmente e receber uma pastoral durante um curso de férias da ABU em Viçosa. Homem simples e de muita oração, fala mansa que mesmo falando baixinho podemos sentir a presença forte do Espírito Santo em sua vida o que me fez arrepiar e ter vontade de chorar tamanha a presença de Deus que senti na presença dele. Mais um santo se vai para a casa do Pai. Minha oração é que Deus levante outros santos como Ele para tocar minha geração e as que virão. SEJA FELIZ AO LADO DO REI REVERENDO

  401. Posso dizer que ter conhecido o Elben pessoalmente, foi além de agradável e altruísta, foi uma bênção! Lembro-me das visitas que fiz à ele e sua família, das conversas edificantes e alegres, das confraternizações, durante o período que estudei na UFV e fui membro da Igreja Presbiteriana de Viçosa. Praticamente seis anos após a minha última visita à ele, apesar de sabendo do quadro bastante grave em que ele se encontrava, recebo com pesar, tristeza, a notícia do seu falecimento. Por um outro lado, sei da fé , esperança e humildade alicerçadas em Cristo, com as quais ele viveu, compartilhou, e testemunhou com a família, irmãos, amigos e conhecidos. Agora, o que fica são saudades, e o exemplo com o entusiasmo, e ao mesmo tempo seriedade, com que lidava com o dom da vida, com o reino e a condição pecaminosa do ser humano, porém redimida pela graça de Deus em Jesus. Aos familiares , meus sinceros votos de que o Espírito Santo os visite, confortando-os.

  402. Daniel Santana de Oliveira

    É com grande pesar que o Pastor Elben nos deixa. Seus escritos serão eternos, ou enquanto houver pessoas aqui na terra, para lê-los. Ele tinha “alma” no que escrevia. Seus livros nos tocam de maneira bem peculiar. Eu poderia escrever a noite inteira e mesmo assim, não conseguiria traduzir em palavras, quem foi esse homem que passou entre nós, no entanto o Senhor por certo saberá. Só faz-me lembrar que um dia todos nós teremos que passar por essa parada. Só restará saudades e seus livros! Que sua família leve essas pequenas palavras! Que Deus os consolem!

  403. Pr. Elben César, cumpriu com sua missão na terra. Já recebido nos umbrais da eternidade. Escritor de racionalidade brilhante. E ao mesmo tempo, homem espiritual. Deixa muita saudade e vamos sentir falta de suas novidades. Honrou a Ultimato, família e ministério até seus últimos minutos dessa existência material. Que Deus console a todos – familiares, amigos e irmãos.

  404. Deus o tomou o Rev. Elben para si.
    Nós perdemos, temporariamente, um grande servo do Eterno. Os céus se alegram com a presença deste servo.
    Prossigamos a carreira que nos foi proposta até o Dia do Senhor.

  405. Que grande perda: Elben, nosso amado Reve. Hoje um sentimento de tristeza, porém uma alegria permeia em nossos corações… seu exemplo, sua historia, sua dedicação às coisas de Deus, seu bom humor!
    Meu imenso carinho e orações à família que me acolheu tão bem em Viçosa!

  406. Louvo ao SENHOR, pela vida deste grande homem de Deus (que nunca tive a oportunidade de conhecer), porém um dia na Glória nos veremos. Sou grato à Deus pelo ministério abençoado da Revista (Missionária) Ultimato. Com forte ênfase e essencialmente missionária e de conteúdo saudável. Continuem essa maravilhosa obra. Saudações a família. Ronald Rosa

  407. Só tenho de agradecer a Deus pela vida desse irmão. A vida , a palavra escrita, os conselhos, o testemunho pessoal têm abençoado a tantos, mas mui particularmente a mim. Meu pesar: a separação. Minha esperança: a ressurreição. Meu abraço à família.

  408. “Lá está o meu tesouro, lá onde não há choro!
    Onde todos, cantaremos juntos, hinos de louvor ao Senhor”…
    Os bons exemplos na caminhada cristã que o Rev. deixou servem para nos aproximar mais de Deus! Ele tinha uma visão do Reino extraordinária!
    Estava, junto com minha mãe e meus irmãos Josino, Euro e Amaro, no lançamento da pedra fundamental do CEM, onde o Rev. pregou. Rev. Elbén fez diferença em minha família, acolhendo bem e pastoreou meus três irmãos que estudaram em Viçosa!

  409. Como gostaríamos que o Pr. Reve ficasse conosco por mais uns 15 anos! Mas a trajetória do Senhor para a vida de seu filho foi outra. Todos sentiremos sua falta…
    Certa de que o Espírito Santo está consolando a todos os seus queridos, sigamos a carreira que nos está proposta até o Senhor voltar ou nos chamar …
    Em Cristo Jesus ,
    Hélida

  410. Luiza Baptista de Oliveira

    Sou grata à Deus por ter nos emprestado seu formoso filho Reve, que por meio da Tua misericórdia, sustento, graça e bondade, transbordou incansavelmente, com ações e palavras, doses generosas da Tua essência: o amor.

    Estendo minha gratidão à toda família: D. Djanira, filhas Nias, genros e Netos também por nos emprestarem esse vovozinho tão amado por muitos. A presença do Espírito Santo, tão notória no Reve, é extremamente visível em todos vocês!

    À família meu fraterno abraço na certeza de que “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”. Is 26:3. Sábias palavras escolhidas pela própria família para noticiar este ‘até logo’.

    Á equipe Ultimato meus votos de que “Sedes fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.” Sl 31:24.

  411. Luciano Borges Rocha

    O Reve irradiava Cristo, a alegria e o comprometimento com a missão integral. Homem íntegro e sincero, sempre disponível a ouvir e a falar palavras doces e sábias.

  412. O Reve me ensinou (em dois anos deconvivência por causa do CEM) a me apaixonar pela Palavra de Deus, mesmo depois e quase 20 anos e conversão nunca havia “enxergado” e entendido a Palavra daquela maneira. Obrigada Reve, por amarde forma tão contagiante a Palavra de Deus.

  413. Deus levanta homens ímpares, para tarefas sublimes. O mineiro com cara de maturo foi um homem do seu tempo para o povo do seu tempo. Ele viveu o kronos do Todo poderoso nessa terra, agora está no kairos da eternidade ao lado do Salvador de nossas almas. Que o Espírito Santo consolador envolva a familia enlutada.

  414. Que grande falta fará o Rev! Sou um dos muitos que foram abençoados com sua vida e ministério. Consola-nos saber que o legado do Rev via ULTIMATO, CEM, IPV e tantos outros ministérios que ele apoiou nos farão lembrar desse amado irmão. Segue um grande abraço fraternal para os familiares e colaboradores da editora Ultimato, muitos dos quais conheço e convivi durante vários anos. Até breve Rev, até breve…

  415. Comecei a ler a Ultimato ainda criança nos anos 70, no Recife, ao ver que meu pai, um diácono batista, ficava radiante ao terminar de ler a revista. Tanto me influenciou a leitura através dos anos, que hoje trabalho como editor de revistas também cristãs, no Exército de Salvação. A influência do Rev foi muito além das páginas de uma revista. O céu deve estar em festa por receber este servo bom e fiel, promovido à glória depois de ter cumprido sua missão.

  416. Lamento a perca irreparável do pastor Elben Cesar. A comunidade evangélica no Brasil perdeu uma de suas mais importantes personalidades, que muito contribuiu para a evangelização e ensino bibico no pais. O ceú recebeu um de seus mais importantes soldados, que trabalhos durante anos incansavelmente com amor e afinco. Meus mais sinceros sentimos a familia e irmãos que conviveram com o estimado pastor.
    Igreja Ev. Pent. Betânia – São Paulo – SP – Pr. Ducler W. de Oliveira

  417. Gratidão pela vida do Rev Elben! Ele acreditou no nosso trabalho, quando ainda estávamos começando e nos firmando. Tenho o privilégio e a honra de ter 2 livros publicados pela Ultimato. Legado compartilhado com ele, e por causa dele. Um exemplo, uma inspiração. Saudades, e até breve.

  418. Rev. Marcelo Serra de Sousa

    Conheci o Rev. em 1967 em Barbacena, ele como pastor da igreja local e eu como aluno da EPCAR. Fizemos uma grande amizade que permaneceu por todos estes anos. Ele sempre crescendo fiel ao nosso Deus, desenvolvendo um rico e abençoado trabalho na senda do Senhor. Plantou um legado de importância incalculável que a tantos tem ajudado e continuará ajudando. Damos glórias a Deus por este seu servo precioso que a muitos inspirou com sua vida. Fará muita falta. Mas, nos encontraremos na Glória onde ele já está nos braços do Bom Pastor.

  419. Deus nos presenteou com a vida do Rev. Elben. Presentes esses que ficam em seus escritos e videos e também sua memória. Deus deu Deus o tirou, louvado seja o nome do Senhor. Até breve irmão.

  420. Um ciclo se encerra, um homem que viveu o propósito de Deus, glorificando nosso Senhor, ensinando outros homens a amarem à Deus e sua Palavra. O Senhor foi quem nos deu e é o mesmo Senhor quem o recolhe para sua Glória eterna. Deus seja louvado!

  421. Como muitos disseram, concordo. O Reve foi um grande herói da fé. Foi um prazer ser membro da IPV por alguns anos, ouvir suas pregações, suas histórias e muitas coisas engraçadas também. Muito inteligente, criativo, um homem realmente fora do comum tanto em habilidades intelectuais, conceituais, humanas e, principalmente, de fé e vida com Deus.Tê-lo participando da cerimônia do nosso casamento foi demais. Fizemos nossos compromissos orientados por um apaixonado por casamentos, como ele mesmo dizia. Ele foi tão atencioso que depois nos entregou digitado e impresso tudo aquilo que prometemos naquele dia. Acredito que era pra não nos esquecermos. Já são quase 10 anos de casados e esses compromissos impressos estão afixados no mural de fotos em nossa casa até hoje. O objetivo dele foi alcançado, temos nos esforçado pra nunca esquecer do que prometemos um ao outro. O Reve fará muita falta aqui nessa Terra, mas sabemos que ele está bem melhor agora e bem mais feliz. Acabou agora a luta dele contra a pecaminosidade, contra o mal que ele tanta gostava de nos alertar. Agora tristeza, mazelas e outras coisas ruins não fazem parte mais do dicionário desse grande escritor. Um dia nos veremos novamente e ouviremos mais histórias!

    • Deixo aqui meu grande abraço à familia. Fiquei muito triste com a notícia e, ao mesmo tempo, muito consolada com o testemunho que tenho lido da parte de vocês. Que Deus encha o coração de vocês da paz que excede todo entendimento e que a saudade seja aliviada também pela constante presença do Espirito Santo em seus corações. Continuaremos em oração!

  422. Tive a honra de passar um dia com ele, onde ele ministrou, ensinou e compartilhou sua vida conosco na Missão Praia da Costa. Foram momentos lindos. Eu e minha namorada (Luana) temos guardado a carta e uma edição especial da Ultimato que o sr. Elben nos deu, no qual ele agradece o presente que demos a ele: um scrapbook com fotos sua no púlpito “de cruz” da Missão (que ele adorou), da cerimônia de “lava pés” e de uma arvore de flores amarelas que o chamou atenção. Gratos somos a Deus por esse encontro! Tristes aqui ficamos, mas felizes por ele estar aonde tanto desejava ir: ao encontro eterno com o Seu amado.

  423. Numa Conferência Missionária organizada pela IPB Central de Maringá, no final da década de 80), lembro-me, carinhosamente, do testemunho pessoal do Pr. Élben Lens César, que, quando criança, muito tímido, a família iria apresentar um número musical em um culto, e ele com tanta vergonha de apresentar-se em público, entrou de costas. E isso chamou mais a atenção ainda. Todos riram dele lá naquele dia, e também quando nos contou introduzindo sua palestra. Pessoa tão amável, tão sábia, tão usada por Deus. Sem dúvida, fará muita falta entre nós.

  424. Saulo Pereira Lima :
    Numa Conferência Missionária organizada pela IPB Central de Maringá, (no final da década de 80), lembro-me, carinhosamente, do testemunho pessoal do Pr. Élben Lens César, que, quando criança, muito tímido, a família iria apresentar um número musical em um culto, e ele com tanta vergonha de apresentar-se em público, entrou de costas. E isso chamou mais a atenção ainda. Todos riram dele lá naquele dia, e também quando nos contou introduzindo sua palestra. Pessoa tão amável, tão sábia, tão usada por Deus. Sem dúvida, fará muita falta entre nós.

  425. Cleomar e Claudia Vitor Dias

    As pessoas que como o pastor Elben passam por este mundo fazendo a diferença em cada vida que teve a oportunidade de abençoar, nunca serão esquecidas pois escreveu com suor, lágimas, sorrisos, louvores, gratidão e amor nas paginas de cada um de seus contemporâneos, e como tantos heróis da fé ele foi para os braços do Pai, mas deixou um legado que abençoará a muitas gerações ao longo da história, apontando para o Único caminho para reconciliação com Deus, Jesus, pois viveu o que pregou, enquanto pregava o que vivia. Até um dia irmão.

  426. Carla Kelma Araujo de Almeida Ribeiro CAP 2016/5

    Fará muita falta, sempre que abro ultimato vou às páginas que ele escreveu, vou sentir essa falta tão superlativa nas páginas da revista.
    Mas vai ficar na memória uma vez que o vi na Missão Evangélica Caiuá/Dourados,MS.
    Lá pregou a respeito da oração do desabafo, baseado no texto de 1 SM 1, falou com uma doçura, profundidade e autoridade incrível, nunca vi ninguém falar desse tema com tanta veemência e doçura. Nunca esqueci, ainda bem que há a esperança de um dia nos revermos. Então, até breveeeeeeeeee…

  427. Itamar de Carvalho Jr.

    Há poucos meses perdi minha querida irmã Sílvia. Éramos muito próximos. A dor já passou, mas a falta que sinto dela perdura. A partida do Rev. Élben César me deu uma tristeza grande, pois nunca mais o encontrei, desde que fui membro da IP Viçosa de 1966 a 1967, ou mais ou menos. Sim, eu continuei em Viçosa, mas na época era apenas um filho de presbiterianos. Ainda não tinha me encontrado com Jesus pessoalmente. Me lembro da Ultimato impressa em mimeógrafo (!!!) e da simpatia exuberante do Rev. Ao longo dos muitos anos, desde então, mantive um contato indireto pela Ultimato. Em tempo de paipóstolos e assemelhados, cheios de arrogância e dinheiro como meta, brilha muito mais a luz de Jesus que brilhava através dele. A mente e corações abertos abriu as portas da Ultimato para opiniões diferentes, doutrinas diversas, aos irmão católicos. Aprendi muito lendo as muitas reportagens do Mineiro com Cara de Matuto. Essa autodenominação em si já é genial! Muita saudade. Às vezes parece que só os bons se vão. Que o Senhor conforte a família.

  428. Elben nunca perdeu de vista que a mensagem dos Evangelhos é mais importante que nossas diferenças denominacionais. Sua propensão natural foi sempre pela tolerância, pela inclusão, pelo respeito a opiniões divergentes. Costumava dar o benefício da dúvida àqueles escritores que ensaiavam novas perspectivas. Incluía com alegria, excluía com tristeza. Imitou a Cristo, e para o cristão verdadeiro, não há aspiração maior.

  429. MARCIO ROBERTO ALEBRAL

    Que perda! Que legado! Que vida! Que história! Que saudades! Para a família, desejo a abundante graça do Nosso Senhor Jesus! Ao Reverendo Elben, meus parabéns, uma salma de palmas e um descanso merecido no Eterno! Inicia-se agora uma nova etapa para todos! Segue-se essa homenagem quem tantos abençoe! Meus sinceros sentimentos!!!

  430. Rogério Franco Guimarães

    Fui muito abençoado pelos escritos do Rev. Elben Cézar. Pudemos desfrutar de sua simpatia e amizade quando veio à nossa Igreja Metodista Congregacional, BH para ministrar num Acampamento de Famílias. E ele e sua IPV receberam e cuidaram de minha filha enquanto estudante da UFV.
    Obrigado, Senhor, pela vida do Reve.

  431. Agradeço a Deus por esse amado servo do Senhor, cujo admirável testemunho e sua incansável e inspiradora pena, edificou o coração de quantos tiveram o privilégio conhecê-lo, fortalecendo a fé e levando muitos a conhecer o evangelho que salva e vivifica. Certamente descansa nos braços do Pai, na Jerusalém Eterna, onde um dias iremos nos encontrar. Que seus familiares sintam-se consolados pelo belo testemunho de vida do saudoso Elben César, são as nossas orações.

  432. Que bom que pude conhecê-lo. Todos os que já foram à Editora Ultimato e foram recepcionados por ele, junto àquela mesa bem mineira, jamais esquecerão.

  433. Assim como para Estevão, os braços de Jesus estavam abertos para abraçar esse incrível servo dele. Fez a vontade de Deus. Esta vontade o levou para junto daquele que vive e reina para sempre. Quantos tiveram o privilégio de estar ao lado e aprender com o irmão Elben. Eu, só de longe. O céu me espera também e daí terei o privilégio de junto com Jesus, conhecê-lo. Quanta gente boa o céu nos reserva com a presença permanente e pessoal de Jesus. Tem muita coisa para desfrutarmos junto no céu. Breve estaremos juntos…

  434. Maria do Carmo Fialho

    O Reve foi uma pessoa muito importante para mim e para minha família. Seus conselhos, sua sabedoria, nos ajudaram muito e não serão esquecidos. Fez o meu casamento, apresentou minhas filhas à igreja e minha filha do meio participou do culto de formatura, celebrado por ele. Tiramos várias fotos nesse dia. Ele partilhou de nossas alegrias, de nossas vitórias e de nossas crises. Sempre presente, sempre amigo, como um bom pai, um bom pastor. Saudades demais. Deus conforte sua família, que é um exemplo de família!

  435. Sou assinante da revista há mais de 10 anos. Considero o Elben um dos meus mentores. Seus textos me inspiraram e me ajudaram a melhorar como ser humano e como cristão. Tenho uma dívida de gratidão com este humilde servo do Senhor. Que Deus console os familiares, os amigos e que seu legado permaneça.

  436. Registro a minha palavra de gratidão a Deus pela vida e ninisterio do Rev. Elbén César e seu legado de fé, esperança e amor deixado entre nós. Ele ensinou-nos a viver a integridade do evangelho de Jesus Cristo. Os seus escritos transmitem uma espiritualidade cristã profunda com a mística da oração, comunhão, compaixão e compromisso com a vida, na perspectiva do Reino de Deus. Uma vida que marcou e marca a nossa existência. Bispo Adriel de Souza Maia, Editor Nacional do no Cenáculo.

  437. Sou leitora da Revista Ultimato desde os anos 80, não me lembro, mas suas reflexoes são profundas e edificantes. Pr. Elben tambem mto inspirado deixou mensagens as vezes curtas, mas profundas. Para nós sua partida é precoce, mas Deus que sabe de todas as coisas e tudo está no seu controle, ele não foi antes da hora, mas no tempo de Deus. Eu entendi isso depois q perdi meu irmao c. 21 anos, minha maw c. 60 e meu pai c. 65. Eles naõ foram antes da hora, mas no tempo de Deus. Aos familiares, consolem-se porque não vai demorar muito, estaremos todos juntos. Não é um adeus, é um até breve! Ele estava emprestado para nos ensinar e voltou a casa do Pai. Abraço a todos, seu legado vai falar por muitos anos! e sigam os seus passos…

  438. Isabella :
    Graças a Deus pela vida do Sr. Elben. Entra agora para a galeria dos gigantes na fé. Seu trabalho através da revista e de seus escritos abençoaram pessoas em número impossível de contar. Paz e alegria ao familiares e amigos que ficam.

  439. Com pesar recebi a noticia! O Senhor nos deu e o Senhor o levou! Bendito o nome do Senhor! Fará muita falta! Que o Espírito Santo console os nossos corações! Homem ímpar, homem de Deus!

  440. Olá querida Família Ultimato! Aceite os nossos Sentimentos!
    Gostei muito da Palavra do Reverendo Elben César, em seu pronunciamento ao programa: Verdade e Vida, em suas últimas palavras o Reve disse: ” Devemos Buscar o Senhor continuamente, através da leitura diária da Palavra de Deus e da Oração” palavras sábias e mudam a história e a vida das pessoas e das família, assim também de uma Nação. Deus os abençoe ricamente. Homem segundo o coração do Pai.

  441. É imensamente triste esta notícia. Já não está entre nós um sonhador, um idealizador, um realizador. Foi-se nosso fluminense Mineiro Matuto!
    Somos, e principalmente nesses últimos dias estamos, tão carentes de pessoas como Pr. Elbén César que um pouco da nossa energia se esvai e entra um profundo sentimento de falta, tristeza.
    É claro, somos gratos a Deus por colocar nesta terra alguém tão especial, mesmo por tão pouco tempo. O que gostaríamos mesmo é que, para pessoas como o pr. Elbén, a eternidade da vida se tornasse em realidade entre nós, agora.
    Sentimos muito por toda família e principalmente por D. Djanira, filhos, netos e bisnetos. Mas para a maior família, mesmo não sendo biológica, a editora Ultimato e seus aprendizes leitores e assinantes, há um sentimento semelhante de tristeza e falta.
    Mas se eternizam os textos, a voz, os conselhos, a prosa e a poesia. Um tesouro sem igual!
    E que o Espírito Santo do Eterno, nosso Consolador, que agora tem o privilégio de ter ao Seu lado nos céus o “servo bom e fiel”, “o semeador evangelista”, “o vencedor que perseverou até o fim”, possa consolar a todos nós e também capacitar e enviar mais Élben´s Césares para completar a boa obra até que se cumpra o Ultimato final! Amém.

  442. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e ser recebido em sua casa, por ele, sua esposa e filhas, junto com os Prs. Lucas e Raicle do Conselho de Missões da CCZS. Pude ver a doçura e simplicidade de um homem que dedicou a sua vida a servir ao Senhor. Se tornou uma referência para minha vida. Glória a Deus pela sua vida.

  443. Eduardo Bezerra de Oliveira Junior

    A mais de 20 anos sou assinante desta revista e tenho e terei o Rev. Elben César como referência de comunicador das Escrituras. Um mensageiro sério, comprometido, simples, pobre e rico da graça de Deus. Nos encontraremos um dia.

  444. Pastor sua falta será enorme para muitos que como eu não conseguiu conhecê-lo a não ser pela literatura mas, que cada leitura feita de sua vasta obra, sentia que o amor ali doado era extensivo a toda a comunidade cristã.
    O seu legado se estenderá a muitas gerações, especialmente aqueles que buscam e oram pelo um mundo melhor.
    Que a sua família seja reconfortada em Cristo Jesus. Continuarei por aqui lendo cada uma das boas novas que a Ultimato divulgar a seu respeito. Sempre com muita reverência.

  445. Primeiramente conheci a Revista Ultimato em uma clínica odontológica em 1994. Era recém convertido. Mais de 10 anos depois conhecido o Rev. Élben no Encontro para pastores e líderes da SEPAL onde ele falou sobre a “Noiva”. Já sinto falta das suas devocionais e mensagens breves, mas profundas. Abraço consolador na família.

  446. Pr. Audenir Almeida Cristófano

    Já estamos sentindo e sentiremos muito mais a sua falta. Sua capacidade de colocar as idéias, tanto através da escrita como oralmente, sempre nos encantou e edificou. Porém, “em tudo dai graças”. Ele foi importante, enquanto conosco esteve, cumpriu sua missão, e seu trabalho ainda continuará frutificando. Louvado seja Deus e que o Espírito Santo console e conforte os seus familiares.

  447. Em nome da Fundação Cristiano Varella, agradecemos a Deus pela vida do Revº. Elben e cumprimentamos fraternalmente toda sua família como também aos membros de sua Igreja e aos colaboradores da Revista Ultimato. Em 2014 fomos visitados pelo gentil, curioso e inteligente Reverendo, que ficou hospedado em nossa Casa de Apoio para conhecer de perto a realidade dos pacientes em tratamento contra o câncer. A publicação no exemplar daquele mês muito engrandeceu nosso trabalho. Deus os conforte a todos.

  448. Fomos abençoados pelo ministério do Reve. Veio nos ajudar no nosso pequeno seminário no Sertão da Paraíba em Sousa. Encontrei com ele em muitos cantos do país. Grande homem e muito irmão! Um grande abraço a família e toda equipe do Ultimato!

  449. “Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos Seus santos” (Salmo 116:15)
    “Bem-aventurados (felizes, muito felizes) os mortos que, desde agora, morrem no Senhor… para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras os sigam” (Apocalipse 14:13)

    Tristeza na Terra, alegria no Céu!
    Agora o Rev Elben está irradiando a sua alegria contagiante na presença do Pai.
    Que o O Pai Eterno, Consolador enlace toda a familia, com amor e paz.
    O Rev Elben completou com excelencia o caminho para sua casa eterna, com alegria, sabedoria e muito amor a Jesus.
    Privilégio dado pelo Todo-Poderoso para nós que tivemos a chance de conhece-lo e aprender com ele.
    Obrigada Jesus. Obrigada pelas Tuas promessas, amor e fidelidade.
    Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” Joao:14.2

  450. Ficamos e ainda estamos muito tristes com essa noticia. Imaginamos o sofrimento da esposa e filhas, bem como dos que trabalham na Ultimato e no CEM. Perder a presenca de um homem como Pr.Elben deve rasgar o coracao. Estivemos com ele uma semana em nossa casa aqui na Polonia em 2003. Que privilegio! Que alegria! Que honra!
    Que o Senhor console o coracao de voces, que com certeza esta doendo muito.

  451. Aguarde-me! Temos muito para conversar!
    Vou com a mesma camisa de sua foto, por isso ira me reconhecer. Um beijo e até breve.
    Ps.: Obrigado me instruir com suas publicações.

  452. Meus sentimentos a toda comunidade e especialmente à família. Um nobre membro dessa grandeza sempre faz falta. Que prossigam com seu legado. Sou Espírita e admiro muito seu trabalho e o esclarecimento que nos traz. Sempre procuro ouvir as outras crenças para buscar aquilo que nos une e sei que é o pensamento do nobre senhor. Que Deus os abençoe, inspire e ampare nesse momento. Obrigada por todas as flores que foram ofertadas pelo seu sério e elevado ministério.

  453. Tudo que fazemos pela obra de Deus deve ser de caráter permanente e não provisório…
    Isso resume o legado deixado por esse Homem de Deus que como disse o Rei Davi, antes de partir, a Salomão seu filho “Estou indo pelo caminho de todos os Homens”
    Como nas Olimpíadas, na corrida com bastão, Eu afirmo o Rev Pastor Elber correu a sua carreira incansavelmente, passando o bastão com a Certeza de caráter permanente em tudo que fez. Como se dizendo para mim e para minha geração: Corra o mais que você puder e passe, ao final da sua carreira, para próxima geração este legado que iniciou com O Senhor Jesus passando para seus discípulos e chegando até nós…..
    Um abraço, para toda família e irmãos da Editora Ultimato, é o desejo de quem procurou e procura seguir o exemplo desse homem de Deus.
    Deus console nossos corações…..
    Ary, Alcinea, Neemias e Isaac

  454. Dionisio Oliveira da Silva

    Meus profundos sentimentos pela morte do querido pastor Elben. Ao mesmo tempo quero expressar minha alegria e agradecimento pela vida que ele teve e pelas influencias que deixou, na esperança de um dia nos encontrarmos, como um presente da graça de Deus em Jesus nosso Salvador.

  455. Conheci o Rev. Elben César há muitos anos no SeminárioTeológico Congregacional do Rio de Janeiro, onde estudamos e nos formamos. Ele antes de mim. Particiopei com ele de vários encontros de estudos da Bíblia e da teologia. Assisti a muitas de suas palestras e estudos. Aprendi a gostar de suas exposições e dos seus livros. Deus lhe concedeu muita sabedoria e compartilhou com muita gente o que tinha no coração e mente. Deixa um grande legado para todos nós que certamente iremos usufruir dele por muito tempo.
    Grato a Deus por sua vida, peço seu consolo para sua família.

  456. Mário Sérgio de Góis

    Registro minha gratidão a Deus pela vida do Rev. e Prof. Elben! Testemunho de sua influencia em minha espiritualidade, tanto pela revista como em sala de aula. Como diz o velho hino: “Pelo Seu poder e no Seu amor, estaremos todos com Jesus!”. Soli Deo Gloria!!!!

  457. Não tive o prazer de conhecer pessoalmente o reverendo Elben, mas minha vida foi edificada com seus estudos, livros e mensagens. Uma vida preciosa aos olhos de Deus.

  458. Já sinto imensa saudade do Pastor que de longe, com seus textos, tantas vezes apascentou a minha alma. A paz sentou muitas vezes no lugar da angústia, quando ao meu coração chegavam os textos que o próprio Espírito inspirava a este grande e inesquecível Servo. Ah, imagino a festança no céu quando o Mineiro com Cara de Matuto, ali chegou. Seu descanso é merecido, foi guerreiro valente e incansável. Mas ficará uma grande saudade nas nossas vidas, edificadas por décadas através da leitura de seus inspirados escritos.
    Até à Glória, querido Rev. Elben, até já!

  459. Rosilda Flauzina de Vasconcelos

    Sou de Cachoeiras de Macacu, região serrana do Rio de Janeiro; sou membro da Igreja Presbiteriana dessa cidade. Eu e a mamãe conhecemos o Rev. Elben no ano de 1996 na cidade de Nova Friburgo, RJ, numa Conferência Missionária na IP Central. Eu conversei bastante com ele relatando o meu desejo de estudar no CEM e servir ao Senhor como missionária. Ele olhou para a mamãe e lhe disse: “Prepare-se para perder sua filha…”. Então, ele me desafiou a participar do Curso de Formadores de Consciência Missionária que aconteceria em Outubro no CEM. Eu fiz o Curso e tive a alegria e o privilégio de fazer parte da primeira turma deste Curso tão abençoado. Deus confirmou o meu chamado e no ano seguinte eu já fui recebida pelo Reve, como carinhosamente o chamávamos no CEM, e pela Tonica como aluna residente do mesmo. Estudei lá durante dois anos (97 e 98) os quais foram de grande benção e crescimento em todas as áreas de minha vida. Um dia eu fui conversar com o Reve pois passava por um momento bem difícil. Eu lhe disse que o meu desafio naquele momento era olhar para o Senhor Jesus. O Reve carinhosamente e com um lindo sorriso me disse: “Esse é o seu desafio o resto de sua vida: Olhar firmemente para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé.” E ainda leu e explicou para mim esse precioso versículo: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3). A vida do Reve foi um exemplo para minha vida. Jamais me esquecerei do seu compromisso com o Senhor Jesus, com a Sua Palavra e da sua dedicação em servi-lo. Tenho certeza de que todos os alunos do CEM falarão a mesma coisa. Em nossa casa sempre oramos por ele, sua família, pelo CEM e também pela Revista Ultimato que é uma benção e o Reve me enviou tanto para o nordeste quanto para a cidade de Piura, norte do Peru, lugares que tive o privilégio de servir ao nosso Senhor Jesus. O Reve foi um homem de Deus que o serviu com integridade e fidelidade. Continuaremos orando e orando especialmente pela sua família. Que sejamos encontrados fiéis também. Ao nosso Único e Soberano Deus sejam a honra, a glória e o louvor para sempre. Amem!!!

  460. Angelo Pinheiro de Andrade

    O Reve foi um amigo, um pastor, um companheiro fiel de ministério, nunca disse não a um convite meu para pregar nas congregações da Igreja que eu pastoreio, ia com o maior prazer, mesmo diante de suas muitas atividades. Foi um colaborador ao meu ministério, só tenho que agradecer Deus por sua abençoada vida. Um homem de Deus, um servo, ele é um exemplo onde espelho minha caminhada, principalmente no que diz respeito ao apego que ele tinha às Escrituras Sagradas.

  461. Louvo a Deus pela Vida desse grande homem de Deus que fez diferença em nosso tempo e muito contribuiu para o meu crescimento e edificação em Cristo com a Revista Ultimato. Sei que ele está nos braços do pai e nos encontraremos um dia na glória. Glória a Deus pela vida do Rev. Elben. Deus abençoe ricamente a sua família. Lediane

  462. É a Morte da morte. Fui recebido pelo “Reve” pastor Elben Cesar e sua família chegando em Viçosa aos 17 anos de idade. Trabalhamos juntos em vários ministérios desde a década de 1970, talvez o primeiro auxiliar ou diretor da revista Ultimato fora da família no final dos anos 70 e o seu substituto em algumas gestões nas diretorias e conselhos. Construímos a igreja, fundamos o CEM, REBUSCA e vários outros projetos de grande valor. Um dos amigos (Américo) dizia que ele era um empresário e empreendedor de Jesus. De fato ele gostava dos “empréstimos” e administrava bem todos os recursos. Mas, ele nunca foi o meu pastor (ou “pastorzão – ungidão”) além ou acima do Pastor Jesus, e nem foi um grande pregador como alguns gostam. Sem dúvidas ele foi um excelente professor que pude aprender tudo, sendo um Discipulador de vida na vida parecido com o Mestre Jesus. Creio que ele não deixou uma forte herança patrimonial (pode ser até alguma dívida?), mas deixou uma herança espiritual “trilhionária” como fiel irmão de Jesus, que batizou e ensinou com coerência, fidelidade, honestidade, alteridade e habilidade cumprindo a “Grande Comissão” para alegrar o Pai o tempo todo e agora desfrutando do Seu colo.

  463. Irene Frossard Gadelha

    Profundamente consternada com o falecimento do querido pastor e escritor rev. Elben César envio minhas condolências e orações de conforto à família e toda equipe do “ULTIMSTO”

  464. Mathias Quintela de Souza

    O dia ficou cinzento quando soube da morte do Rev. Elben. Eu o conheci num encontro da AMTB e depois vivi dias inesquecíveis quando fazia mestrado em missiologia no CEM, Viçosa, na década de 90. As suas aulas de práticas devocionais marcaram a minha vida. Ele foi um gigante, vulto destacado no meio cristão, mas de uma simplicidade e humildade admiráveis. Retornando juntos de um encontro, fizemos conexão numa rodoviária e, quando percebi, ele estava carregando a minha pesada mala. Gratidão! Saudade! O justo será tido em memória eterna (Sl 112.5). A nossa oração é para que o Espírito Santo conforte os corações dos familiares e da equipe do Ultimato.

  465. Conheci o Elben desde que nasci, pois seu pai, o Rev. Benjamin César, era o pastor da nossa igreja Presbiteriana de Campos. Cresci com os irmãos mais novos dele, fomos colegas de Escola Dominical. Lembro do Elben tocando clarineta na orquestra da igreja, depois, quando ele deixou nossa cidade para ir estudar no Seminário. Seu pai batizou minha avó, minha mãe, meus tios, eu e meus irmãos. Tínhamos enorme ligação com a família César. Depois de muito tempo sem contato, o Elben fundou a revista no Cenáculo, e logo me tornei assinante. Foi assim que recomecei a saber da trajetória do Pastor Elben César, admirável por seu ânimo em viajar para tantos locais, com enorme jovialidade, embora a idade já estivesse avançada. Parecia um garoto desbravando lugares. Só podemos agradecer a Deus que concedeu ao Elben uma vida saudável até ao infausto acontecimento que acabou ceifando sua vida. Mas, a certeza de que ele já teve o seu encontro com Jesus e agora desfruta de Sua companhia nos conforta. “O Senhor o deu, o Senhor o tomou: bendito seja o nome do SENHOR”! – Jó 1:21.

  466. Mathias Quintela de Souza

    O dia ficou cinzento quando soube da morte do Rev. Elben. Eu o conheci num encontro da AMTB e depois vivi dias inesquecíveis quando fazia mestrado em missiologia no CEM, Viçosa, na década de 90. As suas aulas de práticas devocionais marcaram a minha vida. Ele foi um gigante, vulto destacado no meio cristão, mas de uma simplicidade e humildade admiráveis. Jamais me esquecerei da sua atitude de servo quando retornávamos de um encontro e fizemos conexão numa rodoviária: quando percebi, ele estava carregando a minha pesada mala. Gratidão! Saudade! “A memória do justo é eterna” (Sl 112.5 ). A nossa oração é para que o Espírito Santo conforte os corações dos familiares e da equipe do Ultimato.

  467. Cristão admirável, um dos maiores intelectuais evangélicos da atualidade. Fará muita falta não só para sua família, mas para todos nós que pudemos nos alimentar com seus escritos tanto na revista como nos livros. O que nos conforta é saber que hoje ele está com Jesus recebendo o galardão celestial. Meus sentimentos profundos `a família Ultimato.

  468. José Batista de Sousa

    Exemplo de servo de Deus.
    Sou leitor assíduo da Ultimato, principalmente as.matrias de sua autoria.
    Estou lendo o livro “por que sempre faço o que não quero? é já li “Teologia para o cotidiano”.