No texto de “Apresentação” da edição número 1 de Ultimato, o pastor Elben César, o seu fundador, conta a história do nascimento e propósito da revista, entre os quais está a urgência do anúncio da boa nova de Jesus.

Ao completar 51 anos, Ultimato continua empenhada em contribuir para a transformação, evangelização e edificação de vidas. Também em contribuir para criar uma mentalidade bíblica e estimular a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã, associando a teoria com a prática, a fé com as obras, a evangelização com a ação social, a oração com a ação, a conversão com a santidade de vida, o suor de hoje com a glória por vir.

Acompanhe, a seguir, a história do nascimento da revista.

 

Em maio de 1966, o coordenador dos suplementos do órgão oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, dr. Paulo César, pediu-me preparar uma notas sobre a origem de alguns de nossos jornais vivos e mortos. Percebi, de início, que quase a totalidade desses periódicos veio a existir com o propósito de evangelizar. Um deles foi criado pela Sociedade Missionária da Igreja da Rua Silva Jardim, 23, na Velhacap, e 20% de sua tiragem era oferecida gratuitamente entre os transeuntes. Voltei ao presente e certifiquei-me de que a imprensa evangélica atual é farta, variada e boa, especialmente ente batistas e metodistas, mas pobre, impressionantemente pobre, quanto à proclamação do Evangelho fora de nossos arraiais. Temos literatura para todas as idades, órgãos denominacionais, revistas para a Escola Dominical, devocionários, revistas de senhoras, jornais para promoção de avivamento e até a Revista Bibliográfica. Vieram também à existência boletins ecumênicos. Os jornais de propaganda da fé evangélica, porém, são poucos e não ocupam a devia projeção.

Nesta altura, surgiram a ideia e o desejo de fundar um jornal para suprir, ao lado dos poucos existentes, esta lacuna. Orei. Conversei com algumas pessoas de extraordinário otimismo. Escrevi cartas. Depois de ano e meio, o jeito era pôr as mãos no arado e não olhar para trás. Só para a frente, para o Senhor da Seara, que fortalece o fraco e auxilia o necessitado. Assim nasceu o Ultimato.

Chama-se Ultimato para dar a ideia de urgência. O mundo está a correr. Corre-se para ganhar dinheiro, para ter nível de vida mais elevado, para ter o maior estoque possível de armas nucleares, para se chegar primeiro a casa e à lua. As pílulas, a esterilização e a guerra do Vietnã não conseguem deter a explosão demográfica, que é mais intensa em países chamados pagãos. A corrida para Deus, para as cousas do espírito, porém, diminuiu por causa da onde de materialismo e ateísmo que varre a terra, por causa do liberalismo quer teológico quer moral, em consequência da natureza corrompida do homem. Não obstante, o relógio do tempo não para. Os homens morrem e são substituídos pelos que nascem. Morrem sem Deus. Sem fé. Sem esperança. Sem direção certa. Sem certeza. É necessário escrever com letras grandes e colocar no caminho da vida o letreiro de Isaías 55.6: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

O jornal pretende exaltar as Escrituras Sagradas, anunciar o Evangelho direta e indiretamente. Evangelizar significa pregar as boas novas. As boas novas referem-se ao advento de Cristo e à obra expiatória por ele realizada. Ultimato não se deleitará com polêmicas, mas será firme e delicadamente ousado. O diretor e os colaboradores têm convicções evangélicas e reformadas.

Agradeço àqueles que vão escrever para o jornal. Sei serem homens ocupadíssimos. Não pude dispensá-los porque são também homens piedosos e eruditos nas Escrituras. A heroica Igreja Presbiteriana de Viçosa, Minas, teve a liberalidade de financiar o presente número de Ultimato. Os demais serão impressos com a venda de assinaturas e exemplares avulsos. E, agora, colocamos nas mãos de Deus a trajetória que esse jornal deve descrever, para glória e louvor de Seu Filho Jesus Cristo.

Texto originalmente publicado na edição nº1 de Ultimato.

Leia mais

» Diário íntimo de Ultimato

» A voz que clama

» Boa semente em solo fértil

  1. Acabei de ler o artigo do saudoso, reverendo Elben César, fundador do então Jornal Ultimato que se transformou em uma revista
    Há 25 anos sou responsável por jornal chamado FOLHA EVANGÉLICA com circulação mensal na Região Oeste da Grande São Paulo, estamos querendo transformar em semanal, em suas orações, apresentem ao SENHOR.
    Parabéns por toda caminhada anunciando aos Boas Novas que não envelhecem, a Esperança que não morre e o Deus que não muda.
    Pr. Paulo Junior

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *