Há 151 anos  | Janeiro de 1865

Em 1865, neste dia, o primeiro missionário presbiteriano enviado ao Brasil, Ashbel Green Simonton, escreveu o seu diário:

“Na minha vida particular, as mudanças traçadas por 1865 são indescritíveis. Há um ano, possuía uma casa em Silva Manuel e quase nenhum desejo humano que não houvesse sido satisfeito. No trabalho e na companhia amorável de minha querida Helen, possuía tudo que os meus sonhos mais esperançosos haviam imaginado em matéria de tranquilidade e profundo contentamento. Juntos conversávamos sobre nossos lares, sobre os amigos de lá (os Estados Unidos), assegurando-nos mutuamente que não trocaríamos os nossos postos com os de nenhum deles.

Agora tudo mudou. Misteriosamente, Deus arrebatou o meu maior apoio (Helen, a esposa, faleceu 6 meses antes, ao dar à luz o primeiro filho). Continuo perguntando por quê, sem conseguir resposta. Oro, por graça.”

Nesta ocasião, A. G. Simonton estava para completar 32 anos de idade. No dia seguinte, 12 de janeiro, iria comemorar o 3º aniversário da Igreja Presbiteriana do Rio, por ele organizada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *