Do livro para os slides

O pr. Daniel Gonçalves, da Igreja Evangélica Congregacional Central de Itaboraí, disponibiliza em seu blog esboços de mensagens, guias de reflexões, estudos bíblicos e uma série de recursos para uso nas igrejas e comunidades cristãs. Um dos materiais disponibilizados são slides apresentando os 8 capítulos do livro O Discípulo Radical em forma de estudo. Vale a pena conferir aqui!

Nenhum comentário.

Estudos em pequenos grupos

A Comunidade Batista de Santo André realizou uma série de 8 mensagens baseadas no livro O Discípulo Radical. Cada capítulo foi estudado pelos pequenos grupos da comunidade durante as semanas e aos domingos os temas eram novamente abordados em forma de pregação.

***

Iniciaremos neste domingo (18/3 – 18h), uma nova série de 8 mensagens em nossa Comunidade, “O díscipulo radical”, baseada no livro de J.Stott  – editora Ultimato.

Estudaremos a cada domingo e nos encontros semanais nos PGs (Pequenos Grupos) oito características do discipulado cristão que são comumente esquecidas, mas ainda precisam ser levadas a sério: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte.

Para muitos, é uma grande surpresa descobrir que os seguidores de Jesus Cristo são chamados de “cristãos” apenas três vezes na Bíblia. Claro, sabemos que tanto as palavras‘cristão’ como ‘discípulo’ implicam relacionamento com Jesus. Mas, por que “discípulo radical”?

Para John Stott, a resposta é óbvia. “Existem diferentes níveis de comprometimento na comunidade cristã. (…) Evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. No entanto, como discípulos não temos esse direito.”

Você é bem-vindo para estar conosco nessa busca em aprendermos sobre a essência do que significa ser um discípulo radical.

* Estamos disponibilizando estudos para PGs (pequenos grupos), arte para powerpoint e outros recursos para você poder também utilizar com sua igreja ou amigos. Em breve colocaremos também o material de séries anteriores. Fique a vontade e que esses estudos sejam benção em sua vida! Acesse: http://comunabatista.com.br/serie-discipulo-radical/

Fonte: André Paes

, ,

Nenhum comentário.

Dois desafios: ler e tornar-se um discípulo radical

O texto aqui divulgado apresenta uma iniciativa do ministério Entre Jovens, que se deu pela necessidade de desenvolver o habito da leitura e de caminhar em direção a um compromisso radical de discipulado. O que acha de adotar estes dois desafios você também? Compartilhe sua experiência nos comentários.

***

 

[No dia 10 de julho de 2011] boa parte do Entre Jovens se reuniu para almoçar e conversar sobre alguns assuntos relacionados ao Congresso, que está se aproximando. Também foi o momento onde iniciamos um projeto que, com certeza, vai contribuir muito com nosso crescimento espiritual. A partir de hoje, estamos iniciando um plano de leitura do livro “O Discípulo Radical”, de John Stott (Editora Ultimato). A iniciativa se deu a partir de uma constatação preocupante: assim como a maioria dos brasileiros, boa parte dos nossos jovens não tem o hábito de leitura; nem da Bíblia nem de livro nenhum. Todos sabem que sem leitura (seja ela qual for), somos privados do senso crítico, tornamo-nos limitados em nossas idéias e em nossos argumentos. Podemos ser até engraçadinhos, animados, mas sem o conhecimento que a leitura nos proporciona somos pessoas limitadas, espectadoras passivas daquilo que os detentores da informação nos impõem. Sem senso crítico, simplesmente ingerimos aquilo que nos é imposto, nos tornando manipuláveis, alienados.

O desafio é grande, porém decidimos começar pelo começo. A escolha do livro se deu primeiramente por conta do assunto. O autor John Stott nos sugere uma caminhada de aprendizado contínuo em nossa jornada cristã. Se nós somos discípulos, somos alunos permanentes do mestre Jesus. O livro é pequeno, os capítulos são curtos e de fácil compreensão, uma boa opção para aqueles que querem iniciar um plano de leitura, mesmo aqueles que têm dificuldade de ler por falta de hábito. Também é uma boa opção de leitura complementar para aqueles que têm dificuldades de compreender o que lêem nas Escrituras. Nos programamos para ler um capítulo por semana, concluindo daqui a oito semanas (dois meses). Cada integrante do ministério também receberá semanalmente textos de outros livros que complementam a idéia do tema da semana. Assim, teremos a chance de nos aprofundarmos ainda mais em determinados assuntos. Se possível, queremos dividir essas experiências com vocês internautas através deste blog. Se desejar participar conosco, compre também o livro “O Discípulo Radical”.

Esperamos incentivar você a fazer o mesmo com sua família, com seus amigos e com os membros do ministério do qual você faz parte. Estimule a leitura, o debate, o conhecimento. Não tenha medo de pensar, Deus nos deu essa capacidade para usarmos para a sua glória! Se quisermos ser uma geração relevante neste tempo, precisamos nos despertar para a busca pelo conhecimento, especialmente da Palavra de Deus. O próprio Senhor nos alertou quando disse em Oséias 4.6: “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”. Vivemos dias de alienação, de conformismo, de superficialidade. Sem profundidade ou pensamento crítico, jamais transformaremos a realidade que nos cerca. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” Romanos 12.2.

Que este desafio alcance o seu coração. Boa leitura!

Thiago Pires

Fonte: Blog Entre Jovens

, ,

Nenhum comentário.

Compartilhe você também

Levantamos alguns grupos que se sentiram motivados pelo conteúdo do livro O Discípulo Radical. Se você ou sua igreja tiveram alguma experiência legal com a leitura deste livro, compartilhe com a gente. Ficaremos felizes em divulgá-la.

Fraternalmente,

Lucas Rolim

Auxiliar de Marketing

Nenhum comentário.