Repousará sobre ele o Espírito do Senhor

quarta-feira
quarta-feira

“Vem, Espírito Santo, vem, Mestre dos humildes e juiz dos altivos. Vem, esperança dos pobres, conforto dos cansados. Vem, estrela sobre o mar, salvação no naufrágio. Vem, glorioso adorno de todos os viventes, de todos os mortais única salvação. Vem, Espírito Santo, comisera-te de nós. Prepara-nos para tua obra. Preenche nossa pobreza com o teu poder, vem de encontro à nossa fraqueza com a plenitude de tua graça.”
ANSELMO DE CANTUÁRIA, 1033-1109, (teólogo e bispo inglês).

Meditação

“Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e fortaleza, o Espírito de conhecimento e temor do Senhor.” (Isaías 11:2)

O Espírito do Senhor também tem nome, ele é o Espírito de: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento e temor do Senhor. São estes substantivos que nos ajudam a conhecê-lo, que formam o conjunto de sua revelação. Ele é o Espírito da verdade que nos conduz a toda a verdade.

Jesus inaugura seu ministério público em Nazaré lendo as Escrituras que afirmam: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres…”. Seu ministério encontra-se em perfeita sintonia com a profecia de Isaías. O Espírito do Senhor que repousa sobre ele é Espírito de vida, de discernimento, de compreensão da vontade e propósito de Deus. O menino da manjedoura de Belém sempre trouxe grande admiração pela sua sabedoria, e autoridade de quem sabe o que ensina. O evangelista Lucas nos diz que ele “crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens“.

Você tem crescido em sabedoria, maturidade e discernimento?

Intercessão

Clame por uma vida mais plena do Espírito de Deus, que ele te torne sábio para a compreensão e discernimento da vontade do Senhor. Peça a ele que te dê coragem e temor para viver uma vida santa, justa e reta.

Hino

Enche-me Espírito, mais que cheio quero estar,
Eu o menor dos teus vasos, posso muito, transbordar

Ó dá-me falar cada dia, com salmos hinos de amor
Ó dá-me viver cada dia, com gratidão e louvor.

Ó dá-me falar cada dia, com salmos hinos de amor,
Em sujeição uns aos outros, com gratidão e temor.

Oração

Senhor, que teu Espírito repouse sobre mim e me dê a sabedoria que necessito para viver de forma mais real e verdadeira. Reconheço que facilmente sou seduzido pelas fantasias irreais de um mundo falso e mentiroso, estou continuamente fugindo da verdade. Me conduza, por meio do teu Espírito, a temer somente a ti e a viver somente para o teu louvor. Amém.

>> Retirado de Para Celebrar o Natal, de Ricardo Barbosa, disponível para download gratuito.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário