Nome precioso

terça-feira
terça-feira

“Senhor Jesus, não peço por outra recompensa, por outra benção ou por outra alegria a não ser as de poder entender tuas palavras, inspiradas pelo Espírito Santo. Que possa entendê-las de forma pura, sem me deixar confundir por falsas especulações.”
JOHANNES SCOTUS ERIUGENA, teólogo irlandês, 9º século.

Meditação

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Isaías 9:6 e 7).

“O seu nome será…”. Nome é a forma mais elementar de definição de identidade. Há um poder intrínsico no nome, não um poder mágico, uma fórmula que provoca reações, mas cada nome carrega consigo sua história e identidade pessoal. Aqui em Brasília conhecemos bem de perto o poder que os nomes tem. Ser amigo de um político influente, usar seu nome, dá outro status nas relações. Deus condena o uso do seu nome em vão. Usá-lo em vão é banalizar a santidade de Deus, porque o nome e a pessoa são a mesma coisa.

“O seu nome será…”. Ao olharmos para os nomes com que Isaías apresenta Jesus, vemos que não precisamos de teologia para conhecê-lo, cada um dos seus nomes revela aspectos do seu caráter, da sua vocação e missão. Ele é aquilo que seu nome revela. O apóstolo Paulo diz que diante do nome de Jesus todo o joelho se dobrará. Seu nome revela sua pessoa, são inseparáveis, e “o seu nome será…”.

O que cada um destes nomes de Jesus revelam a você?

Intercessão

Ore por sua igreja para que o nome de Jesus seja revelado a nós, e crie entre nós uma comunidade que seja também um reflexo daquilo que Deus é em seu Filho Jesus Cristo.

Hino

Jesus, nome dos nomes,
Cristo Formoso, Glorioso Senhor.
Emanuel, Deus Conosco,
Bendito Messias, Verbo da Vida.
Príncipe da Paz, e Conselheiro,
Deus Poderoso, Rocha Eterna,
O seu governo, ele vai sustentar,
E o seu reino, não terminará.

Oração

Senhor Jesus, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Conselheiro, Maravilhoso, Deus Forte, Emanuel, Filho de Deus e Filho do Homem, bendito seja teu nome, pois revelaste a nós toda a tua glória. Vem a nós, manifesta entre nós o teu poder e permita que o teu nome seja sempre exaltado, adorado e reverenciado. Amém.

>> Retirado de Para Celebrar o Natal, de Ricardo Barbosa, disponível para download gratuito.

Print Friendly, PDF & Email

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário