Sob o domínio da ansiedade

segunda-feira
segunda-feira

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. (Sl 94.19.)

O salmista não sabe informar quando a ansiedade começou a se instalar dentro dele. O processo caminhava lentamente. Mas dava para perceber a diferença de um dia para outro, de uma semana para outra. Quanto mais se multiplicavam e quanto mais demoravam os temores, as preocupações e as angústias, maior era a ansiedade. Até que ele perdeu todo o controle da situação e ficou sob o domínio da ansiedade.

Foram dias difíceis e sofridos, de intenso desgosto. Era uma perturbação emocional que parecia indicar a presença de um conflito, causado quem sabe pela injustiça reinante, pela corrupção generalizada, pelo número desprezível de pessoas sérias.

Antes de a pressão tornar-se insuportável, Deus o visitou e o libertou. Daí a sua oração de gratidão: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma” (Sl 94.19).

O que aconteceu não foi causado por uma mudança externa, mas por uma mudança interna. Não foi o mundo que mudou. A mudança ocorreu no íntimo: a ansiedade natural foi destronada pelo consolo sobrenatural. O esforço anterior do salmista pouco valeu. Ele precisava da graça misteriosa que sai do trono de Deus e invade todos os escaninhos da alma. No trono antes ocupado pela ansiedade, a graça de Deus entronizou a tranquilidade, de cuja existência o salmista não duvidava. Pois, no mesmo poema, já havia feito referência a ela: “[Aquele que é disciplinado e ensinado pelo Senhor], tranquilo, enfrentará os dias maus” (Sl 94.13).

>> Retirado de Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos. Editora Ultimato.

Print Friendly

2 Comentários para “Sob o domínio da ansiedade”

  1. Sebastião Marciano de Almeida Filho julho, 17 at 11:12 #

    A ansiedade tem seu governo no universo interior de cada ser, mas que bom saber que mesmo intenso que seja este sintoma, Deus esta por perto (Fil 4.5)

  2. GERALDO GILTON DE SOUZA julho, 17 at 18:46 #

    Glória Ao DEUS VIVO JESUS DE NAZARÉ, A ELE TODO HONRA,LOUVOR, E ADORAÇÃO, PARA TODO SEMPRE AMÉM.

Deixe um comentário