Originalmente, tratou-se de uma peça de teatro que retratava a amizade e casamento de Lewis com Joy Davidman Gresham. A história foi adaptada para várias “mídia”: para a BBC; para a TV; para o teatro; para o rádio e para os cinemas.
Provavelmente o título foi inspirado em um trecho de A Última Batalha, em que Aslam esclarece, depois do fatal desastre de trem que sofreram, que “estão todos mortos, como vocês costumavam dizer na terra das sombras…”. Ou seja, a idéia é que o nosso mundo e no caso, também o de Nárnia, um mundo (sub-) criado pelo “terráqueo” Jack, não passam de reflexos do Reino de Deus, representado por Aslam em Nárnia. Essa idéia foi muito mal interpretada no filme para o cinema, embora tudo isso já possa ser lido em Platão (No mito da Caverna), como Lewis costuma lembrar em muitos dos seus escritos. É por isso que o professor de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas reclamava do sistema de ensino do seu tempo: “Mas, afinal, o que é que estão ensinando nessas escolas?”

  1. ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO DE FICÇÃO NO ESTILO “LEWIS+TOWKIEN+ROWLING”, PRETENDO “PLAGIAR” ESSE TERMO “TERRA DAS SOMBRAS” E USALO COMO REFEERNCIA A UM LOCAL DE GRANDE RELEVANCIA NA JORNADA ESPIRITUAL DE MEU PERSONAGEN ! AGUARDEM !

    • Oi Mia,

      Muito boa a sua pergunta e muito boa observação nas Crônicas (Última Batalha). Na verdade esse foi o título dado a uma peça de teatro, que depois resolveram rodar para a BBC de Londres e finalmente para o cinema, estrelando Anthony Hopkins como C.S. Lewis.
      Bem, sobre o nome, está tudo em Platão, rsrs (o professor de Nárnia sempre repete essa frase para depois lamentar o que é que estão ensinando para as crianças nessas escolas….). Já ouviu falar no Mito da caverna de Platão? Pois é, o Lewis gostava de usar esse e outros mitos para falar de Deus e o mundo e por isso o cita bastante, principalmente em sua autobiografia, Surpreendido pela Alegria, mas também em outras obras, principalmente sobre o tema da Dor e do Sofrimento. Se reparar, numa das falas finais de Joy no filme, ela lembra o amado dessas palavras que ele tanto repetia, para consolá-lo. Mas temos algo bem semelhante na Bíblia também, no Salmo 23, “… ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte…”
      Lewis acreditava piamente que vivemos num mundo que não passam de sombras do que há por vir.

      Espero ter respondido.

      Grande abraço

      • O filme se inspira numa frase que Lewis costumava dizer que “esse mundo é uma terra das sombras”. Vc vai entender a profundidade dessa afirmação no final do filme, coisa que não quero estragar, já que vc parece ainda não ter visto o filme.

        Grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.