Foi numa sexta-feira de agosto. Para ser mais exato, no dia 18 de agosto de 2017, no auditório do Seminário Servo de Cristo, Vila Mariana, em São Paulo. Anualmente, desde 2012, ensino nessa instituição sobre temas como Arte, Cultura, Missão e Bíblia. Com o passar dos anos introduzi num dos dias da semana do curso, um sarau artístico, onde artistas são convidados a interagir com os alunos.

Em 2017 inovei ao convidar a recém criada Confraria Violeira para uma apresentação. Seria um evento ímpar: um grupo violeiros cristãos apresentando canções regionais com a viola caipira nas instalações de um seminário. E de fato foi uma noite fantástica.

A meu convite, estiveram presentes os violeiros Cristiano Scuciatto, Marco Neves, Ramon Vieira, Renan Alencar, Saulo Calantone, Vavá Rodrigues e Vitor Quevedo, e alguns músicos acompanhantes. O ambiente foi decorado pela artista plástica Lisa Cláudia com elementos que remetiam ao campo, festas do interior e fazendas. O artista Anderson Monteiro, pintou um belíssimo quadro enquanto as músicas eram apresentadas.

Quadro Confraria Violeira, de autoria de Anderson Monteiro

O repertório era uma mescla de músicas autorais, clássicos da música caipira e instrumentais. Destaco aqui as novas composições que surgiram depois que a Confraria foi formada. A idéia que se tem é esses encontros tem servido como verdadeira fonte de inspiração e sinergia para novos poemas, músicas, textos, outras expressões de arte e, quem sabe, em breve novos CDs, eventos e livros.

O sarau atraiu um bom número de interessados. Esperamos que em breve outros encontros aconteçam e que o movimento seja fortalecido com a chegada de outros violeiros, pois a folia está apenas começando.

 

 

Renan Alencar, Saulo Calantone e grupo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No saguão de entrada do Servo de Cristo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *