Opi_07_01_15_Eventos_para_2015_CarlinhosVeigaEm 2014 presenciamos uma interessante e significativa movimentação nas artes cristãs. Se nos anos anteriores, quem comandava especialmente a música eram as grandes gravadoras gospel, vemos que um movimento alternativo, ainda pequeno, mas consistente, vem tomando forma e ocupando os espaços. É notório que as grandes gravadoras gospel tornam-se cada vez mais conhecidas, entrando de vez na grande mídia, elevando seus artistas ao patamar de “celebridades”. Mas vemos, ao mesmo tempo, esse outro movimento alternativo crescendo e indo para além dos espaços antes delimitados e destinados aos evangélicos, levando arte de qualidade para um público diferenciado.

Para 2015, muita coisa está prevista. Já conseguimos antever um bom e movimentado ano para as artes. Veja como anda a agenda para o próximo ano:

SOM DO CÉU

Pioneiro entre os eventos cristãos de arte, o Som do Céu comemora seus 31 anos de maneira diferente em 2015. Tradicionalmente o SDC acontece no acampamento da Mocidade Para Cristo, em São Sebastião das Águas Claras, nas proximidades de Belo Horizonte. Mas em 2015 circulará por algumas cidades brasileiras, num evento itinerante. Segundo o diretor nacional da MPC e produtor do SDC, Marcelo Gualberto, estão nos planos as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Goiânia e Vitória. Os interessados poderão acompanhar as notícias, datas desses shows e artistas participantes, a partir de fevereiro pelo site da Mocidade Para Cristo (link acima) ou na página do evento no Facebook.

PROSA E CANTO

O Prosa & Canto se destacou nos últimos anos por ser um dos primeiros eventos a apresentar-se como festival, diferentemente da maioria que mantém a forma tradicional de acampamento. Os participantes não ficam hospedados no local e os shows acontecem somente no período do fim de tarde e noite. Os artistas se revezam em dois palcos distintos. Para 2015 planejam a gravação ao vivo do CD de Fil Fortes, no Palco Natureza (em meio a mata) e a apresentação da banda holandesa “Balcony Players”. Motivados pelo resultado de público na edição de 2014, pretendem limitar a quantidade de ingressos por noite, objetivando assegurar a qualidade da programação. A edição de 2015 será nos dias 24 a 27 de junho e seguirá acontecendo na Chácara Formiga, próxima a Anápolis (GO).

No entanto, Beto Ribeiro, idealizador e produtor, anuncia para janeiro de 2015 uma edição especial – o “Prosa & Canto Sertão”. Será realizada na cidade de Caiçarinha da Penha, sertão de Pernambuco, numa parceria com o grupo musical e missão Sal da Terra. Na ocasião será gravado um DVD comemorativo aos 20 anos da missão. Foram confirmadas as participações de Baixo & Voz, Josimar Bianchi e Roberto Diamanso além, é claro, do próprio Sal da Terra.

NOSSA MUSICA BRASILEIRA

Como o próprio nome diz, o NMB surgiu com a proposta de valorizar a musica essencialmente brasileira que tinha certa expressão nas igrejas, mas que ainda não contava com um espaço próprio para a sua difusão. Muitos artistas já passaram por lá: alguns já conhecidos e outros que foram lançados naqueles palcos. A 9ª edição do Nossa Música Brasileira acontece nos dias 28 a 30 de agosto, no Acampamento Jovens da Verdade, em Arujá, São Paulo. Até o momento não foi definida a lista de convidados para este ano. Mas, os interessados podem acompanhar as notícias pelo site (link acima) ou pela página no Facebook.

SOM DA SERRA

Em 2009 o Acampamento Refúgio, encravado no pé da Serra do Carmo, nas proximidades de Palmas (TO), promoveu o primeiro Som da Serra. Ele surgiu numa conversa entre os pastores Paulo Passos e Walvir Soares sobre a necessidade de se ter um acampamento nos moldes do Som do Céu no centro norte do Brasil. Desde então já aconteceram seis edições. Passaram por lá Walvir Soares, Eliseu Eduardo, Rubão Lima, Expresso Luz, Jorge Camargo, Vencedores Por Cristo, Carlinhos Félix, Wesley e Marlene, entre outros.

A 7ª edição do Som da Serra está prevista para o feriado de Corpus Cristi, de 04 a 06 de junho. Ainda não foram divulgados os artistas convidados. Sem fins lucrativos, o evento oferece a oportunidade de participação a baixo custo.

ROCK NO VALE

Recentemente publiquei uma matéria sobre o Rock no Vale, o caçula dos eventos de artes cristãs no Brasil que tem por proposta o tripé: Música, Reino e Sustentabilidade. O RNV chegou com uma enorme força. Para se ter uma idéia, a primeira edição, em dezembro de 2013 contou com cerca de 1.000 participantes. Na segunda edição, em 2014, subiu para 1.500. A terceira edição do Festival está prevista para 4 a 6 de dezembro de 2015 e promete muitas novidades.

O evento mescla no programa palestras sobre sustentabilidade com shows de música pop e rock de bandas “confessionais e não confessionais”. Compondo a lista de convidados para 2015, foram cogitados os nomes de Marina Silva, dependendo de uma confirmação de sua assessoria, e da ONG A Rocha. A produção guarda a sete chaves o nome de uma conhecida banda brasileira, não confessional, como um dos atrativos para a terceira edição.

 

LANÇAMENTOS E SHOWS PREVISTOS

Dentre os lançamentos e shows previstos para este ano, constam:

 

  • Rubão Lima lança, na segunda quinzena de março, o álbum “A Caminho do Mar”, produzido através de crowfunding (financiamento coletivo). Um CD que mistura reggae com elementos da musica regional brasileira, como o bumba-meu-boi, entre outros ritmos. Estão previstos shows de lançamentos em algumas cidades brasileiras.
  • O grupo musical Expresso Luz lança um novo trabalho ainda no primeiro semestre. Um disco de canções que “buscam uma simplicidade boa de cantar”. Composições do próprio grupo e de André Pimenta, Gladir Cabral e Paulo Nazareth. O título provisório é “Canções de Sol e Chuva”.
  • Gladir Cabral tem pelo menos dois projetos bem adiantados: Com Jorge Camargo lança o álbum “Toda Azul” – canções que refletem sobre o cosmos, a Terra e a presença de Deus neste Universo. Planeja também o lançamento do “Só”, um CD solo que reúne uma série de canções autorais de esperança e alento para os que sofrem.
  • Vencedores Por Cristo (VPC) lançou no final de 2014 o DVD “A Visita”, reunindo um material gravado pelas equipes musicais que atuaram entre 2009 e 2011. São canções inéditas. Para 2015 vão investir na divulgação desse novo trabalho.
  • O violonista e compositor Quico Fagundes também tem muitos planos para o ano. Pretende lançar um novo CD com composições autorais evangélicas, letradas, onde contará com a participação especial de vários amigos músicos. Pretende ainda manter os lançamentos de vídeos de música instrumental no Youtube, dessa vez em parceira com a flautista Melina Prista e o violinista e guitarrista Toninho Maya. O seu canal no Youtube atingiu em 2014 a impressionante marca de 100 mil acessos.
  • Airô Barros teve um 2014 bem interessante, com uma elogiada participação no programa “Senhor Brasil”, do renomado Rolando Boldrim. Agora prevê o lançamento do seu segundo CD, “Pausa”, com produção do maestro Fernando Merlino. O levantamento dos recursos será via crowdfunding.
  • Marcos Almeida, depois de deixar a banda PalavrAntiga, seguiu com novos projetos. Lançou em dezembro do ano passado o single “Biquíni de Natal” acompanhado de um booklet, com um encarte criado pela artista Angela Bacon. Esse projeto digital está disponível na internet (iTunes, Deezer, Spotify ou Rdio). Lançou também o livreto com o conto “Natal nos trópicos – um conto de verão” acompanhado do CD físico com a música “Biquini de Natal”, que pode ser adquirido na loja tanlup.
  • Sérgio Pereira do Baixo e Voz planeja lançar o livro “O músico profissional: conselhos e ideias para a carreira”, reunindo comentários de músicos influentes como Adriano Giffoni, Tó Brandileone (5 a Seco), André Mehmari, Benjamim Taubkin, João Castilho, Maurício Domene, Telo Borges entre vários outros.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *