Hoje recebi uma triste notícia: seu Melão, o homem do circo do Som do Céu, o simpático senhor das maçãs do amor, já não está entre nós. Deus o chamou ontem para participar do verdadeiro som, no céu. Hoje sepultaram seu corpo em Belo Horizonte, numa cerimônia simples acompanhada pelo amigo Marcelo Gualberto, diretor executivo da MPC.

Seu MelãoSeu Perone, esse é o nome dele, virou figura emblemática desse acampamento. Por anos, desde o segundo Som do Céu (há 29 anos atrás), era ele quem arranjava o circo e participava ativamente do evento acompanhando a montagem da tenda e servindo as deliciosas maçãs do amor.

Na edição desse ano almoçamos juntos num dos dias e ele pode me contar a sua história pessoal e familiar, sua trajetória como artista circense, sua vivência com músicos consagrados que iniciaram no circo suas carreiras (Cascatinha e Inhana, Chitãozinho e Xororó, Agnaldo Timóteo entre vários outros). Disse que conheceu o Carequinha (“o bom menino não faz pipi na cama…”) e me contou que esse admirado palhaço era primo da atriz Elizabeth Savalla. Foi um papo longo, bom, entrecortado por boas gargalhadas e momentos de emoção.

Agora, recebo a notícia: Deus chamou o seu Melão. O seu Melão que sempre me abraçava quando eu descia do palco dizendo: gosto demais de sua viola!

Estou triste, mas é uma tristeza que tem seus dias contados, pois também iremos para lá, aqueles que tem Jesus por seu Salvador pessoal. Um dia também seremos convocados para o verdadeiro Som do Céu, e então encontraremos seu Melão, Janires, Jorge Redher e muitos outros, reunidos na presença do nosso Deus. Essa é a certeza que me move!

(Fotografia de Lisias Abreu)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *