Tavares Correia

Recentemente tive o privilégio de voltar a Garanhuns (PE). Fui muito bem recebido no Hotel Tavares Correia. Lugar lindíssimo, muito bem cuidado, natureza privilegiada e atendimento maravilhoso. As aves cantam vigorosamente entre as árvores daquele imenso jardim. Coisa linda de se ver e ouvir.

Ali fui surpreendido com um fato histórico que me emocionou bastante. Aproximadamente no ano de 1949, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, passou por Garanhuns em uma de suas apresentações musicais e se hospedou naquele mesmo hotel. Dizem que era o seu preferido na região. Ao passar pelos belos jardins, em frente a recepção, viu um trio de forró formado por crianças se apresentando para os hóspedes que chegavam. Gostou tanto que convidou os meninos a entrar e tocar um pouco para ele.

Eram “Os Três Pinguins”, formado pelos irmãos Moraes, Valdomiro e José Domingos, este último de apenas 8 anos, também conhecido como “Neném do Acordeom”. Gonzaga gostou tanto desse pequenino sanfoneiro, um virtuose, que disse a ele: “Me procure no Rio de Janeiro que eu te darei uma sanfona nova”.

Oito anos depois, um adolescente bateu na porta de Gonzaga, no Rio de Janeiro. Era o Neném de Garanhuns. A promessa foi cumprida imediatamente e o acordeom foi entregue.

Assim, nasceu uma amizade que durou anos e que enriqueceu sobremaneira a cultura musical brasileira. Naqueles jardins, no agreste pernambucano, se deu o primeiro e memorável encontro de dois gigantes: Luiz Gonzaga e Dominguinhos, nome artístico com o qual foi rebatizado Neném, pelo mestre Gonzaga. Aí, está a foto do local onde esse encontro se deu, para você se emocionar comigo.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *