Com profunda tristeza, comunico o falecimento do amigo Péricles Couto. Eu o conheci há vários anos atrás, quando veio dar algumas palestras sobre diaconia, quando eu ainda trabalhava na Igreja Presbiteriana de Brasília. Como sempre, muito educado e atencioso, acompanhado da inseparável Alva. Depois voltamos a nos encontrar na Consulta Nacional da FTL, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Foi um agradável reencontro que nos aproximou em prol da missão. Recebi dele o convite para escrever um capítulo do livro “Igreja, agente de transformação” que ele editou juntamente com René Padilla. Por isso, nosso contato se tornou mais próximo. Em abril desse ano, pude recebê-lo, juntamente com o René, em Brasília, para o lançamento do livro. Foi o nosso último encontro pessoal. Depois disso, trocamos apenas alguns e-mails. Mas, o Péricles estava sempre animado e com muitos projetos.

Deus decidiu levá-lo. Sei que esse será o destino de todos nós. Louvado seja Deus pela obra de Cristo na vida do Péricles. Sabemos, assim, que esse não é o fim. Teremos uma eternidade ainda pela frente. Quero aproveitar esse espaço e reproduzir o texto escrito pelo Wilson Costa, companheiro de missão e secretário executivo da FTL, como nossa homenagem ao amigo-irmão Péricles Couto e como um altar de louvor a Deus pela vida desse homem tão atuante em prol do Reino de Deus.

 

 

Péricles Couto, um Companheiro de caminhada no Reino de Deus que partiu


Wilson Costa

Na tarde deste domingo, dia 07 de agosto de 2011, após uma breve e intensa batalha contra um câncer descoberto a menos de quinze dias, tendo passado por duas cirurgias, Péricles  Couto, veio a falecer em Belo Horizonte. Residia com a esposa Alva nos últimos anos em Curitiba de onde coordenava a Missão Aliança, uma organização social cristã. Morreu na cidade onde cresceu e trabalhou grande parte de sua vida e onde reside sua mãe nonagenária, D. Geraldina Couto. São seus irmãos o Lutero (Curitiba, PR) e o Ebenezer (Uberlândia, MG). Honrando seu legado temos seus filhos Estevão e Sonia.

“Coutinho”, como era conhecido na intimidade por seus amigos e companheiros de ministério, sempre foi grande entusiasta e apoiador da FTL. Recentemente, junto com René Padilla, organizou o ótimo livro “Igreja: agende de transformação”. René e Coutinho circularam por várias capitais do Brasil, fazendo o lançamento do livro, com o apoio de vários núcleos locais da FTL, em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro.

Seu amigo Ageu Heringer Lisboa escreveu a seu respeito: “Certamente o Péricles será lembrado pela sua paixão por Cristo de quem foi constante  servidor. E por seu largo coração que acolhia a todos com uma rara gentileza e honestidade. Bom de prosa e hospitaleiro abria sua casa para grupos de estudantes estudarem a Bíblia ou para vizinhos discutirem ações de melhorias no bairro. Ou simplesmente juntava amigos para festejar a vida. Desenvolveu e manteve o precioso hábito de visitar antigos amigos. Em trabalhos de grupo, em negociações ou debates raramente se exaltava ou era ríspido com alguém. Sua fala às vezes era entrecortada por explosões de riso, numa alegria pura.   Juntamente com a esposa, suportou  situações difíceis e sofreu angústias em diversos momentos justamente por não compactuar com pecados institucionais e incorreção ética de igrejas e organizações. Como cidadão brasileiro colocou-se vivencial e profissionalmente a serviço dos pobres e excluídos de nosso país. Centenas de pessoas se entristecerão por um tempo pela sua partida, guardando a lembrança de sua caridosa, amiga e terapêutica presença.”

A família da FTL no Brasil e, por certo, na América Latina, manifesta-se pesarosa e roga ao Pai dos Céus que console sua companheira de décadas, a Alva, com quem dividia as lutas e conquistas, bem como os demais familiares, neste momento da dor da perda de pessoa tão querida a todos nós.

Péricles Couto fez seus estudos em Ciências Econômicas pela USP e especialização em administração. Tem vínculos históricos com a Igreja Presbiteriana do Brasil em igrejas locais de diferentes cidades. A partir de sua residência em Curitiba, PR, congregava-se na Igreja Presbiteriana de Curitiba, sendo seu pastor o Rev. Juarez Marcondes Filho. Participou como militante e membro da Diretoria Nacional da Aliança Bíblica do Brasil. Foi diretor de um Centro Social Urbano em uma grande favela de Belo Horizonte, MG, através do Fundo Cristã para Crianças. Atualmente dirigia a Missão Aliança, com sede em Curitiba, uma organização missionária diaconal e independente que atua no eixo São Paulo/Joinville desde 2005 e fundada em 1901, na Noruega.

 

  1. Carlinhos,

    esse camarada era uma benção mesmo. Entre “arranca-rabos” e gargalhadas, ele está deixando um buraco enorme para o Projeto Missionário Vila Capriotti, ONG ligada à minha igreja, que recebia ajuda da Missão Aliança. Certamente, aprendemos muito sobre o evangelho com exemplo deste amado irmão. Bom ver que sua memória se espalha por todos os cantos.

    Abraço.

  2. Conheci o “seu Péricles” no Congresso Vida Nova em Águas de Lindóia(já no ônibus,”pinga-pinga”,entre Campinas e a cidade sede do evento…com seu bom humor peculiar).Durante o Congresso descobrimos amigos em comum e pude também conhecer sua esposa…simpatia em pessoa!E eles tinham muitas histórias de ABU e outras organizações prá contar.Irmãos na fé,com afinidades imediatas.Deus conforte a família! Fica grande legado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>