Por Leandro Silva*

Durante os dias 20 a 24 de janeiro, pastores e missionários do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e do Rio Grande do Norte participaram em Natal (RN) da Semana de Capacitação em Desenvolvimento Comunitário (SCDC). O evento, promovido pela Missão ALEF, tem o objetivo de equipar lideres cristãos para o plantio ou aprimoramento de projetos missionais que visam contribuir na transformação da realidade social, espiritual, cultural e econômica de comunidades empobrecidas urbanas e rurais.

A missionária Joseneide Dantas da Silva, da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo (SP), afirma como foi participar da SCDC: “Na minha vida pessoal houve quebra de paradigmas… precisamos parar e ouvir a voz de Deus e das pessoas que estão a nossa volta. Para o meu ministério aprendi ferramentas novas para fazer evangelismo e missão integral”.

Já a missionária Maria Leda, que atualmente está trabalhando no plantio de uma igreja na comunidade Salgado, zona oeste de Natal, conta sobre o direcionamento de Deus: “Tenho perguntado ‘Senhor, como queres que eu viva, e te sirva?’. E Ele me respondeu no SCDC: ‘Seja instrumento da minha graça, para levar outros a serem instrumentos da mesma graça’.” Ela destaca os aspectos que mais a impactaram no treinamento: “O material apresentado, a vida prática dos ministrantes, a simplicidade da obra da Igreja de Cristo, os paradigmas quebrados e redimensionados, a visão ampliada, o caminho apontado sem complicações, a manifestação da intervenção do Espirito Santo”.

Para Adilson, de Macaparana (PE), participar da capacitação trouxe fundamentação para o trabalho já desenvolvido em sua região. “Sistematizar teoricamente e dar fundamento bíblico à missão que já temos feito por meio do Projeto Semeador é algo que me deixou extremamente grato, surpreso e motivado. Estou voltando ansioso para, conforme a vontade do Pai, colocar tudo que for possível em prática.”

Além das aulas, os participantes são treinados na prática para a realização do diagnóstico comunitário e a realização de projetos semente (uma iniciativa de serviço ministerial de pequena escala que utilizam os recursos locais). Assim, o SCDC enfoca em levar a teoria para a prática. “O processo é continuo, sempre com desafios, mas estou disposta a trilhar um novo caminho contando com a direção total do Espirito Santo de Deus, Ele é o Senhor!”, diz a missionária Maria Leda, enquanto se prepara para os próximos passos no trabalho em sua localidade.

 

Leandro Silva é missionário da Action Brasil e presidente da Missão ALEF. Um dos organizadores e co-autor do livro Venha o Teu Reino: uma igreja para hoje.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *