por Jessica Grant

Nos últimos dez anos a experiência interativa Bible World (Mundo Bíblia, em tradução livre) alcançou 60 mil crianças. É o que relata a Sociedade Bíblica do Egito em informativo enviado em julho. O museu localizado no escritório central da sociedade, em Cairo, é uma atividade para crianças e pré-adolescentes.

Nela os visitantes aprendem historicidade e confiabilidade das Escrituras, sobre como a Bíblia sobreviveu ao longo dos anos para chegar ao nosso alcance. Além disso, também é ensinado sobre as traduções, os manuscritos e a preservação de falsificações. No informativo, afirmam que “as crianças são recordadas de que o Egito tem raízes profundas na preservação e tradução das Escrituras, uma herança da qual podem se orgulhar”. Na última década, diz a organização, o Bible World tem sido um dos programas mais bem sucedidos da Sociedade Bíblica do Egito.

Como o roteiro original foi escrito há dez anos, quando o museu começou, havia necessidade de atualização, o que foi feito com participação da XLab. Em resposta a perguntas enviadas pelo blog Caminhos da Missão, a Sociedade Bíblica do Egito contou que era necessário adotar tecnologias mais atuais e conteúdos úteis para crianças do século XXI. A formatação anterior do museu também não abordava aspectos bíblicos que crianças dessa idade precisam saber, além de poder abarcar melhorias para tornar a Bíblia mais acessível às crianças contemporâneas.

A reabertura do Bible World ocorreu dia 4 de maio de 2019 com a presença do patriarca da Igreja Ortodoxa Copta, o Papa Tawadros. Ao Caminhos da Missão, a sociedade contou que agora estão com o museu renovado, com “atividades práticas, experimentais de aprendizado em cada sala para firmar o conhecimento recentemente adquirido”. “Nossa esperança é que as restaurações e o desenvolvimento farão do museu mais atrativo e efetivo do que nunca”, afirmam. Confira o site do museu, também renovado para acompanhar a experiência das crianças: http://bibleworld-eg.org/

Contexto egípcio

Num país majoritariamente islâmico, as crianças cristãs encaram muita crítica à Bíblia no Egito. Muitos ainda não recebem boa formação nas igrejas e compreendem muito pouco das Escrituras, desconhecendo ainda também o papel histórico do seu país na fé cristã. Como consequência da visita ao Bible World, muitas escolas bíblicas dominicais têm ensinado sobre a autenticidade da Bíblia, de acordo com a Sociedade Bíblica do Egito. Além disso, contam que muitas crianças retornam depois com os pais e irmãos para apresentar a experiência a eles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *