Por Marcos Augusto Marques da Costa*

Atender ao chamado de Deus para alcançar vidas é uma prática obediente desde os tempos de Aliança Bíblica de Secundaristas (ABS) e Aliança Bíblica de Universitários (ABU). [Marcos participou do movimento estudantil missionário ABUB e também foi obreiro.] Foi neste contexto que entendi com clareza que difundir o evangelho de Cristo não é uma opção, mas uma ordem. Uma ordem que, após entender e conhecer a história daquele que a ordenou, nasce no coração um profundo desejo em cumprir essa missão. Foi isso que aconteceu comigo!

Isaías 61:1 impulsionou-me de tal maneira que, hoje, depois de quase 20 anos no contexto africano, o desejo de fazer Jesus conhecido através da comunicação das Boas Novas, só tem aumentado!

De 2000 a 2004 tive um excelente tempo de contribuição com a Aliança Bíblica Estudantil de Moçambique (ABEMO), [o movimento missionário estudantil moçambicano]. Somente em 2007 passamos a colocar em prática o Projeto de Plantação de Igrejas. Depois de conhecer um pouco da realidade de Moçambique, perceber a capacidade do “solo” (pessoas) de ceder nutrientes aos grãos, não perdi tempo e comecei a lançar a semente. Resultado: em 2013, para nossa alegria, já tínhamos mais de 50 congregações em Moçambique e mais de cinco no Malawi.

Foi assim que, para acompanhar, dar forma, fundamentar etc. que em dezembro de 2013 mudamos para a cidade de Blantyre, no Malawi, onde vivemos hoje. Nosso projeto é igreja e escola. Entendemos que, dado às grandes necessidades pelas quais passam estes países, investir na educação é investir no crescimento da igreja, no desenvolvimento dos países e na qualidade de vida. Hoje, entre Moçambique, Malawi e Zâmbia (onde já estamos com uma frente de trabalho), já são mais de 100 congregações, mais de dez escolas de Educação Infantil. Anualmente realizamos pelo menos quatro Escolas de Líderes.

São muitos os desafios, mas temos aprendido e visto na prática que desafios são privilégios de poucos. Estamos, portanto, orando para que mais pessoas passem a fazer parte destes poucos! Também, estamos abertos para receber a quem desejar vir para um tempo, para visitar, para parceria, enfim, para seguirmos juntos no caminho da missão.

 

* Marcos é missionário casado com Edna Carvalho e pai de Esther e Marcos Filho. Seu ministério é Light and Life Mission, e atualmente vive no Malawi. Se você tem interesse em conhecer e visitar o projeto, o contato dele é: mgustomc@hotmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *