Por Alan Palister, em sua carta ministerial*

[Tivemos] algumas das melhores oportunidades em muitos anos para ensinar e pregar. Já estou aposentado do ensino regular no Seminário Baptista. Entretanto, com outro desafio para dar algumas das palestras sobre a Reforma Protestante, como parte dos festejos dos seus 500 anos. Houve respostas muito positivas às celebrações aqui em Caldas da Rainha, em Évora (cidade associada na história à Inquisição) e em Aveiro. Em Aveiro, igrejas de três denominações colaboraram no planeamento e afixaram cartazes em toda a cidade e na zona próxima. Primeiro só com o número “500”, para estimular a curiosidade. Seguiram-se novos cartazes a anunciar as celebrações – uma especialmente para estudantes universitários e a outra para o público em geral (numa Escola Secundária onde a Celeste deu aulas nos anos 70, antes do nosso casamento!).

No Porto, a Nancy – que também nos ajuda no Centro – trabalhou com algumas colegas na Escola onde dá aulas como professora de EMRE, e assim tivemos turmas completas de alunos para uma conferência especial num auditório da Escola, com cerca de 80 alunos. O tema foi a justificação em Lutero. O conteúdo foi praticamente o de uma mensagem evangelística, apresentado de uma forma diferente – e com o apoio entusiasta das professoras de história! Também tivemos uma reunião menor no centro que dirigimos no dia 1° de novembro e na semana seguinte dei uma das muitas conferências no Congresso que a Universidade Lusófona organizou em Lisboa. Em quase todos os casos fomos surpreendidos com o entusiasmo dos nossos ouvintes, incluindo pessoas de fora do meio evangélico e evangélicos que normalmente não se interessam muito por questões históricas.

*Alan Pallister é um inglês que há muitos anos está servindo com sua esposa portuguesa em Portugal. É possível ler mais textos dele em http://christianivox.wixsite.com/christianivox/alan-home .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *