Por Abigail Aquino

Capacitar no ofício da costura para empoderar, garantir a geração de renda e, assim, apresentar o amor de Jesus é o objetivo do Projeto Costurando e Transformando, realizado no Níger pela missão World Horizons Brasil (WH Brasil – www.whbrasil.org.br, contato@whbrasil.org).

É comum brasileiros confundirem o Níger com a Nigéria, seu vizinho ao sul, mas é outra nação. A beleza e alegria nigerinas são vistas no sorriso, na dança, na cultura do povo, na diversidade geográfica e nas cores vibrantes. Todavia, tudo isso é ofuscado pelo país estar entre os dez mais pobres do mundo e já ter ocupado, no passado, o segundo lugar da lista. Dentre os vários fatores que o levam a estar nesse ranking está a falta de oportunidade para as mulheres. Elas têm menos chances de acesso à educação do que os homens e, consequentemente, falta-lhes trabalho.

Neste contexto, surgiu o Projeto Costurando e Transformando no bairro de Kuarategui, na capital Niamey. Essa iniciativa tem como meta principal apresentar às mulheres nigerinas o amor de Jesus Cristo. No entanto, objetiva ajudá-las a compreender esse amor através do empoderamento, trabalhando a autoestima e gerando renda para suas famílias com o ofício aprendido. É a realização de um sonho dos líderes do projeto, o casal missionário Roberta e Wallace Araujo de Oliveira. Hoje, o projeto possui cinco máquinas de costura, dez alunas, e uma professora especializada.

Nele estão envolvidos a equipe de cuidado integral da WH Brasil, sob a liderança do Pr. Anderson Fazzion e através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos Socioeconômicos – na pessoa da missionária e coordenadora Elenizia Vieira. Como parceira, está a Seven – uma aceleradora de projetos sociomissionários que elaborou a identidade visual do projeto, criou o site e as demais mídias sociais e realizou dois eventos, além de parcerias com pessoas e entidades para a segunda fase.

O diferencial do projeto é o envolvimento da equipe do Cuidado Integral do Missionário (CIM). A WH Brasil diz ter um novo olhar para o conceito. Ela entende que é parte deste cuidado o apoio no desenvolvimento de projetos como estratégia para melhor servir no campo em que o missionário se encontra, com ajuda técnica e profissional.

Além de abarcar talentos, o Projeto Costurando e Transformando também oferece a profissionais de diversas área a oportunidade de serviço. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto e tiver interesse em servir às mulheres nigerinas com a sua profissão, a WH Brasil está cadastrando profissionais das áreas de costura, modelagem, design, mídias sociais e marketing através do e-mail costurandoetransformando@gmail.com.

Para conhecer melhor o projeto acesse o site e siga no Facebook.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *