Por Marcos Bontempo e Klênia Fassoni

Se, por motivo de pesquisa ou por simples curiosidade, você buscar informações sobre os mais importantes eventos ou marcos na área da missão (“missões”, “missão integral”, “missão de Deus”) no Brasil, nos últimos 50 anos não há dúvidas de que Ultimato é a maior depositária deste conteúdo.

Grandes eventos internacionais – Lausanne 2 e 3, Comibam, CLADE, Congressos da TWMA – e nacionais – Congresso Brasileiro de Missões (CBM), Congresso Brasileiro de Evangelização, Congresso Nordestino de Missões – foram divulgados e, depois, tiveram sua cobertura feita por Ultimato.

Os congressos missionários promovidos para/pela juventude também estão na lista: Jesus Cristo, Senhorio, Propósito e Missão, ABU (1976); Missão 2006; Fórum Jovem de Missão Integral (2007); Vocare 1, 2, 3, 4 e 5.

Também os eventos de temáticas mais específicas ou regionais relacionados contaram a divulgação da Ultimato: Semana Nacional de Oração pelos Quilombolas, Rede Evangélica de Apoio ao Migrante e Refugiado (REMIR), ciganos, ribeirinhos, surdos

Ultimato estava lá na fundação da Rede Mãos Dadas (que nasceu como uma revista), na consulta que deu origem à Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), na formação de A Rocha Brasil. Também participou do estabelecimento da Rede Miqueias no Brasil e na divulgação de seus conteúdos e iniciativas.

Em 2019, no site e na revista impressa, divulgamos iniciativas de organizações/redes da missão com notícias sobre eventos promovidos por elas, notas celebrativas de aniversário ou reconhecimento, ações efetivas da missão (evangelização e ação social), conclamação a ações ou relatórios, notícias sobre publicações destas organizações, entre outros.

Um levantamento feito por Wesiley Monteiro, um pesquisador interessado em publicações sobre missão informa que Ultimato está entre as três editoras brasileiras que mais publica livros com o tema “missões”.

Possivelmente, se usarmos o conceito mais amplo de missão, acrescentando à lista, livros relacionados a missão integral e aspectos mais específicos da missão (criança, meio ambiente etc) Ultimato irá para o topo da lista.

Ariane Gomes, coordenadora da produção da revista Ultimato e de projetos,  concluiu seu mestrado no Centro Evangélico de Missões (CEM), em 2018, com a dissertação Ultimato 1968 – 2017 – 50 anos de compromisso com a missão de Deus. Ela fez inúmeras planilhas listando e categorizando artigos, temas, autores sobre o tema missão (num conceito abrangente) desde a edição de número 1 (em 1968) até a edição 368 (novembro de 2017). Quantos achados!

O pastor Elben, fundador da revista, era um grande entusiasta da evangelização, da missão transcultural e da missão integral. Suas reportagens com o título “O Mineiro Com Cara de Matuto” eram – geralmente – relatos de experiências em missão. Ele conheceu dezenas de países para participar de congressos, visitar missionários, conhecer experiências. Escreveu muito sobre o tema na revista e convidou outros a fazerem isto. Com grupo de pessoas ligadas à Igreja Presbiteriana de Viçosa fundou a Rebusca – Ação Social Evangélica Viçosense, em 1981, e o Centro Evangélico de Missões (CEM), em 1983.

“Caminhos da missão”, seção da revista impressa, e o blog de mesmo nome (que em 2019 publicou 36 textos), são iniciativas mais recentes que dão continuidade ao objetivo de desafiar os crentes a envolverem-se na missão.

Ao celebrarmos os 52 anos da revista neste mês, reafirmamos nosso compromisso em continuar contribuindo para desafiar a Igreja para a Missão, que é de Deus, que – em Cristo – está reconciliando todas as coisas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.