*Versão ampliada de artigo publicado na edição 380 da revista Ultimato (nov/dez 2019).

Notas musicais, arte cênica e canto tem sido sinônimo de esperança e vida por meio do Projeto Vida & Arte

Por Tacila P. Souza

Tendo como carro-chefe a música, o Projeto Vida & Arte, nasceu no coração do maestro Paulo Davi e sua esposa, Deborah em 2005, quando ambos realizaram o sonho de transformar vidas com a música. Tudo aconteceu através de uma ação voluntária pelo casal na região do Cajuru, em Curitiba, PR, quando o projeto ainda se chamava “Espaço Vida & Arte”.

De nota em nota e de solo em solo, o trabalho começou a tomar forma e, em 2010, recebeu o apoio do Instituto Cargolift. O pequeno coral infantil formado no início do projeto deu lugar a uma série de atividades musicais pelas quais já passaram mais de 3 mil alunos.

Em 2017, o projeto teve marca e identidade visual reformuladas e passou a ser chamado Vida & Arte com o objetivo oferecer cursos de dança, artes cênicas e canto coral para crianças e adolescentes, além da música, como era no início. O Projeto Vida & Arte é um projeto missionário do ministério de adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB).

Destinado a toda comunidade, o projeto não tem distinção de raça, credo, gênero ou condição socioeconômica e atende, preferencialmente, crianças e adolescentes com idade entre 9 e 18 anos. O curso de música tem duração de 4 anos, com metodologia inovadora e material didático personalizado, o que o torna pioneiro no trabalho de ensino coletivo de instrumentos e garante formação completa, com aulas de instrumento, teoria musical e prática coletiva. Ao final de cada módulo o aluno recebe um certificado de conclusão de módulo e ao final do curso um certificado de conclusão do curso.

De acordo com Abner Mendes, gestor executivo do Projeto Vida & Arte o projeto não deseja apenas oferecer atividades culturais, mas também quer ajudar a afastar crianças e adolescentes de situações de risco, do envolvimento com drogas e com o crime, da delinquência juvenil, entre outros. Outro objetivo é oferecer ferramentas às crianças e adolescentes para que possam ser contratados por empreendimentos culturais tais como orquestras, estúdios, bandas, grupos, companhias teatrais, entre outros.

Outro ponto importante a ressaltar na esteira social, é que o Projeto Vida & Arte tem o objetivo de repassar aos seus beneficiários diretos e indiretos conceitos e princípios fundamentais para a formação do ser humano. Esse suporte acontece com o apoio de psicólogos, pedagogos e educadores e é no decorrer do curso que cada aluno tem oportunidade de saber mais sobre cidadania, ética, moral e convivência social. Dessa maneira os alunos aprendem sobre arte, música e também sobre valores e princípios essenciais para a formação cidadã e social. “O Projeto mostra a todos os seus alunos que a arte é como um canal de desenvolvimento capaz de atuar de forma geral em todas as partes do corpo, pois a mesma não se restringe somente a alegrar, disciplinar, socializar, unir e congregar mensagem de valores, ela também tem a capacidade de formar o caráter e favorecer o desenvolvimento integral da personalidade, bem como o equilíbrio emocional e social de quem se envolve. Isso é promoção humana, de fato”, afirma Abner.

Em um mesmo ritmo

Toda a comunidade pode contribuir com o projeto por meio de programas de apadrinhamento, serviço voluntário, doação de roupas ou objetos que possam ser vendidos ou leiloados para arrecadar fundos. Além dos recursos financeiros que cooperam com toda manutenção do projeto, recursos humanos como voluntários também fazem toda diferença.

Muitas crianças no Brasil não têm acesso a atividades culturais e sofrem em meio a uma realidade de violência, abuso e consumo de drogas. Este cenário se repete em várias regiões da periferia de Curitiba e região metropolitana. O papel do Projeto Vida & Arte é oferecer enriquecimento cultural, e também resgate social, prevenção contra as drogas e mudança na perspectiva de vida. Através de atividades com ênfase nas artes musicais, de dança e de artes cênico-circenses, o projeto fomenta boas práticas culturais e dissemina bons conceitos de cidadania e convivência social.

Abner conta que em projetos como o Vida & Arte a necessidade de recursos para sua manutenção é grande, pois não se trata apenas de ocupar o tempo das crianças e adolescentes, mas de oferecer ensino de qualidade e proporcionar melhora de vida alcançando a família e a comunidade das quais fazem parte.

Testemunho

Rosana Volpato, ex-aluna de flauta no Projeto, passou por uma fase muito difícil em sua vida, após descobrir um câncer no osso da perna. Seu prognóstico não era animador, com uma baixa expectativa de cura e de vida. Ela relata que o Projeto a ajudou muito na motivação para superar a doença durante o período intenso de tratamento. Fez uma cirurgia bem-sucedida há alguns meses, e está se recuperando bem. Para Rosana, a família, a música e o envolvimento com as pessoas do Projeto, aumentaram sua força e vontade de viver. Suas filhas também são alunas do Projeto, e dão continuidade ao desejo da mãe, que suas vidas continuem sendo tocadas por essa música.

Serviço

Para saber mais do Projeto Vida & Arte ou como participar como padrinho acesse www.projetovidaearte.org.br ou entre em contato por e-mail contato@projetovidaearte.org.br ou telefone: (41) 3040-8424.

Crédito das fotos: Arquivo do Projeto Vida & Arte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.