[500 Anos da Reforma]
Por Martinho Lutero
Você conhece os mandamentos: “Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”. [Lucas 18.20]

Deus age de tal maneira que um cristão que não pode ler a Bíblia ainda consegue aprender os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico e a oração do Pai-Nosso. Os princípios essenciais da Escritura e todo o resto que um cristão precisa saber estão resumidos neles. Eles são escritos com tal brevidade e clareza que não há desculpas. Ninguém pode reclamar da quantidade ou da dificuldade. Na essência, as pessoas só precisam conhecer três coisas para serem salvas.

Primeiro, precisam saber o que devem e o que não devem fazer. Segundo, após perceberem que sozinhas não são capazes de fazer o bem ou de deixar de fazer o mal, elas precisam saber onde encontrar a força para isso. Por último, elas precisam querer essa força e saber como consegui-la. É como estar doente: para começar, é preciso saber qual é a enfermidade e o que se pode ou não fazer; a seguir, é preciso saber onde encontrar o remédio certo; finalmente, o doente deve querer esse remédio e obtê-lo ou ter alguém que o traga a ele.

Assim, os Dez Mandamentos ensinam as pessoas a reconhecerem sua enfermidade, mostrando o que não podem fazer. Eles as ajudam a se enxergarem como pecadoras. O Credo Apostólico, por sua vez, mostra onde encontrar o remédio – a graça – que vai ajudá-las a se tornarem fiéis, capacitando-as a guardar os mandamentos. Ele destaca que Deus e sua misericórdia são oferecidos em Cristo. Finalmente, a oração do Pai-Nosso ensina como desejar e obter tudo isso por meio da oração metódica e humilde. Dessa maneira, as pessoas receberão a cura e serão salvas.

Em 2017, Ultimato vai relembrar e celebrar os 500 anos da Reforma Protestante. O Blog publica, sempre às segundas-feiras, uma devocional do reformador Martinho Lutero, retirado do seu Somente a Fé – Um Ano com Lutero.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.