A Igreja de Cristo no mundo implica em missão. Uma missão com muitas caras, cores e jeitos diferentes, mas com um único propósito: proclamar e demonstrar as boas novas do reino de Deus em todo o mundo.

Para mostrar um pouco disso, o Portal Ultimato lança o blog Caminhos da Missão, sob a responsabilidade da jornalista Jéssica Grant e da missionária Antonia Leonora van der Meer, a Tonica. Para saber melhor o que elas esperam deste novo blog, confira na entrevista:

Jéssica Grant, jornalista e assessora da Aliança Bíblica Universitária. (Foto: Arquivo pessoal)

A Tonica faz parte da primeira geração de abuenses brasileiros. A Jéssica representa a nova geração da ABU. Essa mistura faz sentido para um blog de missões?

Jéssica – Não sei se dá para falar que sou a nova geração da ABUB, pois já estou há 10 anos no movimento que, por ser estudantil, se renova em média a cada quatro anos. Para os estudantes de hoje, eu já sou velha. Talvez eu seja a nova geração de obreiros, visto que comecei a trabalhar lá agora em janeiro, como assessora de comunicação e artes.

Acho que essa mistura faz muito sentido. A Tonica traz uma bagagem de conteúdo e contatos que eu nem poderia pretender alcançar. A parte mais legal para mim é esta: a oportunidade de aprender com ela, de conhecer coisas, histórias e pessoas que talvez eu jamais conheceria sozinha. É uma honra poder ajudá-la a dar forma para toda essa bagagem, fazendo uma ponte com o público.

Enquanto o meu mundo missionário ainda se resume aos amigos de meus avós e à minha vivência na ABUB, o dela já se expandiu muito além do mundo estudantil.

Tonica – Eu também não sou da primeira geração da ABU, minha caminhada no movimento estudantil começou em 1970, treze anos após o início desse ministério. Mas não nego que sou da geração dinossauro…

Tonica van der Meer, missióloga e professora. (Foto: Arquivo Pessoal)

Eu continuei desenvolvendo contatos com ABU, servindo como pioneira, por 10 anos em Angola e Moçambique, e depois por oito anos fiz parte do Comitê Executivo Internacional. Em Viçosa era muito natural participar de algumas atividades da ABU, fui eu quem começou com a Semana da Esperança na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com universitários e alunos do Centro Evangélico de Missões (CEM). Minha vida está profundamente entrelaçada com essa longa caminhada. E sinto-me bem no contato com as gerações mais jovens, e também tenho muito que aprender com elas, e a Jessica tem sido um bom braço direito. É prazeroso trabalhar com ela.

O que o leitor vai encontrar no blog?

Jéssica – O leitor encontrará notícias sobre missões transcultural e integral, eventos, relatos a partir de experiências, alguns pequenos artigos que refletirão sobre este vasto mundo, pra quem conhece e pra quem não conhece.

Tonica – O leitor vai encontrar pequenos artigos escritos por várias pessoas, de várias perspectivas, com ênfase missionária transcultural, e também de missão integral. Vai encontrar informações e alguns testemunhos.

Tem muita gente falando e fazendo missões. O blog está aberto a contribuições dessas pessoas?

Jéssica – Não temos como alcançar todos os nichos e cantinhos da missão Brasil afora, então estamos abertas a informações de primeira mão. Mesmo quem tiver dificuldade em escrever, podemos editar e cuidar deste lado, mas precisamos de ajuda pra conhecer as histórias e novidades.

Tonica – Precisamos de vários participantes, além dos que já cooperam conosco. Reflexões não muito longas, voltadas principalmente para a geração jovem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.