UltJovem_22_06_16_selo_meulugarnomundo-01Fui criada no evangelho, mas tive uma crise de fé na adolescência. Tive minha experiência transformadora com Deus em um Curso de Férias da Aliança Bíblica Universitária (ABU).  Depois disso, recebi o convite para trabalhar na Embaixada da Holanda em Brasília e levei o assunto para a ABU Curitiba. Então alguém me perguntou: “Será que Deus quer te enviar para Brasília? Há estudantes interessados, mas sem experiência”. Entendi que se era a vontade de Deus, não podia dizer não! Transferi meu curso para Brasília, trabalhei na Embaixada e lá ajudei o trabalho da ABU.

Participei da organização do Congresso Missionário em 1976 e houve um desafio para ir à África. Achei que não era para mim, alguém que se parecia com os sul africanos que apoiavam grupos rebeldes do apartheid. Mas em uma mensagem sobre o chamado de Moisés e como Deus o levou a superar suas dúvidas, entendi que deveria aceitar o desafio.

Angola era um país em guerra, com governo marxista, que tolerava a igreja entre “ignorantes”, mas rejeitava o testemunho na Universidade. Não foi fácil viver em contexto de guerra, com muitas carências e perigos, e realizar o trabalho entre os estudantes. Dei aulas em seminários e institutos bíblicos e comecei a capelania hospitalar entre vítimas da guerra.

Depois de 10 anos voltei ao Brasil e trabalhei na formação de missionários no Centro Evangélico de Missões (CEM) em Viçosa por 17 anos. Foi a direção de Deus e me trouxe alegria.

Nessa jornada, houve escolhas difíceis. Sair do Paraná para Brasília, onde não conhecia ninguém e me sentia só foi uma delas, mas servi com alegria, cresci e fiz boas amizades. Viver num contexto de guerra foi duro, mas trouxe satisfação e alegria. Voltar ao Brasil e deixar meus queridos angolanos no sofrimento foi uma dor que demorou a ser superada, mas entendi que era a vontade de Deus e recebi paz.

tonicaTonica (Antonia Leonora van der Meer), 69 anos. Fez curso de Letras e também de Missões no All Nations Christian College na Inglaterra, mestrado em Teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo e doutorado em Missiologia no Asia Graduate School of Theology nas Filipinas. É aposentada, e dá aulas em Cursos de Missões, orientando mestrandos. É uma das líderes do CIM (Cuidado Integral do Missionário), e participa de projetos escritos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.