toposite_verdadeiroscientistas

Parece que foi ontem. Bem, não passou tão rápido assim.

A série Cência e Fé Cristã começou na Editora Ultimato em 2007, com a iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) e o apoio do o Instituto Faraday para Ciência e Religião de publicar uma série sobre “Religião e Ciência”. O tempo passou, alguns artigos sobre o tema foram publicados no nosso portal, mas 2008 foi um ano pouco recomendável para editores, autores e organizações, tanto na Europa como por estas bandas.

Em 2009, Instituto Faraday lançou, no Reino Unido, um programa especial de educação em religião e ciência para igrejas, batizado de “Test of Faith”, com o objetivo de equipar igrejas e ministérios envolvidos com o trabalho acadêmico.

Em 2012, o mesmo Instituto Faraday cedeu à Ultimato os direitos de publicação do que viria a ser O Teste da Fé, lançado no ano seguinte e agraciado com o Prêmio Areté, na categoria “Apologética”, daquele ano. Desde então, O Teste da Fé se tornou um ponto de encontro e de mobilização de cristãos interessados no diálogo entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil. ´

No final de 2013, recebemos a visita da geneticista e pesquisadora Ruth Bancewicz, também organizadora do livro e presidente da Christians In Science [Cristãos na Ciência], dando início a uma série de encontros e debates coordenados pelo pastor Guilherme de Carvalho, da AKET, cuja finalidade era aproximar cientistas, filósofos e teólogos cristãos, bem como promover o diálogo e iniciativas pedagógicas sobre ciência e fé crista em todo o país.

Enfim, em 2015, nasce o “Projeto Associação Brasileira Cristãos na Ciência”, que antecipa e aponta para a criação da futura Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Em parceria com o movimento, a Editora Ultimato inicia em março de 2016, a publicação da série Ciência e Fé Cristã, com o lançamento dos primeiros três títulos: A Ciência de Deus – Uma Introdução à Teologia Científica, de Alister McGrath, Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira, com Francis Collins, Alister McGrath, John Houghton, entre outros; e Fé, Esperança e Tecnologia – Ciência e Fé Cristã em uma Cultura Tecnológica, de Egbert Schuurman.

Até o final do ano, outros 3 títulos da série devem chegar às melhores casas do ramo. Boa leitura.

  1. Eu não tenho palavra para expressar toda a satisfação que tive ao encontrar os livros disponibilizados por vocês. Sou estudante de Ciência Sociais da UFPA, e tenho trilhado um caminho de autos e baixos pelo meu curso (mais baixos do que eu queria), devido ao conflito constante que experimento todos os dias entre Ciência e Fé Cristã. Tenho tido motivos pra abandonar o barco da Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas, entretanto nunca o fiz porque sempre tive convicção de que esse caminho era vontade de Deus pra minha vida por mais dificultoso que ele poderia ser, por isso desistir não é uma opção. Em súplicas a Deus tenho obtido direções e uma delas foi encontrar o acervo de livros que vocês tem. O evangelho de uma sociedade pluralista, Crer é também pensar, e agora essa série que estão se propondo a fazer sobre Ciência e Fé Cristã… Realmente não tenho palavra para agradecer. E não é que eu já tenha comprado esses livros, até porque no momento estou sem condições e ai encontro no site a ferramenta “leia um trecho”, sem palavras, Senhor, sem palavras.
    Eu agradeço o esforço de vocês e seu trabalho, me tornarei consumidora, porque sei que assim como o Senhor me apresentou o caminho também me dará condições de seguir por ele.
    Agradeço muito, muito, muito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.