Caminhos, uma casinha no campo, animais, um casal que dança muito próximo, talvez um monstro assustador, uma montanha da qual o sol desponta, uma garotinha em meio a um jardim com suas flores e seus animais, outra garota no fim de um túnel e à frente imagens que lhe indicam esperança. São mais de vinte figuras lindíssimas, com muitas cores e delicadeza, reunidas em calendários de parede.

Mia, Evita, Adrija, Rūta, Henrijs, Daniils, Toms são os nomes de alguns dos artistas, que têm entre 4 e 18 anos. Eles são alunos da Escola Waldorf da Liberdade na cidade de Riga, na Letônia.

A técnica usada nas obras é a de pintura em seda. Antes de criarem, os alunos são inspirados por algum tema. Em 2014 foram contos e lendas infantis de escritores famosos da Letônia. Em 2015 os alunos ouviram uma orquestra de kokles, antigo instrumento leto feito de madeira semelhante à harpa de mesa. A Orquestra Folclórica do Futuro executou as músicas do álbum A Antártica degela (Albums Antarktīkas Kūst).

Quem está à frente deste trabalho é Edīte Treija, artista plástica e desenhista de moda, que trabalha como professora nesta escola de artes. Ela é cristã e frequenta uma célula da igreja católica.

Este material chegou até Ultimato por meio de Elaine Behrsin. Algumas destas ilustrações adornam seções da revista Ultimato 359 (março-abril). Confira no final a galeria.

Elaine e seu esposo Hans são missionários batistas na Letônia há 10 anos. O pai de Hans é leto e a mãe nasceu em Verpa, colônia leta, no interior de São Paulo. Hoje Elaine também possui cidadania leta. O ministério do casal – auxiliar igrejas, famílias carentes, pessoas solitárias e com necessidades especiais – tem sido marcado pela amizade e relacionamentos.

 

ARTISTAS DA LETÔNIA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>