BlogUlt_05_01_15_CubaDevido aos últimos acontecimentos internacionais entre Cuba e os Estados Unidos da América a Ultimato buscou conhecer a opinião de quem conhece a ilha cubana, tanto do ponto de vista socioeconômico quanto religioso, acompanhe a breve entrevista:

Ultimato Online:

Harold Segura, você certamente acompanhou a notícia do retorno das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. Você poderia contribuir respondendo a seguinte pergunta: Você se alegra ou lamenta a retomada das relações entre EUA e Cuba? Por quê?

Harold Segura:

Pessoalmente, celebro junto a meus irmãos e irmãs das igrejas cubanas e do povo cubano em geral a notícia do restabelecimento das relações entre Estados Unidos e Cuba, assim como a moderação do embargo. Celebro porque significam novas possibilidades para melhoria de condições de vida reais da ilha e de sua gente, tanto em questões econômicas e comerciais, como em diferentes âmbitos da vida social.

Não há duvidas que a notícia tenha também repercussões religiosas na ilha e as possibilidades de que as igrejas possam interagir com mais abertura para com o mundo cristão fora de Cuba.

Estive em várias ocasiões em Cuba trabalhando com igrejas e sou testemunha de seu profundo compromisso com a fé, de sua totalidade e do exemplo que são para a fé cristã da América Latina e do Caribe. Cuba tem uma enorme riqueza na fé que necessitamos conhecer e tomar como modelo. É pouco o que temos para dar-lhes, porém eles possuem muito que nos dar para enriquecer nosso caminhar na fé.

En lo personal, celebro junto a mis hermanos y hermanas de las iglesias cubanas y del pueblo cubano en general la noticia del restablecimiento de relaciones entre Estados Unidos y Cuba, así como la moderación del embargo. La celebro porque significa nuevas posibilidades para las condiciones de vida reales de la Isla y de su gente, tanto en materia económica y comercial, como diferentes ámbitos de su vida social.
No hay dudas de que la noticia tendrá también repercusiones en la religiosa de la Isla y las posibilidades de que las iglesias puedan interactuar con mayor apertura hacia el mundo cristiano fuera de Cuba.
He estado en varias ocasiones en Cuba trabajando con las iglesias y soy testigo de su profundo compromiso de fe, su entereza y del ejemplo que significan para la fe cristiana de América Latina y el Caribe. Cuba tiene una enorme riqueza de fe que necesitamos conocer y tomar como modelo. Es poco lo que tenemos para darles, pero mucho lo que ellos pudieran darnos para enriquecer nuestro caminar de fe.

 

Harold Segura Carmona é autor de Para Que Serve a Espiritualidade?, , teólogo colombiano, pastor evangélico e educador, é o atual coordenador de compromisso cristão e diretor de relações eclesiásticas da Visão Mundial Internacional. Ex-reitor do Seminário Teológico Batista Internacional de Cali, na Colômbia, é membro da Junta Diretora da Fraternidade Teológica Latinoamericana.

 

  1. Primeiro foi a Russia que sustentou o governo cubano com seus bilhões de rublos. Quando a URSS desapareceu, a Venezuela entrou em cena com 100 mil barris de petróleo por dia para sustentar o governo ditatorial dos irmãos Castro. Agora a Venezuela dá sinais de que também não terá como manter a ditadora mais longeva da América Latina poderá contar com seu apoio. Os Estados Unidos aproveitou esse momento de fraqueza final e os irmãos Castro sentindo a necessidade de sobrevivência, fizeram um acordo de abertura.

    Não vai dar em nada. Não é o embargo econômico que atravanca a ilha, é o regime comunista que impede.

    A igreja, tomada no sentido genérico, incluindo aí a Católica e a Protestante, não tem muito o que falar e nem agir enquanto o regime decadente prosperar na ilha.

    Obama é hoje considerado um ‘lame duck’ e a abertura vai morrer na praia.

    Quando a Harold, figura de notável tendência esquerdizante, só pode realmente pintar o céu de azul e imaginar o cor de rosa de um imaginário político.

    ULTIMATO online tem um enorme pendor para abrigar em suas páginas a esquerda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.