Enviado por Ivny Monteiro

Precisamos admitir, é preciso ter coragem para encarar uma faxina de verdade, seja interior ou exterior. Pois há alguns dias o rev. Elben diretor geral da Editora Ultimato e redator da revista, se encheu de coragem e permitiu que uma parte da equipe Ultimato desbravasse seu escritório e realizasse uma faxina histórica.

Em seu escritório havia cerca de 7.000 livros, 50 bíblias de várias versões, centenas de revistas e pilhas intermináveis de papéis que incluíam manuscritos de livros já publicados, lembranças pessoais e de viagens, cartas e bilhetes escritos há vários anos (como a enviada a Zilda Arns em 2001), e-mails impressos, dentre outras coisas. Todos os livros e bíblias foram preservados, mas muitos papéis precisaram ir para o lixo.

Foram sete dias de intenso trabalho. Lenira, secretária do rev. Elben, chefiou uma equipe de sete pessoas que se revezaram neste tempo. A maior dificuldade, sem dúvida, era ter certeza de que o que estávamos jogando fora era ou não importante. Ouvíamos a todo instante as palavras dele: “Estou consciente de que há tesouros indo embora nestes sacos, mas preciso assumir este risco”.

Foi uma faxina histórica pois, além de muitos papéis preciosos que precisavam ser organizados, tratava-se uma permissão voluntária de um senhor apaixonado por seus papéis, mas um pouco incomodado pelo excesso, que precisou fazer um enorme esforço para se despedir deles. Ao longo da faxina ouvíamos comentários como “deixem pelo menos minhas bíblias”, “vocês vão querer me jogar fora também?”, o que tornava nossa tarefa divertida, mas também de grande responsabilidade.

Assim, mais de vinte sacos de lixo e muitas caixas cheias de papéis depois, um excelente resultado: um escritório limpo e organizado e um octogenário (talvez oitentão seja mais apropriado) saudoso pelas preciosidades certamente perdidas, mas feliz e aliviado, afinal, por mais que planejasse, ele não conseguiria “dar uma olhadinha” em tantos papéis.

Ao final da faxina, ele convidou toda a equipe de trabalho da editora para apreciar o feito e nos revelou que este (a organização dos papéis) era um de seus objetivos para 2010. Objetivo cumprido! O rev. Elben começou bem as comemorações de 80 anos de vida abundante. Viva a faxina!

Confira algumas fotos!

         

  1. Será que essa equipe faria uma arrumação no escritório do irmão mais novo Rev. Elben? Garanto que tenho muito menos papéis e revistas… mais ultimato que qualquer outra…. mais umas 150 a 200 bíblias em diferentes línguas e dialetos. Parabéns a equipe pelo belo trabalho e ao Elben pela coragem.

  2. Ivny querida, q texto lindo, gracioso e verdadeiro.
    Parabéns a Lenira pela iniciativa e a toda equipe pela coragem!
    E para vc, pai querido, um parabéns ainda maior! Abrir mão aos 80 anos de suas preicosidades! Um exemplo para nós!
    Beijão a todos, Gínia

  3. Também estou fazendo uma faxina, mas no meu quarto e, mais precisamente na minha biblioteca. Estou doando grande parte dos meus livros, exceto alguns que me tocaram bastante (os dois que comprei da Editora Ultimato em 2009 ficarão comigo) e três de Santo Agostinho que venderei a um sebo para comprar a minha primeira Bíblia de luxo que terei. Um seminarista já levou uma mala minha cheia de livros e um irmão que foi batizado comigo virá segunda-feira pegar alguns também. Vou explicar porque estou fazendo isso: já li livros demais e todos eles me fizeram pensar que sei mais do que meu pastor, trazendo, assim, muita falta de paz. Daqui pra frente, só lerei a Bíblia, a Revista Ultimato e o site da mesma. Creio que Deus me abençoará, ou melhor, faço uma correção, já está me abençoando. Paz e bênçãos sobre os irmãos aí de Viçosa, principalmente sobre os que fazem a Revista que aprendi não só coisas boas do céu, mas a amá-la também. Amém.

  4. obrigada por compartilhar esse feito historico com os leitores.A vcs meninas,so posso admira-las pela oportunidade de ter estado ai.A vc. Rev. agradeço pelo ex, de desapego.

  5. Oi Ivny! Quando vi o seu texto me senti extremamente privilegiado por, meses atrás, ter feito uma visita ao escritório do REV, ainda com todos os papeis, anotações, livros… Imagino como ele deve ter se sentido! E vc ainda colocou as fotos para provar!!! Parabenizo a equipe pela disposição e, sobretudo o REV pela coragem (no lugar dele, não sei se eu teria…)

  6. Clean up… clean up… uma musica infantil que me pego cantando quando termino as classes com as criancas e quando comeco a limpeza exterior da minha pequena biblioteca e interior da minha alma quando cansada estou de tanos bilhetes,palavras,livros, predicacoes que envelhecidos estao e ja nao respondem mais minha busca para uma vida plena em Cristo. Corajoso reverendo te parabenizo pelo ato e pela equipe que o apoia nessa atitude necessaria no decorrer do comeco de uma vida nova.

  7. PARABÉNS, PELA CORAGEM, IRMÃO ELBEN. IMAGINO QUE FOI MUITO DIFÍCIL. TENHO CERCA DE 300 LIVROS (ALGUNS PRECIOSÍSSIMOS, COMO “DEUS NÃO É JUSTO”, “NASCIDO PARA A BATALHA” E OUTROS), FORA REVISTAS “MENSAGEM DA CRUZ”, DEVOCIONAIS E DA EBD. QUASE NÃO CONSIGO DESFAZER-ME DE NENHUMA PUBLICAÇÃO. UM ABRAÇO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *