Enviado por Klênia Fassoni

Quem vai ao Rio de Janeiro e procura pela Praça Tiradentes verá que as placas de sinalização têm a imagem estilizada de uma igreja. Esta igreja é a Catedral Presbiteriana, um dos pontos históricos e turísticos do Rio. Ela é a "igreja mãe" de todas as igrejas presbiterianas do Brasil. Foi fundada em 12 de janeiro de 1862, menos de três anos depois da chegada do primeiro missionário presbiteriano. Ashbell Green Simonton chegou ao Brasil no dia 12 de agosto de 1859, muito jovem (26 anos), e teve um ministério muito curto (morreu aos 34 anos), mas também muito frutífero.

A Catedral vai sediar em agosto várias comemorações do sesquicentenário da chegada de Simonton e, nos dias 27 a 29, emprestará seu salão, salas e refeitório para o 4º Encontro da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). 

Juntos vamos discutir sobre "A Igreja de Cristo promovendo a justiça", tema caro também a Simonton. Aos 22 anos ele escreveu em seu diário: "Percebo que é muito fácil esquecer os pobres no meio de nossos prazeres". Mais à frente: "Neste inverno haverá mais sofrimento entre as classes pobres do que houve por muitos anos. Milhares de trabalhadores já foram despedidos nas cidades e nos aglomerados industriais, os aluguéis e a comida estão caros… O carvão custa mais do que nunca. Se o inverno for tão severo como em dezembro certamente vai haver muito sofrimento" (p. 78). Em seguida ele dá a boa notícia de que as senhoras da igreja saíram para localizar os necessitados e dar-lhes as roupas necessárias, costuradas pelas mesmas irmãs.

A Editora Ultimato e a Visão Mundial, junto com a RENAS, estão promovendo o Encontro, que pela primeira vez tem como objetivo específico despertar a igreja para ações de justiça e misericórdia com e para os pobres. Até então seu público principal eram as organizações e os agentes sociais cristãos envolvidos nesta área.

Marque na sua agenda! E divulgue o Encontro.

  1. Parabenizamos os pastores e lideres da Catedral Presbiteriana pelo desempenho na area social.
    Numa epoca de tantan desigualdade social e injustiça, a Igreja Evangelica, que tem um perfil historico, promove o Encontro, que pela primeira vez tem como objetivo específico despertar a igreja para ações de justiça e misericórdia com e para os pobres.
    Avante, esta é tambem uma função da Igreja.

    Pr Eliel A Soares
    Missionario em Los Angeles EUA

  2. Carlos Augusto Lopes

    O grande legado de Simonton no Brasil deve ser um exemplo para todas as igrejas evangélicas que estao comprometidas com a Bíblia e com a evangelizaçao. Vivemos um período de enfervencencia entre os eclesianos no Brasil e este pe’riodo de promover um encontro que desperte a igreja em todo território nacional no quesito justiça e misericórdia é de suma importancia para o corpo de Cristo no Brasil. Devemos sim como igreja abraçar os que nao sao abraçados, incluir os excluídos e levar o evangelho para uma geraçao carente da graça de Deus. Este encontro que culmina com a grande obra de Simonton será uma bençao. Esta de parabens os líderes presbiterianos.

    Carlos A. Lopes
    teólogo e pastor da Igreja Assembléia de Deus Independente
    Tubarão – Santa Catarina

  3. Ruth Pessanha Vianna

    Sendo membros da Catedral Presbiteriana do Rio, eu e meu esposo Pb. Josmar Smith, desde já agradecemos a Deus por esse encontro, e sentimos que serão dias de unção e chuvas de bênçãos nessa cidade. Estamos de joelhos, na certeza de que o Senhor está preparando o terreno para que a boa semente seja lançada e os frutos colocados em salvas de prata em Seu Altar.
    No Amor de Cristo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.