A popularidade do presidente Barack Obama entre os norte-americanos anda mais alta do que a de Jesus Cristo, revelou uma pesquisa divulgada aqui nos Estados Unidos na semana passada (21/02/2009). A pesquisa “The Harris Poll” é publicada todos os anos e aponta a galeria das dez pessoas consideradas heróis para os estadunidenses.

No ranking ficaram, em primeiro lugar, Barack Obama, seguido de Jesus Cristo, Luther King, Ronald Reagan, George W. Bush (hã? hein?), Abraham Lincoln, John McCain, John F. Kennedy, Chesley Sullenberger, e Madre Teresa.  

Um dos fatos mais curiosos da pesquisa, além da enorme popularidade do presidente Obama, foi que ela foi dividida em heróis que já estão mortos e heróis que ainda não passaram pela derradeira hora. Por que curioso? Adivinhem em qual das categorias colocaram o nome de Jesus? Isso mesmo! Na categoria dos heróis que já estão mortos.

Curiosidades à parte, tentei imaginar o que passava na cabeça dos entrevistados ao escolherem seu herói favorito. Luther King, tranquilo! Vá lá, o cara lutou muito pelo fim da segregação racial. Ronald Reagan… hum… talvez um herói da economia e da moral americana. John McCain, herói da Guerra do Vietnã. Chesley Sullenberger, com certeza esse é herói. Pousou o avião da United Airlines num rio lá em Nova Iorque semanas atrás. Madre Tereza, Abraham Lincoln, John F. Kennedy… é, podemos dizer que sim, dependendo do ângulo da análise. George W. Bush, esse prefiro não comentar!

Agora, Obama e Jesus no topo da lista, fiquei sem entender. Bem, a esperança de muita gente por aqui é que o atual presidente consiga, com suas oferendas de oitocentos bilhões de dólares, salvar o deu$ de muitos americanos. E se ele conseguir, vai ser um feito. Mas, por enquanto, são só querelas.

Quanto à Jesus quase no topo da lista de heróis, só posso chegar a uma conclusão: num país onde não se pode dizer “Happy christmas” no Natal — porque constitui um desrespeito aos que não acreditam em Cristo — com certeza, acharam que Jesus montado em seu burrinho era um democrata.

Obs.: Para os que não entenderam a piada: como o tucano aí no Brasil é o símbolo do PSDB, aqui nos Estados Unidos o símbolo do Partido Democratra é um burrinho e o dos Republicanos, um elefante.

Confira a reportagem “Americans Pick Obama as Personal Hero; Jesus Comes Second”.

Crédito da foto: AP/Ross D. Franklin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.