Em minha leitura de A Bíblia Toda, O Ano Todo na data de hoje (10 de abril) encontrei esta preciosa frase de John Stott: "Todas as culturas, por serem obras de homens, são uma mistura de coisas boas e coisas más, de verdades e mentiras, de beleza e feiúra. Daniel e seus amigos decidiram assimilar tudo o que havia de bom na cultura caldéia, mas rejeitaram tudo o que era incompatível com a fé que lhes havia sido revelada" (p. 122). 

O exemplo de Daniel me fez lembrar de José. Ambos foram missionários, não por iniciativa própria, mas levados pelos estranhos desígnios de Deus. José foi parar no Egito por ter sido vendido pelos próprios irmãos. 
Daniel foi parar em Babilônia por ter sido deportado por ordem da nação opressora. Ambos ganharam nomes novos, próprios da cultura na qual passaram a viver. Ambos conseguiram sobreviver na cultura contrária graças à forte decisão de não traírem o Senhor. Ambos tornaram-se notáveis em países estrangeiros e chegaram bem perto do chefe do governo e deram significado aos seus turbulentos sonhos. 

Graças a Deus por esses missionários formidáveis que, injustamente, não têm sido chamados de missionários. Os dois foram missionários bi-ocupacionais e muito jovens quando iniciaram sua carreira diplomática-missionária.

Vamos enaltecer o Senhor da Seara e deixar que ele continue no controle de tudo. Deus nos abençoe!

  1. Olá Pr. Elben, gostei muito do que o senhor escreveu a respeito de missões neste texto! Sou Psiquiatra (atualmente morando em Três Corações-MG) e me identifico bastante com a vida de Daniel. Quando comecei a estudar Psiquiatra conversei com um pastor, também Psiquiatra, que me recomendou ler o livro de Daniel. Considero esse período um divisor de águas tanto na minha vida acadêmica, quanto cristã!
    Por isso, quero lhe agradecer e parabenizar por esse texto…falou muito ao meu coração!
    Abraço,
    Cristiane Lopes

  2. Prezado e mui querido Pr.Elben,

    Mas que saudades a gente tem do Brasil e Vicosa. E com muito alegria que encontramos mais uma vez mensagem edificante e missionaria do irmao.
    Basta dizer que estou en contato com um Cirus, um muculmano, a tarefa de Deus, e ele e de Persia (Iran) via o milagre chamado O Internet. Como a vida muda, mas a obra nao, Agora tenho que apprender um novo modo de falar/comunicar se o mundo de hoje vai nos ouvir.
    Visite meu blog, por favor e deixa um recado.

    Toddy (Tomou seu hoje?)
    e4unity.wordpress.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *