Rede de TransformAÇÃO (ReT)

Sensibilizando, (Trans)Formando e Mobilizando comunidades evangélicas

Parceiros e parceiras locais do projeto em encontro de capacitação em 2011.

Em 2008 A Rocha Brasil lançou seu projeto de educação ambiental e mobilização socioambiental voltado às igrejas evangélicas brasileiras. A escolha do público se deu após uma consulta realizada em 2006, que confirmou que as comunidades cristãs evangélicas têm se manifestado e se envolvido muito pouco nas questões socioambientais.

Com financiamento da Tearfund, o projeto Rede de Transformação (ReT) tem atuado em oito cidades das regiões Norte (Manaus, AM; Belém, PA) e Nordeste (Fortaleza e Ibiapina, CE; Natal, RN; São Luís, Duque Bacelar e Coelho Neto, MA). O objetivo do ReT tem sido sensibilizar, capacitar e mobilizar a comunidade local, oportunizando espaços para seu maior envolvimento, aprendizagem e troca de saberes sobre questões socioambientais, e envolvimento prático por meio da elaboração e execução de projetos locais.

Para a sensibilização e capacitação dos atores locais, o projeto tem utilizado como ferramentas as palestras e oficinas, e os temas geradores têm sido sugeridos pelos próprios participantes das atividades. As práticas educativas de sensibilização e capacitação têm sido realizadas nas comunidades uma ou duas vezes ao ano e, até o momento, os seguintes temas foram vivenciados, discutidos e refletidos: mudanças climáticas, papel da espiritualidade na crise ambiental, cidadania ambiental, desenvolvimento comunitário, elaboração e gestão de projetos socioambientais.

Para a mobilização, o projeto tem incentivado e facilitado a participação dos mesmos atores em ações práticas em suas próprias comunidades, além de sua atuação política como cidadãos. Oficinas sobre diagnósticos participativos (Oficina de Futuro) têm orientado os atores a identificarem as problemáticas do seu entorno e a buscarem possíveis soluções coletivas, além de os instigarem a refletir sobre problemáticas planetárias.

Além do Norte e Nordeste, a partir de 2013 o ReT atuará também na grande São Paulo (SP) e Joinville (SC), em parceria com a organização Missão Aliança.

As atividades do ReT no Norte e Nordeste são gratuitas e abertas a todos os interessados(as). Se você reside em alguma das cidades contempladas e quer participar do projeto, escreva para: pea.brasil@arocha.org . Se você não mora nessas localidades, mas gostaria de acessar o material na temática, acesse: Materiais.

Números do projeto (2009 a 2013):

  • 986 pessoas alcançadas pelo projeto;
  • 55% mulheres e 45% homens;
  • 88 igrejas alcançadas por ano, em média;
  • 1249 kits de material distribuídos;
  • 5 estados alcançados;
  • 12 cidades receberam capacitação;
  • 5 estudos bíblicos produzidos;
  • 2 livros produzidos.

Antigos e atuais parceiros do ReT: