Projetos

  • Educação Ambiental

HPIM6295_peqEm 2008 A Rocha Brasil lançou seu projeto de educação ambiental e mobilização socioambiental voltado às igrejas evangélicas brasileiras. A escolha do público se deu após uma consulta realizada em 2006, que confirmou que as comunidades cristãs evangélicas têm se manifestado e se envolvido muito pouco nas questões socioambientais. Com financiamento da Tearfund, o projeto Rede de TransformAÇÃO (ReT) tem atuado em oito cidades das regiões Norte (Manaus, AM; Belém, PA) e Nordeste (Fortaleza e Ibiapina, CE; Natal, RN; São Luís, Duque Bacelar e Coelho Neto, MA). O objetivo do ReT tem sido sensibilizar, capacitar e mobilizar a comunidade local, oportunizando espaços para seu maior envolvimento, aprendizagem e troca de saberes sobre questões socioambientais, e envolvimento prático por meio da elaboração e execução de projetos locais.

Além dessas cidades, em parceria com a Missão Aliança, em 2013 o projeto alcança também as cidades de Joinville (SC) e grande São Paulo (SP), capacitando as organizações parceiras da Missão Aliança, que trabalham especificamente com crianças em bairros da periferia.

Números do projeto (2009 a 2013):

  • 986 pessoas alcançadas pelo projeto;
  • 55% mulheres e 45% homens;
  • 88 igrejas alcançadas por ano, em média;
  • 1249 kits de material distribuídos;
  • 5 estados alcançados;
  • 12 cidades receberam capacitação;
  • 5 estudos bíblicos produzidos;
  • 2 livros produzidos.

Mais informações aqui.

.
  • Campanhas

Eu quero! peqEm junho de 2012, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) e A Rocha Brasil avaliou este evento como uma oportunidade de informar e incentivar as igrejas brasileiras a se envolverem com as questões ambientais, fomentando a discussão e criando espaços para manifestações por meio de uma campanha nacional, a Campanha Igrejas Ecocidadãs. A Rio +20 passou e a campanha Igrejas Ecocidadãs tornou-se um movimento, onde grupos tem se organizado e atuado em questões socioambientais segundo contexto de suas cidades.
Números do projeto (2011 até 2013):
  • >16 organizações cristãs mobilizadas;
  • 400 pessoas envolvidas;
  • 200 igrejas realizaram ação local;
  • 3 grupos organizados localmente.
Mais informações aqui.
  • Conservação, educação ambiental e desenvolvimento comunitário

Já há algum tempo A Rocha tem sonhado com um projeto local onde as três frentes de trabalho (conservação, educação ambiental e comunidades) pudessem se encontrar e acontecer na prática. Depois de muita pesquisa, visita ao local para um diagnóstico e muitas reuniões, em parceria com a Igreja Batista de Água Branca (IBAB), iniciamos o Projeto Betari na cidade de Iporanga (SP), Bairro da Serra, onde a IBAB já tem servido a comunidade há mais de 10 anos. Localizado no Vale do Ribeira, próximo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), o bairro é uma região com uma vasta área de Mata Atlântica preservada e com uma grande necessidade socioeconômica. Estima-se que o projeto beneficiará diretamente 600 pessoas moradoras do bairro, e inclui desde ações de educação ambiental, a construção de um viveiro de mudas nativas, monitoramento da qualidade da água do Rio Betari entre outros.

Mais informações aqui.

DSCN7027_2

  • #1 escrito por Carlos Eduardo de Assumpção
    há 4 anos atrás

    Fico espantado de ninguém fazer nenhum comentário aqui. Me preocupar muito o que está ocorrendo com o nosso lapso quanto ao esclarecimento, educação e campanhas para mudança de hábitos em nosso planeta. SOS_planeta_TERRA urgente! As consequencias desse lapso já são óbvias, só não percebeu ainda quem é míope ou obssecado, cegados pela ganância de energias, extrair riquezas,etc. sem importar-se com a sustentabilidade nas devastações e as consequencias dessa “irresponsável atitude e/ou falta de educação ambiental..

    • #2 escrito por maria ivete melo da silva
      há 4 anos atrás

      olá Carlos Eduardo.
      Realmente é preocupante a inercia do povo cristão nesta área.Vejo situações dificies de resolver nesta questão, pois atualmente estou trabalhando ná area é muito dificil o povo cristão
      interagir com os problemas ambientais.
      A responsabilidade ambiental não existe principalmente pela parte de adultos, quantos aos pequeninos existe uma reação bastante animadora.
      Precisamos urgente fazemos um trabalho de consciencia ambiental nas nossas igrejas parece que os mesmos não conhecem o livro Genesis que trata da criação.Estou fazendo um trabalho na igreja de conscencia ambiental passo a passo. mostrando biblicamente quanto somos responsaveis pelo nosso planeta como um todo.
      mis.

  • #3 escrito por Dera
    há 4 anos atrás

    SHALON ADONAI !!!Sou apaixonado por tudo que DEUS criou, e tenho chorado pelo o meu Ceará estar passando por essa grande calamidade juntamente com todo Nordeste, mas o que me deixa mais triste e ver as pessoas desperdissando agua como se nada divesse acontecendo e o pior, muitas dessas pessoas se dis se “CRISTÃO”… como eu posso dizer que sou seguidor do FILHO de DEUS se nem se que cuido das coisas do PAI. PRECISAMOS REALMENTE VIVER A ORAÇÃO DE JESUS “QUE VENHA O TEU REINO” sou missionario da JOCUM.. gostaria de adiquerir alguns materias de vocês….. shalon.

  • #4 escrito por Dijailso
    há 3 anos atrás

    estamos no Rio Grande do Norte, na cidade de Guamaré, e pode ser um modelo para esta região, estamos de portas abertas para sua visita.

  • #5 escrito por Camila de Figueiredo Pimenta
    há 3 anos atrás

    olá, eu sou membra da Igreja Batista da Lagoinha, em BH. e fiquei muito interessada no trabalho que vocês vem desenvolvendo, sobre a importância de cuidar do meio ambiente, até porque Deus nos deixou essa tarefa. Gostaria de saber se aqui em Bh, tem algum grupo de vocês. e que tipo de material (livros, etc) que vocês produziram, e como adquirir. q Deus os abençoe;

    • #6 escrito por A Rocha Brasil
      há 3 anos atrás

      Oi, Camila. Em BH estamos reanimando o grupo local do movimento Igrejas Ecocidadãs (www.igrejasecocidadas.org.br), o contato em BH é o Caio Marçal, da Rede Fale (caioabu@gmail.com). Todos os livros que lançamos foi em parceria com a Editora Ultimato, você pode adquiri-los pelo site (www.ultimato.com.br): “A Rocha” (é da editora ABUB, mas a Ultimato está vendendo), “Assim na Terra como no céu” e “Jesus e a Terra”. Abraço!

Nenhum trackback ainda.