Projeto Betari

Práticas alternativas e sustentáveis no entorno do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Município de Iporanga, Estado de São Paulo – Bairro da Serra

Já há algum tempo A Rocha tem sonhado com um projeto local onde as três frentes de trabalho (conservação, educação ambiental e comunidades) pudessem se encontrar e acontecer na prática.

Depois de muita pesquisa, visita ao local para um diagnóstico e muitas reuniões, em parceria com a Igreja Batista de Água Branca (IBAB), iniciamos o Projeto Betari na cidade de Iporanga (SP), Bairro da Serra, onde a IBAB já tem servido a comunidade há mais de 10 anos.

Localizado no Vale do Ribeira, próximo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), o bairro é uma região com uma vasta área de Mata Atlântica preservada e com uma grande necessidade socioeconômica.

Estima-se que o projeto beneficiará diretamente 600 pessoas moradoras do bairro, e inclui desde ações de educação ambiental, a construção de um viveiro de mudas nativas, monitoramento da qualidade da água do Rio Betari entre outros.

Em 2014 o objetivo é construir o viveiro comunitário de mudas nativas. Além de um espaço educativo e de convivência comunitária, a prática pretende gerar renda para a população envolvida.

Veja abaixo algumas fotos do local e das ações do projeto.

Nenhum comentário ainda.