Igrejas ECOCidadãs

Em junho de 2012, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) e A Rocha Brasil avaliou este evento como uma oportunidade de informar e incentivar as igrejas brasileiras a se envolverem com as questões ambientais, fomentando a discussão e criando espaço para manifestações por meio de uma campanha nacional, a Campanha Igrejas Ecocidadãs.

Além de ter sido uma oportunidade de exercício prático para as igrejas, a campanha também teve como objetivo pressionar os políticos brasileiros para a construção de políticas públicas sustentáveis, e um compromisso efetivo com a preparação e as propostas que surgiram na conferência.

A meta da Campanha foi mobilizar as igrejas para construir uma nova sociedade, inspirá-las e motivá-las a estar mais envolvidas em oração e ação, participando de uma mudança socioambiental efetiva por parte do governo brasileiro e também da sociedade civil organizada.

Para alcançar esta meta, A Rocha se uniu a outras organizações cristãs e juntas criaram um coletivo de mobilização da igreja rumo a Rio +20. O coletivo realizou atividades nos meses que antecederam o evento e também durante sua realização (15-23 de junho: Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental; 20-22 de junho: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20).

***

E agora, após a Rio +20?

A Rio +20 passou, mas a mobilização das igrejas locais para as questões socioambientais continua existindo. A campanha Igrejas Ecocidadãs tomou força e se tornou em um movimento, com grupos atuantes em algumas cidades de nosso país. Que tal organizar um grupo local em sua cidade também? Veja abaixo como se envolver:

ORE.

CADASTRE sua igreja/organização: Formulário.

SIGA-nos no Twitter:  @IgrejasEco

CURTA-nos no Facebook:  igrejas.ecocidadas

ACESSE nossa página: www.igrejasecocidadas.org.br

DIVULGUE o movimento entre seus amigos(as), familiares e comunidade.

 

Números do projeto (2011 até 2013):
  • >16 organizações cristãs mobilizadas;
  • 400 pessoas envolvidas;
  • 200 igrejas realizaram ação local;
  • 3 grupos organizados localmente.

***

Histórico da campanha

Organizações parceiras do movimento:

 

  • #1 escrito por Dijailso
    há 3 anos atrás

    Amados, sou professor de Filosofia e Sociologia e Religião, gostaria que me envia-se algumas revistas educativas, para divulgar este lindo projeto de Deus. com meus alunos e membros da igreja a qual pastoreio.

    • #2 escrito por A Rocha Brasil
      há 3 anos atrás

      Prezado Dijailso, como vai? Infelizmente não produzimos revistas educativas. Todo nosso material está disponível para download no link “Material” desta página.

  • #3 escrito por nilce
    há 3 meses atrás

    Vou elaborar um Projeto com tema ECOLOGIA MEIO AMBIENTE
    QUERO SUGESTOES, TAIS COMO: 1- CRIAR HORTA COMUNITARIA, E OU 2- UMA CONSCIENCIA PARA O LIXO RECICLAVEL, NO QUE PODERIAM ME AJUDAR? ACEITO SUGESTOES. OBRIGADA NILCE

Nenhum trackback ainda.