Sábado A Rocha esteve no festival “Rock no Vale: Música, Reino e Sustentabilidade“, organizado pela Missão Jovens da Verdade. A Rocha é parceira do festival desde a primeira edição (2013) e tem ajudado na organização das oficinas sustentáveis. Este ano as oficinas foram sobre cidadania (Rede Fale), justiça (Igrejas Ecocidadãs Rio), mobilidade urbana (Bike Tour SP), agricultura urbana (Igrejas Ecocidadãs SP) e o papel da igreja no cuidado da criação (A Rocha Brasil).

Agradecemos às organizações e oficineiros(as) parceiros(as) por terem aceito o convite de estar conosco no festival. O envolvimento dos participantes em cada oficina também foi incrível. Gratidão!

  • Você tem fome de quê? Transformando realidades: por um legado justo e sustentável!

Rede FaleQual legado queremos? (Tg 2:20) Temos fome e sede de justiça? (Mt 5:6) Ressaltando a transversalidade e relação de temas diversos, tais como água, desflorestamento, soberania alimentar, saneamento, trabalho escravo, etc., destacaremos questões de sustentabilidade e exercício de cidadania no cotidiano, com intuito de sermos agentes de transformação.

Leonara Almeida – Articuladora da Rede FALE SP e REJU – SP

 

  • E se a minha igreja fosse um endereço de justiça?

Igrejas Ecocidadãs RioConversa sobre a criação das feiras solidárias no espaço de igrejas locais aos domingos como forma de romper com um ciclo de iniquidade e exploração dos agricultores familiares. E compartilhar da experiência de igrejas da cidade do Rio de Janeiro junto aos agricultores familiares da região serrana vitimados pela última grande enchente.

Jorge Tonnera Jr. – Biólogo, membro do movimento Igrejas Ecocidadãs Rio e Jocum Rio

 

  • 2 versus 4 rodas, a revolução da mobilidade urbana pelo uso da bicicleta

Bike Tour SPAs ciclofaixas são fundamentais para estimular as pessoas a voltarem a pedalar. As ciclofaixas são o início da mobilidade, pois depois de voltar a pedalar o próximo passo é se lançar a trocar o carro pelo menos 1 vez por semana pela bike e assim adiante trocar em definitivo. Portanto, o Bike Tour SP é um importante instrumento para a Mobilidade Urbana em São Paulo.

Rosana Paskevicius – Administradora, ciclista e monitora no Bike Tour SP

 

  • Guerrilha verde: uma busca de resiliência na Babilônia

Igrejas Ecocidadãs SPUm conversa sobre o que o Cristão tem a ver com cuidar do jardim e apresentação de algumas técnicas de ecologia ativa visando tornar nossa cidade mais resiliente para os tempos de crise socioambiental que estamos vivendo.

João Lotufo e Paula Reis – Permacultores e membros do movimento Igrejas Ecocidadãs São Paulo

 

  • Caminhos de Esperança – O que os cristãos devem esperar do futuro e o que devem fazer enquanto esperam

A Rocha BrasilQual é a base de atuação de uma ONG ambiental cristã? O que a Bíblia fala sobre isso? Faz sentido a sua existência e o seu trabalho? Por que me envolver? Qual é o papel do cristão com relação ao meio ambiente?

Raquel Arouca e Andrea Ramos – Bióloga e Ecóloga e executivas da ONG ambiental e cristã A Rocha Brasil

Álbum completo com as fotos das oficinas aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *