Semana passada A Rocha Brasil esteve reunida em Curitiba (PR) com onze Parceiros(as) Locais de seu Projeto Rede de Transformação (ReT): uma parceira de Manaus (AM), uma de Ananindeua (PA), uma de Ibiapina (CE), dois de São Luís (MA), dois de Duque Bacelar (MA), um de Coelho Neto (MA) e três de Natal (RN). O projeto Rede de Transformação (ReT) é financiado pela Tearfund e atua nas cidades citadas desde 2009.

O V Encontro de Parceiros(as) ReT Norte e Nordeste foi um momento de avaliação coletiva dos seis anos do projeto e também de celebração pelos resultados alcançados até o momento. Netinha, de Ibiapina, compartilhou com o grupo as oficinas de artesanato sustentável que tem realizado com mulheres de baixa renda de Ibiapina e Fortaleza; Agostinha e Cipriano, de São Luís, compartilharam as oficinas sobre compostagem e horta que têm promovido em uma comunidade da cidade; e Lya, de Ananindeua, as atividades de educação ambiental que tem realizado com os alunos e educadores da escola infantil da JOCUM Belém.

Para celebração, A Rocha proporcionou ao grupo um passeio pelos pontos turísticos de Curitiba e um agradável piquenique. Foram momentos de diversão, comunhão, descanso e gratidão. E como reconhecimento de seu envolvimento, cada parceiro(a) recebeu um certificado de Honra ao Mérito.

O Encontro contou ainda com a presença de Gínia Bontempo, ex Coordenadora de Projetos, idealizadora do ReT e hoje consultora voluntária da organização; e de Bebeto Araújo, representante nacional da Missão Aliança, outra organização parceira d’A Rocha Brasil.

Após o V Encontro de Parceiros(as) ReT, todo o grupo participou da programação do 9° Encontro Nacional RENAS. O stand d’A Rocha foi organizado e administrado pelos parceiros(as) ReT. Foi uma grande alegria vê-los compartilhando, com propriedade e seriedade, sobre os trabalhos d’A Rocha com os demais participantes do Encontro RENAS.

Por tudo isso e muito mais, A Rocha Brasil é grata e reconhece a participação, envolvimento e dedicação fiel e voluntária de cada um de seus Parceiros(as). Sem eles(as) o ReT não teria capacitado mais de 1.000 pessoas nesses seis anos de existência.

Mais fotos do V Encontro de Parceiros(as) ReT podem ser visualizadas aqui.

*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *