Esta semana A Rocha esteve no Bairro de Serra, Iporanga (SP), para promover sua primeira capacitação aos moradores. Serra é o bairro porta de entrada do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR (muito conhecido pelas suas cavernas), e faz parte da região que possui o menor IDH do Estado de São Paulo, o Vale do Ribeira.

Desde novembro de 2012, em parceria com a IBAB (Igreja Batista de Água Branca), A Rocha tem atuado no bairro com o objetivo de contribuir para o bem estar social, econômico e ambiental da comunidade. Em 2013 nasceu o Projeto Betari (nome do rio que passa no bairro), que visa empoderar os moradores e capacitá-los para atuar como agentes locais de transformação. O Projeto Betari é um projeto a longo prazo e contínuo, que compreende ações de desenvolvimento comunitário, geração de renda local, cidadania, conservação da Mata Atlântica e diversas capacitações.

Este ano o projeto pretende construir no bairro um viveiro comunitário de mudas nativas. Este será um espaço educativo para produzir mudas nativas da Mata Atlântica, com o objetivo de restauração florestal do próprio bairro e geração de renda. Como parte dessa atividade, A Rocha promoveu no dia 24 de junho a primeira oficina de viveiros. Foram 8 horas de capacitação para 18 moradores, entre homens, mulheres, jovens e adultos. A parte prática da oficina será realizada em julho, em uma visita a um viveiro comunitário no município Barra do Turvo (SP).

Durante a oficina os participantes aderiram à campanha da ONG Rede Fale – Em Defesa da Vida Sem Agrotóxico, assinando o cartão da campanha destinado a Presidenta Dilma Rousseff.

Vale ressaltar que toda a parte logística das atividades no bairro é decidida e organizada pelos próprios moradores e isso faz parte do DNA e dos valores d’A Rocha Brasil, de empoderar a comunidade, criar nela o sentimento de pertencimento ao projeto e motivá-la a trabalhar em grupo. Para a realização da oficina de viveiros eles solicitaram um espaço na escola local, elaboraram cartazes para divulgá-la no bairro, promoveram as inscrições dos interessados e se organizaram para oferecer os lanches.

Abaixo algumas fotos da oficina, o álbum completo está disponível aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *