Este ano é decisivo para o projeto Rede de TransformAção em São Paulo e Joinville. As organizações parceiras da Missão Aliança, que foram capacitadas com a visão bíblica do cuidado da criação e elaboração de projetos socioambientais agora começam a criar seus próprios projetos para serem aplicados este ano nas comunidades onde estão inseridas.

Duas oficinas no estado de São Paulo já aconteceram: no abrigo Lar da Mônica e no Projeto Missionário Vila Capriotti. E duas em Joinville também: Missão Morro do Meio e Missão Ecos. Leia abaixo como foi esse dia intenso de sonhar e planejar o trabalho para os próximos meses.

Lar da Mônica: A oficina de Futuro foi realizada com a presença de 15 crianças abrigadas e cinco funcionários da instituição.  No primeiro momento os participantes foram ambientados à temática socioambiental através da dinâmica “Limpando o Rio” e eles adoraram! Devido ao perfil do público presente, grande maioria de crianças, houve a necessidade de adaptação na metodologia da oficina. Algumas atividades planejadas foram desenvolvidas explorando o lúdico para que houvesse o envolvimento de todos os presentes.

 

Vila Capriotti: Muitas ações na área socioambiental já foram desenvolvidas pelo Projeto Missionário Vila Capriotti, a última foi a construção de um lindo jardim comunitário na comunidade Boracéia, atividade realizada com o auxílio dos estudantes da ABUB. Havia grande expectativa da comunidade e parceiros para a realização da Oficina Diagnóstica de Futuro, principalmente para buscar o fortalecimento das ações já realizadas na comunidade. Tivemos o privilégio de vivenciar momentos muito especiais através do resgate das histórias da comunidade e dos sonhos compartilhados por jovens e mulheres presentes.

Depois de um dia de muito trabalho, construiu-se coletivamente um plano de ação para buscar melhorias na destinação e coleta do lixo na comunidade Boracéia. Ainda há muito a ser feito, porém a esperança se renova no coração de cada pessoa envolvida:

“Esse encontro foi muito bom, pois através das atividades que participamos percebi o quanto é necessário fazer por essa comunidade e pela cidade de maneira geral… Através das ideias e estratégias poderemos continuar esse trabalho coletivamente, no qual cada um terá uma responsabilidade e função que trará o bem para todos.” (participante da oficina diagnóstica).

Veja as fotos aqui.

Missão Morro do MeioO encontro realizado na Missão Morro do Meio contou com a participação expressiva dos jovens do grupo escoteiro local Águia Pequena. Havia uma grande expectativa da comunidade para a realização do diagnóstico e construção coletiva do projeto socioambiental. Ao final da oficina os participantes construíram um plano de ação abordando a temática da agricultura urbana. O projeto inclui a instalação de composteiras orgânicas (Minhocasas) nas casas dos escoteiros e o começo de uma horta. Depois o convite para participar dessa ação será estendida para o bairro, para melhorar a qualidade de vida da população com hortas nos quintais. Os escoteiros serão os agentes multiplicadores.

Veja as fotos aqui.

 

Missão Ecos: (Bairro Paranaguamirim) Iniciamos as atividades com uma visita à casa do catador de recicláveis Márcio Moreira, que nos apresentou seu local de trabalho e sua bela história de vida. Apesar dos poucos participantes presentes na oficina, o resultado foi muito satisfatório. No diagnóstico participativo realizado verificou-se que um dos problemas da comunidade é a “falta de amor pelo bairro”. Dessa forma, o projeto construído coletivamente será de sensibilização e resgate do sentimento de pertencimento ao bairro. Várias ações foram planejadas, tais como uma campanha para a divulgação dos aspectos positivos do bairro (ambientais, humanos e culturais), inserindo a temática nas atividades já realizadas pela Missão Ecos.

Veja as fotos aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>