Dos dias 13 a 17 de janeiro A Rocha esteve em Fortaleza (CE) participando do VI Encontro Nacional do MJPOP. Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) é uma iniciativa apoiada pela Visão Mundial Brasil que prepara adolescentes e jovens para liderar processos políticos em suas comunidades. Através desta metodologia, meninos e meninas de 16 a 24 anos identificam os problemas, e junto com outros atores, propõem soluções, buscando esclarecer e incentivar cada um – cidadão, comunidade e Estado, a cumprir seu papel para que direitos sejam efetivados e o bem estar de todos sejam alcançados.

O objetivo da participação d’A Rocha foi conhecer mais de perto a metodologia MJPOP e avaliar sua aplicabilidade nas atividades do projeto Rede de Transformação (ReT), em parceria com a Tearfund Brasil. Com a liderança do MJPOP no Norte e Nordeste, pretendemos capacitar adolescentes e jovens de igrejas locais em comunidades vulneráveis para monitorarem seus serviços públicos básicos, em especial os que afetam também o meio ambiente (saneamento básico, entre outros).

Foram 5 dias de muita aprendizagem. Havia no Encontro aproximadamente 130 jovens de várias partes do Brasil, todos muito engajados e articulados localmente. Na programação houve a participação de lideranças da juventude (CONJUVE), governo federal e outras ONGs que trabalham temas relacionados aos jovens. O presidente da Visão Mundial Brasil, Pr. Ariovaldo Ramos, também esteve presente falando sobre juventude, Igreja e transformação social. Além de informações técnicas, o Encontro também se preocupou em oportunizar aos participantes momentos de espiritualidade. Duas vezes ao dia, todo o grupo se reunia em círculo para orar, cantar e estar em comunhão uns com os outros e com Deus. Na última noite, todos os participantes foram às ruas de Fortaleza realizar uma intervenção política e artística pelos direitos de meninos e meninas em situação de rua.

Parabéns à liderança nacional do MJPOP pelo excelente trabalho. Nós, d’A Rocha Brasil, somos gratos pela fantástica oportunidade.

Mais fotos do Encontro estão disponíveis aqui.

VI Encontro Nacional do MJPOP

Participantes compartilhando conhecimentos

Momento ecumênico de espititualidade

Momento ecumênico de espiritualidade

Programa Juventude Viva, pelo fim do extermínio da juventude negra.

Grupo da oficina básica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *