Netinha é missionária em uma cidade no interior do Ceará (Ibiapina). Desde 2009, ela tem ido para a Fortaleza para ser capacitada pela A Rocha Brasil. Netinha tem se sentido tão empoderada que resolveu não só mobilizar sua igreja local, mas Ibiapina toda! Ela tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade e começou a fazer parte do Conselho de Meio Ambiente de Ibiapina. (continue lendo esta história clicando abaixo em MAIS…)

A Rocha só conseguiu levar ferramentas e capacitações até a Netinha porque alguém acreditou antes em nosso trabalho, da mesma forma que sempre acreditamos no potencial da Netinha em ser agente de transformação. Se você quer ser co-autor nestas transformações de vida, contribua com nosso trabalho. Ajude-nos a continuar transformando vidas de outras Netinhas, Nailzas, Agostinhas…

E quanto vale esta transformação?

Com R$ 50 mensais você contribui para o envio de um educador(a) A Rocha Brasil até o Norte e Nordeste. Clique AQUI e veja como é fácil e prático doar usando seu cartão de crédito e sem comprometer o seu limite!

História da Netinha: participação política é qualidade de vida para toda a cidade

Netinha participando da entrega de alimentos orgânicos.

A Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC) é parceira do projeto d´A Rocha Brasil desde 2008 e possibilita que seus missionários participem das capacitações do projeto. Foi em uma das oficinas d´A Rocha em Fortaleza que Netinha se destacou. Ela é missionária da CIBUC na cidade de Ibiapina (CE), e desde o início se interessou muito pela temática ambiental voltada às igrejas. Voltando para sua cidade, decidiu fazer mais do que sensibilizar a igreja, mobilizou a cidade inteira. Uniu-se à Secretaria de Meio Ambiente da cidade e começou a fazer parte do Conselho de Meio Ambiente. Organizou semanas temáticas, como a Semana da Água em 2009, com teatro, intervenções e ações na praça do centro. Na peça de teatro apresentada, foi ressaltada a importância da água para toda a forma de vida, e a perspectiva de um Deus cuidadoso e detalhista ao criar todas as coisas. O teatro foi um sucesso e escolas, sindicatos e igrejas quiseram que a apresentação se repetisse em seus ambientes. Em 2011 ela participou do Fórum da Agenda 21 do município e ficou responsável pelo grupo de trabalho com as pessoas excluídas da sociedade. Este ano também, ela tem acompanhado a construção de um parque ecológico na cidade, onde serão plantadas 4 mil mudas de árvores. Netinha tem sido uma agente de transformação em sua cidade, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade ambiental local. Abaixo, Netinha conta um pouco de como tem sido sua experiência em participar do projeto d´A Rocha:

Área onde será construído o parque ecológico, e a maquete do mesmo.

“A reunião do projeto foi um momento muito bom e de grande importância para minha vida, porque além de poder conhecer outras pessoas envolvidas no projeto, pudemos aprender muitas coisas com as experiências contadas e vividas por cada uma dessas pessoas. São essas experiências que nos estimulam a continuar. A equipe é muito importante para mim, porque sem vocês nós não poderíamos fazer nada. O que mais me impressiona nessa equipe é a valorização com a qual vocês tratam cada um de nós, isso me deixa mais motivada e admirada, saber que vocês trabalham com tantas pessoas e conseguem gravar os nomes e distinguir cada um. Isso faz com que as pessoas sintam que são importantes para vocês e isso é muito bom.” – Netinha (agosto de 2010).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *