É IMPOSSÍVEL a um cristão deixar de pensar no Egito, nesses tempos de Páscoa. As ligações entre a nossa festa, a de Jesus e a do primeiro evento encerram um tesouro simbólico inesgotável. Jesus tinha isso em mente quando a celebrou, juntamente com seus discípulos. Para ele, ela consumava, em seu corpo, significados apenas indicados na celebração original.

Assim é que aprendemos, desde cedo, que esse simbolismo fala de escravidão e de libertação; de trevas e de luz. A servidão, no Egito, hoje em dia se materializa como o jugo do pecado; e a celebração da páscoa transforma-se em memorial de libertação pelo poder de Deus.

Lamparina

Gostaria de considerar as duas últimas pragas, supondo que na narrativa bíblica haja uma ligação semântica entre as trevas e a morte dos primogênitos. São o momento mais agudo da luta contra o “Egito”.

Conforme o relato, as trevas que caíram sobre o Egito eram tão densas que podiam ser apalpadas. Assim, “não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias” (Ex 10:23). Entretanto, havia luz nas casas dos filhos de Israel.

Com efeito, “Egito” se liga simbolicamente a escravidão e a trevas espessas, condição semelhante àquela em que o mundo se encontra atualmente. Entretanto, nas habitações de nossos corações pode haver luz. Porque, como aconteceu no passado, naquele Cordeiro estava a vida, e a vida era a luz do dos homens. Ouçamos as palavras de João: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1:5).

Talvez a última praga esteja simbolicamente conectada com a anterior. Estando o Egito em trevas, Deus passaria para ceifar as vidas dos primogênitos. De ricos e pobres, livres e escravos, humanos e animais. Mas naquela casa onde um cordeiro tivesse sido morto, e seu sangue espargido nas ombreiras e na verga da porta, nessa o Senhor não tocaria (Ex 12:7). E os filhos de Israel, naquela noite de horror, recolhidos e silenciosos, comeriam a carne do cordeiro, assada, juntamente com pães asmos e ervas amargas.

Quando o anjo da morte chegasse a uma casa israelita, encontraria a marca de sangue, como que a dizer que ali, uma morte já teria ocorrido. Ali, o cordeiro pascal já teria sido imolado. E a luz acesa diria que naquela casa as trevas não teriam prevalecido.

Contemplo, em minha imaginação, essa cena dupla: em meio a densas trevas, o anjo da morte fere o Egito, não deixando primogenitura às famílias. Mas o sangue na porta lhe diz que ali um filho já morreu. Um filho unigênito. E a conexão estabelecida antes da fundação do mundo, então, faz-se eficaz para salvar. Tanto lá e então, quanto aqui e agora.

Naquela noite houve grande clamor no Egito. E também, imagino, nas regiões celestiais: chorou o faraó e seus súditos a morte de seus filhos, e chorou o Senhor, e seus anjos, a morte do seu.

O pranto do faraó não teria consolo, pois para nada se aproveitaria aquela dor; aquela morte produziria nenhuma luz. Já o pranto de Deus viria acompanhado de luz e vida, em muitos sentidos. Vida e luz eternas, resplandecendo nos corações em que se encontrassem o pão partido e sangue derramado.

Talvez, por isso, um sugestivo cumprimento, nessa Páscoa, a resgatar esse patrimônio simbólico, pudesse ser: “que haja luz em tua casa”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.